CONTRA A DENGUE, MONTES CLAROS RECEBE REFORÇO

Montes Claros recebe reforço na luta contra a dengue

Texto: André Senna
Fotos: Wilson Medeiros


Montes Claros ganhou reforço no combate à dengue e no controle de endemias. Na tarde desta terça-feira, 11, foram entregues quatro carros para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Um outro veículo ainda deverá chegar para a Vigilância de Endemias. Os veículos fazem parte do Programa de Qualificação das Ações em Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da deliberação 1721/2014 de combate à dengue.
Para Edvaldo Freitas Francisco, coordenador do CCZ, os veículos serão de fundamental importância no combate ao mosquito que, além de ser o vetor da dengue, agora também transmite a febre Chikungunya, doença parecida com a dengue. “Já existem vários casos no Brasil. Com a chegada do verão, a tendência é que aumente a transmissão, por isso devemos tomar todas as precauções contra o mosquito”, disse. 
O secretário adjunto de saúde, Danilo Narciso, ressaltou que um grande resultado já foi obtido, baixando de cinco mil e quinhentos casos para apenas 215 em 2014. “Com os veículos, estaremos ainda mais preparados para acabar com o risco da chegada da febre Chikungunya e proliferação do mosquito da dengue”, afirmou o secretário. 
Halley Castro, secretário de Planejamento e Gestão, disse que os veículos representam um grande avanço no combate à dengue em Montes Claros. “Os carros chegam em boa hora, estamos no princípio do período chuvoso, época de redobrarmos as atenções com a proliferação do mosquito”, frisou. 
A vereadora Marly Alves destacou o papel de cada cidadão na luta contra a dengue. "Todos nós somos responsáveis em manter nossos quintais limpos e sem recipiente que contenha água parada. Somos todos soldados nesta guerra contra a dengue", destacou. 
O vice-prefeito José Vicente de Medeiros disse que os veículos são uma ferramenta de grande importância no combate à doença. Ele ainda destacou o trabalho dos agentes comunitários de saúde no combate à dengue.

Comentários