HOJE É DIA DE.....

HOJE É DIA DE....
Lembrar o escritor francês MARCEL PROUST, falecido em 18/11/1922. Proust tinha saúde frágil e por isso, uma infância cheia de cuidados. Cursou direito e preparava-se para seguir a carreira diplomática, quando decidiu-se pela literatura. Fundou a revista Le banquet e foi colaborador em outras publicações. Em 1913 publicou o romance que é tido como um dos marcos da literatura: "Em Busca do Tempo Perdido"


Frases:
A sabedoria não se transmite, é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas.” 


Tudo que foi prazer torna-se um fardo quando não mais o desejamos.” 



O amor é o espaço e o tempo tornados sensíveis ao coração.” 

O que reúne e atrai as pessoas não é a semelhança ou identidade de opiniões, senão a identidade de espírito, a mesma espiritualidade ou maneira de ser e entender a vida.” 


Logo de manhã, com a cabeça ainda voltada para a parede, e antes de ver, acima das grandes cortinas da janela, que matiz tinha a raia de luz, já eu sabia como estava o tempo.” 


Para aquela que é objeto do ciúme, ele passa a ser considerado como desconfiança injuriosa e, por isso, uma autorização a enganar o ciumento.” 



O apaixonado ciumento suporta melhor a doença do seu amante do que a sua liberdade.” 



O que censuro aos jornais é fazer-nos prestar atenção todos os dias a coisas insignificantes, ao passo que nós lemos três ou quatro vezes na vida os livros em que há coisas essenciais.” 


As pessoas querem aprender a nadar e ter um pé no chão ao mesmo tempo.” 


O fim da dor nos faz duvidar que tenhamos realmente amado.” 




Comentários