SAÚDE sem LIMITES BENEFICIA ZONA RURAL

Saúde Sem Limites beneficia população rural de Montes Claros
Texto: Daniel Moraes
A Unidade Básica de Saúde da comunidade rural de Ponta do Morro, que passou recentemente por uma ampla reforma, recebeu neste sábado, 27, a décima edição do evento Saúde Sem Limites, que é promovido pela Prefeitura de Montes Claros, sempre em um ponto diferente da cidade, com o objetivo de zerar a demanda reprimida por exames, consultas especializadas e pequenas cirurgias em diversas regiões do município.
Neste final de semana, a ação beneficiou cerca de 200 pessoas, moradoras das comunidades de Ponta do Morro, Matias, Borá, Mimoso, Me Livre, Taquaril, Riachinho I e II, Mandacarú, Laranjão, Cruzinhas, Riacho do Fogo I e II, Rio do Sítio, Mamonas e Pau d’Óleo. Elas puderam realizar consultas das especialidades de clínica geral, odontologia, proctologia e urologia, além de pré-operatório. Ainda foram realizados exames de eletrocardiograma, glicemia capilar e pressão arterial, pequenas cirurgias e encaminhamentos para consultas com endocrinologistas, dermatologistas, angiologistas, cardiologistas e ortopedistas. Também foi realizada, no local, vacinação contra a gripe.
“Achei muito bom, porque muitos exames que estavam demorando [para ser agendados] foram marcados hoje. Ajudou bastante a comunidade”, afirmou Ivani Maria de Lima, moradora da comunidade de Riacho do Fogo II. A agricultura, que estava sofrendo com uma dor na perna já há duas semanas, pôde se consultar, saindo do local com uma receita médica na mão.
Ricardo Júnior Aguiar Veloso Fernandes tem 10 anos e mora na comunidade de Ponta do Morro. Ricardo ficou muito satisfeito com o atendimento recebido no Saúde Sem Limites, já que conseguiu agendar uma visita ao dentista. Ele estava esperando há mais de um ano pela consulta. “Estou feliz, já peguei o encaminhamento. Vou colocar aparelho segunda-feira agora”, comemorou.
Rafael Silva Cordeiro está no 7º período de Medicina, e participou, pela segunda vez, do Saúde Sem Limites. Ele elogiou o projeto: “é importante em relação à humanização, faz o acadêmico lidar com o ser humano, de forma solidária e afetiva”.
Outro acadêmico de Medicina, Leoclécio Carlos Soares Cardoso Júnior, esteve na ação pela primeira vez. Ele destacou que “este tipo de evento é importante para a formação [acadêmica], porque proporciona esta prática”.
Ao todo, 50 pessoas participaram da ação, incluindo os acadêmicos.  

Comentários