quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MG CULTURA convida

 MG CULTURA CONVIDA:

O Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais convida você para participar de reunião extraordinária com a presença da Exma. Ministra da Cultura, Srª Marta Suplicy, a se realizar no próximo dia 07 de março de 2013, quinta-feira, às 11h da manhã, na Funarte MG (Rua Januária, 68 – Floresta - BH).
 
É a primeira vez que a ministra vem a Minas Gerais desde que assumiu o Ministério da Cultura, em setembro de 2012. A reunião será uma grande oportunidade de se conhecer as principais diretrizes e projetos de sua gestão no MinC e de se aprofundar o diálogo da titular da Pasta com a classe artística, produtores e entidades que atuam na área da cultura em nosso Estado.
 
Contamos com a sua presença!

Está em BH? A dica é CAFÉ COM LETRAS

Está em BH? CAFÉ COM LETRAS CONVIDA:

 Jazz da Semana.

NOVA DIXIE BAND
 
DOMINGO
- 24 DE FEVEREIRO - ÀS 19h30

A Nova Dixie Band tem um som contagiante composto por arranjos importados dos EUA típicos dos anos de 1920, 1930 e 1940. Neste show no Café com Letras, a banda será acompanhada pelo cantor Jorge Arrunategui que participará de quatro músicas.

Com 22 anos de estrada, a formação da Nova Dixie Band vem sofrendo transformações mas sempre abordando o tradicional em arranjos originais adquiridos em Nova Iorque. A atual formação é: Zé Geraldo Fernandes - trompete/ Cláudio Simões- clarineta / Harrison Santos - saxofone / Jonatha Maximiniano - trombone/ Fernando Santos - contrabaixo acústico/ Cecília Barreto- banjo / Antônio Coelho- guitarra semi- acústica / Pedrinho Moreira - bateria.

O Café com Letras fica na Antônio de Albuquerque, 701- Savassi

PERSONALIDADE do DIA 20/02

PERSONALIDADE do DIA 20/02

Placa em homenagem a CM(foto Márcia Vieira Yellow)

Escolhemos como personalidade deste dia, Francisco Antônio Paulo Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo Matarazzo, nascido em São Paulo, em 20 de fevereiro de 1898. Industrial e grande incentivador das artes plásticas, fundou, em 1946, o Museu de Arte Moderna, e em 1951, a Bienal Internacional de Arte de SP, sendo seu presidente até o ano de seu falecimento, 1977. Também foi um dos fundadores do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e dos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, além de político
(prefeito de Ubatuba de 1964 à 1969, eleito pelo PSP - Partido Social Progressista).
Corredor do prédio da Bienal em SP- (Foto Márcia Vieira Yellow)


Ciccillo se ausentava frequentemente do país, em razão de ser o Presidente da Bienal. Um dos dois processos de cassação que enfrentou, deu-se em decorrência dessa ausência, sem prévia autorização do legislativo. O outro aconteceu em cima de denúncias de irregularidades, o que não foi provado. Ciccillo, membro dos Matarazzo, família “quatrocentona” de SP, foi casado com Yolanda Penteado, com quem tinha grande sintonia na paixão pelas artes. Ambos foram retratados na minissérie  "Um Só Coração", da Rede Globo, atualmente reprisada no canal Viva,de segunda à sexta, às 23h15. Assista! Recomendo. Além de relembrar personagens que fizeram a história, vale pela fotografia. 

No prédio da Bienal, no Ibirapuera, há uma placa em homenagem a Ciccillo Matarazzo, em  um dos pavilhões.

BRASÃO EM LUGAR DE LOGOMARCA

 FIQUE SABENDO:
Prefeitura opta por brasão em vez de logomarca



Placas, documentos oficiais, veículos, edifícios e outros patrimônios da Prefeitura de Montes Claros não serão mais identificados com logomarca. A atual administração optou por utilizar o brasão, quando for necessário, como instrumento de caracterização da Prefeitura. A medida, de acordo com o prefeito Ruy Adriano Borges Muniz, cumpre com o compromisso do poder público ser despersonalizado. “O nosso objetivo, utilizando o brasão, é criar um legado permanente para Montes Claros. Assim, o brasão será uma marca permanente, não a pessoa do prefeito. Queremos divulgar a Prefeitura, e não o prefeito”, destaca Ruy Muniz.

