EM MEIO A DENÚNCIAS, CISRUN EMPOSSA NOVO PRESIDENTE

10/03/2017
Em meio a denúncias, Cisrun empossa novo presidente

Márcia Vieira
Repórter

 P/O Norte

Na manhã desta quinta-feira9, foi empossado o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun/ Samu), Silvanei Batista Santos, prefeito de Porteirinha.

Silvanei assume a instituição depois de uma eleição polêmica, quando o ex-presidente da entidade, Luiz Rocha Neto e auxiliares foram acusados de dificultar o processo eleitoral, retendo a lista com o nome de municípios que estariam aptos a votar e os que estariam em débito, para que não houvesse tempo de os prefeitos quitarem as dívidas e participarem da eleição.

Na ocasião, o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado estadual Arlen Santiago, acionou o Ministério Público para apurar possíveis irregularidades. 

Entre as acusações que pairam sobre o Samu, estariam: a contratação de apadrinhados políticos, o que incharia o quadro de funcionários; frota de veículos sucateados e atrasos no pagamento de servidores. Ao assumir, Silvanei admitiu a veracidade das acusações.

- Precisamos do apoio do governador para que o repasse seja feito no tempo certo. Temos uma folha em atraso. Precisamos ter, além da pontualidade do pagamento, um caixa com uma folha de pagamento a mais.

E atribuiu a responsabilidade ao governo estadual.

- Se houver atraso de repasse do governo do Estado e Federal, não atrasaremos o salário dos servidores e principalmente dos que trabalham no operacional. Não podemos aceitar que este pagamento atrase.

POLITICAGEM
Recentemente, uma enfermeira declarou publicamente que “os recursos humanos vêm sendo preteridos em detrimento  de questões políticas, desqualificando o serviço, que, hoje, é o pior avaliado em termos de qualificação, treinamento e remuneração entre os sete Samus regionais do estado”.

Quanto à contratação de funcionários, Silvanei disse que será austero na condução da entidade.

- Estando presidente, tenho o direito de tomar decisões e já contratei funcionários visando à economia. São 800 funcionários que dependem da equipe administrativa, mas o que puder cortar, eu vou cortar.

A demissão de cargos comissionados, que é praxe em todo fim de governo foi realizada, entretanto, imediatamente os funcionários foram recontratados, contrariando assim a fala do novo presidente.

Questionado por O Norte sobre o sucateamento da frota, o novo presidente do Cisrun afirmou que espera autorização do governo para fazer leilão dos veículos.

- Houve gasto excessivo em 2016 com a manutenção da frota.


Comentários