MARACANÃ: PRE-CONFERÊNCIA reúne GESTORES e MORADORES

Pré-conferência de Saúde 

reúne gestores municipais e 

moradores do Grande Maracanã

Texto e Fotos: Márcia Vieira

Na noite desta terça-feira, 16, o Grande Maracanã recebeu moradores e gestores municipais para uma Pré-Conferência Municipal de Saúde.

A diretora do espaço, Eliete Francisca Soares, aproveitou a ocasião e oportunizou aos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) a participação no evento: “estou achando ótimo que a conferência aconteça aqui porque a comunidade é participativa e muitos dos nossos alunos, entre jovens e idosos, já atuam efetivamente nas decisões de sua comunidade. Eles pediram pra assistir a palestra e alguns já se inscreveram para dar sugestões e até se candidatarem a delegados”. 

Moradora antiga da região, Eliete disse ainda que, “com a chegada dos PSF's e a Saúde descentralizada, tudo melhorou. Na escola temos até dentista, vacinação, e tudo está caminhando bem”.

Para Maysa Cássia Martins Soares, membro do Conselho Municipal de Saúde, no segmento usuários, “o intuito da pré-conferência é justamente identificar junto aos usuários e trabalhadores as dificuldades e suas soluções, visando o bem comum. A comunidade é bastante atuante e bem dividida nos seus segmentos”.

O chefe do Executivo, Ruy Muniz, destacou que “o SUS é o melhor e um dos maiores sistemas de saúde do mundo, e mesmo quem tem plano de saúde procura pelo serviço, que tem recursos. Hoje todo tipo de atendimento é feito pelo SUS. Em Montes Claros, as políticas públicas estão sintonizadas: dobramos o número de equipes de Saúde da Família, antes em torno de 70 e agora  num total de 140 equipes, para as zonas urbana e rural. Nunca antes tivemos essa quantidade de profissionais atendendo. A saúde primária é a nossa prioridade. Noventa e  cinco por cento (95%) da população é saudável e temos que trabalhar a prevenção. Este é o nosso propósito”, disse o prefeito.

Muniz também ressaltou a universalidade do sistema que trata a todos de maneira igual e pediu: “participem, exijam, deem a sua opinião. Saúde pública de qualidade não é favor, é um direito do povo brasileiro e temos que zelar por isso”. 

O evento contou com palestra de Dulce Pimenta, que tratou do SUS como um todo e, no final, foram eleitos os delegados que participarão da 7° Conferência Municipal da Saúde, no mês de julho.

Comentários