quarta-feira, 29 de abril de 2015

FRASE do DIA....

FRASE  do DIA....

“Um coração alegre é o resultado normal de um coração inundado de amor.”(M.T.C.)



Da SÉRIE: AMO ESSA FOTO!!!!!!

Da SÉRIE: AMO ESSA FOTO!!!!!

 Com CHRIS  e ROY


COPA 93,5 FM de FUTSAL- M. CLAROS terá REPRESENTANTES

Futsal

Montes Claros FC terá dois representantes na 19ª Copa da 93,5 FM

                Aproveitando a movimentação e grande qualidade dos atletas das categorias de base das escolinhas de futebol do Montes Claros FC, duas equipes vão representar o Bicho também no futsal. Os times vão participar da 19ª Copa de futsal da 93,5 FM, já tradicional na região, nas categorias infantil (com garotos nascidos em 2002 e 2001) e infanto (nascidos em 2000 e 1999).


                Na tarde desta segunda-feira, os jogadores fizeram treinamento tático na quadra da Unimontes, local dos jogos da Copa. O Montes Claros será representado pela denominação Montes Claros FC Eldorado, coordenado pelo técnico da escolinha de base deste bairro, e Montes Claros, coordenado pelo técnico José Geraldo Evangelista, coordenador geral das escolinhas de base do Bicho.


                O Montes Claros FC Eldorado faz seu primeiro jogo no dia 29, quarta-feira. Já o Montes Claros, começa a competição no dia 05 de maio. A seleção dos jogadores foi feita pelos próprios técnicos de cada escolinha e visa manter os atletas em competições oficiais da cidade, bem como despertar novos talentos. 

Assessoria de comunicação - Montes Claros Futebol Clube
Ricardo Guimarães - Jornalista // Contato: 9966-2815 (WhatsApp)

TEXTO CONVIDADO: ALBERTO SENA

TEXTO CONVIDADO: ALBERTO SENA

DESNUDAR A FACHADA DOS PRÉDIOS

Alberto Sena

Eis uma boa ideia. Poderá dar feição nova ao centrão de Montes Claros, desnudar a fachada dos prédios, padronizar ou senão reduzir o tamanho das placas comerciais para a fachada aparecer com toda beleza e esplendor.
Eis uma medida com o meu apoio explícito, se é que o meu apoio vale de alguma coisa. Acho até uma questão de boa educação e respeito para com todos nós, montesclarinos ou não, agredidos visualmente por essa quantidade de placas que torna a cidade feia.
Montes Claros não é cidade feia. Possui ruas estreitas, mas é porque nasceu duma fazenda de Antônio Gonçalves Figueira. E de lá pra casa nunca teve um Plano Diretor para cuidar do traçado urbano. Houve uma tentativa com o prefeito Antônio Lafetá Rebello. Só.
Nem posso falar muito sobre como estão os prédios do centrão de Montes Claros porque estou ausente já faz um tempão, mas ainda deve haver prédios com fachada inteira original, e muitas delas com arquitetura de época, de quando Montes Claros foi  internacional com os seus cassinos que atraíam gente de todos os cantos e principalmente mulheres ávidas por dinheiro. Mas isso é outra história.
Uma campanha municipal pela revelação da fachada dos prédios de Montes Claros pode estar embrionariamente ligada à série “Caminhando e Clicando”, do jornalista Itamaury Teles, que flagrou, num clic, a beleza da fachada “de um antigo prédio da Rua Presidente Vargas” (ex-Rua XV do “footing” montesclarino).
De fato, como constatou Teles, “a fachada revela sua beleza de há muito escondida e que merece ser preservada. Faz bem aos nossos olhos uma nesga que seja da velha cidade ainda remanescente em nossas memórias saudosistas”.
Pelo que pude acompanhar daqui da caverna do Maciço do Espinhaço, em Grão Mogol, a ideia já está repercutindo em Montes Claros. Hamilton Trindade é um dos que já se pronunciaram a favor. Ele até sugeriu fazer “uma cruzada para que se desnudem as belas e históricas construções no centro de Montes Claros com placas menores sem se esconder as belezas arquitetônicas”. Quem aderisse receberia incentivo no pagamento dos impostos municipais e, quiçá, nos estaduais.
O importante é levar avante a ideia e formalizá-la por meio de um projeto devidamente estruturado, porque já faz um bom tempo Montes Claros vem ganhando ares de capital. De direito ainda não, mas de fato a cidade é a capital do Norte de Minas. Mas em suas ruas estreitas estão escondidos restos de belezas antigas e poderiam ser mostrados até para realimentar a memória e estimular o turismo.
O prédio cuja fachada foi desnudada fica próximo de onde era o Viche – ou era Vixe? – um dos bares precursores de uma onda romântica e por isso mesmo gostosa da década de 60. Pena que durou pouco tempo. Era uma casa pintada de branco com janelas e portas azuis, recuada do portão de entrada, na Rua Presidente Vargas. As mesas e cadeiras foram colocadas nessa área e ali casais namoravam tomando caipirinha. Um lugar gostoso.
Na minha singela opinião, o assunto merece ser tratado em reunião de pauta dos jornais, das rádios e das TVs de Montes Claros. As placas escondem as belezas arquitetônicas dos prédios. Se a mídia montesclarina adotar a ideia, logo será realidade. E nos dará gosto ver a fachada dos prédios ao redor da Praça Dr. Carlos. Vai melhorar muito a cara da área.
Talvez fosse o caso de avançar mais. Pensar em tombar todos os prédios antigos de Montes Claros. Com o tombamento, muitos deles teriam o condão de mostrar traços de uma época em que a cidade era branda. Impossível impedir o desenvolvimento. Mas é preciso pôr ordem nisso. Por uma questão de postura.
Tomara vingue a ideia de desnudar a fachada dos prédios. Se depender de mim, filho da terra sempre amada de perto e de longe, agora nem tão longe quanto antes. Qualquer coisa nesse sentido pode contar comigo. Irei armado de caneta e papel. Se for preciso irei até de gravador em punho, para, juntamente a outros que comungarem da ideia, transformar o visual do centrão de Montes Claros. Para o bem da memória coletiva e satisfação pessoal dos que aqui estão e dos que nascerão nesta terra de Figueira.

