quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

SUPERAÇÃO: O CAMPEÃO FARLLEY MILIONI E MESTRE LIU FALAM

SUPERAÇÃO
FARLLEY MILIONI, atleta paraolímpico, e seu descobridor, MESTRE LIU, falam sobre desafios, durante a premiação MONTES CLAROS OLÍMPICA. Confira:

Confraternização ACI - FIEMG em MONTES CLAROS - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

Confraternização ACI - FIEMG em MONTES CLAROS - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

Acesse o link acima ou:

www.dzai.com.br/marciavieirayellow11/mypage/foto

e veja todas as fotos do evento:

Da SÉRIE: DESFILES.....

Da SÉRIE: DESFILES....

Para ASCÂNIO MACEDO

MSG LINDINHA do TM.....

MSG LINDINHA do TM:

"Márcia,

nunca havia percebido como você se
parece com os textos da Clarice.

Sei que ela sempre foi intensa e
verdadeira, até o mais amargo fim.
Mas as semelhanças entre vocês é
fascinante, quase inacreditável.

Tenho a impressão de que essa
coletânea de textos fala mais que
qualquer desabafo que venha a
escrever sobre......"

Bem, só este trecho. Mais eu não conto! Não posso, né T? rs. Mas é isso. Me identifico completamente com a Lispector. Você foi ao cerne. As frases, escolho exatamente aquelas que traduzem meus incoerentes, loucos, imprevistos e sinceros sentimentos/pensamentos/atitudes/momentos. Puxa, como é bacana ser colocada  na mesma caixinha  que a Clarice!


HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE...
Lembrar a cantora brasileira CÁSSIA ELLER, nascida em 10/12/1962 e falecida em 2001.Para recordar, duas músicas  interpretadas por ela: A primeira, uma canção francesa que eu amo, de EDITH PIAF e também muito linda na voz de Cássia. A segunda, de Nando Reis, uma música linda e que este blog também ama (e já tive vizinho querendo me matar por causa dessa música, de tanto que eu colocava o CD).




DIVINA PROVIDÊNCIA CONVIDA....

DIVINA PROVIDÊNCIA CONVIDA


DENGUE: SANCIONADA LEI de AÇÕES PERMANENTES


Lei de ações permanentes de combate ao 

mosquito da dengue é sancionada em Montes 

Claros 


Texto: Eduardo Brasil

Fotos: Fábio Marçal






O prefeito Ruy Muniz assinou e sancionou na tarde desta quarta-feira, 9, durante entrevista coletiva, a Lei Municipal de nº 4.182, que dispõe sobre ações permanentes de prevenção contra a dengue, constituindo uma Força Tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. 

A equipe, que envolve representantes de dezenas de órgãos, entidades públicas e privadas, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Social, terá nesta quinta-feira, 10, a sua primeira reunião, quando serão definidas as ações a serem desenvolvidas ainda a partir desta semana.

A Lei determina obrigações que todos devem ter para evitar a proliferação do mosquito, e prevê penalidades para “desobediência ou não observância das exigências”, que podem resultar na aplicação de multa no valor de R$ 500. 

“A intenção da lei não é multar, obviamente, mas conseguir que a população realmente se una, através de medidas preventivas, para o combate à dengue e outras doenças causadas pelo mosquito”, disse o chefe do Executivo, destacando que a medida ocorre exatamente face à ameaça de proliferação do Aedes aegypti, principalmente neste período de chuvas.

“A situação em Montes Claros, é bom que se ressalte, em relação à dengue, não é alarmante. O nível de infestação, hoje, é de 1.3, contra níveis que chegaram até a 1.8 nos anos de 2012, 2013 e 2014”, acrescentou o prefeito.

VÍRUS ZIKA

O prefeito explicou que a criação da lei está relacionada também ao fato do mosquito ter passado a transmitir o vírus Zika, que pode ter originado casos de microcefalia – condição neurológica em que a cabeça do recém-nascido é menor quando comparada ao padrão adequado, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Montes Claros há suspeitas de três casos da doença, que estão sendo investigados. Em Minas, seriam 11, e quase dois mil casos em todo o país, principalmente na região nordestina.

Para a infectologista Cláudia Biscotto, que integra a Força Tarefa e acompanhou a assinatura da lei, a medida ocorre em momento oportuno: “este é o período mais propício para o surgimento do mosquito. Não queremos fazer alarde, mas muitos casos novos devem surgir, sejam de dengue, de microcefalia ou de chikungunya, doenças que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”. 

