O Projeto cultural SEMPRE UM PAPO chegou a MONTES CLAROS na noite desta quarta-feira, 05 e trouxe na bagagem o músico PAULINHO PEDRA AZUL. O bate-papo aconteceu no Centro Cultural e foi um sucesso! Paulinho falou sobre música, literatura, amigos e emocionou a todos quando recordou sua amizade com o saudoso GODOFREDO GUEDES, artista plástico, músico e luthier, pai do BETO GUEDES. A produtora do Sempre um Papo, ANA ROSA, conduziu o encontro e deixou a platéia muito à vontade. Palmas para a cultura montes-clarense que participou de uma noite inesquecível! Antes do evento, este blog bateu um rápido papo com Paulinho. Durante o encontro gravamos a emocionante passagem onde ele fala do Godofredo e canta para a platéia. Confira:
Um pouco de tudo.Montes Claros, Minas e mais.Notícia,arte,gente,arquivo, política,moda, cidade,literatura, música,cinema,dicas, atualidades, entretenimento, informação.Novos posts todo dia, a qualquer hora. ATENÇÃO: O DZAI FICOU MAIS FÁCIL. TODAS AS COBERTURAS do blog DZAI- Portal UAI, desde 2008, estão agora reunidas num ÚNICO LINK: BASTA ACESSAR: www.blogs.uai.com.br/marciavieirayellow . MEU TWITTER: twitter.com/marciayellow
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
SERRA GERAL É PARCEIRA PELA VIDA
Serra Geral é parceira pela vida
Municípios da microrregião abraçam campanha do Samu Macro que visa orientar
a população para melhor utilização do serviço
Representantes dos 15 municípios que compõem a região de saúde Janaúba/Monte Azul, na Serra Geral, Norte de Minas Gerais, participaram da reunião pública promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na tarde desta quarta-feira (05/11), em Monte Azul.
Com o tema “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, as reuniões estão sendo realizadas nos municípios sede das microrregiões com objetivo de promover um esforço de comunicação de caráter educativo e social para que a população seja orientada em relação à melhor utilização do serviço.
Em Monte Azul, a programação começou às 8h, com um curso de atualização em urgência e emergência ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu, que contou com a participação de cerca de 70 profissionais dos hospitais e centros de saúde, além dos socorristas das bases do Samu da microrregião.
À tarde, prefeitos, secretários de saúde, autoridades municipais e a comunidade se reuniram para o encontro Parceria pela Vida. “Esse esforço de comunicação é fundamental para o fortalecimento da cooperação e parceria que marcam a gestão pública da saúde em nossa região. O empenho dos prefeitos em se deslocar de seus municípios, muitos deles bem distantes, para se fazer presentes neste encontro demonstra a seriedade e o compromisso em promover uma saúde pública mais acessível e é motivo de orgulho para o Cisrun, que sempre buscou cumprir seu papel de agente integrador para garantir a efetividade do atendimento do Samu na região”, avalia Ricardo Afonso Veloso, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e prefeito de Bocaiuva.
O presidente ressalta que a efetividade da parceria entre os municípios e os governos Estadual e Federal garantiu ao Norte de Minas um atendimento pré-hospitalar de excelência, referência para todo o país. “Em cada município da região, independentemente do tamanho ou contingente populacional, o cidadão conta com um serviço pré-hospitalar de excelência que, antes da organização da Rede de Urgência e Emergência na região, só era possível nas grandes cidades. Essa conquista está possibilitando a redução de mortes por causas evitáveis e promovendo mais qualidade de vida para a população norte mineira”, assegura o prefeito.
A região de saúde Janaúba/Monte Azul possui 15 municípios e cerca 270.566 habitantes. O Samu possui sete bases na região, sendo seis básicas e uma avançada, recebendo uma média de 1.212 chamados, sendo 78% na área urbana e 22% na área rural.
