JONAFES: HUMANAS E SOCIAIS ABREM EVENTO


Área de Humanas e Sociais abre Jonafes 2015

Primeiro dia de evento discute “Ética e Tecnologia” e premia vencedores de Concurso Cultural de Fotografia

   
​ 
​  ​

Teve início nesta segunda-feira, 09 de novembro, a Jonafes, Ciências Exatas, Humanas, Sociais, Biológicas e da Saúde, considerada a maior jornada acadêmica do interior do Brasil. O evento que aconteceu no Espaço OAB, marcou a abertura das ações para os acadêmicos e profissionais da área de Humanas e Sociais, já que nesta edição a Jonafes é realizada por campos do conhecimento.
A gestora de pesquisa da rede Soebras, Kimberly Jones abriu as atividades enfatizando a importância em valorizar e investir na educação. “Precisamos melhorar o tipo de ensino, aprender a usar a tecnologia, praticar esportes e desenvolver a responsabilidade social. Todos esses fatores em conjunto formam o potencial do ser humano em querer melhorar e compreender o mundo”, diz.
A diretora acadêmica, Thalita Pimentel ressaltou a representatividade que a Funorte possui na região, uma vez que, além dos inúmeros cursos, possui uma estrutura privilegiada. “Esta é a primeira vez que fazemos a jornada dividida por áreas. Fazer a abertura para os cursos de Humanas e Sociais corrobora as teorias que falam que a ciência move o mundo, que muda o comportamento e, por conseguinte, transformam as pessoas”, afirma.
A diretora ainda compartilhou com os acadêmicos a relevância de participarem deste tipo de atividade. “A jornada agrega no fortalecimento do conhecimento. Neste sentido, a simplicidade nos permite conseguir melhores resultados”, fala Thalita.
A palestra proferida pelo professor e vice-reitor da Unimontes, Padre Antônio Alvimar, debateu “Ética, tecnologia e realidade atual”, discutindo os caminhos para a ciência e as perspectivas Teogônica e Cosmogônica. “Os mitos foram fundamentais para a formação do intelecto humano. A natureza é apenas um objeto a ser contemplada, ela é uma obra divina, por isso, necessita ser dominada. E o homem é o responsável por este processo de dominação”, explica.
O professor ainda fez um alerta. “A ciência é uma atitude inerente ao ser humano. Já a tecnologia é um suporte das ações humanas. Ela traz no seu próprio bojo, a superação. A tecnologia não pode produzir no ser humano um elemento escravizante. Devemos conseguir separar a realidade do mundo virtual”, conjectura Antônio.
Durante o evento foi divulgado o resultado do concurso cultural de fotografia, “Montes Claros pelo olhar universitário”, promovido pelo curso de Jornalismo Funorte, que objetivou incentivar a coleta e preservação das imagens que definem a identidade da cidade. 
O primeiro lugar ficou com o funcionário da Funorte/Fasi, Paulo Luciano Lisboa, cuja foto teve o título: “O fruto norte mineiro: pequi”. “O antigo se faz novo”, da acadêmica do 6° período de Jornalismo, Juliana Maria Ribeiro e “Trilhas de 1926”, do acadêmico do 8° período de Jornalismo, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Para o coordenador do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Funorte, Elpídio Rocha, o concurso foi uma experiência válida e de muito sucesso, já que reforçou a identidade cultural, o olhar estético e da realidade. “Esta foi a primeira de muitas edições que virão. Provavelmente no próximo concurso abriremos a participação para a comunidade”, diz.
A abertura da área de Saúde e Biológicas da Jonafes 2015 acontecerá no dia 11 de novembro, no Portal Eventos e terá como tema da palestra, “Judicialização da Saúde”, com Fábia Madureira de Castro Bicalho, do Sistema Unimed.
Já a área de Exatas e Engenharias, terá a abertura na sexta-feira, 13 de novembro, no Espaço OAB. O tema debatido pelo palestrante Eduardo Campos Valadares será: “Física mais que divertida”.

Por Assessoria de Comunicação Funorte/Soebras

Comentários