quarta-feira, 8 de abril de 2015

Da SÉRIE: RECORDANDO DESFILES...

Da SÉRIE: RECORDANDO DESFILES....

Para VIDE BULA



SANTA RAFAELA: MORADORES COMEMORAM ASFALTO

SANTA RAFAELA
Moradores comemoram asfalto
Texto e Fotos: Márcia Vieira


“Esta rua é tão importante! É a porta de entrada e saída para o bairro e região. Depois do asfalto, temos certeza que outras melhorias virão, uma delas, que já está na nossa lista de pedidos é a linha de ônibus. Com asfalto, o ônibus vai passar por aqui e a vida de todos desta região vai melhorar”, comemora Manoel Catarino dos Santos, Presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Rafaela.

A alegria tem razão de ser. A declaração emocionada de Manoel Catarino aconteceu na noite de segunda-feira (6), quando a comunidade se reuniu para receber a boa notícia: a rua Geralda Monteiro, uma das principais do bairro, vai ganhar pavimentação. Apesar da importância desta via, que liga o Santa Rafaela a bairros como Maracanã, Alterosa, Itatiaia, dentre outros, é bastante irregular e castigada tanto pela poeira quanto pela lama.
Adílson Galdino nasceu no bairro e de lá não quer sair. “São quase cinquenta anos residindo neste local. Posso dizer que ver a chegada do asfalto é ter um grande sonho realizado. Asfalto é prioridade e vai resolver demais os nossos problemas. Esta é uma via crucial, que dá acesso a outros lugares e vai desafogar o trânsito”, declara.
O chefe do Executivo Ruy Muniz assinou a ordem de serviço e os trabalhos já começaram nesta terça-feira. Muniz afirmou que “esta é apenas a primeira das muitas ruas que serão asfaltadas neste bairro. Vem mais por aí. Outras ruas já estão no cronograma e frentes de trabalho estão por toda a cidade. Graças ao apoio dos vereadores que votaram a favor do desenvolvimento de Montes Claros, muitos bairros já foram contemplados.” O prefeito anunciou ainda a construção de um CEMEI no bairro: “o recurso já existe e falta apenas licitar a obra. Vocês terão aqui as melhorias e uma vida digna, como merecem”, destacou.
Outro que comemorou foi o vereador Sérgio Pereira. Para ele, o asfaltamento no local tem um sabor especial, já que ainda adolescente se mudou para o bairro. 

A Deputada Federal Raquel Muniz participou do evento e revelou: “muito emocionada estou hoje. Em diversas ocasiões estivemos aqui, caminhamos pelo bairro com moradores, acompanhamos a equipe na troca de lâmpadas em dias chuvosos e pudemos ver que o asfalto é uma grande necessidade para esta população. Com a pavimentação tudo melhora, as casas ficam mais limpas, as crianças têm menos problemas respiratórios e o acesso é mais rápido. É uma alegria cumprir um compromisso que fizemos com vocês. Pedimos que ajudem a administração, acompanhando e fiscalizando, para que não estraguem o que é feito. Em Brasília estamos trabalhando e buscando recursos para a nossa cidade e região".
Participaram ainda do evento, os vereadores Valcir Soares, Irmão Valdiney, secretários e o vice-prefeito José Vicente de Medeiros, que lembrou a fundação do bairro, quando ainda era vereador: “Conheço os primeiros moradores deste bairro, estive aqui quando fui vereador e é uma alegria fazer parte deste momento como vice-prefeito. Momento em que a cidade de Montes Claros recebe tantas mudanças e tantos benefícios”, disse.

UM CARINHO PARA...FABÍOLA CANGUSSU

UM CARINHO PARA...FABÍOLA CANGUSSU...