De acordo com o prefeito de Monte Azul, José Edvaldo Antunes de Souza, o serviço prestado pelo Samu redimensionou o atendimento às urgências e emergências na região. “Temos um entroncamento rodoviário com muitas ocorrências de acidentes graves, além de grandes distâncias entre os municípios, e o Samu possibilita o atendimento nesses locais, com qualidade técnica, além de encaminhar o paciente ao hospital com segurança e, o mais importante, de forma assistida. Não é possível imaginar a assistência à saúde sem esse elemento tão fundamental, que é o Samu”, avalia o prefeito.
Durante o encontro, o médico coordenador do Samu, Ênius Freire Versiani, apresentou os dados estatísticos dos atendimentos na microrregião e os avanços alcançados pelo serviço nos últimos cinco anos, orientando sobre a adoção de comportamento seguro para evitar acidentes ou situações que coloquem a vida em risco e as situações em que o Samu deve ser acionado pelo número 192.
O médico também destacou que 30% dos chamados recebidos pelo Samu são ligações de brincadeira (trotes) e os prejuízos causados por essa prática.
Ao final do encontro, os prefeitos da microrregião receberam uma placa de homenagem como Município Parceiro pela Vida.
As próximas reuniões públicas serão realizadas nos municípios de São Francisco (11/11), Januária e Manga (12/11), Francisco Sá (19/11), Coração de Jesus (26/11), Bocaiuva (27/11), Montes Claros (28/11), Taiobeiras (04/12) e Pirapora (08/12).
Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte
VICENTE GUIMARAES recebe OBRAS de RECUPERAÇÃO
Vicente Guimarães recebe obras de recuperação
Texto e fotos: André Senna
Os principais canais que passam pelos bairros de Montes Claros estão recebendo limpeza pesada e desassoreamento dos leitos, para evitar alagamentos.
Os trabalhos ocorrem atualmente no canal da avenida Vicente Guimarães, com a utilização de uma retroescavadeira. Esta via é uma das que mais oferecem riscos durante chuvas torrenciais. Os serviços incluem reconstituição de parte da pista e da borda do canal, utilizando material calcário de alta durabilidade. O leito do canal já recebeu limpeza.
BAIRRO UNIVERSITÁRIO: POPULAÇÃO APROVA OBRAS
População aprova obras no bairro Universitário
Texto: Daniel Moraes
Fotos: Wilson Medeiros
A Prefeitura de Montes Claros está realizando a pavimentação de 12 ruas no bairro Universitário. O local também está recebendo uma ampla rede de drenagem. O bairro é o primeiro a receber as obras de um pacote de quase R$ 50 milhões, provenientes do Tesouro Municipal, que trará mudanças profundas para todas as regiões da cidade.
Vicente de Paula Souza é motorista de ônibus e reside há 12 anos na rua Filosofia (antiga rua 23), uma das vias que está recebendo o asfalto. Ele vê as melhorias com muita satisfação. “É bom demais!”, exclama, lembrando que a diminuição da poeira será uma das melhores coisas trazidas pela pavimentação. “Vai melhorar para as donas de casa”, afirma.
A dona de casa e vizinha da mesma rua, Luciana dos Santos, concorda. “Lá em casa tem sempre que estar limpando e abrindo, por causa da poeira. Meu filho tem rinite, e acho que ele vai melhorar bastante”, relata. Luciana destaca que as obras de drenagem serão importantes para evitar um problema recorrente no bairro: as inundações da rua 14, que fica na parte baixa. “Quando chovia, o esgoto estourava todo. Era um horror, mau-cheiro, os carros não passavam”, lembra. Luciana, que mora no Universitário há 15 anos, também acredita que os imóveis do local serão valorizados, já que “o bairro vai ficar mais arranjado, mais bonito”.
Germínia de Almeida, dona de casa e moradora da rua da Filosofia há 16 anos, também aprovou as mudanças. “Tá ficando muito bom, estou gostando muito”, diz.
PLANTÃO SAMU INFORMA..
PLANTÃO SAMU MACRO NORTE
Quarta-feira, 05 de novembro de 2014
___________________________________________
A unidade do SAMU de Montes Claros realizou nesta quarta-feira, 05 de novembro, 47 atendimentos, sendo 30 casos clínicos, 15 atendimentos em decorrência de acidente de trânsito, 01 por queda de escada, 01 por picada de escorpião.