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Edvaldo Freitas, concorda com a infectologista e admite que, apesar do nível de infestação ser considerado de médio risco para a transmissão da dengue, a situação em Montes Claros não deixa de ser “assustadora”.
“Estamos lidando com um inimigo pequeno, mas mortal, que parece usar até de inteligência para perpetuar a espécie”, afirma o coordenador, observando que, apesar de sua aparência frágil, o inseto, que tem vida média de 35 dias, tem uma reprodução acelerada. “Uma fêmea desova de 100 a 300 ovos, cujas larvas em sete dias alcançam a fase adulta, tornando-se uma ameaça à vida humana. Por isso, a medida do Executivo é de extrema importância para toda a população”.

Ao final da coletiva o prefeito anunciou a liberação, pelo Ministério da Saúde, de recursos que somam R$ 848.218,50 para manter as equipes da Força Tarefa no combate ao Aedes aegypti e que estarão à disposição do município ainda neste mês de dezembro.


VÔLEI VISITA INSTITUTO ISAC


Instituto Isac de apoio à criança carente é conhecido por equipe do Moc Vôlei


Em semana de dois jogos importantes pela Superliga, um na quinta, contra o Voleisul/Paquetá Esportes, e outro no sábado, contra o Bento Vôlei/Isabela, a equipe do Voleimoc, mais uma vez, encontrou tempo para a solidariedade. Projeto sério de 6 anos, o Instituto Isac, que oferece apoio à crianças carentes e suas famílias, recebeu visita do time do Pequi Atômico, que se sensibilizaram com o trabalho feito ali.

Coordenado por Odete de Aquino, o Instituto Isac trabalha há 6 anos em prol de crianças carentes e suas famílias. Dentro do projeto, as crianças realizam várias atividades diárias, como aulas de balé, capoeira, hip hop e violão, e práticas esportivas, como futebol e vôlei. "Conseguimos parceria com a Palimontes, que nos cedeu sua quadra para a prática de futebol pelas crianças, todas as sextas-feiras", disse Odete, que conta ainda com o apoio de outros voluntários para manter os projetos de pé. "O meu marido quem leva e busca as crianças para o futebol", continua.

Odete conta que ela própria largou os outros projeto de vida para se dedicar totalmente à solidariedade. "Eu era empresária. Vendi minhas lojas, abri a instituição e entrei para a faculdade, no curso de Serviço Social, para aprender melhor a conduzir estre trabalho”, contou.

Hoje a coordenadora é, também, conselheira do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA). Desta forma, ela busca apoio de empresas privadas e órgãos públicos para continuar a tocar o projeto e não deixar o sonho das crianças esmaecer, já que muitas delas têm no instituto o único momento de lazer do dia a dia. “Já tive crianças aqui me perguntando ‘tia, quando que vai fechar?’, por essa ser sempre uma realidade na vida delas. De projetos que se iniciam e acabam de uma hora para a outra. Tudo acaba para eles. Eles vêm de uma vida descontínua”, conta a coordenadora.

Mas ela é obstinada e não pretende deixar a peteca cair. O Instituto Isac, que tem sua sede em uma casa alugada e conta com sete voluntários mais uma assistente social, atende hoje 80 crianças diariamente, mas são 120 cadastradas e mais 240 na lista de espera, que não podem ser atendidas por conta da limitação de espaço. Contudo, o instituto conseguiu recentemente, junto à Prefeitura de Montes Claros, a doação de um terreno de 1160m², localizado no Bairro Canelas, mas os recursos para o início das obras para construção das novas instalações ainda são escassos.

“Até o momento, apenas erguemos os muros no terreno, pois tínhamos um prazo para começarmos a construir. Os recursos que recebemos, têm de ser aplicados de acordo com o projeto que apresentamos. Ou seja, se conseguimos recursos para a construção, não podemos utilizá-los para compra de alimentos, computadores ou brinquedos”, pontuou Odete.

Além dos contratempos cotidianos para se manter um projeto como este de pé, o Instituto Isac ainda sofreu com a ação de bandidos. A sede do projeto foi arrombada e tiraram de lá, entre outras coisas, computadores e instrumentos musicais utilizados pelas crianças. “Ficamos apenas com alguns computadores, que não têm nem condições de serem usados, e um mais novo, mas que não atende à todas as crianças”, lamentou a coordenadora.

