quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

BRASIL CACAU, LEVI'S e DELICADEZAS...

BRASIL CACAU , LEVI'S e DELICADEZAS....


Um abraço ao casal JUNIOR  e MAÍSA, da BRASIL CACAU/LEVI'S pelos mimos. Sempre carinhosos. Amei!!!! Obrigada!

E claro, IMPOSSÍVEL passar pelo shopping sem tomar o famoso CAPPUCCINO BRASIL CACAU!


TÂNIA E RICARDO PREPARAM O MELHOR CAPPUCCINO!
IRRESISTÍVEL!!!!












O ERICK foi quem fez o registro
JÁ ESTOU USANDO!!! Quer uma igual? Passe na LEVI'S do MONTES CLAROS SHOPPING



devorando meus chocolates!!!

Do BAÚ do CONTATO...

DO BAÚ  do CONTATO:
O amigo GU BRILHANTE, do site contatoonline abriu o baú de recordações. Nesta quarta, fui premiada com uma recordação legal, do acervo do GU- BAÚ do CONTATO, de 2002. Valeu, GU!!!

Querem ver mais? Acessem 




Da SÉRIE: RECORDANDO...

Da SÉRIE: RECORDANDO...

Jantar na casa de CLARICE SARMENTO. Encontro agradável, papo bom, divertido e enriquecedor.









LEGENDA:
CLARICE, MÁRCIA, TUCA, ITAMAURY, IEDA, MIRINHA, SANDRINHA, JACKSON

MEETING de ATLETISMO 2014

Meeting de Atletismo – Equipes Escolares 2014

Evento esportivo no Batalhão reúne alunos da rede pública de Montes Claros
Fotos: Douglas Neves, Farley Henrique e José Dias


Aconteceu no último dia 29 de novembro, na pista de atletismo do 55º Batalhão de Infantaria do Exército (55º BI) de Montes Claros, o “Meeting de Atletismo – Equipes Escolares 2014”, competição realizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o 55º BI e os acadêmicos do 1º período do curso de Educação Física da FUNORTE.
A competição reuniu mais de 250 atletas/alunos do Sistema Municipal de Ensino, participantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do Mais Educação, além de convidados das escolas estaduais, nas categorias Pré-Mirim (de 12 e 13 anos) e Mirim (de 14 a 16 anos), nas modalidades Salto em Distância, Corridas e Arremesso de Peso, masculino e feminino.
Segundo um dos coordenadores do Meeting, o subtenente do 55º BI, Cláudio Reis, “o evento teve como finalidade encerrar o ano letivo do PROFESP 2014, que foi fantástico. Os alunos se desenvolveram muito bem ao longo desse ano e esperamos que em 2015 seja ainda melhor”.
De acordo com o também organizador do evento e coordenador de desenvolvimento de Educação em Tempo Integral, Walter Moura, os objetivos foram alcançados. “Não tivemos nenhum problema e os alunos tiveram um excelente desempenho. Lembro que o principal não é formar atletas profissionais, e sim melhores cidadãos”, destacou.
Participante do evento, o atleta/aluno Hermes Afonso da Silva Júnior ficou empolgado. “Foi ótimo. Sabia que ia ser difícil, mas consegui chegar em primeiro. Sempre gostei muito de atletismo e pretendo continuar participando de campeonatos assim para, quem sabe, me tornar um profissional", revelou.

EVOLUÇÃO na EDUCAÇAO MUNICIPAL

Evolução na Educação Municipal

Pais falam o que acham dos filhos ficarem mais tempo na escola

Fotos: Farley Henrique

Com a ampliação do tempo na escola, por meio do Programa Mais Educação e dos 220 dias letivos adotados em 2014, pais de alunos da Rede Municipal de Ensino se dizem satisfeitos com a melhora do desempenho escolar de seus filhos e com a oportunidade de terem um lugar para deixá-los enquanto trabalham, com segurança.

