PIRAPORA: FEIRA homenageia REI do BAIÃO

PIRAPORA:
Feira especial homenageia o rei do baião

Rogério Carlos

As comemorações das festas Juninas, além de manterem as características do povo do interior, cultivam a celebração dos dias dos santos, Santo Antônio, São João e São Pedro.  A Prefeitura de Pirapora e a Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR) com o intuito de não deixar essa tradição se perder com o tempo, realizou na última sexta-feira, 26/06, a ferinha especial "Forró na Feira” em homenagem a Gonzagão. A Praça dos Cariris ganhou uma decoração diferente fazendo uma homenagem ao Rei do Baião Luiz Gonzaga. Além de grandes sucessos da carreira de Gonzagão, o público prestigiou também a nova iluminação da praça, que agradou e muito quem participou da festa. A noite ainda teve o bom forró com a banda Capital Morena que com um repertório bem diversificado levantou o público, que cantou e dançou o legítimo forró pé de serra, além de incrementar o forró moderno. A festa ainda reservou para os amantes da cultura popular a apresentação do grupo folclórico Zabelê, que  realizou a apresentação de quatro números artísticos com seus dançarinos, agradando a todos que estiveram no evento, aplaudindo de pé cada apresentação feita pelo grupo. 

A feirinha especial homenageou o eterno Rei do baião, “O Gonzagão.” Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, foi um ícone do forró e teve a seu reconhecimento através de grandes composições, como “Asa Branca”, “Juazeiro”, sucessos que levaram o cantor ao estrelato e que são ouvidas nos dias de hoje, principalmente neste período de festas juninas. Gonzagão nasceu na cidade de Exu, no dia 13 de Dezembro de 1912 no estado de Pernambuco e faleceu no dia 02 de agosto de 1989. Os barraqueiros e os freqüentadores da feirinha elogiaram a lembrança ao Rei do baião, tema que agradou todas as idades, de quem participa todas as sextas-feiras da feira.

O feirante Cleuton Reinaldo Caxito parabenizou a Prefeitura e a EMUTUR. “Quero parabenizar o prefeito Léo Silveira e o diretor presidente da Emutur Elton Jackson pela revitalização de nossa feira de arte e cultura. Primeiro pela limpeza do ambiente, pois quem freqüenta ou trabalha na feira já observou a mudança. Tivemos um aumento considerado nas vendas de nossos produtos, além da qualidade nas bandas que apresentam no palco da ferinha. Que bom que as nossas tradições não foram esquecidas no mês de Junho e hoje em especial, relembrando grandes sucessos do Gonzagão”, concluiu Cleuton Caxito.

O diretor presidente da Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR) Elton Jackson Gomes da Motta destacou a história do rei do baião. “Nos anos 80, a carreira de Luiz Gonzaga teve um grande impulso, quando ele gravou com Raimundo Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Milton Nascimento e outros intérpretes, várias músicas que mais tardes seriam sucesso absoluto. Sua dupla com Gonzaguinha deu certo. Fizeram shows por todo o país com "A Vida de Viajante", passando a ser chamado de Gonzagão. Em 84, recebeu o primeiro disco de ouro com "Danado de Bom". Neste período ainda fez duas apresentações pela Europa; e começaram a surgir os livros sobre o homem simples e, por vezes, até ingênuo, que gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções. Trouxemos um pouco dessa história aqui para a Praça do Cariris, revivendo um pouco do Rei do baião. Quero agradecer aos barraqueiros que entenderam o projeto e decoraram as barrancas, para que as nossas tradições permaneçam em nossas mentes”, finalizou Elton Jackson.

O prefeito Léo Silveira lembrou o sucesso das feirinhas temáticas. “É importante destacar o sucesso que são as feirinhas temáticas, tivemos a oportunidade de homenagear a nossa cidade, as mães, os namorados e agora, oferecendo a vocês muito forró, e de boa qualidade com a Banda Capital Morena, fazendo essa bela homenagem ao Luiz Gonzaga. Temos que destacar a apresentação do grupo Zabelê que recentemente foi notícia nacional, devido a aparição no programa “Mais Você” da apresentadora Ana Maria Braga da Rede Globo, grupo que é um orgulho para Pirapora. Chegamos ao final do mês de junho felizes, por saber que a tradição em Pirapora continua sendo comemorada e mantida com muito forró e comidas típicas, frisou o prefeito Léo Silveira. 

Na próxima sexta-feira fechando as comemorações festivas do mês de Junho, a Prefeitura e Emutur apresentaram o Forró de Minas e a Quadrilha da Melhor Idade, o evento acontece ás 20 horas.  

Fotos: Ivan Rodrigues

Comentários