quarta-feira, 1 de julho de 2015

E POR FALAR em MARATONA...

E por FALAR  em MARATONA....
Um registro de um dos atletas mais frequentes em competições: GERALDO OLIVEIRA. O sr. Geraldo participa de maratonas locais e pelo país.  Há cerca de 15 anos trocou o cigarro pelo estilo de vida saudável e não se arrepende. Experiente e defensor do esporte, adora falar sobre o assunto e tem muito a acrescentar com suas opiniões. Merece ser ouvido. Fica a dica para os organizadores de competições. E para os nossos navegadores, o registro e o carinho deste blog ao Sr. Geraldo, em dois momentos: ao lado do amigo ROY e do filho DANIEL.




MEIA MARATONA de MONTES CLAROS- ENTREGA DE KITS

MEIA MARATONA DE MONTES CLAROS
Entrega dos kits para a prova será nesta quinta-feira

Texto: Attilio Faggi Jr.

Após o fim do período de inscrições, que terminou no dia 30 de junho, os atletas que irão participar da Meia Maratona Aniversário de Montes Claros - José Nardel, a ser realizada no dia 5 de julho em homenagem aos 158 anos de Montes Claros, devem retirar o kit, composto por número, camiseta e chip, nesta quinta-feira (2). Além da corrida de 21 km, ainda será realizada uma corrida de 5 km e uma caminhada de 3 km. A corrida terá largada, no próximo domingo, 5 de julho, na Praça dos Jatobás, às 8 horas, sendo que a concentração começará às 7 horas.
Os atletas que se inscreveram na caminhada e nas categorias escolar (entre 14 e 17 anos) e para portadores de necessidades especiais (percurso de 5 km), que são gratuitas, deverão levar 1 kg de alimento não perecível no momento da retirada do kit, que é composto pelo número do atleta, camiseta e chip. Para as outras categorias é necessário levar o comprovante de inscrição e documento de identidade até a sede da Secretaria Adjunta de Esportes (rua Enor de Brito, nº 22, na Praça dos Jatobás), nesta quinta-feira, 2 de julho, entre 8 e 17 horas.
Ainda é interessante para os atletas acessar o site do evento (www.meiamaratonademoc.com.br) para ter informações sobre nutrição pré-competição e qualquer comunicado da organização do evento.

CÂMARA faz HOMENAGEM a DEPUTADA RAQUEL MUNIZ

Câmara Municipal faz homenagem à deputada federal Raquel Muniz 

 Texto: Christine Antonini / Foto: Reprodução internet

A Câmara de Vereadores aprovou na terça-feira (23/06), a concessão da "Medalha Ivan José Lopes de Honra Montes Claros" à deputada federal Raquel Muniz (PSC). A cada ano, um membro da sociedade montesclarense é agraciado com a medalha que é confeccionada em ouro maciço.
A comenda é considerada a principal e mais importante honraria concedida a um cidadão pelo Poder Público do Município. A escolha do homenageado, é baseada na contribuição social, política, econômica e cultural do indicado. A medalha leva o nome do ex-vereador Ivan José Lopes que por quatro mandatos representou a população no legislativo de Montes Claros, sendo presidente duas vezes. Ao todo foram entregues 42 Medalhas, a primeira foi concedida em 1973. A medalha já foi concedida a nomes que contribuiu com a história de Montes Claros, do Estado e do país, a exemplo dos ex-prefeitos, Antônio Lafetta Ribeiro e Pedro Santos, do historiador Hermes de Paula, ex-governador do Rio de Janeiro e ex-ministro montesclarense Darcy Ribeiro. Também foram homenageados nomes como, o ex-governador de Minas Gerais e ex-vice presidente da República, Aureliano Chaves e os ex-senadores e ex-vice-presidentes, Marcos Maciel e José Alencar.
A medalha será entregue na próxima sexta-feira (03/07), data em que se comemora aniversário da cidade. O evento acontecerá no Plenário da Câmara a partir das 09 horas, com a presença de diversas autoridades e personalidades do Município.

A homenageada
Raquel Muniz é graduada em medicina e pedagogia, desde 1980, está a frente de vários empreendimentos educacionais da região. Ao lado do marido Ruy Muniz, construiu uma história que começou com escola de ensino médio e trouxe a primeira faculdade particular para Montes Claros. Hoje, o Grupo está entre as maiores instituições de ensino do país.