O prefeito ainda aponta que a logomarca é trocada toda vez que o chefe do executivo deixa o cargo. Isso gera despesas para o poder público, que acaba criando outra logomarca para caracterizar a sua administração. Com o brasão, isso não vai mais acontecer.

Ao final do mandato, será feita uma avaliação dessa medida para que seja analisada a possibilidade de o prefeito encaminhar à Câmara Municipal de Montes Claros projeto de lei propondo que não seja mais permitido o uso de logomarcas pela Prefeitura de Montes Claros, e, sim, a adoção do logotipo oficial, o brasão.

O designer Victor Lima aplaude a decisão, afirmando que “todos os prefeitos que entram procuram mudar as cores que simbolizam a administração anterior, trata-se de uma maneira de mostrar quem manda agora”. Victor ainda destaca que, com essa medida, os próximos prefeitos podem seguir o exemplo de Ruy e também optar pelo brasão. “Afinal, o brasão simboliza a história da cidade, é um resgate de valores antigos e não tem cara de um nem de outro. Tem a cara de Montes Claros”, afirma.

O brasão – Com as cores azul, dourado, verde e preto, o brasão da Prefeitura de Montes Claros consta de um escudo português, significando a origem do Brasil. Apresenta uma coroa mural de cinco torres, designando a cidade; no interior, duas figuras da flor de lis como símbolo de Nossa Senhora da Conceição e São José, padroeiros da cidade. Abaixo, significando a denominação da cidade, apresentam-se os montes claros. De cada lado uma data: a primeira de 1707, que foi a de fundação do povoado; a segunda, 1857, elevação à categoria da cidade. Sob o escudo, consta o Salmo: “Sub umbra alarum Tuarum”, que em latim significa “Debaixo da sombra de Tuas asas”.

Texto/Informação:Andréia Pereira- ASCOM-Prefeitura

20/02- DIA MUNDIAL JUSTIÇA SOCIAL

Você sabia??
20 DE FEVEREIRO: DIA MUNDIAL DA JUSTIÇA SOCIAL

No dia 26 de novembro de 2007, a Assembleia Geral das Nações Unidas, na Resolução 62/10 decide declarar o dia 20 de fevereiro como Dia Mundial da Justiça Social.
A justiça social é um princípio fundamental para a convivência pacífica e próspera entre e nas nações. Promovemos a justiça social quando eliminamos as barreiras enfrentadas pelas pessoas por motivos de gênero, idade, raça, etnia, religião, cultura ou por portar alguma deficiência.

NOTÍCIA FACIT





FACIT VAI PROMOVER TROTE EDUCATIVO PARA RECEBER
NOVOS ALUNOS DE ENGENHARIA



Cumprindo a Lei Municipal 4.086, de 18/05/2009, que institui o trote educativo nas instituições de ensino superior, comprometendo-se a não permitir atividades que envolvam qualquer tipo de trote violento e ou vexatório, dentro ou fora das suas dependências, a FACIT-Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros-, prepara o evento para receber os novos alunos dos seus cursos de Engenharia.  O trote educativo da FACIT integra as atividades da IV Gincana FACIT Solidária que será realizada no dia 07 de março nas dependências do seu Campus II. O Trote Educativo e a Gincana Solidária da FACIT compõem um conjunto de ações de responsabilidade social desenvolvidas pela instituição com a participação de acadêmicos, professores e funcionários.

A IV Gincana FACIT Solidária é composta de duas fases distintas: a primeira fase integra tarefas solidárias de arrecadação de donativos e campanha de doação de sangue quando os calouros vão até ao Hemominas para fazer a doação; a segunda fase será a entrega dos donativos, arrecadados pelas equipes durante a gincana, para instituições beneficentes. Já receberam os donativos, em anos anteriores, instituições como a Casa da 3ª idade Santa Ana, que funciona no bairro Interlagos e abriga 30 idosas, e o Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que assiste crianças em situação de risco social. Este ano, entre as entidades a serem beneficiadas, está o projeto Juventude Cidadã que atua com crianças e jovens do bairro Cidade Cristo Rei em Montes Claros.