Segundo João Cardoso Rodrigues, pai do aluno João Kaique, da Escola Municipal Laudelina Fonseca, “essa é uma ótima iniciativa, porque mais tempo na escola significa que ele fica distante das coisas que não trazem benefícios para o seu futuro. Na escola ele vem conquistando coisas que não poderíamos oferecer para ele, e vem se desenvolvendo muito bem neste ano. Além disso, nos deixa trabalhar mais tranquilos, pois podemos deixá-los em um local onde vele ai ser bem cuidado e se desenvolver”.

Já Irani Aparecida Caldeira, mãe da aluna Maria Antônia, da Escola Municipal Dr. Alfredo Coutinho, disse que o fato de sua filha passar mais tempo na escola tem sido uma benção de Deus. “Minha filha vivia de casa em casa ou na rua. Eu não tinha sossego para trabalhar. Hoje, com essa possibilidade de passar mais tempo na escola, inclusive aos sábados, posso trabalhar sossegada, ainda mais sabendo que ela está na escola, onde só aprende coisas boas”, destacou.

“Acho muito bom. Além de tirar as crianças da rua dá oportunidade aos alunos de aprenderem outras atividades diferentes das que já aprendem em sala de aula. E, sem dúvida, ficando mais tempo na escola, a criança se desenvolve mais, o que é uma grande contribuição para os pais, que muitas vezes não têm tempo para auxiliar o aprendizado dos filhos, devido ao tempo que passam no trabalho”, explica a mãe do aluno Vinícius de Souza Muniz, da Escola Municipal Mestra Fininha, Gildete Cordeiro de Souza.


MAIS EDUCAÇÃO

O Programa Mais Educação, por meio de atividades diferenciadas, tem como objetivo propor e acompanhar a execução dos projetos de ações curriculares complementares, no contraturno escolar, visando o ganho educacional dos envolvidos por meio do contato com os conhecimentos e equipamentos sociais e culturais existentes na escola ou no local em que a mesma está situada. Desta forma, os espaços externos ao ambiente escolar são utilizados mediante o estabelecimento de parcerias entre a escola e órgãos ou entidades locais, sempre de acordo com o projeto político pedagógico da escola.

FIEMG INFORMA....

FIEMG INFORMA.....


RESOLUÇÃO SEMAD Nº 2198/2014 DELEGA COMPETÊNCIA PARA ASSINATURA DE TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA 
Em 12 de Novembro de 2014 foi publicada no DOMG a Resolução SEMAD nº 2198/2014, que delega ao Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aos subsecretários de Gestão e Regularização Ambiental Integrada e de Controle e Fiscalização Ambiental integrada e aos superintendentes Regionais de Regularização Ambiental as seguintes competências:
  • Assinatura de termos de ajustamento de conduta, para fins de permitir a continuidade da instalação ou do funcionamento de empreendimento ou atividade concomitantemente com trâmite do processo de licenciamento ambiental ou de autorização ambiental de funcionamento;
  • Assinatura dos termos de ajustamento de conduta no caso de suspensão da exigibilidade de multas;
  • Assinatura de termos de compromisso para fins de conversão de até cinquenta por cento do valor da multa aplicada em medidas de controle desde que cumpridos os seguintes requisitos:
"I - comprovação pelo infrator de reparação do dano ambiental diretamente causado pelo empreendimento e da adoção das medidas de controle ambiental exigidas pelo órgão ambiental competente;
II - comprovação do recolhimento do valor restante da multa, que não será convertido em medidas de interesse de proteção ambiental e de recursos hídricos, nos termos deste artigo se não aplicada a redução a que se refere o § 2º do art. 49;
III - o infrator possua atos autorizativos ambientais, ou os tenha formalizado, ainda que em caráter corretivo;
IV - aprovação pelo COPAM, CERH ou Conselho de Administração do IEF, da proposta de conversão elaborada pelo infrator. e
V - assinatura de Termo de Compromisso com o órgão ambiental competente, fixando prazo e condições de cumprimento da proposta aprovada pelos dirigentes dos órgãos ambientais competentes".
Salientamos que esta delegação é válida até o dia 31 de Janeiro de 2015.
A norma ainda revogou as Resoluções SEMAD nº 843, de 21 de novembro de 2008 e n° 1912, de 04 de setembro de 2013.
Recomendamos a leitura desta norma, disponível através deste link.
O Decreto 44.844/08 está disponível para consulta aqui.
Para mais informações, entrar em contato com a Gerência de Meio Ambiente através do e-mail:meioambiente@fiemg.com.br.

