SAÚDE BUCAL: CLÍNICA ITINERANTE ORIENTA POPULAÇÃO...

SAÚDE BUCAL

Clínica itinerante leva orientações à população no Dia do Cirurgião Dentista

Texto e foto: Andréia Pereira


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil deixou de fazer parte do grupo de alto índice de prevalência de cárie e passou a fazer parte do grupo de países com baixa prevalência de cárie dentária. Essa constatação foi possível devido à Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – Brasil (2010), que demonstrou queda de 26% na incidência de cárie em crianças de 12 anos, entre 2003 e 2010. Ainda assim, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia de Montes Claros, Paulo Cezar Soares, afirma que os cuidados devem continuar. “O que é preciso para não ter cárie? É ter uma boa higienização e ir ao dentista de vez em quando”, informou o presidente.

Por isso, a Prefeitura de Montes Claros resolveu comemorar o Dia do Cirurgião Dentista (25 de outubro) de uma forma diferente. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Odontologia, montou um consultório itinerante em frente ao Shopping Popular Mário Ribeiro da Silveira no último sábado, 25. O objetivo, segundo a coordenadora de Saúde Bucal de Montes Claros, Marinilza Soares Mota Sales, é oferecer à população a oportunidade de tirar dúvidas e fazer consultas que possam ajudar a identificar feridas e lesões na boca. “Neste dia, também comemoramos o Dia de Combate ao Câncer de Boca, por isso a população está recebendo informações e orientações sobre os cuidados higiênicos e a prevenção”, disse a coordenadora.

A professora Júlia Fagundes passava pelo centro durante a ação e aprovou a iniciativa: “Eu acho importante porque muitas pessoas não têm acesso a essas informações. Há pessoas que até perdem o dente por falta de informação”, disse. A professora aproveitou para ouvir orientações de escovação que ajudarão a cuidar dos dentes de suas duas filhas, Valentina e Julie.

Para a acadêmica de Odontologia Rayane Soares Maia, que participou como voluntária da ação, é sempre gratificante estar envolvida em campanhas que valorizam a saúde bucal. Ela diz ser apaixonada pelo curso de Odontologia e agradece pela oportunidade que o curso proporciona de participar de campanhas como a realizada pela Prefeitura de Montes Claros. “Levar um sorriso bonito paras as pessoas é algo maravilhoso”, afirmou a futura dentista.

Comentários