Em 2014 Raquel Muniz foi eleita deputada federal, sendo a mulher mais votada do estado de Minas Gerais. A deputada apoia projetos sociais ligados às crianças e aos idosos, como o Flores do Cerrado, Fundação Sara e Projeto Presente e também é colaboradora da Pastoral Carcerária.


Ana Paula Paixão
Christine Antonini
Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Montes Claros-MG

SALA do EMPREENDEDOR e SEBRAE: PROPOSTAS para PLANO DIRETOR

Sala do Empreendedor e SEBRAE apresentam propostas para o Plano Diretor de Montes Claros


Após vários meses de estudo, a equipe técnica da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Montes Claros, em conjunto com técnicos do SEBRAE, elaborou um documento com propostas para serem introduzidas no Plano Diretor da cidade.

O documento representa um grande avanço para as micro e pequenas empresas de Montes Claros, uma vez que a legislação municipal é antiga e traz pouca referência aos incentivos concedidos a este segmento.

No documento constam sete eixos, com diretrizes voltadas para alavancar a economia local, e 27 pontos estratégicos que deverão ser observados como fundamentais para o fortalecimento das micro e pequenas empresas da cidade.

O documento foi entregue ao coordenador da equipe de atualização do Plano Diretor de Montes Claros, Jefferson Tolentino Trindade, pelo coordenador do Programa de Implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em Montes Claros, Luciano Meira, e pela técnica do SEBRAE, Wiviany Freitas. 

"Acreditamos que, através do novo Plano Diretor de Montes Claros, começaremos a construir uma cidade do futuro. Uma cidade que terá uma projeção para os próximos vinte anos. As micro e pequenas empresas, tão esquecidas em outras administrações, se farão presentes através deste documento que agora apresentamos. Parabéns à equipe do Plano Diretor, por estar vencendo este grande desafio, construindo o caminho do nosso futuro", concluiu Luciano Meira.

A Sala do Empreendedor, em parceria com o SEBRAE e a assessoria jurídica da Prefeitura, está realizando um amplo levantamento para descobrir quais leis podem ser implantadas em Montes Claros com o objetivo de beneficiar ainda mais os pequenos negócios locais, turbinando a economia da cidade e, por consequência, gerando mais emprego e renda.

PLANO DIRETOR – O Plano Diretor Municipal é um instrumento de planejamento estratégico que define diretrizes sobre ocupação e uso do solo e melhoria da qualidade de vida da população. O Plano Diretor que vigora em Montes Claros foi feito ainda no ano de 2001. Como parte do processo de elaboração do novo plano estão sendo realizadas as reuniões setoriais, que contam com a participação das diversas secretarias municipais e têm como objetivo discutir as diversas atividades desempenhadas pelas mesmas, analisando a situação atual das políticas públicas, infraestrutura existente, serviços prestados, demandas reprimidas e, ainda, apresentando propostas para melhorar a qualidade de vida da população.


SEDRU: REGULARIZAÇÃO de TERRAS DEVOLUTAS



Regularização de terras devolutas urbanas vai começar pelo Alto Rio Pardo
Sedru vai se reunir com municípios para resolver entraves e apresentar soluções          para a questão fundiária da região

A Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) vai retomar as ações de regularização fundiária urbana no Estado, a partir do Alto Rio Pardo.Ainda este mês, será realizada uma reunião com 16 municípios da região, a fim de apresentar uma proposta de atuação da Sedru, para regularizar uma situação que se arrasta há anos. A reunião será realizada no próximo dia 17, no auditório da Amams, em Montes Claros.
Depois de quase dois anos sem emitir um título de posse, a Sedru vai resgatar e ampliar as atividades de regularização fundiária urbana no Estado, paralisadas desde a extinção do Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter-MG).
No caso de cinco municípiosdo Alto Rio Pardo, as terras devolutas já foram identificadas pelo Estado, por meio de processo discriminatório - que separa as terras de domínio público das terras de domínio privado - a arrecadação já foi feita, mas a emissão do título fundiário de posse de terra não aconteceu. Ao todo, são mais de 6 mil processos paralisados.
“Não podemos deixar que os conflitos sociais se agravem ainda mais e que a população continue sofrendo os prejuízos causados pela ineficiência da gestão anterior. Atendidos os requisitos previstos em lei, é nosso dever legitimar ou regularizar a posse da terra, garantir segurança social e jurídica para os moradores e promover o resgate da cidadania”, afirma o secretário.
Tadeu Martins Leite explica que o objetivo principal do encontro, é apresentar uma proposta de trabalho que inclui levantamento cadastral e pesquisa cartorial dos parcelamentos urbanos de cada um destes municípios, o que, além de viabilizar o processo de regularização fundiária, vai servir como insumo para o planejamento urbanoe aumento da arrecadação de impostos.
“Queremosfirmar uma sólida parceria entre o Governo Estadual, Prefeituras, Universidades, Ministério Público e demais atores com foco na legitimação da posse da terra e na garantia de um direito estabelecido por lei”, conclui o secretário.