HORTA ORGÂNICA garante ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Horta orgânica serve de incentivo à alimentação sadia no CEMEI Nosso Lar

Texto: André Senna
Fotos: Wilson Medeiros


O CEMEI Nosso Lar, no bairro São Judas II, está implantando uma horta comunitária. As hortaliças e verduras são plantadas pelas próprias crianças. Desta forma elas têm um maior contato com o alimento que é ingerido em suas refeições e que é totalmente orgânico, sem adição de agrotóxicos.
O gerente municipal de Fomento da Agricultura Familiar, Marco Túlio, disse que este projeto é fruto da união de algumas secretarias, como a de Serviços Urbanos, de Educação e de Agricultura, para que as crianças conheçam uma alimentação pura e nutritiva, desde o plantio até o prato.
As hortas estão sendo implantadas em mais nove unidades educacionais de Montes Claros, com o mesmo propósito.
Nesta quarta, 3, as crianças assistiram a palestras e depois plantaram mudas na horta.
Para a diretora, Francisca Soledade Soares, este tipo de projeto só vem a acrescentar, pois promove uma alimentação de qualidade e conscientiza as crianças em relação aos alimentos. “Fico bastante feliz e realizada com o projeto”, disse.

OBMEP: COLÉGIO TIRADENTES É DESTAQUE


COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE
MONTES CLAROS É DESTAQUE NA OBMEP

“A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.”                                                                           (Nelson Mandela)


         A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos no Brasil. A  OBMEP tem por objetivo principal estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. A olimpíada está em sua 10º edição, com mais de 19,5 milhões de participantes, sendo a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
         Podem participar da OBMEP todos os alunos matriculados nas escolas públicas. É importante salientar que a inscrição é feita somente pelas escolas, que indicam quantos alunos irão participar da 1ª Fase da olimpíada. Os alunos são divididos em três níveis, - Nível 1: estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; - Nível 2: estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e Nível 3: estudantes do Ensino Médio.
         As Avaliações da olimpíada são divididas em duas fases: na primeira, a escola, através de prova do Governo Federal, seleciona os alunos com maiores notas para participarem da segunda fase; na segunda, que ocorre sempre no segundo semestre de cada ano, 5% dos alunos, em cada Nível, que obtiveram melhor pontuação na 1ª Fase, concorrem com todas as escolas públicas.
         O Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Montes Claros, sempre participou da OBMEP, porém nos últimos anos alcançou seus melhores resultados. Na OBMEP desse ano, quatro alunos receberam medalhas de bronze. Outros 28 alunos, de diversos níveis, receberam a medalha de menção honrosa.
         O educandário é a Escola Pública, em Montes Claros, com maior número de premiações na olimpíada e o único Colégio Tiradentes da Polícia Militar que tem professora homenageada pela OBMEP.
         Esta performance é atribuída à dedicação e abnegação dos valorosos professores do educandário que não medem esforços em proporcionar um ensino de qualidade aos seus discentes.


Montes Claros, 03 de dezembro de 2014.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DA 11ª RPM

JUNIA REBELLO DÁ O RECADO....

JUNIA REBELLO DÁ O RECADO

"O PROFESSOR Nuno Cobra, famoso preparador físico e mental estará  em Montes Claros , como palestrante do Acontece Credinor, dividindo com os presentes "A semente da vitória".
Mentor de grandes atletas e empresários nacionais, Prof. Nuno foi o primeiro a tratar de conceitos como a inteligência emocional (1960) e é um dos palestrantes mais requisitados do país.. Buscar desenvolver as habilidades mentais, emocionais e espirituais através do corpo, numa visão do homem como um todo são temas abordados. Seus pronunciamentos são muito prestigiados pelo conteúdo e pela amplitude de aplicação.
Dario Colares, presidente da Credinor convidando associados para prestigiarem o evento, que será no dia 8, segunda feira, no Salão de Eventos do Parque de Exposições. Informações e convites  nas Agências do Sicoob Credinor."

