SAÚDE: SECRETARIA ADOTA 5S

Qualidade de Atendimento

Secretaria Municipal de Saúde adota o Programa 5S

Texto: Daniel Moraes
Fotos: Wilson Medeiros



Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, de diversos níveis, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 28, para o evento de lançamento do Programa 5S, que será implantado na Secretaria visando trazer melhorias para o atendimento ao público e também para a qualidade de vida dos servidores.

O Programa 5S, que é de origem japonesa, já é utilizado há muitos anos em empresas privadas. Ele é baseado em cinco sensos:
1º – Seiri: Senso de Utilização (Descarte) - Separar as coisas úteis das inúteis, dando um destino para estas últimas;
2º – Seiton: Senso de Organização– Mantes todas as coisas em seus devidos lugares;
3º – Seiso: Senso de Respeito (Limpeza) – Respeito a tudo que está ao nosso redor;
4º – Seiketsu: Senso de Higiene –Para melhorar a qualidade de vida das pessoas;
5º – Shitsuke: Senso de Autodisciplina (Manter a ordem) – Autocontrole, nova atitude para ter e manter as habilidades de fazer as coisas certas. 


Segundo Ana Paula de Oliveira Nascimento, enfermeira da Secretaria e responsável pela implantação do programa, o objetivo do 5S é “transformar o ambiente de trabalho em um ambiente acolhedor, em que todos se sintam à vontade”. Ela explica que, quando os servidores trabalham mais felizes, o resultado é sentido pela população. Ana Paula explica que a implantação do 5S na Saúde é um projeto piloto, e que o programa deverá ser estendido a outras secretarias.

Presentes ao lançamento do Programa 5S na sede da Secretaria Municipal de Saúde estiveram o secretário de Saúde, Geraldo Edson Guerra, e o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, que em sua fala chamou a atenção para a importância de se tratar bem as pessoas no serviço público. “Devemos ter uma consciência desenvolvida, tratar o outro como queremos ser tratados”, resumiu.

Comentários