Da SÉRIE: RECORDANDO.....

Da SÉRIE: RECORDANDO.....

Com NÁGILA, U  e SANDRA


HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE....
Lembrar o cantor GONZAGUINHA, falecido em 29/04/1991. Abaixo, duas das suas muitas músicas que gostamos e uma em parceria com o pai, Luiz Gonzaga , que também adoramos!
 




DIREITOS dos IDOSOS: CURSO CAPACITARÁ CONSELHEIROS

Curso capacitará conselheiros
sobre os direitos dos idosos

Texto: Hélder Maurício

O Conselho Municipal do Idoso irá promover curso de capacitação para membros do Conselho Municipal do Idoso. A iniciativa faz cumprir os fundamentos legais da política nacional da pessoa idosa, assim como o seu regimento interno e o desempenho de suas funções. O curso tem como objetivo capacitar os participantes na aplicação dos direitos do idoso e o devido empenho para seu cumprimento.
O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de abril, na Casa da Cidadania, localizada na Praça Raul Soares, s/n, das 13 às 17 horas. Na programação estão agendadas duas palestras. Dia 29, haverá a palestra “Definição e Informações sobre o Conselho e o Papel do Conselheiro”, que será proferida pelo ex-vereador e autor da Lei da Política Municipal do Idoso, Aurindo Ribeiro.
Dia 30, os participantes assistirão à palestra “Informações sobre o Fundo Municipal do Idoso: Como Divulgar, Como Gerir, Prestação de Contas”, com Sandro Lobo, contador da Prefeitura de Montes Claros. Outras informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone 3229-3532.


VALCIR participa de evento em BRASÍLIA

Valcir da Ademoc discute reforma política em Brasília


Na última semana, o vereador Valcir da Ademoc (PTB) participou do XI Encontro Nacional de Legislativos Municipais. O evento foi realizado em Brasília - DF, com intuito de debater a reforma política brasileira, sistema político, financiamento eleitoral, unificação das eleições, fim das coligações e demais assuntos da atual política.
O encontro reuniu cerca de 600 representantes políticos de diversos municípios.
O parlamentar Valcir relata que o encontro foi importante para esclarecer a reforma política e que é um assunto para decidir junto a população . "Vamos levar essas propostas para Amams para que juntos possamos criar um consenso a favor da comunidade".