MAIS ALIMENTOS ESTIMULA MECANIZAÇÃO no CAMPO

Programa Mais Alimentos estimula mecanização no campo
O governo brasileiro já aprovou R$ 1, 2 bilhões em exportação de tecnologia de máquinas agrícolas, área em que o Brasil é referência mundial
Gilberto Gualter diz que o Mais Alimentos responde por mais de 15% da demanda total do segmento de indústria de máquinas

Criado há 6 anos, o programa Mais Alimentos impulsiona a produtividade dos agricultores familiares e apoia o aumento da produção, além de incentivar a mecanização no campo. No Norte de Minas, os produtores aproveitam para ampliar a produção e atuarem de forma mais competitiva no mercado, com tratores e implementos agrícolas mais modernos. Mesmo num cenário de crise econômica mundial, os números do Mais Alimentos são positivos. De acordo com dados apresentados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o setor registrou no último ano um aumento de 45% nas vendas de tratores da linha da agricultura familiar (até 75 CV).
“O agricultor que adquire um equipamento através das linhas de crédito do Mais Alimentos tem um prazo de até 10 anos para pagar, com juros de 0, 5% a 2% ao ano. O objetivo principal é promover a segurança alimentar, além de incentivar a indústria nacional que produz máquinas, equipamentos e tratores”, explica Gilberto Gualter, da Triama Norte Tratores. “Sendo que os Juros de 0,5% não se enquadram para aquisição de máquinas”, frisa.
Somente na safra 2013/2014, agricultores familiares já tomaram R$ 13,7 bilhões em crédito para expandir a produção, comprar máquinas e equipamentos, e modernizar as propriedades rurais. No campo, o produtor planeja a lavoura 2015/2016, oportunizando novos negócios para toda a cadeia econômica do agronegócio. “Os incentivos do Governo no agronegócio garantem a estabilidade econômica do comércio regional, além de garantir maior produção alimentar no campo e qualidade de vida à agricultura familiar", afirma o empresário.
O Mais Alimentos responde por mais de 15% da demanda total do segmento de indústria de máquinas. "O programa reduz a penosidade no campo, aumenta a oferta de alimentos para a mesa da população e ainda estimula a indústria, que produz máquinas de acordo com a demanda dos agricultores familiares, gerando emprego”, avalia Gualter.
Ele completa que “para garantir a safra com tratores e colheitadeiras, os modelos são entregues aos produtores de forma mais rápida e com a opção de serem comercializados pelo Moderfrota, linha de crédito específica para aquisição de máquinas e equipamentos. Para seminovos, o cliente também pode comprar pelo Mais Alimentos, com a mesma taxa de juros, 2%a.a. O importante é o produtor tirar maior proveito da agricultura de precisão, como redução de custos de produção, maior eficiência e rentabilidade”, finaliza.


Sobre o Mais Alimentos
Criado em 2008, ampliação do Mais Alimentos pode ser notado nos números do programa. Durante o período-safra 2011/2012, os agricultores familiares contrataram R$ 3,2 bilhões. No ano-safra seguinte, o valor aportado foi de R$ 5,7 bilhões. E no último período, 2013/2014, a política bate o recorde alcançando mais de R$ 8 bilhões em financiamento.

Atualmente, o programa possui 525 empresas ofertantes, aumento de mais de 15% de empresas cadastradas na safra 2013/2014. O trator é a máquina mais financiada, tendo sido adquirida mais de 75 mil vezes. Além disso, o Mais Alimentos já financiou 47 mil veículos de Transporte de Carga, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Agricultores familiares tiveram crédito de R$ 21 bilhões para a safra 2013/2014.

