EMATER: FEIRA LIVRE DAS MULHERES EMPREENDEDORAS RURAIS FORTALECE AGRICULTORAS

Feira Livre das Mulheres Empreendedoras Rurais 

fortalece agricultoras em Bocaiuva

Texto: Andreza Lima
Foto: Antonio Pires / Ascom Prefeitura Municipal de Bocaiuva


MONTES CLAROS (08/03/2017) - Fortalecer as mulheres rurais com a comercialização de produtos da agricultura familiar. Esse é o objetivo da Feira Livre das Mulheres Empreendedoras Rurais que tem se destacado em Bocaiuva, Norte de Minas. Realizada nas sextas-feiras na Praça do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, das 15 às 20 horas, a feira leva um pouco do campo para a cidade. 

O local se tornou um importante espaço de geração de renda para as integrantes que comercializam produtos típicos da agricultura familiar, como quitandas, doces,  frutas e hortaliças.  A feira é formada por 20 mulheres de diferentes comunidades rurais do município.

O técnico da Emater-MG em Bocaiuva, José Alexandre Queiroga, responsável por acompanhar o trabalho da feira, ressalta que, "com quase um ano de feira, a expectativa de ampliação de vendas já é uma realidade". Ele também explica que para iniciar a feira, as mulheres passaram por capacitações de empreendedorismo e de boas práticas de fabricação. "Todo o processo de comercialização foi ministrado para as agricultoras, que vai desde ofertar produtos de qualidade a um atendimento de diferenciado", afirma.

A agricultora Maria de Nazaré do Rosário, participante da feira, conta que o espaço é   uma oportunidade de aumentar a renda e, consequentemente, de dar uma melhor  condição de vida à família. "É uma forma de expormos nossos produtos na cidade, apresentando as riquezas da agricultura familiar", disse.

"A feira foi uma conquista do município e hoje tudo que produzimos, vendemos. Essa feira foi uma luta de todas nós. É um trabalho prazeroso, que nos motiva está aqui todas sextas-feiras com um sorriso no rosto para atender os clientes", comenta  Zeny de Almeida Azevedo, também agricultora da feira.

A supervisora pedagógica Mirian das Graças Almeida é consumidora assídua da feira. Para ela, o local se tornou  é uma interligação da zona rural com a urbana. "É um lugar muito bem estruturado, desde o atendimento, e vestimenta das feirantes, até os   cuidados sanitários. É uma forma dos moradores da cidade valorizarem o trabalho dos produtores rurais e, ao mesmo tempo, adquirir produtos de qualidade e sem agrotóxicos", conclui.

A feira foi inaugurada em junho do ano passado, numa  iniciativa da Emater-MG, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares,  Associação Comunitária de Vaquejada,  em parceria com a Fetaemg, Prefeitura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário.


 Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Estagiária de jornalismo em Montes Claros: Andreza Lima 
Tel: (38) 3223-2130

Comentários