PLANTÃO SAMU informa....

PLANTÃO SAMU MACRO NORTE
Segunda-feira, 29 de junho de 2015

As unidades do SAMU de Montes Claros realizaram na segunda-feira, 29/06, 46 atendimentos, sendo 41 casos clínicos e 5 ocorrências de acidente de trânsito.
Por volta das 6h30 desta segunda-feira, unidades do SAMU de Montes Claros e Francisco Sá foram acionadas para atendimento a vítimas de um acidente envolvendo um caminhão, na BR-251, no local conhecido como curva da morte, próximo a Francisco Sá. O condutor, Ronderson de Aguiar Silva, de 33 anos, relata ter perdido o freio na descida, capotando o veículo, com placa PVA-4360, de Uberlândia. Ele sofreu laceração na axila e fratura do braço esquerdo e provável fratura do ombro direito. A esposa, Rosilane Nascimento Souza, 34 anos, sofreu fratura exposta nas pernas, e a filha, Nycole Steffany Souza Aguiar, 6 anos, sofreu escoriações. Todos foram encaminhados para a Santa Casa Montes Claros. O estado de saúde deles é estável. Houve derramamento de óleo na pista e o trânsito ficou interrompido nos dois sentidos até a retirada do veículo e limpeza da via.
Às 15h10, a unidade do SAMU foi acionada para atendimento a um homem de 32 anos que colidiu de moto contra um caminhão no bairro Maracanã.  Ele se queixava de dor importante na região do cóccix. No mesmo horário, um homem de 47 anos colidiu de bicicleta contra uma moto no bairro Morrinhos e sofreu um corte contuso na cabeça. Às 15h20, um homem de 18 anos caiu de moto no bairro Independência e se queixava de dor lombar e no ombro direito.
Em todas as ocorrências os feridos receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhados ao hospital para avaliação.
 
Nos últimos dias, o SAMU tem recebido muitos chamados para atendimento que não são de urgência ou emergência. Muitas vezes o solicitante potencializa o agravo e quando a unidade chega ao local, a pessoa quer apenas um transporte ao hospital. Situações como essas ocupam as unidades e comprometem o atendimento a quem realmente precisa de atendimento de urgência.
 
Confira as situações em que o SAMU 192 deve ser acionado:
 
- Acidentes / traumas com vítimas;
- Choque elétrico;
- Falta de ar intensa;
- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Afogamentos e engasgo;
- Intoxicação ou queimaduras graves;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto;
- Tentativas de suicídio;
- Urgências psiquiátricas;
- Vítima inconsciente;
- Em casos de intoxicação exógena ou envenenamento;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Crises hipertensivas; dores no peito de aparecimento súbito;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Agressão por arma de fogo ou arma branca;
- Soterramento, desabamento;
- Crises Convulsivas;
- Na transferência inter-hospitalar de doentes graves;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
 
Não chame o SAMU para:
 
- Febre prolongada;
- Dores crônicas;
- Vômito e diarreia;
- Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
- Transporte de óbito;
- Dor de dente;
- Transferência sem regulação médica prévia;
- Trocas de sonda;
- Corte com pouco sangramento,
- Entorses;
- Cólicas renais;
- Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
- Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.
 
Nestes casos e em todos os casos que NÃO haja caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde mais próximo.
 
O SAMU ressalta que está 24 horas à disposição, mas  faz o alerta às pessoas para que utilizem o serviço de maneira correta e ajudem a salvar vidas.
 
 
 
logo sem fundo 1 (2).png
 
Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte

Comentários