OUTUBRO ROSA: PEDALANDO CONTRA O CÂNCER...

OUTUBRO ROSA
Pedalando contra o câncer

Texto e fotos: Andréia Pereira



No último sábado, 25, foi dia de pedalar contra o câncer. O 1º Passeio Ciclístico Contra o Câncer, promovido pelo Hospital Dilson Godinho, faz parte da campanha Outubro Rosa, que conta com a parceria da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde.  Segundo a organização do evento, quase 400 pessoas se inscreveram para participar da ação, que ainda teve como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados para o Lar das Velhinhas de Montes Claros.

“Muitos se inscreveram apenas para ajudar na divulgação e para contribuir com a doação de alimentos”, disse um dos organizadores, Thiago Simões, coordenador do Promama, um grupo multiprofissional que oferece acolhimento a mulheres que necessitam realizar o exame de rastreamento do câncer de mama, procedimentos diagnósticos de patologias mamárias e tratamentos dos casos confirmados.

O motorista Ronivaldo Paz se inscreveu por incentivo da mãe, Maria de Jesus Paz Queiroz, mais conhecida como Zuzinha. “Me inscrevi por incentivo da minha mãe que trabalha na área. É muito importante participar dessas ações  para divulgar esse trabalho e o risco que as mulheres passam”, disse o motorista, que já pedala há mais de 10 anos.

Dona Zuzinha, 66 anos, trabalha há 30 anos como técnica em radioterapia e há 17 como técnica em mamografia no Hospital Dilson Godinho.  Ela convive com diversas mulheres que estão em tratamento contra o câncer e considera que ações como um simples passeio ciclístico podem salvar vidas através da mobilização da sociedade em prol do diagnóstico precoce. “Esse passeio é um incentivo. Por isso que, mesmo que eu não pedale, é bom estarmos aqui. Eu gosto, é minha área, minha paixão”, afirmou a técnica.

Não é preciso trabalhar na área da saúde para conhecer alguém que tenha câncer ou que esteja em tratamento. Afinal, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 57.120 novos casos de câncer de mama para este ano no país. A jovem Lorena Soares, que aderiu à campanha, conhece alguém que está na luta contra o câncer: “A tia do meu esposo precisou tirar a mama, e em todas as campanhas ela participa. Hoje ela faz tratamento para constatar a ausência de câncer”.

Para o presidente do Hospital Dilson Godinho, Dilson Godinho Junior, é uma honra muito grande participar dessa campanha. “É preciso estar sempre atento ao câncer de mama, que é curável, mas tem matado muitas mulheres”, destacou o presidente. 

Comentários