terça-feira, 5 de novembro de 2013

HOJE É DIA DE.....

HOJE É DIA DE....

             RUI BARBOSA...

RUI BARBOSA, jonalista, escritor, político, advogado, etc,  nasceu em 5 de novembro de 1949 e faleceu em  1° de março de 1923. É considerado um dos maiores intelectuais brasileiros. Representou o Brasil na Conferência da Paz, em Haia e destacou-se como defensor do princípio da igualdade dos estados. Recebeu o apelido de "O Águia de Haia". A casa onde viveu a maior parte de sua vida, no Bairro de Botafogo no Rio de Janeiro, foi transformada em espaço cultural e sua biblioteca é uma das mais completas, abrigando mais de 35 mil volumes, além do mobiliário que pertenceu ao escritor. Logo na entrada do espaço, está a escultura de uma águia lutando contra uma serpente.
A Fundação Casa de Rui Barbosa fica à Rua São Clemente, 134, Botafogo- RJ.
Vale a pena colocar no roteiro turístico.

 Fotos: Márcia Vieira

 



























OLHAR BRASIL: Programa disponibiliza óculos a estudantes...

Olhar Brasil 

Programa disponibiliza óculos a estudantes

Texto e Fotos: Márcia Vieira

Numa parceria entre governo federal e município, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, o Programa Olhar Brasil atendeu no domingo (3), no Hospital Alpheu de Quadros, cerca de 200 alunos de 6 a 14 anos, matriculados no ensino fundamental. Os alunos passaram por consulta oftalmológica para identificar se apresentam alguma deficiência visual. Os que necessitarem receberão seus óculos gratuitamente.

Todas as escolas das redes estadual e municipal serão atendidas, e a meta é que, até o final de novembro, o atendimento finalize com 100% de adesão.


Júlia Rafaela tem nove anos e é aluna da Escola Municipal  Egídio Cordeiro Aquino. Ela revela: “é a primeira vez que faço o exame. Achei bom, mas doeu um pouquinho”. Júlia tem dificuldade para ler e durante a aula senta-se nas primeiras filas. Depois da consulta, ela espera resolver definitivamente o problema.

Antes desta etapa do programa, foi realizada anteriormente uma triagem dentro das escolas. Na escola Egídio Cordeiro, uma das contempladas neste domingo, 628 alunos passaram pelo processo.  

Para a chefe de gabinete, Raquel Muniz, o projeto “é fundamental para garantir às crianças condições adequadas de aprendizagem. Muitas dessas crianças não teriam acesso nem ao exame nem aos óculos, e sem cuidar da deficiência elas teriam dificuldade de aprender. O projeto dá garantia de futuro para os nossos jovens”, afirma Raquel.

Sidália Oliveira, diretora do educandário, destaca que levar às crianças ao hospital não é tarefa fácil, mas para isso “a equipe conta com a valiosa ajuda dos pais, além de voluntários como os Doutores da Alegria, que promoveram diversas brincadeiras educativas para entreter as crianças e nos ajudar”.


A coordenadora do Centro de Oftalmologia Social do Hospital Alpheu de Quadros, Leila Santos Vasconcelos, declara: “Depois das consultas, as receitas são enviadas a Belo Horizonte, onde são confeccionados os óculos. O programa inclui ainda exames mais complexos, como o de campo visual e tomografia, além de algumas cirurgias, como a de estrabismo. Tudo é gratuito, feito pelo SUS”.

REGISTRANDO....CONVITE

REGISTRANDO...
           ACI CONVIDA...

ACI- Associação Comercial e Industrial de Montes Claros e seu Presidente, Edílson Carlos Torquato, convidam para  reunião nesta quarta-feira, 6, às 18h30, quando tratará da criação do CODEMC- Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Montes Claros, na sede da entidade.


PLANTÃO SAMU informa....