Por volta da 22h30, a unidade do Samu foi acionada na para atendimento a uma mulher de 64 anos que foi picada por escorpião na rua Monte Sião, bairro Esplanada.
Às 21h41, um homem de 40 anos caiu de bicicleta na rua Amazonas, bairro Cintra, e apresentava hematoma na testa e escoriações e dor moderada no braço direito.
Às 19h08, um jovem de 16 anos caiu de bicicleta na Rua Pedro Costa Neto, bairro Canelas II e apresentava corte contuso na perna direita.
Às 16h34, um homem de 86 anos foi atropelado por bicicleta na Praça da Estação, região central de Montes Claros, e apresentava ferimentos na mão esquerda, com sangramento ativo.
Às 16h58, duas pessoas ficaram feridas em uma colisão entre carro e moto ocorrida na Avenida Governador Magalhães Pinto, bairro Esplanada. O condutor da moto, de 75 anos, apresentava escoriações nos braços e pernas e uma mulher de 64 anos que estava na garupa da moto se queixava de dor abdominal e lombar, onde apresentava escoriações.
Às 15h47, um homem de 62 anos foi atropelado por uma moto na Avenida João Luiz de Almeida, Vila Guilhermina. Ela transitava de bicicleta e se queixava de dor na perna esquerda.
Às 14h35, um homem de 49 anos que transitava de moto na Rua Carangola, bairro Santa Rita II, ficou ferido após colidir contra um carro, apresentando escoriações nas pernas e braços e na patela esquerda, se queixando de dor na região costal.
Às 13h11, um homem de 30 anos colidiu de moto contra um portão, apresentando edema e déficit motor com suspeita de fratura no tornozelo direito.
Às 09h30, três pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo uma moto e três bicicletas ocorrida na Rua Vereador José Guimarães, bairro Clarice Ataíde. Três rapazes, sendo um de 17 e dois 18 anos, que estavam nas bicicletas, apresentavam escoriações nos braços. O condutor da moto nada sofreu.
Por volta da 9h30, duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo uma moto e uma bicicleta ocorrida na Avenida Sidney Chaves, região central de Montes Claros. Um homem de 31 anos que conduzia a moto relatava dor no tornozelo esquerdo, sem escoriações ou suspeita de fratura, e uma mulher de 23 anos, que estava na bicicleta, se queixava de dor nos braços e pernas.
Em todas as ocorrências os feridos receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhados ao hospital para avaliação.
Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte
INCENTIVO À LEITURA:CEMEI DO CINTRA PROMOVE CONTO SHOW
Incentivo à leitura
CEMEI do Cintra promove o projeto "Conto Show"
Fotos: CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa
Com muita criatividade e disposição os professores do CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa, do bairro Cintra, apresentam para os alunos, todas as sextas-feiras, uma história dramatizada como parte das atividades do projeto “Conto Show”.
O trabalho é realizado em sintonia com a proposta do projeto "Convivência: a Arte de Amar, Cuidar e Respeitar", que foi implementado nas unidades de Educação Infantil do município.
Segundo as supervisoras Kátia Liliany Macedo e Elizete Lopes, esse projeto tem favorecido o desenvolvimento da criatividade e das habilidades artísticas dos professores, já que o professor responsável pelo conto deve, a cada semana, aprimorar a qualidade das apresentações.
Para enriquecer ainda mais esta proposta pedagógica a equipe do projeto "Conservatório na Rua" e a trupe da "Caravana da Leitura" também promoveram atividades na instituição.
“Quem ganha com isso são os alunos, que estão gostando muito e esperam ansiosos pelo dia dessas apresentações”, ressalta a diretora Ivete Fróes.
Projeto Conto Show
Conto Show é um projeto desenvolvido pela equipe do CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa no qual os professores utilizam as artes cênicas, fantoches, brincadeiras lúdicas musicais e performances para encenar livros, com objetivo de despertar nos alunos o gosto pela leitura e pelas artes.
Assinar:
Postagens (Atom)