ASSOCIAÇÃO PRESENTE DIVULGA BALANÇO do MUTIRÃO

ASSOCIAÇÃO PRESENTE DIVULGA BALANÇO do MUTIRÃO

A Associação Presente Padre Tiãozinho divulgou hoje o balanço do número de atendidos durante o Mutirão de Prevenção ao Câncer.

Mutirão de Prevenção ao Câncer atendeu mais de 1680 pacientes em um único dia

1687. Esse é o número de atendimentos realizados durante a 5° edição do Mutirão de Prevenção ao Câncer, que aconteceu no último dia 17 de abril. Foram mais de 10 horas de evento com 200 voluntários concentrados na Praça Doutor Carlos, no Centro de Montes Claros, com o objetivo de prevenir e diagnosticar os cinco tipos de câncer mais frequentes na Cidade, boca, mama, pele, cólo de útero e próstata.

O evento, que já entra no calendário de ações sociais da Cidade, teve sua importância reconhecida por uma empresa do ramo farmacêutico, a ROCHE. Este ano, o Mutirão foi um dos eventos no Brasil que conseguiu patrocínio da Empresa, o que comprova o relevante trabalho prestado pela Associação Presente Padre Tiãozinho na prevenção do câncer. “Estamos muito orgulhosos por termos sido escolhidos para ganhar essa contribuição. Isso é sinal de que estamos no caminho certo e que o amor que empregamos nessa causa não é em vão. Estamos muito agradecidos”, disse Dra. Priscila Miranda Soares, presidente da Associação Presente,

No dia 18 de maio, os pacientes que fizeram exames durante o Mutirão receberão os resultados e os que forem diagnosticados terão a oportunidade de ter a assistência da Associação para iniciarem os tratamentos necessários. Dra. Priscila, ressalta o objetivo da ação. “A missão do mutirão é fazer diagnóstico precoce, levar informação e permitir que, através de exames as pessoas tenham o curso de sua vida mudado e as chances de cura aumentadas. Ficamos muito felizes com as filas cheias”, disse.

A doméstica Lourdes Brito, participou desta edição do Mutirão e contou que acha a ação muito importante. “É muito importante a gente cuidar da saúde porque os médicos não vão até a gente, a gente precisa ir até eles, e se não nos preocuparmos, quem vai fazer isso por mim? Eu soube do Mutirão pela televisão e não pensei duas vezes, participei e fico grata por ter tido essa oportunidade”, afirma.


Maria Fernanda Ruas

COMIDA di BUTECO VAI ATÉ O DIA 03

Comida di Buteco vai até dia 03

Maior concurso de cozinha raiz tem 15 bares participantes e muitas histórias para contar

Desde o último dia 10, o Concurso Comida di Buteco, que este ano tem as frutas como tema, entra na sua última semana. Criado em 2000, o Comida di Buteco torna-se nacional, chegando a todas as regiões do Brasil e traz as frutas para a mesa dos botecos. São 11 estados e o Distrito Federal, somando 20 cidades, 500 botecos e muita história pra contar.
Quanto ao prato concorrente, a fruta não precisa ser a protagonista. Pode ser até mesmo como decoração, desde que seja comestível. Isso aguça ainda mais a criatividade dos donos dos bares participantes.
Em sua nona edição em Montes Claros (as outras foram em 2005, 2006, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014), o Comida di Buteco já consagrou cinco botecos. O Bar Cantina do Léo por três vezes (2005, 2006 e 2010), o Thom Bar em duas edições (2012 e 2014), o Bar Barracão, (2011), Bar da Tia Dalva (2013) e o Bar do Divino (2007).
Este ano, 15 botecos estão na disputa: Bar do Alan, Bar do Baixinho, Bar do Mangueira, Bar do Muci,  Bar dos Amigos, Empório Canadá, Jurumas Bar, Pampulhas Sport Bar, Pettiscus Bar, Quintal Avenida, Rancho Mineiro, Sabor Mineiro, SerTão, Thom Bar e Universo do Beiju.
Com a missão de transformar vidas por meio da cozinha de raiz – Boteco Extensão de Sua Casa –, o Comida di Buteco vem ajudando a mudar histórias de seus participantes. É o caso do José Wilson Soares, do Universo do Beiju. Ele conta que há quatro anos participa e que o concurso trouxe um novo olhar para o seu bar.
“Antes era impensável um namorado dizer para a namorada: vamos a um boteco? Dava até briga. Hoje, as pessoas vão com prazer, despidas de preconceito. Estou muito feliz em participar do concurso. Ganhamos uma grande visibilidade com o concurso”, explica o participante.
Delnice Maria da Conceição Silva, mais conhecida como Nona, é outra que está muito feliz em participar do concurso. Ela é estreante no concurso e avalia a participação. “Tenho recebido muitos elogiosos com o prato que estamos concorrendo. Neste período de evento, tive um aumento de muitos jovens que vem até o meu bar para conhecer o prato Grelhado à Nonesca”. Ela conta que o número de frequentadores cresceu em 20%. “Estou feliz e surpresa com a repercussão positiva que estamos recebendo dos nossos clientes”, disse dona Nona.

Comida di Buteco em números
(*) Índices mensurados em 2014 (números apurados respectivos apenas aos 31 dias de concurso) referentes às 16 cidades participantes no ano:
·        VOTOS: 400 MIL
·        TIRA-GOSTOS VENDIDOS: 340 MIL
·        EMPREGOS GERADOS: 3.900 MIL
·        PESSOAS IMPACTADAS: 4 MILHÕES
·        APROXIMADAMENTE 400 BOTECOS EM 16 CIDADES

Patrocinadores
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.
Cerveja Oficial: Brahma
Patrocinadores Nacionais: Lays, Trident.
Apoio: Doritos, Philadelphia Chandon
Parceiros: Jornal de Notícias, Rádio Unimontes, Dubai Apart Hotel, Espaço Bela Tavolla, Prefeitura Municipal de Montes Claros, Senac, Abrasel.
Promoção: Inter TV Grande Minas
Apuração: Vox Populi.

Lista dos botecos com serviço completo
Bar do Alan – Frango Acompanhado (Frango a passarinho com fatias de Abacaxi). Avenida Brasília, 1495, Maracanã. Terça a Sábado, das 17h à 0h e domingo, das 12h às 22h.
Bar do Baixinho – Lombo Surpresa (Lombo Recheado com queijo coalho e Bacon, servido com molho barbecue). Rua Tupis, 228, Melo.  Segunda a sexta, da 17h às 23h30min.
Bar do Mangueira – Delícias de Boteco (Mix de iscas de carne: peixe, boi e porco) servido com geleia de manga picante. Rua João Souto, 826, Centro. Segunda a sábado, das 18h à 0h.
Bar do Muci – Abacaxiscas de Lombo a La Muci (Iscas de lombo marinadas no limão e abacaxi grelhado). Rua Raul Corrêa, 470, Funcionários. Segunda a sexta, das 17h à 0h30min, sábado das 17h às 2h e domingo das 17h às 0h30min.
Bar dos Amigos – Filé Carmen Miranda (Contrafilé com abacaxi à milanesa, acompanhado de farofa de banana com bacon, calabresa e vinagrete com maçã). Rua Juca Macedo, 418, Funcionários. Segunda a sexta, das 18h à 0h e sábado, das 12h às 18h.
Empório Canadá – Arrumadinho do Sertão (Camadas de purê de mandioca com batata baroa, carne de sol, bacon, lascas de pequi e raspas de limão). Rua Santa Maria, 722, Todos os Santos. Segunda a sábado, das 18h à 0h.
Jurumas Bar – Grelhado à Nonesca (Filé de frango com creme de abacaxi). Rua Palmeiras, 574, Maracanã. Terça a domingo, das 17h30min às 23h30min.
Pampulhas Sport Bar – Carne de Sol Tropical (Carne de sol com abacaxi e manga, acompanhada de banana frita: tipo chips e molho barbecue). Avenida Francisco Peres, 344, Interlagos. Segunda, quarta, quinta e sexta, das 17h às 0h; sábado das 16h à 0h e domingo, das 12h às 22h.

Pettiscus Bar – Filé de frango ao molho de maracujá (File de frango grelhado ao molho de maracujá, acompanhado de fritas e anéis de cebola à milanesa). Avenida Castelar Prates, 856, Augusta Mota. Terça a domingo, das 18h à 0h.
Quintal Avenida – Desafio com o Cerrado (Porção com três tipos de bolinhos especiais de mandioca: carne, queijo, bacalhau com fatias de pequi, acompanhado com molho especial). Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 418, centro. Segunda a sexta, das 11h às 15h e de terça a sábado, das 18h às 3h.
Rancho Mineiro – Costelinha fina (Costelinha com banana à milanesa). Rua Professor Monteiro Fonseca, 236, Vila Brasília. Terça a sexta, das 18h à 0h e sábado e domingo, das 10h à 0h.
Sabor Mineiro – Lombo à Capote (Lombo caramelizado, acompanhado de purê de batata doce e banana enrolada no presunto e muçarela ao molho de goiabada). Rua Itambé, 311, Sumaré. Segunda a sexta, das 17h à 1h30min. Sábado, das 10h30min à 0h e domingo, das 10h30min às 15h e 17h à 0h30min.
SerTão – Lombo do SerTão (Fartos pedaços de lombo de porco, preparados com tempero especial do SerTão, enrolados em bacon e servidos com molho de abacaxi e hortelã. Para acompanhar, farofa de banana). Avenida Nice, 41, loja 01, Ibituruna. Segunda a sexta das 17h30min às 23h e sábado, das 11h às 23h.
Thom Bar – Tocão arretado com sabor do pecado (Ponta de pernil defumado com farofa de feijão verde e banana; banana chips, surpresa de abacaxi e maçã verde temperada). Rua Humaitá, 50, Santa Rita. Terça a sexta, das 18h à 0h e sábado, das 10h às 18h.
Universo do Beiju – Rabanela: Rabada de Panela (Rabada com mandioca e milho verde fatiada com rodelas de banana flambadas e pirão picante). Av. Doutor Luiz de Almeida, 499, Vila Guilhermina. Segunda a sábado, das 18h à 0h.

Serviço: Comida di Buteco 2015
Assessoria de Imprensa: Wesley Gonçalves – (38) 9830-7398 / 9118-5967
Gerente de área: Filipe Pereira
Coordenador Regional: Gustavo Coutinho

Jornalista Wesley Gonçalves
Assessoria e Comunicação
Foto: Iara Veoso

CENTRO CULTURAL sedia EVENTO AMBIENTAL

Centro Cultural é palco de evento de Educação Ambiental

Texto: ASCOM
Fotos: Silvana Mameluque




Foi realizada nesta terça, 28, no Centro Cultural Hermes de Paula, a abertura oficial da Mostra Ambiental "O Estudo Sobre a Água em Fotos e Vídeos", com apresentações musicais e a presença de alunos da rede municipal de Montes Claros.

O evento faz parte do projeto “Água de beber, Água de viver”, temática da Educação Infantil Municipal para o primeiro semestre letivo de 2015, que visa desenvolver nas instituições de ensino um estudo sobre a água, no intuito de conscientizar as crianças e a comunidade montes-clarense sobre a importância de sua preservação.

A secretária municipal de Educação, Suely dos Reis Nobre, se declarou surpresa e encantada com as apresentações dos alunos da rede municipal de ensino. “Esta proposta está sendo desenvolvida desde fevereiro deste ano. É um trabalho de alto nível realizado pelas escolas municipais e com o apoio da Secretaria de Educação”, afirmou.

Para a analista de Educação Thaís Lopes Vieira, o objetivo da Mostra Ambiental é responder a sociedade sobre o mau uso da água, mostrando o que as escolas estão ensinando aos seus alunos sobre o uso correto desta riqueza natural. “Esperamos que a sociedade seja conscientizada”, declarou.

Juliana Tainara Cardoso de Jesus, aluna da Escola Municipal Valdelina Fonseca, afirmou ser muito bom participar do evento.
A exposição, que reúne trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal, fica no Centro Cultural até esta quarta, 29.

CEREST: PALESTRA para funcionários do BNB

Cerest promove palestra
para funcionários do BNB

Texto: Hélder Maurício
Foto: Divulgação


O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou no último dia 14 um ciclo de palestras para funcionários do Banco do Nordeste do Brasil S/A, durante a 1° Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) da instituição bancária. Na oportunidade, a equipe teve a oportunidade de assistir palestras que abordam temas relacionados ao ambiente de trabalho como direito trabalhista e previdenciário, assim como doenças laborais, como Lesão por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e transtornos mentais.          
O Cerest é um órgão federal que funciona na cidade graças à pactuação com o município, responsável por ceder funcionários e espaço físico. A unidade regional está localizada na rua Cassimiro de Abreu, nº 54, no bairro Cândida Câmara, próximo ao Hospital Universitário.

CÂMARA INFORMA....

CÂMARA INFORMA:

Será realizada amanhã (30/04), Audiência Pública para "Discutir sobre a Segurança dos Postos de Combustíveis". 

A preposição é do Vereador Cláudio Prates. 

Local: Câmara Municipal de Montes Claros - Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina.
Horário: 19:30h

Confira a lista de convidados no site: http://cmmoc.mg.gov.br/


Texto: Assessoria Câmara Municipal

ACI: MAXIMIZAR INVESTIMENTOS e RETER TALENTOS

Como maximizar os investimentos com os benefícios oferecidos pelas empresas e reter talentos
 
 Geraldo Drumond alerta para os os empresários se manterem firmes na busca constante de soluções que viabilizem a continuidade e o sucesso de seus negócios(Foto: Márcia Vieira)
No mundo dos negócios, é preciso investir na compreensão do presente para avaliar os riscos e as oportunidades do futuro. Com este espírito a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI - realizou nessa terça-feira, 28 de abril, um café empresarial sob a condução dos consultores Lucas Cabral da AMELT e Geraldo Drumond, da Drumond Soluções Empresariais.
“Além de ter que conviver e absorver todos estes desafios, os empresários do Norte de Minas terão que se manterem firmes na busca constante de soluções que viabilizem a continuidade e o sucesso de seus negócios, por uma série de motivos. O mundo globalizado exige resultados cada vez mais audaciosos, cobrando ainda a conta das suas responsabilidades sociais perante os funcionários. O mercado prevê que a partir deste ano as relações empresa – empregado sofrerão ajustes e concessões discutidas e negociadas pelas partes envolvidas, com o objetivo claro de garantir a viabilidade das empresas e a manutenção dos postos de trabalho”, afirma Lucas Cabral, da AMELT.
Lucas Cabral destaca que as relações empresa/empregado sofrerão ajustes para reter talentos(Foto: Márcia Vieira)

Assim sendo, as empresas deverão criar condições para investirem em benefícios, buscando a melhor equação de custos x benefícios, com o objetivo de reter os seus talentos, pois, apenas oferecer bons salários não será mais um fator determinante para garantir a manutenção de bons funcionários.
Para Geraldo Drumond, “toda época de incertezas é também um momento de grandes desafios, pois com criatividade e muito trabalho técnico, estão encontrando alternativas importantes para seus clientes, ampliando a qualidade dos seguros e benefícios oferecidos e reduzindo significativamente os seus custos”.
Segundo pesquisas realizadas junto a empresas brasileiras, é o seguinte o ranking dos benefícios mais valorizados pelos funcionários de diversos níveis hierárquicos: 1º lugar – Assistência médica;  2º lugar – Assistência odontológica;  3º lugar – Assistência funeral;  4º lugar – Seguro de vida e em  5º lugar – Previdência privada. A AMELT e Drumond atuam com uma visão global do mercado em todos os ramos de seguros e é especializada de forma segmentada nos ramos de Seguros Empresariais Especiais, principalmente aqueles ligados á área de benefícios das empresas, como: Assistência Médica Grupal, Assistência Odontológica Grupal e Seguro de Vida em Grupo.
Lucas frisa que “escolher uma boa seguradora ou operadora de assistência médica e odontológica que prestará serviços para a sua equipe é só o primeiro passo. É preciso saber também se a corretora de seguros que dá assistência à sua empresa possui conhecimento técnico sobre o assunto e está capacitada para resolver todas as necessidades e demandas junto às operadoras e seguradoras selecionadas”.

Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

NORTE de MINAS: ÁGUA DESSALINIZADA para CONSUMO

Municípios do Norte de Minas terão água dessalinizada para consumo 

Texto: André Senna
Foto: Luíz Alberto caldeira

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 28, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço do Programa Água Doce (PAD). 
O Programa tem como objetivo levar água de qualidade ao semiárido, através da dessalinização de água subterrânea, tornando-a saudável e absolutamente potável. O PAD é promovido através de uma ação conjunta do Ministério do Meio Ambiente, SEDRU (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana) e municípios.  
O prefeito Ruy Muniz, presente à cerimônia, afirmou que o programa é de fundamental importância  para a região, que passa por uma das maiores secas dos últimos anos. Ele lembrou que, em Montes Claros, o PAD ainda não pode ser implantado, já que o município não é considerado como pertencente ao semiárido. "É importante que cidades como Montes Claros e Brasília de Minas, por exemplo, sejam reconhecidas legalmente como parte do semiárido, já que possuem as mesmas características", destacou. 
Renato Saraiva Ferreira, coordenador nacional do programa, falou sobre os avanços e ainda sobre a importância de se oferecer aos municípios água de qualidade, evitando, assim, males à saúde da população.
O secretário da SEDRU, Tadeu Martins Leite, destacou os benefícios que o programa trará para a saúde de milhares de pessoas que necessitam de água de qualidade.


SEDRU: ORDEM de SERVIÇO do PROGRAMA ÁGUA DOCE



Governo de Minas assina ordem de serviço do Programa Água Doce
Os diagnósticos que vão identificar as localidades beneficiadas já começam no próximo mês



A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) assinou a Ordem de Serviço para execução dos diagnósticos do Programa Água Doce (PAD), que vão identificar as 69 localidades do semiárido mineiro que serão contempladas pelo Programa e ofertar água de boa qualidade para cerca de 27 mil pessoas.

Aassinatura foi durante a abertura da Oficina de Capacitação, realizada nesta manhã, no auditório da Associação de Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros, que reuniu prefeitos, secretários e técnicos dos 85 municípios do semiárido. Com isso, as empresas licitadas para realizar os diagnósticos já podem iniciar as pesquisas de campo e testes que vão apontar, dentre as 279 localidades que serão avaliadas, aquelas 69 que serão atendidas pelo PAD.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite, anunciou, ainda, que uma nova fase do Programa Água Doce, deverá ser realizada, em Minas Gerais, para atender todos os municípios do semiárido e para isso, convidou os prefeitos para serem parceiros do Estado. “Os municípios podem e devem ser nossos principais aliados na identificação das demandas locais de abastecimento e nos apontar os rumos para que possamos pleitear novos recursos no Governo Federal e pactuar uma nova fase do Programa Água Doce para o Estado de Minas Gerais”, afirmou.

O coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva Ferreira, assegurou a existência de recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, para uma nova fase do programa e salientou que oferta de água de boa qualidade para a população deve ser uma política pública permanente. “A crise hídrica que vivemos é reflexo de uma crise ambiental,precisamos encontrar alternativas viáveis e sustentáveis e tomar medidas efetivas e definitivas para tratar a questão”, conclui.

Para os prefeitos e secretários presentes no evento esta será uma ação fundamental para região, sobretudo pelo cenário de seca encontrado. “Precisamos contar com águas subterrâneas, dos poços artesianos e muitas delas são salobras ou com muito calcário, então esses dessalinizadores serão importantes para garantir o aproveitamento dessa água”, disse o prefeito Valdir Rodrigues de Oliveira, de Gameleiras, que vai encaminhar à Sedru, as demandas do município, a fim de ser contemplado pelo PAD.


Diagnósticos terão olhar social técnico e ambiental

Durante os três dias de Oficina do Programa Água Doce, os técnicos dos municípios serão capacitados para a realização dos diagnósticos socioambientais e técnicos que vão garantir informações bem detalhadas da região, embasando a tomada de decisão em relação às comunidades e orientando novas políticas para o semiárido.

O programa prioriza as regiões em situação mais críticas, baseado em critérios como os menores índices de Desenvolvimento Humano (IDH), altos percentuais de mortalidade infantil, baixos índices pluviométricos e com dificuldades de acesso aos recursos hídricos, assim como o Índice de Condição de Acesso à Água do Semiárido (ICAA), desenvolvido a partir do cruzamento dos mesmos indicadores.

O Programa Água Doce é uma ação do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Coordenação Nacional do Programa Água Doce (PAD), e em Minas Gerais é executado pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Instituto de Gestão das Águas (Igam) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

A Oficina continua amanhã (29) e termina na quinta-feira com a realização de uma atividade de campo na Comunidade de Bengo, na zona rural de Montes Claros.

Ascom/Sedru
28/04/2015