Texto/Foto: Mosaico Comunicacao



SERRA DO MEL: ESTUDOS TÉCNICOS GARANTIRÃO DECISÃO

Tombamento da Serra dos Montes Claros

Estudos técnicos vão nortear a decisão do município sobre o tema
Texto: Ana Karienina
A  Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu na segunda-feira, 1º de dezembro, um Seminário para debater Moção de Tombamento e Decretação de Área de Preservação da Serra dos Montes Claros (Serra do Mel).
A Serra dos Montes Claros é uma área de pouco mais de 4.000 hectares (o que equivalente a 4 mil campos de futebol), onde existem residências, fazendas, chácaras, pequenos comerciantes, mineradoras, postos de gasolina e duas comunidades rurais - Palmito e Santa Bárbara. A moção foi solicitada por órgãos ambientais, como o Ministério Público do Meio Ambiente e o COPAM (Conselho Estadual de Política Ambiental).
Com o objetivo de obter informações que vão nortear o munícipio quanto à decisão a ser tomada, foram convidados todos os setores interessados no tema, entre construtoras, ONG's, ambientalistas, Ministério Público, IEF, assim como empresas de mineração e as comunidades rurais de Palmito e Santa Bárbara.
Durante o encontro foram apresentadas as leis que determinam a preservação ambiental, cultural e histórica no Brasil, mas o principal ponto foi a exposição dos argumentos dos grupos contrários e favoráveis ao tombamento. Democraticamente, os dois grupos expuseram suas convicções, além de dados que embasaram suas falas.
Todos os participantes foram unânimes em parabenizar a Prefeitura de Montes Claros pela realização do seminário, permitindo assim o embate das ideias e a exposição dos motivos que levam cada grupo a defender ou não o tombamento.
Para o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, o Seminário é fundamental para que o poder executivo, responsável pela decisão final, possa coletar informações e compreender os diverso pontos de vista que permeiam o assunto. "Para o município é importante ouvir todas as partes envolvidas, pois o tema é complexo e a decisão final vai repercutir diretamente na vida de pessoas, de comunidades, no desenvolvimento e no futuro de Montes Claros. Por isso, vamos estudar o tema com cautela, vamos realizar estudos, promover mais debates, para que ao final possamos ter segurança na decisão e certeza de que optamos pelo melhor caminho", disse o prefeito.
Ao final do Seminário foi lida a Carta dos Montes Claros, em que o município informa sobre o seu posicionamento e quais as ações a serem desenvolvidas nos próximos seis meses, quando a Prefeitura de Montes Claros deverá ter uma decisão final. A Carta explicita o fato do município reconhecer a importância do tema e, ainda, determina que nos próximos seis meses a Prefeitura de Montes Claros não vai autorizar qualquer empreendimento imobiliário no local, assim como vai determinar a contratação de estudos técnicos que permitam um aprofundamento da questão.

UNIMONTES: EGRESSO da INSTITUIÇÃO É PREMIADO

UNIMONTES

ECONOMISTA EGRESSO da INSTITUIÇÃO é PREMIADO


O economista Pablo Castro, graduado pela Unimontes, conquistou o 3º lugar no XXV Prêmio Minas de Economia, organizado pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-MG) e o Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG).


O estudo foi elaborado no último período da graduação em Ciências Econômicas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e aborda como o acesso aos sistemas financeiros está diretamente associado ao desenvolvimento local de municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.

Pablo atualmente reside em São Paulo e trabalha uma empresa de consultoria.

RADIOLOGIA: MÉDICAS DE M. CLAROS em CONGRESSO INTERNACIONAL

Médicas montes-clarenses participam de congresso mundial de radiologia em Chicago