, uma pessoinha muito especial, que conhecemos desde a infância, acaba de lançar o livro REENCONTRANDO-SE, disponível no site AMAZON.COM.BR. Desejamos sempre à nossa amiga, sucesso em todas as realizações!!! Abaixo, um pouquinho da história do livro e sua autora:


LIVRO REENCONTRANDO-SE É UMA HOMENAGEM A MINAS
               
                Nesta última semana, a jornalista e escritora Fabíola Cangussu lançou pela Amazon, o Livro Reencontrando-se, primeiro da Série Mudanças.
                Reencontrando-se conta a história de Luiza, uma mulher de 34 anos, que se encontra sozinha, após sua filhar mudar de cidade para estudar. E segundo a autora, a partir dessa separação começa a grande mudança na vida da personagem.
                - Ela foi mãe muito cedo, aos 16 anos. Abriu mão de viver a adolescência para aprender a ser responsável por uma vida. E quando a pessoa que direcionou suas ações até então, parte para vivenciar suas próprias experiências, Luiza necessita descobrir como se tornar prioridade para si mesma – explica Fabíola.
                As mudanças são necessárias da vida de todos os seres humanos. Por isso, Fabíola afirma que isso também ocorre na vida dos demais personagens.
                - Todo momento nossas vidas são transformadas por escolha feitas ou por motivos naturais.  Faz parte do desenvolvimento humano. É muito gostoso acompanhar a metamorfose das pessoas queridas. Por isso, garanto ser deliciosa essa leitura.
                Além de contar a história de Luiza e seus amigos, a autora usou a narrativa para prestar homenagem a Minas Gerais.
                - Amo ser mineira. Temos um jeito diferente de ser. Nossa cultura é um presente ao bom gosto. A música mineira é responsável por um dos mais belos movimentos culturais, o Clube da Esquina. Não paramos por aí. Temos as bandas mais famosas do cenário nacional, como Skank e JQuest.  E como não falarmos de Paulinho Pedra Azul, Marcelo Taynara e Aggeu Marques? Também a arte plástica se faz presente. Temos as cores e alegria de Márcio Leite e o talento indiscutível de Afonso Teixeira.  Convido a todos conhecerem a história de Luiza.

Veja aqui:





PENTÁUREA COMUNICA.....

PENTÁUREA COMUNICA....






DEU na COLUNA do ALDECI....

DEU na COLUNA do ALDECI XAVIER em O NORTE

 PRETO NO BRANCO
por Aldeci Xavier 
aldecixavier@ig.com.br

REFORMA POLÍTICA EM MOC
A Comissão da Reforma Política da Câmara Federal está agendando para o dia 25 deste mês a realização de Audiência Pública em Montes Claros, com a participação de diversas autoridades. O relator da Comissão, deputado federal Marcelo de Castro (PMDB-PI), já confirmou presença. É grande a possibilidade de o encontro contar com a participação de um dos ministros do Supremo Tribunal Federal. De acordo com informação colhida junto à deputada federal Raquel Muniz (PSC-MG), que faz parte da Comissão, o encontro acontecerá na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Montes Claros. A pauta, as presenças e o horário saem na próxima semana.

TAXA de COLETA: DESCONTO ATÉ O DIA 27

Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos poderá
ser paga com 15% de desconto até o dia 27

Texto: Attilio Faggi Jr.
 
Os resíduos produzidos em Montes Claros superam as 300 toneladas diárias e exigem um investimento substancial para a realização de sua coleta que incluem entre outras coisas a aquisição de equipamentos e veículos. Desta forma, nos próximos dias, os contribuintes montes-clarenses receberão em suas residências os carnês para pagamento da taxa de coleta de lixo. O boleto com a cobrança da taxa já começou a ser distribuído e a cobrança obedece a critérios como localização do imóvel e frequência da coleta.
A taxa deverá ser paga no dia 27 deste mês: tanto para quem optar pelo pagamento integral - com desconto de 15% - tanto para quem preferir parcelar em sete vezes, pagando a primeira parcela (desde que o valor da parcela não seja inferior a R$ 30). Quem optar pelo parcelamento receberá, mensalmente, em sua residência, o carnê com a respectiva parcela.
É interessante ressaltar que o sistema de isenções respeita o mesmo critério utilizado na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), portando, o contribuinte isento do IPTU também não terá gastos com a taxa de coleta de resíduos. Estima-se que cerca de 65 mil estabelecimentos pagarão a taxa, em Montes Claros, enquanto outros 35 mil ficarão isentos.
A cobrança foi regulamentada pela Lei Municipal nº 42, de 27 de dezembro de 2013, pela Câmara de Vereadores, e a taxa foi regularizada de forma desvinculada do IPTU obedecendo ao princípio da transparência no serviço público para que o contribuinte saiba exatamente pelo que está pagando.

