SECRETÁRIO TADEU MARTINS LEITE: AÇÕES em DEFESA da ÁGUA

Secretário Tadeu Martins Leite destaca ações em defesa da água

Políticas públicas e uso consciente podem garantir abastecimento
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, o secretário de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite, faz um alerta sobre a preservação da água e destaca algumas açõesde enfrentamento da crise hídricaque atinge Minas Gerais e o Brasil, com destaque para o consumo consciente.
AUnesco publicou um estudo no qual revela que 748 milhões de pessoas, o que representa 10,3% da população mundial, ainda não têm acesso à água potável, sendo que no Brasil, este percentual chega à 40%. Em Minas Gerais, possibilitar o acesso à água a centenas de famílias é foco das ações da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana – Sedru.
“Os recursos hídricos são elementos essenciais das políticas de Saneamento desenvolvidas pela Sedru, e daqui pra frente vamos unir forças para aprimorar a gestão da água, melhorar os serviços de saneamento básico, além de buscar alternativas e investimentos tecnológicos para captação, tratamento e reaproveitamento da água”, afirma Tadeu Martins Leite.
A crise hídrica já está mudando os hábitos da população mineira e desde o primeiro alerta feito pelo Governo do Estado, em janeiro, pela redução em 30% do consumo, resultados em importantes foram alcançados e a redução já atingiu, em média 10%, em dois meses.

Para o secretário, podemos comemorar os avanços, mas para enfrentar este desafio, que é urgente e atual, é necessário não só avançar nas políticas públicas de água e saneamento, como também promover uma verdadeira reflexão sobre a água como um bem comum e estimular mudanças de atitudes e valores voltados para a proteção do meio ambiente.

Comentários