PATRIMÔNIO HISTÓRICO: IMÓVEL SERÁ RESTAURADO

PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Antiga “Cachaçaria do Durães” será restaurada

Texto: Marcelo Valmor

Fotos: Wilson Medeiros



Os imóveis de números 67 e 69, ambos situadas na rua Justino Câmara, no chamado “Entorno Histórico Nobre/Centro Histórico de Montes Claros”, e que abrigaram a antiga "Cachaçaria de Durães", espaço da noite montesclarense e culturalmente frequentado por artistas e agitadores culturais e que se encontrava em péssimo estado de conservação, serão, finalmente, recuperadas e restauradas pelo seu proprietário, Wagner Gonçalves Lafetá Rabelo, com apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Montes Claros - COMPAC, presidido pelo secretário de Cultura de Montes Claros, Carlos Roberto Borges Muniz.

O projeto de restauração, assinado pelo arquiteto e urbanista Sidcley Barbosa e pela designer de interiores Cecília Lenoir, foi devidamente avaliado e aprovado pela Gerência de Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural de Montes Claros/Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura de Montes Claros, tendo à frente a promotora cultural Raquel Mendonça.

O projeto preserva integralmente a fachada frontal do referidos imóveis, incluídas portas e janelas que se encontram em bom estado de conservação. O prédio histórico teve o telhado completamente deteriorado (parte dele já havia desabado), e será refeito utilizando-se a mesma telha colonial, como a usada nas obras de recuperação/restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José. "As edificações de números 67 e 69 conjugam mesma cobertura e pano de fundo, enquadramento deste por cunhais de madeira. A cobertura, em telhas curvas, apresenta galbo e beiral sobre guarda-pó. Os vãos são emoldurados em verga reta, e vedados em folhas de abrir de madeira, tipo calha.", destacaram os técnicos do IEPHA/MG, Breno Decina Filho e Olavo Pereira da Silva Pinto.

Até o momento, a edificação foi cercada por tapume, visando à sua completa restauração, com o seu interior e quintal já tendo passado por limpeza geral, e o telhado, inteiramente degradado, tendo sido cuidadosamente retirado.


Comentários