FIEMG: GUIA TÉCNICO AMBIENTAL SERÁ LANÇADO HOJE

Guia Técnico Ambiental da Indústria de Laticínios vai ser lançado nesta quarta em Montes Claros.

A gestão de água e efluentes e as alternativas de reuso serão temas em discussão no evento


O Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais-Silemg, a Gerência de Meio Ambiente da Fiemg e a FEAM-Fundação Estadual do Meio Ambiente-, lançam nesta quarta-feira, 18/03, em Montes Claros o Guia Técnico Ambiental da Indústria de Laticínios. O Guia tem o objetivo de fornecer informações e orientações para as empresas, seus colaboradores e demais interessados, visando auxiliar uma produção mais eficiente e com menor impacto ambiental do setor em Minas Gerais. E vem contribuir para que as indústrias implementem práticas voltadas à produção sustentável, obtendo benefícios ambientais e econômicos na gestão de seus processos.

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), o mundo produziu aproximadamente 754 bilhões de litros de leite em 2012, sendo a Ásia o continente com a maior produção (37,1%), seguido da Europa (28,7%) e Américas (24,2%). O Brasil produziu aproximadamente 35 bilhões de litros de leite em 2013, ocupando a 3ª posição no ranking mundial, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos. O Brasil também se destaca na produção mundial de leite em pó e queijos. E Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, com 27,6% da produção nacional (IBGE, 2012). Das regiões que realizam a preparação do leite e fabricação de produtos de laticínio, o Norte de Minas contribui com 3% da preparação.

Durante todas as etapas de produção do setor de laticínios, são gerados aspectos ambientais inerentes ao processo industrial. Estes aspectos são, em sua maioria, os efluentes líquidos industriais, resíduos sólidos e as emissões atmosféricas, que sem o devido controle e mitigação, possuem potencial de geração de impactos ambientais associados à atividade. Um dos maiores problemas, neste tempo de seca, é o uso correto da água no processo produtivo dos laticínios.

E é exatamente sobre isso o tema de uma das duas palestras que farão parte da programação do lançamento do Guia em Montes Claros nesta quarta-feira. O Analista ambiental da Gerência de Meio Ambiente da Fiemg, Adriano Scarpa Tonaco, vai falar sobre “Gestão de Água e Efluentes e Alternativas de Reuso”. A outra palestra é sobre o Guia Técnico Ambiental da Indústria de Laticínios, com a Analista Ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente-FEAM, Fernanda Meneghin.


O evento acontece a partir da 14h00, no auditório da Fiemg Regional Norte, a Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 1489, em frente ao Mercado Municipal. A entrada e o Guia são gratuitos.

Comentários