Os carnes poderão ser pagos nas agências das seguintes instituições: Bradesco, Itaú, HSBC, Banco do Brasil, Sicoop Credinosso, Credicom e Credinor. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Finanças pelo telefone 3229-3069.


AMAMS: ELEIÇÃO UNIFICADA dos CONSELHOS TUTELARES

AMAMS - ELEIÇÃO UNIFICADA DOS CONSELHOS TUTELARES

Arthur Júnior
ASCOM/AMAMS 


Gestores da Assistência Social e presidentes dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (CMDA), de 75 cidades do Norte de Minas, participam nesta segunda-feira 06/04, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), do 1º Encontro para a Realização da Eleição Unificada dos Conselhos Tutelares, previsto para acontecer em outubro deste ano, no âmbito dos municípios brasileiros.

O encontro que é resultado de parceria firmada entre a AMAMS e o Ministério Público Estadual – Regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente do Norte de Minas, busca evidenciar ainda mais o papel do gestor municipal de assistência social em se envolver com as questões pertinentes a sua função e contribuirá de forma significativa na construção eficiente da Eleição dos Conselhos Tutelares do Norte de Minas. Os principais desafios sobre a Política de Assistência Social em Minas Gerais também foi um dos temas apresentados no encontro.

O secretário executivo da AMAMS, o professor Luis Lôbo, elogiou a participação e o interesse dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que atenderam ao chamamento da entidade para participarem do encontro.

O grande número de participantes ao evento, segundo Lôbo, mostra que os prefeitos e os seus gestores de Assistência Social estão empenhados em fortalecer a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em seus municípios, para melhorar os seus Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e garantir a qualidade de vida dos seus moradores.

“A AMAMS conseguiu mudar a mentalidade nos municípios da sua área de abrangência sobre o que é realmente Assistência Social, que no passado não muito distante era confundido com assistencialismo e consequentemente a conduta filantrópica. Vale destacar que a implantação do SUAS, no Norte de Minas, teve participação determinante da entidade, através do seu Departamento de Assistência Social”, assinalou Lôbo.

A promotora de Justiça da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça e Defesa da  Educação e dos Direitos da Criança e Adolescente do Norte de Minas, Daniela Yakoyama, explicou como será a Eleição Unificada para os Conselhos Tutelares, marcada para acontecer nacionalmente em todos os municípios, no dia 4 de outubro deste ano, de acordo com a  Resolução 152/2012 do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda). A unificação tem amparo na Lei º 12.696/2012.

No próximo dia 08/05, foi acertado o 2º encontro, com a participação do secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Regional, deputado André Quintão, que vai receber dos gestores da Assistência Social quais são as principais dificuldades que os municípios estão enfrentando em relação aos gastos do setor.

URNA ELETRÔNICA
O processo eleitoral por meio do qual serão escolhidos os novos conselheiros tutelares com atuação em todos os municípios brasileiros a partir de 2016, podem ser realizados através de urnas eletrônicas. Entidades públicas organizadas e instituições de ensino podem realizar as suas eleições utilizando a urna eletrônica e o apoio e suporte da Justiça Eleitoral. Essas eleições são chamadas “parametrizadas”, pois se personalizam os parâmetros específicos de determinado pleito para alimentação do software desenvolvido por servidores da área de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O empréstimo da urna é regulamentado pela Resolução 22.685/2007 do TSE. De acordo com a norma, as eleições parametrizadas podem ser realizadas até 120 dias antes do pleito oficial ou após 30 dias das eleições municipais ou gerais. Isso significa que, durante todo este ano, até maio do ano que vem, as entidades podem contar com o apoio da Justiça Eleitoral. Isso porque o próximo pleito oficial ocorre em 2 de outubro de 2016, quando os eleitores escolherão novos prefeitos e vereadores.

“Por envolver mais de um Estado brasileiro, o pedido de utilização das urnas eletrônicas para realização deste pleito do Conselho Tutelar necessita ser encaminhado ao TSE. Do Tribunal Superior Eleitoral sairão as diretrizes para os TREs”, explicou o presidente do TRE-MG.

