domingo, 11 de novembro de 2018

Da FOTOGRAFIA....INCLUSÃO

Foto da capa: Antonio Carlos Lopes Camelo.
 Maior festival de fotografia do País tem como principal tema a inclusão social

 01/11/2018

Fonte: http://fotografiatododia.com.br/maior-festival-de-fotografia-do-pais-tem-como-principal-tema-a-inclusao-social/

 Festival Internacional Brasília Photo Show cria a Cidade da Fotografia e traz mais de 50 atrações para fotógrafos amadores e profissionais

O Festival Internacional Brasília Photo Show – maior evento de fotografia do Brasil – chega a sua quarta edição em 2018 e traz uma grande novidade para o público: a Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo, que irá contar com exposições, workshops e palestras com renomados fotógrafos, shows culturais, tour fotográfico e leilão social. Gratuito, o evento será entre os dias 15 a 18 de novembro na Capital Federal e também contará com museu de fotografia, feira de tecnologia de imagem, além da grande festa de premiação. A expectativa para esta edição é de aproximadamente 30 mil pessoas e é necessário se cadastrar no site do evento.
Foto: Leonardo Patschiki
De acordo com Edu Vergara, curador e organizador do evento, a transição do Festival para a criação da Cidade da Fotografia foi devido ao crescimento no número de inscrições para o concurso fotográfico Brasília Photo Show e o interesse crescente do público pelas fotos. “Recebemos este ano cerca de 12 mil imagens, 3 mil a mais que na edição passada. Com o avanço das tecnologias fornecidas pelos aparelhos celulares, drones e tablets, qualquer pessoa é um fotógrafo em potencial. O interesse por esta arte cresceu e o objetivo do Festival é incentivar ainda mais esse segmento”, conta Vergara.

Inclusão é um dos principais focos desta edição

Durante o Festival, o público poderá conferir cerca de 2000 imagens de mais de 2 mil fotógrafos de todo o País. Com foco na inclusão social, o evento traz exposições de profissionais com deficiência auditiva, física, com Síndrome de Down e visual, como o fotógrafo piauiense João Maia. Aos 43 anos, e há 15 com deficiência após desenvolver uma doença autoimune, João foi o primeiro fotógrafo deficiente visual a registrar uma Paralimpíada e agora irá levar toda sua experiência e superação à Cidade da Fotografia.
Outros importantes nomes da fotografia inclusiva que estarão no Festival são os jovens com síndrome de Down Jéssica Mendes e o Mohamed Dalloul. Mohamed já expôs suas imagens na Heart & Sold, galeria do Reino Unido que representa artistas com síndrome de Down do mundo inteiro. Com o tema “Fotografia Inclusiva”, a paranaense de Maringá Maria Angelita Djapoterama também irá levar ao público a sua experiência a partir de trabalhos realizados com povos indígenas e deficientes.
Além das exposições, o assunto também será abordado em parte das mais de 25 palestras que acontecerão gratuitamente durante o Brasília Photo Show.  

Um festival para todos.

De acordo com o organizador, a Cidade da Fotografia promete ser o maior evento do segmento no País. “Serão quatro dias de muitas atividades, não apenas para quem curte fotografar, mas para quem adora contemplar belas imagens e interagir com fotógrafos. Além disso, o festival dará a oportunidade para que fotógrafos amadores se especializem. A ideia é democratizar a arte da fotografia”, comenta Vergara. E pensando no fotógrafo amador, um dos palestrantes convidados é o técnico em mecatrônica e nanotecnologia Alberto Sousa, que vem com o tema “15 coisas que você nunca deve fazer com seu equipamento fotográfico”.
Além das palestras e exposições, a Cidade da Fotografia ainda irá trazer uma ampla estrutura com brinquedoteca e oficinas fotográficas para as crianças, desfile de moda fotográfico, museu da fotografia e, claro, a grande festa de premiação – momento que será revelado e entregue as estatuetas para as 20 melhores imagens selecionadas no concurso deste ano. Outras novidades deste ano é o Espaço Gourmet, que além de shows com diferentes bandas brasilienses, contará também com a presença do Slow Food Cerrado, Fic Brasile (Federação Italiana de Cozinheiros), entre outros menus preparados por diferentes chefes e ainda artesanato e paisagismo.
Por ser um evento fotográfico, é necessário um cadastramento que poderá ser realizado no site https://brasiliaphotoexpo.com.br/. A Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo ocorre entre 15 a 18 de novembro, das 10h às 22h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães de Brasília. A entrada é gratuita e a faixa etária é livre.

Horário de funcionamento:
Festival Internacional de Brasília
Data: 15,16, 17 e 18 de novembro
Foto: Raylanderson Rodrigues da Frota
Horários: Quinta: 12:00 as 22:00
Sexta e sábado: 10:00 às 22:00
Domingo: 10:00 às 21:00
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília.



CIMAMS: RETENÇÃO de RECURSOS PAUTA ENCONTRO COM MP

RETENÇÃO DE RECURSOS POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO É RECHAÇADA PELO MP

O coordenador das Promotorias do Patrimônio Público do Norte de Minas Gerais, Paulo Vinícius, recebeu na manhã desta sexta-feira 09/11, da comissão formada por cinco procuradores do Norte de Minas, e três prefeitos dos municípios de Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal; de Jaíba, Reginaldo Silva; e de Guaraciama, Rafael Veloso, um manifesto que informa as ações que serão tomadas nos municípios para o enfrentamento da crise financeira. 

Os membros da comissão e o presidente do Cimams, Edmárcio Moura Leal, juntamente com os prefeitos presentes à reunião, comemoraram o compromisso feito pelo promotor Paulo Vinícius, de encaminhar aos representantes do Ministério Público (MP) da região a cópia do manifesto e ao mesmo tempo a Promotoria local para que possa ter uma maior abertura de diálogo com os gestores públicos municipais, diante da atual crise que leva a paralisação de alguns essenciais, assim como enxugamento da máquina.   

O presidente do CIMAMS, Edmárcio Moura Leal, fez um breve relato sobre atual situação em que os municípios da região vem enfrentando nos últimos meses, principalmente no período pós-eleitoral, onde a crise financeira se agravou ainda mais.  Informou ainda, que em algumas prefeituras o salário do funcionalismo está comprometido devido a retenção do repasse dos recursos oriundos do Governo do Estado, como a ICMS e Fundef. 

A comissão relatou que, assim como as prefeituras e o seus gestores são penalizados pela suspenção dos serviços básicos, tais como: saúde, educação, transporte escolar e outros, os procuradores e prefeitos querem que o Estado seja também, penalizado criminalmente pelo confisco dos recursos que são de direito dos municípios, através do Ministério Público. 

O Promotor de Justiça revelou que acha um absurdo a atitude do Governo do Estado com os municípios e que o mesmo tem que ser responsabilizado. Diante dos fatos expostos pelos procuradores e prefeitos, se dispôs a acompanhar os trabalhos da comissão de procuradores, contribuindo com seu conhecimento jurídico e amparo legal para as ações propostas.
 
Além disso, Paulo Vinícius propôs uma reunião na próxima semana entre a comissão de procuradores municipais do Norte de Minas e o Procurador Geral do Ministério Público do Estado de Minas Gerais para entrega do Manifesto e proposição de ações imediatas em conjunto com os municípios, em reunião que acontecerá em Belo Horizonte. 

Arthur Júnior
ASCOM/CIMAMS
Norte de Minas, sexta-feira, 9 de novembro, de 2018