Regularização Fundiária Urbana
Para retomar a política estadual de regularização fundiária urbana, a SEDRU promoveu mudanças estruturais, revisão de legislações e articulação com todas as partes envolvidas no processo. Já são 84 termos de cooperação vigentes, por meio dos quais a SEDRU, em parceria com as prefeituras, conduz a análise dos processos de destinação de terras devolutas urbanas.
A emissão de títulos urbanos traz vantagens para o município, como aumento da arrecadação, oficialização de logradouros públicos ea implantação de serviços públicos, mas, sobretudo,para o ocupante da terra e sua família, que passa a ter acesso a diversos benefícios, como o crédito bancário, seguro, garantia sobre a posse e domínio da terra, informações precisas sobre o seu imóvel – que contemplam a exata forma, dimensão e localização geográfica contextualizada.

CEL. ÉDERSON RECEBE HOMENAGEM



COMANDANTE DO 10º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR RECEBE HOMENAGEM DO CORPO DE BOMBEIROS
           


            O Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel PM Ederson da Cruz Pereira, participou no último dia 30 de junho da solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro em Montes Claros - 11ª RPM.
            O evento contou ainda com a presença do Comandante da 11ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM César Ricardo de Oliveira Guimarães, a solenidade aconteceu no Espaço de Eventos da OAB, antecipando as comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, a ser comemorado no dia 02 de Julho.
            Foram premiados os militares do Corpo de Bombeiros que se destacaram em suas funções, bem como aconteceu a outorga de Diplomas de “Colaborador Benemérito” às autoridades e entidades que apoiam a corporação.
            O Comandante do 10º Batalhão, Tenente Coronel PM Ederson da Cruz Pereira foi homenageado com o título de “Colaborador Benemérito” do Corpo de Bombeiros Militar, acompanhado do Chefe do Estado Maior da 11ªRPM, Ten-Cel PM Klevson Pires Martins,  e do Chefe do Núcleo de Atenção à saúde da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, Oficial-Médico Major PM QOS Benedito Maciel Araújo Júnior além Oficial-Médico Maj PM QOS Antônio Sérgio Barcala Jorge.
            Parabenizamos aos agraciados pelas homenagens recebidas e ao Corpo de Bombeiros Militar, por tão importante data.

Montes Claros, 01 de julho de 2015.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 10º BPM

TÁXIS: MONTES CLAROS SAIU NA FRENTE

Montes Claros saiu na frente na concessão de táxis
 
Texto: Attilio Faggi Jr.

No primeiro semestre de 2014, a Comissão Permanente de Julgamentos e Licitação da Prefeitura de Montes Claros realizou um processo de licitação que disponibilizou 79 permissões para exploração do serviço de táxi no município. A medida, que é pelo período de 20 anos improrrogáveis, foi amplamente divulgado em todas etapas de seu processo e ampliou o número de táxis a disposição da população montes-clarense para 200 veículos.
Entre os critérios de pontuação que constavam do edital do processo, que contou com a participação de técnicos da Empresa Municipal de planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) em sua elaboração, estavam critérios objetivos como o tempo de experiência do profissional como condutor de táxi, o ano do veículo a ser usado, a presença de ar condicionado e a cilindrada mínima de 1.4 cm3.
Agora, outro municípios de Minas Gerais como Contagem, que está realizando nesta quarta-feira, 1º de julho, a sessão pública para concessão de permissões para exploração do serviço pela primeira vez em sua história, estão adotando a medida que foi, inclusive, recomendada por membros do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Caopp) de Minas Gerais que temiam o uso indiscriminado das concessões de táxi nos municípios.