Mas a força está no projeto desde o início. O primeiro grande trabalho do Instituto Isac foi na recuperação de toda uma família, que vivia ameaçada pelo crime. “Uma amiga nossa morou por um ano com esta família, para tentar recuperá-los. Era uma família com oito crianças e hoje conseguimos tirá-los da comunidade em que viviam, sob ameaça do tráfico de drogas. Eles tinham dívidas com traficantes. Conseguimos inseri-los em projeto sociais e colocamos a mãe para trabalhar dentro do projeto e finalizar suas dívidas com traficantes”, confessou Odete. Hoje a família vive em uma casa própria, obtido por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Esta não foi a única história de vitória do instituto, que convive com conquistas diárias. “Muitas de nossas crianças conseguimos colocar em cursos preparatórios e iniciá-las em projetos como “Menor Aprendiz”. Além de várias outras inseridas no mercado de trabalho, como uma menina que hoje está no Hemominas”, orgulha-se Odete.

A coordenação do instituto espera poder contar logo com uma sede mais apropriada e segura. “Realizamos aqui as aulas de balé, mas não temos o espaço e ambiente apropriados, com espelhos na parede e corrimão, por exemplo. Queremos dar um ambiente adequado e mais amplo, para atendermos todos da fila de espera”, finalizou.

Para agradecer à visita da equipe do Pequi Atômico, as crianças do turno da manhã do projeto escreveram cartinhas e fizeram desenhos, que foram entregues com muito carinho como um lindo presente aos atletas e comissão técnica.

Campanha do Montes Claros Vôlei

O Montes Claros Vôlei fará a sua parte na contribuição para com o Instituto Isac. Em nossas próximas duas partidas em casa, contra Voleisul/Paquetá Esportes e Bento Vôlei/Isabela, o torcedor que doar um brinquedo pagará meia-entrada.

Para ajudar este belo projeto, pessoas físicas e jurídicas podem entrar em contato com a Odete pelo telefone (38) 9-9150 0060. O Instituto Isac tem sua sede atual localizada à Rua Santa, 555, Bairro São Judas, em Montes Claros.

Texto e fotos: Cid Bruno/MCV
footer.png



CREAS: OBRA RECEBE TELHADO e REBOCO

Obra do CREAS no Canelas recebe telhado e reboco
 Texto: André Senna
Foto: Divulgação

 A construção da nova unidade do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), no bairro Canelas, está recebendo telhado e reboco. O objetivo das novas instalações é proporcionar conforto e bem-estar para os funcionários e comunidade atendida pelos dois órgãos públicos. Sendo assim, o trabalho realizado junto à comunidade no âmbito social terá melhor resultado e proporcionará qualidade a todos. A inauguração está prevista para breve.
 
 
 
 
 

REDE MUNICIPAL ASSUME DUAS ESCOLAS

Rede Municipal assume duas escolas estaduais a partir de 2016
Texto: Daniel Moraes
Fotos: Wilson Medeiros

A Secretaria de Estado da Educação autorizou a municipalização da Escola Estadual Nereide Carvalho, do bairro João Botelho, a partir do ano de 2016.
Com isso a rede municipal de Montes Claros passa a ter condições de atender de forma integral a demanda da Educação Infantil e Fundamental da região do Grande São Judas.
Devido a esse fato o convênio que o município mantinha com o Centro Comunitário de Vivência Educacional Cristã Professor Luiz Flávio Pereira (CCVEC), do bairro Dr. João Alves, não será renovado para o ano que vem. Através do convênio a instituição de ensino recebe atualmente verbas do município para realizar o atendimento a crianças entre 2 e 11 anos de idade, que passarão a ser atendidas pela nova escola municipal.
Além da Nereide Carvalho a Escola Estadual Santa Terezinha, do bairro Edgar Pereira, também será municipalizada no ano que vem.

FASA COMUNICA....

FASA COMUNICA...
 
Estão abertas as inscrições para Vestibular Agendado das Faculdades Santo Agostinho
Ciências Contábeis e Engenharia Ambiental e Sanitária são novidades

Estão abertas, desde o começo da semana, inscrições para o Vestibular Agendado das Faculdades Santo Agostinho.  São oferecidas vagas para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Farmácia e Sistemas de Informação – a disponibilidade, entretanto, varia com a procura.
Uma das novidades do Processo Seletivo deste ano ficou por conta do curso de Engenharia Ambiental, que agora tem a habilitação de Engenharia Ambiental e Sanitária. A outra é a implantação do novo curso da Instituição: Ciências Contábeis. Serão oferecidas 100 vagas para o curso, nos turnos Matutino e Noturno, e as aulas acontecerão no Campus JK.
As inscrições podem ser feitas nos Campi da Faculdade, pelo telefone 3690-3690 e pelo site www.fasa.edu.br. Outras informações podem ser conferidas também pelo endereço eletrônico.
 
Assessoria de Comunicação e Marketing
Faculdades Santo Agostinho 
www.santoagostinho.edu.br