O presidente da Fundação Educacional Montes Claros, Ariovaldo de Melo Filho, explica que a FACIT procura cumprir um dever social, além de formar profissionais que hoje são altamente respeitados no mercado de trabalho, e por isso, como reconhecimento por suas ações de compromisso com a educação e a sociedade, a FACIT foi agraciada no mês de outubro de 2012 com o Selo "Instituição Socialmente Responsável" pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES.
 
Texto/Informações: ASSESSORIA FACIT

Sobre a NOTÍCIA

De BH, SEBASTIÃO MARTINS (Escritor e Jornalista) OPINA:

Sobre a notícia: "Carroças já circulam emplacadas", publicada neste blog, em 18/02/13


Não sou tipo "ecologista a qualquer
preço" e nem "natureba por interesse",
mas me pergunto se não seria mais
civilizado apoiar outras formas de
transporte urbano, na qual os atuais
carroceiros tivessem oportunidade de
trabalho, em lugar de sacrificar os
coitados dos burros. Parece-me uma
violência tratar os burros como sempre
foram tratados: escravos e vítimas da
raiva inconsequente de carroceiros.
Belo Horizonte também vem fazendo
isso com os animais. Logo, não se
trata de uma crítica a Montes Claros,
mas aos seres humanos em geral.

Tião Martins
 

NOTÍCIA UNIMONTES



NOTÍCIA UNIMONTES / UNIMONTES NOTÍCIA

Aberta licitação para equipamentos da Casada Gestante no Hospital Universitário


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou o processo licitatório para a aquisição do mobiliário, equipamentos e material permanente da Casa da Gestante, unidade anexa ao Hospital Universitário Clemente de Faria voltada para o acolhimento de mulheres em gravidez de alto risco. O local terá capacidade para receber 10 gestantes.

A obra está em fase de acabamento e a compra do mobiliário compreende a última etapa dos trabalhos para que a unidade possa ser colocada em funcionamento. Representa uma importante iniciativa para a humanização da assistência oferecida pelo Hospital da Unimontes.

O investimento nas instalações físicas da Casa da Gestante foram da ordem de R$ 750 mil, recursos liberados pela Secretaria de Estado de Saúde. Conforme o superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima, serão investidos na aquisição de móveis e equipamentos R$ 79,96 mil – também assegurados pelo Governo do Estado. A previsão é de que o processo licitatório seja concluído dentro de 70 dias.

PARTOS POR MÊS
O Hospital Universitário Clemente de Faria, que presta atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realiza em torno de 160 partos por mês (média de 1.920/ano). São atendidas na maternidade do Hospital da Unimontes parturientes de Montes Claros e de diversos municípios do Norte de Minas – ATÉ DO Sul da Bahia.

Muitas das mulheres que se deslocam de outras cidades da região necessitam de melhores cuidados, por apresentarem gravidez de alto risco. No entanto, enfrentam dificuldades por não terem locais onde possam permanecer em Montes Claros. O objetivo da Casa da Gestante é o acolhimento das mulheres com gravidez de alto risco.

De acordo com a direção do HUCF, a proposta é que as gestantes venham ter “a oportunidade de receber uma assistência de maior qualidade, condizente com o grau de risco obstétrico diagnosticado e reduzindo a ocupação e a taxa de permanência hospitalar”. Na unidade, depois de passar por avaliação clínica, as mulheres terão acompanhamento no trabalho de pré-parto, sendo assistidas por profissionais da maternidade do Hospital Universitário.

Texto/Informações/Foto: ASCOM UNIMONTES

A FOTO e A NOTÍCIA

A FOTO E A NOTÍCIA:

Deu no Estadão. em 19/02/13:

Pela primeira vez em quase 180 anos foram exumados para estudos os restos mortais de Dom Pedro I, o primeiro imperador brasileiro, e de suas duas mulheres: as imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia. Os exames, realizados em sigilo entre fevereiro e setembro de 2012 pela historiadora e arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel, com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, revelam fatos até então desconhecidos da família imperial brasileira e compõem um retrato jamais visto dos personagens históricos, cujos corpos estão na cripta do Parque da Independência, na zona sul da cidade, desde 1972.

Abaixo, fotos da nossa visita aos despojos de D. Pedro e suas duas mulheres, D. Leopoldina e D. Amélia, no Parque da Independência-SP.

(FOTOS: Márcia Vieira Yellow)
 




                   FOTOGRAFAR   É                                      Fazer                        
Parte da HISTÓRIA...