O evento debate a evolução de imagens médicas e mostra soluções de diagnóstico 


    Por mais de 200 anos, as inovações das imagens médicas têm permitido que médicos proporcionem atendimento de qualidade no melhor diagnóstico por imagem. A união da medicina com as tecnologias de informação proporciona redução no tempo de exames e maior resolução espacial das imagens. Buscar conhecimento e se atualizar sobre as novas tecnologias levou um grupo de médicas radiologistas a participar da Radiological Society of North America (RSNA).
  Desde 1895, quando o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen incorporou a tecnologia do raio-X à prática médica, a inovação tem dado passos largos em diagnósticos de imagem. Neste ano, em que se comemora o centenário do evento, o congresso mundial, que acontece de 30 de Novembro a 05 de dezembro, em Chicago, EUA, apresenta uma nova forma de se olhar as soluções de cuidados com a saúde – incluindo ressonância magnética (RM), solução de cuidados mamários e um ambiente integrado de TI de cuidados com a saúde.
Essa evolução, acelerada a partir da década de 1960, deve bastante aos avanços da informática. O avanço da medicina por imagem de raios-X, mamografia e ressonância magnética e ultrassom permite que os médicos examinem com mais acurácia e a partir do diagnóstico preciso escolha o melhor tratamento para o paciente. As médicas do Grupo Ressonar, Simone Aires Sá, Cristiane Turano e Sara Fonseca Cardoso estão no evento em Chicago. “A evolução da indústria é essencial para a radiologia, que lida com máquinas altamente equipadas.  Exames que podem diagnosticar o câncer em metástase e nos ajudam a oferecer diagnósticos mais rápidos e claros”, explica Dra. Simone Aires Sá.
“Todos os anos, a conferência da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA) apresenta inovações em obtenção de imagens médicas. Para nós, especialistas, é quase um dever estar por dentro do que há de mais moderno neste segmento e levar esta tecnologia para Montes Claros, cidade polo de saúde”, ressalta Dra.Sara Fonseca Cardoso.  “Nosso objetivo é nos atualizar melhor da ciência e da educação e explorar uma vitrine no local dos avanços que moldaram a radiologia”, conclui Dra.Cristiane Turano.

 Sobre a RSNA

   A Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA®) é uma sociedade internacional de radiologistas, físicos médicos e outros profissionais médicos com mais de 54 mil membros de 136 países em todo o globo. A RSNA hospeda principal fórum de radiologia do mundo, atraindo cerca de 55 mil participantes anualmente para McCormick Place, em Chicago. Por meio de sua Pesquisa e Educação (R ​​& E) Foundation, a RSNA fornece milhões de dólares em financiamento para jovens pesquisadores, ajudando a construir o futuro da profissão.

Texto/Foto:

PROTÉSES ODONTOLÓGICAS: PREFEITURA CREDENCIA EMPRESAS

Prefeitura credencia empresas para fornecimento de próteses odontológicas
 
Texto: Attilio Faggi Jr.
Foto: Wilson Medeiros



A Prefeitura de Montes Claros está realizando o chamamento público nº 008/2014, com o objeto de credenciar empresas especializadas em confeccionar próteses odontológicas para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Montes Claros, conforme tabela SIA-SUS.
 
De acordo com o edital do processo, os interessados deverão fornecer próteses totais mandibulares, total maxilares, parciais mandibulares removíveis, parciais maxilares removíveis, e coronárias/intrarradiculares fixas/adesivas. A Secretaria Municipal de Saúde não se responsabilizará por quaisquer defeitos que as próteses dentárias venham a apresentar. O prestador deverá, obrigatoriamente, reparar ou substituir quaisquer próteses dentárias se elas apresentarem defeitos ou incorreções resultantes dos serviços ou dos materiais empregados, dentro de um período de garantia de três meses.
 
As empresas interessadas deverão se apresentar na sala da Comissão Permanente de Licitação e Julgamento da Secretaria de Planejamento e Gestão, no prédio sede da Prefeitura, até às 9 horas do dia 16 de dezembro, para solicitar seu credenciamento. O edital completo do chamamento público nº 008/2014 pode ser conferido no site da Prefeitura de Montes Claros através do linkhttp://www.montesclaros.mg.gov.br/central_compras/paginas/Chamamento%20Publico/2014/NOVA%20DATA%20EDITAL%20DE%20CHAMADA%20P%C3%9ABLICA%20008-2014.pdf. Mais informações podem ser obtidas pelo (38) 3229-3190.