TOMBAMENTO: MORRO 2 IRMÃOS É PATRIMÕNIO!

Morro Dois Irmãos é agora patrimônio de Montes Claros

Texto: Hélder Maurício 



O Morro Dois Irmãos foi tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural de Montes Claros. Há décadas o tombamento do local era um pedido dos ambientalistas, preocupados com a preservação do local.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Carlos Muniz, a criação do Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural (COMPAC) permitiu essa ação: “com esse Conselho pronto foi possível votar, por unanimidade, pelo tombamento do Morro Dois Irmãos”.    

De acordo com Raquel Mendonça, gerente de preservação do COMPAC, o Morro Dois Irmãos é importante para a cidade na medida em que ele é um símbolo da cidade, estando sua imagem inserida no brasão e na bandeira do município e, por isso, de indiscutível relevância histórica, cultural e natural para a cidade.

Raquel salientou que o tombamento irá garantir sua preservação de forma efetiva, com o apoio e fiscalização do COMPAC.  “A comunidade em geral aplaude  o gesto do Prefeitura Municipal, que decreta  finalmente o tombamento do morro, símbolo da cidade, como verdadeiro presente da atual administração ao futuro do município.”

Comentários