PLANTÃO SAMU MACRONORTE INFORMA:
 05/11/13

Plantão SAMU Macro Norte
 
 
05 de novembro, terça-feira
 
Às 08h05 desta terça-feira, 05/11, a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para atender Cícero Marques Galvão, 52 anos, vítima de colisão entre motos, na Rua Santo Amaro, bairro São Judas, em Montes Claros. Ele conduzia uma das motos e ficou ferido no braço esquerdo e região lombar tórax, com escoriações leves, se queixando de dor. A unidade do SAMU realizou os primeiros atendimentos no local e o conduziu ao hospital Santa Casa para exames e avaliação.
 
Às 10h57 desta terça-feira, 05/11, a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para atender Terezinha Rodrigues de Brito, anos, Rua Dois, bairro Major Prates, em Montes Claros. Ele caiu do telhado e sofreu escoriações nos braços e pernas, se queixando de dor na região lombar. Ela relata ser depressiva e fazer uso de medicamento controlado. A unidade do SAMU realizou os primeiros atendimentos, ministrou medicação para aliviar a dor e a conduziu ao hospital universitário Clemente de Faria para exames e avaliação.
 
Às 11h26 desta terça-feira, 05/11, a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para atender Adão Valcir de Freitas, 52 anos, na Avenida Sidney Chaves, bairro Edgar Pereira, em Montes Claros. Ele transitava de moto quando colidiu com um carro e sofreu escoriações superficiais na perna, sem sinal de fratura, se queixando de dor muscular. A unidade do SAMU realizou os primeiros atendimentos, ministrou medicação para aliviar a dor e o liberou no local.
 

04 de novembro de 2013, segunda-feira,

 
Às 10h56 desta segunda-feira, 04/11, a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para atender Antônio Geraldo Oliveira Ribeiro, 41 anos, vítima de colisão entre motos, na avenida Sidney Chaves, bairro Edgar Pereira, em Montes Claros. Ele conduzia uma das motos e ficou ferido no tórax r no joelho, com escoriações leves, se queixando de dor. A unidade do SAMU realizou os primeiros atendimentos no local e o conduziu ao hospital universitário Clemente de Faria para exames e avaliação.
 
Às 13h45 desta segunda-feira, 04/11, a unidade do SAMU foi acionada para atender Jadson Pereira da Silva, 39 anos, no bairro Santa Rita, em Montes Claros. Ele caiu de bicicleta e apresentava suspeita de fratura no cotovelo esquerdo. A unidade do SAMU realizou os primeiros atendimentos e o conduziu à Santa Casa de Montes Claros para exames e avaliação.
 
Às 14h55h desta segunda-feira, 04/11, a unidade do SAMU foi acionada para atender a vítimas de colisão carro contra poste, na avenida Sidney Chaves, bairro Edgar Pereira, em Montes Claros. Cristiane Ribas Costa, 20 anos, que estava sentada no banco dianteiro do carro, relata desconforto na região torácica. Juciara Vieira, 33 anos, estava no banco de trás e apresentava fratura na perna esquerda e forte dor local. Bárbara Cristina Magalhães, 19 anos, apresentava dor moderada na perna esquerda, sem sinais de fratura. A unidade do SAMU realizou os primeiros atendimentos e o conduziu à Santa Casa de Montes Claros para exames e avaliação.
 
Às 16h14 desta segunda-feira, 04/11, a unidade do SAMU foi acionada para atender a vítimas de capotamento de veículo na BR 136, sentido Januária, a seis quilômetros de Montes Claros. A unidade do SAMU encontrou Erasmo Barbosa Ferreira, 10 anos, deambulando, apresentando corte contuso em região occiptal, realizando a sutura ainda no local do acidente. Amanda Barbosa Ferreira, 14 anos, se queixava de cervicalgia, dor em ombro direito e esquerdo, com movimentos preservados. A unidade do SAMU realizou os primeiros atendimentos e os conduziu à Santa Casa de Montes Claros para exames e avaliação.
 
Às 18h36 desta segunda-feira, 04/11, a unidade do SAMU foi acionada para atender Antônio Manoel Simões Silva, 24 anos, na Rua João Ferreira, bairro Jardim Eldorado, em Montes Claros. Ele transitava de moto quando colidiu com um carro e sofreu escoriações superficiais, apresentando ruído e dor à apalpação. A unidade do SAMU realizou os primeiros atendimentos no local e o conduziu ao hospital universitário Clemente de Faria para exames e avaliação.
 