ASCOM/AMAMS – Montes Claros, 6 de abril de 2015-04-06

PRIMEIROS SOCORROS É TEMA DE CAPACITAÇÃO

Primeiros socorros é tema de capacitação
para funcionários do CEMEI São Norberto

Texto: ASCOM/SME
Fotos: Giselle de Oliveira


Foi realizado no dia 1º deste mês, no CEMEI São Norberto, do bairro Vila Oliveira, uma capacitação para todos os servidores da unidade educacional sobre primeiros socorros em caso de urgência e emergência. Acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI – demonstraram como agir em casos de engasgamento, queimaduras e convulsões em crianças.
“Foi um momento importante, pois ter conhecimento sobre primeiros socorros é essencial para que possamos evitar que complicações ocorram se uma criança vier a ter algum tipo de acidente”, explica a supervisora pedagógica do CEMEI, Giselle de Oliveira Aquino.

CÓRREGO do CINTRA: avenida recebe defensas

Defensas são colocadas nas
margens do córrego do Cintra

Texto e Fotos: André Senna


A avenida que margeia o córrego do Cintra, no bairro Vera Cruz, deve ser inaugurada em breve. O local está em fase de acabamento final. As defensas para proteção de veículos e pedestres estão sendo colocadas. A obra é importante por ligar duas grandes vias do município: as avenidas Magalhães Pinto e Dulce Sarmento, onde o trânsito é intenso.
A obra trará maior segurança e mobilidade para moradores do bairro Vera Cruz e imediações. Também o comércio local vem sendo fomentado com a facilidade de acesso da comunidade.

PLANTÃO SAMU INFORMA....

PLANTÃO SAMU MACRO NORTE

Terça-feira, 07 de abril de 2015


Nesta terça-feira, 07/04, as unidades da base do SAMU de Montes Claros realizaram 61 atendimentos, sendo 31 casos clínicos, 14 ocorrências de acidente de trânsito e um ferimento por arma de fogo.

Às 22h, a unidade do SAMU foi acionada para atendimento a um homem de 19 anos, ferido por arma de fogo na Avenida Leonel Beirão de Jesus, bairro Maria Cândida. Marcos Vinícius Santos Ferro foi atingido por seis tiros e não resistiu aos ferimentos, indo a óbito no local.

Às 17h45, um homem de 50 anos foi atropelado por carro na Avenida Coração de Jesus, bairro São Geraldo; às 17h, uma mulher de 53 anos foi atropelada por carro na Avenida Magalhães Pinto, bairro Jardim Primavera; às 16h30, um homem de 31 anos caiu de moto no bairro Ibituruna; às 13h20, um homem de 20 anos colidiu de moto contra um carro na Avenida João XXIII, bairro Edgar Pereira.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo uma moto e uma bicicleta, ocorrido por volta das 11h45, na Rua Lafetá Ribeiro, bairro Santa Lúcia. Uma criança de 7 anos que estava na garupa da bicicleta apresentava escoriações na face e no braço direito. O condutor da bicicleta, de 48 anos, sofreu ferimentos na cabeça e corte no pé esquerdo. O condutor da moto, de 17 anos, se queixava de dor no pé esquerdo.

Às 7h40, a unidade do SAMU foi acionada para atendimento a vítimas de um acidente envolvendo uma moto e um caminhão, ocorrido na Avenida Deputado Plínio Ribeiro, Vila Ipiranga. O condutor da moto, de 24 anos, deambulava no local, se queixando de dor nas mãos e no tornozelo esquerdo. Um homem de 31 anos, que estava na garupa da moto, apresentava escoriações nos braços e pernas, com dor no cotovelo e tornozelo esquerdos.

A unidade do SAMU foi acionada às 7h25 para atendimento a um homem de 24 anos que ficou ferido após colidir de moto contra um carro na BR-135, região rural de Montes Claros. Ele foi encontrado pelos socorristas caído ao solo, consciente e orientado, se queixando de dor lombar e apresentando escoriações no joelho direito.

Em todas as ocorrências os feridos receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhados ao hospital para avaliação.

logo sem fundo 1 (2).png

Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte