terça-feira, 4 de agosto de 2015

Da SÉRIE: BH....

Da SÉRIE: BH...

Com os queridos e super especiais BRENO MILAGRES  e T. MARTINS




ISSO É BOM....

ISSO É BOM...



Inhotim passa a permitir fotos dentro das galerias

Imagens, porém, devem ser feitas sem uso de flash ou acessórios como tripé ou o 'pau de selfie'

 Walter Sebastião - EM Cultura Publicação:04/08/2015 08:53Atualização:04/08/2015 09:26

A partir de hoje, o público poderá fazer fotos dentro das galerias do Instituto Inhotim, mas sem usar flash, tripé ou pau de selfie. Rodrigo Moura, diretor artístico do centro de arte contemporânea, explicou que a proibição de fotografar visava evitar práticas invasivas que incomodam os visitantes. “Mas o mundo mudou. Hoje, existe uma relação contínua e direta entre ver obra, fazer a foto e partilhá-la”, afirmou.

Leia mais: http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/arte-e-livros/2015/08/04/noticia_arte_e_livros,170264/inhotim-passa-a-permitir-fotos-dentro-das-galerias.shtml

MEMÓRIAS do SERTÃO


Memórias do sertão »

Único remanescente da expedição de Guimarães Rosa pelo sertão relembra histórias

Aos 80 anos, Criolo rememora viagem de 1952, e fala sobre a recusa do escritor em abandonar o percurso com a boiada, além de seus dias de treinamento na fazenda para aprender a montar 

 Mariana Peixoto - EM Cultura Publicação:04/08/2015 08:40Atualização:04/08/2015 08:41

 

 Primos de segundo grau, Joãozito e Chico mal se conheciam. Enquanto um tinha deixado o interior, o outro passava a vida entre suas fazendas no sertão mineiro. Mas um jipe ano 1951 acabou unindo-os. Chico pediu a Joãozito, influente na capital federal, que liberasse na alfândega o recém-comprado veículo importado. E a história de Joãozito e Chico nunca mais foi a mesma.

Há pouco chegado de uma temporada em Paris, João Guimarães Rosa – na família conhecido como o Joãozito, filho de Chiquitita – era, naquele início de 1952, chefe de gabinete do então ministro das Relações Exteriores João Neves da Fontoura.
A família Guimarães, por sinal, era pródiga em Franciscos. Chico, na verdade Francisco Guimarães Moreira, era filho de Chiquinha, tia da mãe de Guimarães Rosa, a já citada Chiquitita. Um favor leva a outro e, depois desse primeiro contato no Rio de Janeiro, Guimarães pediu a Chico que lhe apresentasse o sertão.

Foi assim que, entre 17 e 26 de maio de 1952, Guimarães Rosa empreendeu sua célebre expedição pelo sertão. A viagem inspiraria 'Corpo de baile', lançado no início de 1956, meses antes de sua obra-prima, 'Grande sertão: veredas', ser publicada.

Ao longo dos 241 quilômetros que dividem as fazendas Sirga (em Três Marias) e São Francisco (em Araçaí, nas proximidades de Sete Lagoas), Guimarães Rosa conheceu e conviveu com Manuelzão (o capataz), Zito (o guieiro e cozinheiro), Bindóia (o tocador de berrante), Tião Leite, Gregório, Santana e Pedro Baiano. Com os boiadeiros, transportou 180 cabeças de gado.

Todos os personagens desta história já morreram, à exceção de um. Chico Moreira não acompanhou o primo sozinho. Levou consigo o filho caçula, de nome também Francisco, um garoto que, aos 17 anos, sabia manejar uma boiada. Tinha sido inclusive cozinheiro e capataz de uma viagem. Era o sétimo filho de Chico, um garoto muito branco, loiro, de olhos verdes. Tão branco que chegava a incomodar a mãe, que chamava o menino, desde pequeno, quando o aninhava, de meu “preto, criolinho”, para ver se ele pegava uma cor.

Desta maneira, Francisco Guimarães Moreira Filho virou Criolo. E para toda a vida. Ainda hoje, aos 80 anos, ele só gosta de ser chamado pelo apelido. Se alguém chegar a Sete Lagoas perguntando por Francisco, ninguém vai saber quem é.

ADVERTISEMENT
PASSADO

Única testemunha viva da expedição, Criolo sabe reverenciar o passado. Guarda todas as imagens da época, reproduções das fotografias que Eugênio Silva fez para a revista O Cruzeiro no final da viagem. E fala da aventura como se fosse ontem.

“Guimarães Rosa falou com papai: ‘Eu escrevo, mas não vejo. Quero sentir de perto a boiada, tenho vontade de conhecer o sertão’”, conta Criolo. Chico Moreira preparou o terreno para a chegada do primo. Que chegou a Araçaí de trem de ferro. Chico e Criolo pegaram Guimarães, o levaram no tal jipe 51 para a Fazenda São Francisco e lá pernoitaram. No dia seguinte, rumaram, ainda de jipe, para a Sirga.

“Lá ele andou a cavalo uns dias para poder treinar. Ele não sabia montar”, relembra Criolo. Mas pegou o jeito rapidinho. Após o treinamento, o grupo de vaqueiros, mais Chico, Criolo e Guimarães Rosa, fez a saída da boiada, que não era uma coisa nada fácil.

Guimarães Rosa seguiu viagem com os vaqueiros, enquanto Chico e Criolo foram cuidar da vida. A viagem pelo sertão estava prevista para durar 10 dias. O dono da boiada, temeroso do que pudesse ocorrer com o primo da cidade, resolveu buscá-lo mais cedo. “Vamos encontrar com eles em Andrequicé, porque Guimarães Rosa não vai dar conta de ir a cavalo. Ele já conheceu o sertão, lidou com peão, a vontade que ele queria foi feita. Pode ir embora de carro com a gente”, foi o que o dono da boiada disse ao filho.

Porém, ao encontrar o grupo, Chico Moreira levou um redondo não de Guimarães Rosa. “Ele disse para papai que não iria embora de jeito nenhum, que queria ir a cavalo até o fim”, relata Criolo. Vontade feita, Chico e o filho saíram a cavalo de madrugada, se reuniram com o grupo e fizeram todo o caminho de volta até a Fazenda São Francisco.

Foi na parte final da viagem que eles se encontraram com a equipe d’O Cruzeiro (além de Eugênio Silva, estava o repórter Álvares da Silva). Lá em São Francisco, Criolo relembra, o fotógrafo pediu que o grupo remontasse o acampamento que havia feito durante a viagem. Também fez a imagem em frente ao curral, com o escritor, Chico Moreira, Criolo e os boiadeiros enfileirados.

EM BH- CAFÉ com LETRAS...

EM BH- CAFÉ  com LETRAS


Olá , tudo bem?
Esta semana temos um convite para fazer: que tal degustar um prato diferente no Café com Letras? Nos últimos tempos, temos percebido que muito de nossos amigos e clientes não sabem que todas as semanas apresentamos um menu diferente. Até quinta, por exemplo, você pode degustar o delicioso filé ao Jack Daniels com batatas gratinadas. Não perca essa oportunidade de aproveitar sempre novos pratos do Café, pergunte ao garçom pelas sugestões da semana (ou passe pelo nosso site) e bom apetite!

Mas calma, ainda temos mais convites para fazer! Começa amanhã a nova exposição “A Morte da Bicicletas” que, embora tenha um nome fúnebre, é composta por lindas imagens! Além disso, temos shows com José Namen Trio e início do Piano Bar Backer com Clóvis Aguiar. As informações sobre todos esses eventos estão logo aí embaixo.

Boa leitura e esperamos vê-lo(a) por aqui! 
Like Abertura da exposição "Morte das Bicicletas", Piano Bar com Clóvis Aguiar, Jazz com José Namen Trio + Sugestões da Semana on Facebook     share on Twitter

Abertura da exposição "A Morte das Bicicletas"

[terça, dia 4, às 19h, no Café com Letras Savassi]
O que era lixo urbano virou arte e ganha corpo com a exposição “A Morte das Bicicletas”, em cartaz no Café com Letras Savassi a partir de amanhã. O fotógrafo Bruno Senna passou por cidades europeias e registrou o fim das magrelas nesses locais.  + infos


Sugestões da Semana

[até a próxima quinta, dia 6, nas duas unidades do Café com Letras]
Você vai poder saborear alguns pratos novos esta semana, entre eles  a tábua de frios com gorgonzola, canastra, brie, parma, salame italiano, tomate seco e ciabatta além do filé ao Jack Daniels com pimenta rosa e batatas gratinadas. Aproveite!

Piano Bar Backer com Clóvis Aguiar

[quintas, dia 3, às 20h, no Café com Letras Liberdade]
Em suas apresentações no Café com Letras, o pianista Clóvis Aguiar trará um repertório de MPB instrumental e temas de sua própria composição. Além disso, vai tocar, durante o mês, temas de Tom Jobim, Egberto Gismonti, Pixinguinha, Chico Buarque, bem como alguns standards americanos.

Savassi Festival

Assista a um trecho do show de Gil Costa no Savassi Festival e veja como foi o lançamento do primeiro álbum ("Ticonino") desse saxofonista mineiro. 


Café com Letras Savassi
Rua Antônio de Albuquerque, 781
Funcionamento: segunda a quinta , das 12h à 0h; sexta e sábado, das 12h à 1h e, no domingo das 17h às 23h.
Telefone: (31) 3225 9973

Café com Letras Liberdade
Centro Cultural Banco do Brasil - Praça da Liberdade, 450
Funcionamento: segunda, das 10h às 21h; quarta a sexta, das 10h às 21h; sábado e domingo, das 9h às 21h.
Telefone: (31) 8492 1167

PREFEITURA INAUGURA ASFALTO no STa. RAFAELA

Prefeitura inaugura asfalto em ruas do bairro Santa Rafaela

Texto e Fotos: Márcia Vieira

O bairro Santa Rafaela viveu uma noite de alegria e comemoração na última sexta-feira (31), quando moradores se reuniram para brindar a chegada do asfalto, comandado ao som de Júnior Sareva e banda. “O asfalto veio, veio na hora certa e ameniza bastante a nossa situação. Só tenho a agradecer”, disse Ducimar Ribeiro da Silva, moradora da Rua Geralda Monteiro.

Maria Salomé é vizinha de Ducimar e também fez questão de demonstrar a sua felicidade: “Há 20 anos eu espero por isso. Realizamos um sonho”. mAs obras de infraestrutura realizadas já passaram por diversos bairros da cidade. Antes do asfaltamento, as ruas passam pelo processo de drenagem, que garantem o escoamento da água e evitam alagamentos na época de chuvas.

O vice-prefeito José Vicente de Medeiros afirmou: “tenho orgulho de fazer parte da história do bairro, já que o local foi batizado na minha época de vereador desta cidade”. “Estou emocionado. Sair do sofrimento de se deparar com lama e poeira, é sinal de dignidade”, destacou o vereador Sérgio Pereira, morador e defensor da região.
“O asfalto foi possível graças à organização da casa. Pra realizar, ir adiante, é preciso planejar e ter responsabilidade fiscal, fazendo as coisas da maneira correta. É o recurso de vocês que é aplicado aqui, revertido em benefício para toda a cidade que passa por um processo de pavimentação em toda a sua extensão”, disse o prefeito Ruy Muniz.



--

SANTO INÁCIO: ASFALTO COMEÇA

BAIRRO SANTO INÁCIO

Prefeitura assina ordem de serviço para o asfaltamento de ruas

Texto e Fotos: Márcia Vieira

A noite da última sexta-feira (31) foi de festa para moradores do bairro Santo Inácio. Moradores antigos e mais recentes vibraram com a boa notícia: o bairro é o mais novo contemplado com o asfalto, numa programação que já inclui mais de 40 bairros asfaltados no perímetro urbano. Ana da Conceição Rodrigues, apesar de morar há apenas cinco anos na região, comemorou: “construí a minha casa na esperança de ver a rua asfaltada , mas confesso que não esperava que acontecesse tão rápido”, disse.


Já para José Mílton Gonçalves, a ausência de asfalto é um problema que dura há 25 anos: “A poeira interfere na nossa respiração e traz muitas doenças. Se este asfalto chegar mesmo é a realização para todos os moradores. Vai ser o maior benefício alcançado pela região. Se desta vez não acontecer, a gente vai morrer esperando”.


José Mílton já pode respirar bem e aliviado. Nesta segunda-feira (3), as máquinas deram início ao serviço. Outro que está satisfeito com a novidade é Almir Mendes Damascena, que reside na região há 36 anos. Para ele, que foi o segundo presidente da Associação de Moradores, “o asfalto é o que mais queremos e precisamos”.

Durante a solenidade de assinatura, o Vereador Sérgio Pereira, amigo do bairro, declarou: “o asfalto é de qualidade e o trabalho vai continuar. Além destas ruas anunciadas hoje, outras serão asfaltadas”. O que foi confirmado pelo Prefeito Ruy Muniz, cujo planejamento de obras, inclui o asfaltamento em 100% da cidade: “precisamos dar saúde e qualidade de vida à população e o asfaltamento faz parte disso”.

Raquel Muniz, deputada federal, participou do evento e novamente colocou o seu mandato na Capital Federal à disposição dos moradores da cidade e região. “O nosso trabalho lá em Brasília tem reflexos aqui. É revertido em obras e benefícios para a cidade e região”.


O vice-prefeito José Vicente de Medeiros, conhecedor do bairro, contou que o local faz parte do seu percurso há muitos anos. É o caminho que ele toma em direção à cidade de Bocaiúva, quando em procissão. Bem humorado, Medeiros  encerrou dizendo que: “este bairro era feio, mas vai virar uma tetéia!”



PLANT/AO SAMU INFORMA...

PLANTÃO SAMU MACRO NORTE
 
Final de semana, 31 de julho a 02 de agosto de 2015

As unidades do SAMU realizaram em Montes Claros, no final de semana, 170 atendimentos, sendo 113 casos clínicos; 53 ocorrências de acidente de trânsito; três vítimas feridas por arma de fogo e uma vítima de agressão física.
 
No domingo, 02/08, foram 16 atendimentos a vítimas de acidente envolvendo motocicleta; um homem de 29 anos que sofreu agressão física no bairro Eldorado e apresentava ferimentos na abeca; e dois homens, de 22 e 29 anos, feridos por arma de fogo, no bairro Santa Lúcia.
 
No sábado, 01/08, foram 14 atendimentos a vítimas de acidente envolvendo motocicleta; e um homem de 19 anos ferido por arma de fogo, na Vila Campos.
 
Na sexta-feira, 31/07, foram 13 atendimentos a vítimas de acidente envolvendo motocicleta; três pessoas, de 29,16 e 06 anos, feridas em um capotamento de veículo (Pálio), ocorrido na comunidade rural de Mocambo Firme; um homem de 55 anos ferido em uma colisão entre carreta e caminhão, na BR-251, km 442, e seis pessoas feridas em um acidente ocorrido na BR-135, próximo à comunidade de Lagoinha, envolvendo dois veículos (Ranger e Logan).
 
Em todas as ocorrências os feridos receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhados ao hospital para avaliação.
 
 
logo sem fundo 1 (2).png
 
Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte

CRISE na SAÚDE: ESTADO TUMULTUA ATENDIMENTO MUNICIPAL

CRISE NA SAÚDE
Paralisação de procedimentos do SUS pela
Secretaria de Estado da Saúde tumultua
atendimento hospitalar em Montes Claros

Texto: Eduardo Brasil
Fotos: Divulgação

A garantia de que a partir do dia 1º de agosto a equipe de regulação de leitos da Superintendência Regional de Saúde estaria “preparada para assumir a gestão plena de saúde”, em Montes Claros, oferecendo à população do Norte de Minas atendimento “necessário, transparente e eficaz”, dada pela superintendente do órgão, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, não se confirmou na prática. Pelo contrário! O que se viu nos hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde), em Montes Claros, neste sábado, primeiro dia do mês, foi muita confusão, desassistência e praticamente a paralisação dos serviços de regulação de leitos, o que atingiu milhares de pacientes da cidade e também de outros centros urbanos do Norte de Minas. Eles se viram, além de desassistidos, sem nenhuma informação sobre o que ocorria e a quem recorrer.

SENHAS DESATIVADAS
O problema teria tido origem na desativação, pela Secretaria de Estado da Saúde, das senhas que os médicos do município utilizam para acesso à AIH (Autorização das Internações Hospitalares), para realização de procedimentos de urgência e previamente programados (eletivos). Assim, a equipe médica de Montes Claros, “treinada, especializada e disponível para esta atividade”, ficou impedida de autorizar qualquer procedimento.
Nesta segunda-feira (3), após questionamentos dos prestadores de serviços hospitalares sobre a demora para autorização dos procedimentos, e decidida a impedir maiores prejuízos à assistência hospitalar no Norte do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, consultou o suporte técnico indicado pelo sistema SUS FÁCIL a respeito da desativação das senhas.

RECUO DO ESTADO
Imediatamente após a iniciativa municipal, a Secretaria de Estado da Saúde recuou da decisão de cassar as senhas para acesso às AIHs e de abrir mão da experiência e da capacidade dos médicos em Montes Claros para a regulação, determinando a reativação dos documentos. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que o episódio demonstra que a SES, ao contrário do que afirmou a superintendente da SRS, Patrícia Mendes, não tem equipe constituída para a eficiente realização das autorizações de internação hospitalar e de procedimentos eletivos. A nota conclui que o município está seriamente preocupado com a “arbitrariedade” da SES, o que agrava o quadro da saúde e prejudica ainda mais o usuário do SUS em toda a região.

ALUNOS ESPECIAIS: MOTORISTAS E MONITORES SÃO TREINADOS

Motoristas e monitores são treinados para
o transporte adequado de alunos especiais

Texto: Hélder Maurício

Nessa segunda-feira (3), motoristas que fazem o transporte escolar nas escolas municiais passaram por um treinamento.  O objetivo do evento, realizado na Escola Municipal Dona Vidinha Pires, é instruir esses profissionais no que diz respeito ao transporte adequado de alunos especiais para educandários municipais.
O serviço prestado terá o monitoramento da Coordenadoria de Educação Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião passaram pelo treinamento quatro motoristas e oito monitores.