--

CRECHES: PREFEITURA INVESTIRÁ NA CONSTRUÇÃO

Prefeitura investirá R$ 22 milhões
na construção de onze creches

Texto: Attilio Faggi Jr.
 
Em atendimento à demanda retida identificada, a Prefeitura de Montes Claros irá construir onze creches conforme projeto tipo B do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PRÓ-INFÂNCIA) do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), o que irá representar um investimento de quase R$ 22 milhões.
De acordo com a metodologia do Ministério da Educação, o padrão tipo B de creches desenvolvido para o Programa PRÓ-INFÂNCIA, tem capacidade de atendimento de até 224 crianças (entre 0 e 5 anos e 11 meses), em dois turnos (matutino e vespertino), e 112 crianças em período integral. Serão construídas creches nos bairros Vila Real, Santa Lúcia, Nova América, Jaraguá II, Jardim Primavera, Carmelo, Delfino Magalhães, Acácias, Alterosa, Jardim Olímpico e Jardim Brasil.
A sessão pública do processo de concorrência publica nº 0014/2015, que irá contratar empresas especializadas para a construção das unidades, será realizado no dia 20 de julho, às 10 horas, na sala da Comissão Permanente de Licitação e Julgamento da Secretaria de Planejamento e Gestão, na sede do Executivo. O prazo para execução das obras é de nove meses, a partir da data de assinatura dos contratos.
O edital do processo está disponível para consulta no site da Prefeitura através do link http://www.montesclaros.mg.gov.br/central_compras/paginas/Concorrencia%20publica/2015/conc%2014-15/CONCORR%C3%8ANCIA%20P%C3%9ABLICA%20120%20RETIFICADA.pdf. Mais informações podem ser obtidas pelo 3229-3182.


--

PLANTÃO SAMU INFORMA....

PLANTÃO SAMU MACRO NORTE
 
Terça-feira, 30 de junho de 2015
_
 
As unidades do SAMU de Montes Claros realizaram na terça-feira, 30/06, 38 atendimentos, sendo 28 casos clínicos e 8 ocorrências de acidente de trânsito; uma agressão física e uma queda de altura.
 
Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 4h, um homem de 43 anos colidiu contra dois bois na Avenida José Correa Machado, próximo à Praça dos Jatobás. Ele estava alcoolizado, mas não sofreu nenhum ferimento e foi liberado no local após avaliação dos socorristas do SAMU. Com o impacto, um dos bois morreu e o outro sofreu fratura exposta nas pernas.
 
Às 21h15, a unidade do Samu foi acionada para atendimento a uma mulher de 66 anos no bairro Bela Paisagem. Ela foi agredida com uma pá e apresentava um corte contuso no braço.
 
Às 18h, uma menina de 13 anos foi atropelada por moto no bairro Santo Inácio. Ela transitava de bicicleta quando foi atingida pela moto e bateu com a cabeça, apresentava hematoma na testa e sofreu perda de memória no momento do acidente. No mesmo horário, uma mulher de 38 anos ficou ferida em uma colisão entre duas motos, ocorrida no bairro Esplanada. Ela conduzia uma das motos e se queixava de dor no joelho e tornozelo direitos.
 
Às 11h30, um homem de 36 anos caiu no Aeroporto e bateu com a cabeça, apresentando edema na testa. Às 10h20, um homem de 26 anos caiu de moto na Avenida Geraldo Athayde, região central de Montes Claros; e às 7h13, um homem de 45 anos ficou ferido em uma colisão entre duas motos ocorrida no bairro Delfino Magalhães. Ele conduzia uma das motos e se queixava de dor lombar e escoriações no braço esquerdo
 
Em todas as ocorrências os feridos receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhados ao hospital para avaliação.
 
 
 
logo sem fundo 1 (2).png
 
Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte

QUEM NASCEU PRIMEIRO??!!!

QUEM NASCEU PRIMEIRO???

SÉRGIO E ROGÉRIO ou ROGÉRIO  e SÉRGIO??!!




MONTES CLAROS VOLEI APRESENTA ELENCO 2015/2016 - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

MONTES CLAROS VOLEI APRESENTA ELENCO 2015/2016 - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

 Acesse o link acima ou

www.dzai.com.br/marciavieirayellow10/mypage/foto

e veja todas as fotos do evento