Às 19h40 desta segunda-feira, 04/11, a unidade do SAMU foi acionada para atender Wilhian Santana Oliveira, 23 anos, na Avenida Coronel Luiz Maia, bairro Cintra, em Montes Claros. Ele caiu de moto e apresentava provável fratura da terceira falange. A unidade do SAMU realizou os primeiros atendimentos no local e o conduziu ao hospital universitário Clemente de Faria para exames e avaliação.
 
Às 20h30 desta segunda-feira, 04/11, a unidade do SAMU foi acionada para atender Marcelo Rodrigues de Brito, 20 anos, na Rua Flamengo, bairro Maracanã, em Montes Claros. Ele caiu de moto e apresentava escoriações no pé e se queixava de dor na perna e joelho. A unidade do SAMU realizou os primeiros atendimentos no local e o conduziu ao hospital universitário Clemente de Faria para exames e avaliação.
 
Às 20h45 desta segunda-feira, 04/11, a unidade do SAMU foi acionada para atender a vítimas de ferimento por arma de fogo na Rua Venezuela, Bairro Dr. João Alves, em Montes Claros. Walisson Natanael Ribeiro, 15 anos, apresentava uma perfuração, com entrada e saída na região coxofemural. Paulo Ricardo Ribeiro Santos, 18 anos, apresentava tres perfurações na panturrilha direita. Após realizar os primeiros atendimentos, a unidade do SAMU os conduziu ao hospital para exames e avaliação.
 
Às 21h26 desta segunda-feira, 04/11, a unidade do SAMU foi acionada para atender a vítimas de colisão entre carro e moto no bairro Jardim Palmeiras, próximo à passarela, em Montes Claros. O condutor da moto Fabrício Alves Rodrigues, 23 anos, sofreu escoriações leves no ombro e dedos do pé esquerdo, se queixando de dor. José Carlos Alves Rodrigues, que estava na garupa da moto sofreu ferimentos leves nos braços e pernas, sem sinal de fratura. A unidade do SAMU realizou os primeiros atendimentos no local e o conduziu ao hospital Santa Casa para exames e avaliação.
  
Texto: Assessoria SAMU

Dia Nacional da Língua Portuguesa

Educação

Dia Nacional da Língua Portuguesa


Texto e Foto: Farley

Desde 2006, é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data passou a ser comemorativa através da Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei de número 149/04, de autoria do senador Papaléo Paes (AP,) que institui o dia 5 de novembro como Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil. A escolha pelo dia 5 de novembro tem um motivo significativo, é o dia do aniversário de nascimento de Rui Barbosa, um dos mais ferrenhos defensores da língua portuguesa no Brasil. 

Naquele momento, o então presidente declarou que a intenção era a de valorizar e preservar a língua portuguesa como “importante laço de consolidação da unidade nacional".

O analista curricular de Língua Portuguesa e suas Literaturas, da Secretaria Municipal de Educação, Leonardo Vieira, falou da importância da data: “A data, por si só, já é muito significativa, pois a nossa língua é um bem cultural de valor imensurável, já que, por meio dela, registramos a nossa história, seja por meio da fala, seja por meio da escrita. Entretanto, vale ressaltar que o Dia Nacional da Língua Portuguesa deve nos levar a repensar as nossas práticas docentes referentes ao ensino do português, o qual não pode mais se pautar apenas na mera transmissão de conteúdos gramaticais, uma vez que o verdadeiro ensino da língua deve levar o aluno a ser capaz de aperfeiçoar as suas habilidades de leitura, compreensão e produção textual, levando-o a se posicionar criticamente frente às diversas situações sociocomunicativas com as quais ele vai se deparar ao longo da vida e a utilizar os registros e os mecanismos de funcionamento da Língua Portuguesa de maneira adequada”, destaca o analista.

O português é o sétimo idioma mais falado no mundo, com aproximadamente 178 milhões de falantes.