PARCERIA PELA VIDA: SÃO FRANCISCO recebeu o PROJETO

População de São Francisco recebe o projeto Parceria pela Vida
O encontro realizado pelo Samu no Norte de Minas reuniu prefeitos e comunidade
dos 16 municípios da microrregião Brasília de Minas/São Francisco


Prefeitos e demais autoridades, profissionais de saúde e comunidade dos 16 municípios que compõem a microrregião de saúde Brasília de Minas/São Francisco participaram, nesta terça-feira, 11/11, de uma reunião pública promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte).
Com o tema “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, o encontro foi realizado na cidade de São Francisco, com objetivo de promover um esforço de comunicação de caráter educativo e social para que a população seja orientada em relação à melhor utilização dos serviços prestados pelo SAMU 192 na região.
Durante o encontro, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, destacou a importância da orientação da população para melhoria da gestão do serviço. “Cerca de 30% dos chamados recebidos pelo Samu são trote, que além de dificultar o atendimento a uma pessoa que realmente necessita geram gastos de recursos com a saída de ambulâncias desnecessariamente. Por isso é importante que a população seja orientada para melhor utilizar o serviço”, justifica.
As reuniões estão sendo realizadas nos municípios sede das microrregiões, quando são apresentados os dados estatísticos dos atendimentos do Samu; repassadas orientações sobre a adoção de comportamento seguro para evitar acidentes ou situações que coloquem a vida em risco; as situações em que o Samu deve ser acionado pelo número 192; e apresentados os avanços alcançados pelo serviço nos últimos cinco anos.
O gerente regional de Saúde de Januária, Carlos Manoel Pereira da Costa, explica que a saúde na região foi redimensionada com a implantação da rede de Urgência e Emergência. “Muitas vidas que se perderiam por causas evitáveis hoje são salvas graças à organização da rede, que promoveu o acesso ao serviço pré-hospitalar, através do Samu, e a qualificação e reestruturação dos hospitais regionais. Esse resultado só foi possível pela parceria do Estado, União e Municípios, através do Cisrun, que se tornou um importante instrumento de gestão de saúde. O resultado é público e notório, e motivo para comemorar”, ressalta.
A região de saúde São Francisco/Brasília de Minas possui sete bases descentralizadas do Samu, sendo seis básicas e uma avançada para atender à população de 238.649 habitantes. O Samu recebe mensalmente uma média de 618 chamados para atendimento na região, sendo 78% na área urbana e 22% na zona rural.
Para o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, a atuação do Samu é um divisor de águas na assistência à saúde no Norte de Minas. “Hoje, todos os municípios da região contam com a cobertura do Samu em pé de igualdade, ou seja, a qualidade do serviço é a mesma para todos os municípios, cumprindo os princípios doutrinários do SUS. Ainda temos muito a avançar, mas os resultados alcançados mostram que estamos no caminho certo”, avalia.
No encontro, os prefeitos dos 16 municípios receberam uma homenagem especial do Cisrun, pela parceria na gestão do Samu Macro Norte.
O prefeito de São Francisco, Luiz Rocha Neto, diz que o Samu Macro Norte é a gênese do Samu regional do país. “Temos orgulho em ser pioneiros de um projeto tão importante para a saúde pública, que é a regionalização do atendimento pré-hospitalar, não só de Minas Gerais, mas de todo o país. Sem esse projeto pioneiro, certamente nós dos pequenos municípios não teríamos acesso a um atendimento pré-hospitalar com a qualidade e tempestividade que contamos hoje, porque esse serviço até então era reservado às grandes cidades. Então, é com muito orgulho que São Francisco recebe esse título de Município Parceiro pela Vida e renovamos nosso compromisso e parceria para a manutenção do Samu na região”, conclui.
Antes da reunião pública, cerca de 80 socorristas do Samu e profissionais dos hospitais e centros de saúde dos municípios envolvidos no encontro participaram de um curso de atualização em urgência e emergência, ministrado por instrutores do Núcleo de Educação Permanente do Samu Macro Norte.

Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte

Comentários