PIRAPORA: CORREIOS INAUGURAM NOVAS INSTALAÇÕES

Agência dos Correios inauguram novas instalações em Pirapora

Max Rocha 

Em convite dirigido às autoridades políticas, institucionais, entidades, órgãos públicos e à comunidade em geral, o Diretor geral dos Correios em Minas Gerais, Pedro Amengol , o Gerente regional de vendas (Norte de Minas), Edilson Durães, o Gerente de atividades externas, Aurélio Tavares de Castro,e o Gerente do órgão em Pirapora, Wellington Geraldo Nogueira, estarão inaugurando oficialmente as novas instalações da Agência e do Centro de distribuição domiciliária dos Correios.

A solenidade acontecerá na Praça Tancredo Neves n° 6 – Centro,  às 17 horas do dia 18/06. O Prefeito Léo Silveira destacou a referência, a tradição, a importância e a integração dos Correios com a comunidade de Pirapora, desde os primórdios da fundação do município: "Além de todos os múltiplos serviços prestados à cidade,  a campanha Papai Noel dos Correios, apoiada pela APAS (Associação de Promoção e Ação Social de Pirapora) é um dos maiores projetos sociais de nossa região".  

"Agradecemos à direção geral do órgão pelo grande investimento em nossa cidade, construindo um prédio com toda infraestrutura e modernidade para atender nossa população da melhor maneira possível", frisou o Chefe do executivo.  Os registros históricos apontam que o serviço postal chegou em Pirapora no ano de 1919, tendo Nicanor Carvalho de Figueiredo como primeiro Agente dos Correios.  Em 1925 a cidade recebeu o serviço de telégrafos - graças ao prolongamento da rede de comunicação entre Curvelo e Pirapora, solicitada pelo então Deputado Sebastião Mascarenhas.  

O Correio Aéreo e o antigo DCT 

Em 1931 o Governo uniu os serviços criando o Departamento de Correios e telégrafos (DCT), que inicialmente funcionou na atual Rua Antônio Nascimento, esquina com a Rua Teófilo Barbosa. Em 1933 foi inaugurado o antigo Campo de aviação e os piraporenses viram aqui pousar o primeiro avião, um "Wacco" do Correio Aéreo Militar (depois transformado em Correio Aéreo Nacional).   

Posteriormente transferiu-se a sede da DCT para a atual confluência da Rua Mato Grosso com a Av. Comandante Santiago Dantas. No início dos anos 50, passou a ocupar o prédio construído na Praça Paulo de Frontin - hoje, Praça Tancredo Neves. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) foi criada, em 20 de março de 1969, pela Lei nº 509, constituída como um órgão público vinculado ao Ministério das Comunicações. 

Foi o marco de uma nova postura governamental sobre a importância dos serviços postais e telegráficos para o desenvolvimento do País. Desde então, os Correios se consolidou como um importante agente da ação social, atuando no pagamento de pensões e aposentadorias; na distribuição de livros escolares; no transporte de doações (em casos de calamidade); em campanhas solidárias; no suporte à Justiça eleitoral; no treinamento de jovens carentes, em inúmeras outras situações e serviços, como o funcionamento do banco postal, sedex e etc.

Fotos: Ivan Rodrigues

Comentários