quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Da SÉRIE: MEUS REGISTROS- ENTREVISTAS

Da SÉRIE:MEU REGISTROS- ENTREVISTAS

Entrevistando o pianista ARTHUR MOREIRA LIMA




















Fotos: arquivo Márcia Vieira Yellow

EMENDAS GARANTEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA para 12 COMUNIDADES RURAIS

01/02/2017
Emendas garantem abastecimento de água para 12 comunidades rurais


A deputada Raquel já destinou mais de três milhões de reais para a região. Desta vez, foram quase trezentos mil reais beneficiando centenas de famílias que vivem o flagelo da escassez de água


Fotos: Márcia Vieira

A Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba realizou ontem, em Montes Claros, com a presença da presidente da instituição, Kênia Marcelino, solenidade para assinatura de Termos de Doação de materiais e equipamentos para abastecimento de água, adquiridos através de recursos de emendas da deputada federal Raquel Muniz (PSD), no valor de quase R$ 300 mil. A parlamentar também participou do evento. Foram beneficiadas 12 entidades de nove municípios da região dentro do Programa de Desenvolvimento Regional: Bocaiúva, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Mirabela, Capitão Enéas, Matias Cardoso, Urucuia, Nova Porteirinha e Mato Verde.

O superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Aldimar Rodrigues Filho abriu a sessão enfatizando o trabalho da deputada Raquel Muniz e de outros parlamentares na Câmara Federal, em Brasília, em defesa dos interesses regionais. Para ele, a destinação de recursos para a Codevasf demonstra a credibilidade da instituição diante do parlamento nacional, na sua proposta de enfrentar e amenizar os problemas hídricos da região. 

- Essas ações da Codevasf se sustentam no desprendimento de nossos deputados em assistir às demandas da região. Em apenas seis meses de gestão, aumentamos de 20 milhões para 26 milhões de reais os recursos alocados através de emendas parlamentares para serem aplicados neste ano – salientou,observando que a Codevasf, hoje, atua em várias frentes que vão desde o calçamento de vias públicas à perfuração de poços artesianos nas comunidades rurais, passando pela constituição de pequenas fábricas, como de sabão, e pela psicultura entre outras.

- São atividades que estão inseridas nos trabalhos do APL (Arranjos Produtivos Locais) que geram emprego e renda. Os resultados estão sendo formidáveis, sobretudo por conta da atuação competente de nossa presidente. Uma gestão diferenciada e que agrada a todos – acrescentou referindo-se a Kênia Marcelino.

RAQUEL

Raquel Muniz, que desde que assumiu sua cadeira na Câmara dos Deputados já destinou mais de três milhões de reais em emendas para a região, também fez questão de elogiar a atuação de Kênia Marcelino à frente da Codevasf.

- Kênia é uma funcionária de carreira da Codevasf e há mais de uma década tem todo um trabalho reconhecido e admirado na casa. Defendi a sua escolha para a presidência da Codevasf em uma audiência com o presidente Michel Temer. Eu disse a ele que uma palavra a definiria muito bem: competência. E é isso, competência, que ela tem nos provado desde então – frisou a parlamentar.

A presidente da Codevasf retribuiu as referências e também enalteceu o desempenho de Raquel Muniz na Câmara dos Deputados.

- Se uma região não tiver suas lideranças políticas, empreendedoras, conhecedoras dos seus problemas e decididas a enfrentá-los, unidas, ela não se desenvolve. Hoje, Raquel Muniz nos dá um grande exemplo de liderança, ao reunir, aqui, mais de trinta prefeitos, dezenas de vereadores, presidentes de associações e representantes de diferentes segmentos da sociedade – disse Kênia Marcelino. 


BOM USO
A presidente da Codevasf ressaltou a importância dos recursos alocados para o abastecimento de água, ressaltando que não basta “apenas alocá-los”. Para ela, é necessário usá-los da melhor forma para que tragam os resultados esperados.
- Não basta conseguir os recursos, é preciso utilizá-los bem, com ações determinantes para preservar o meio-ambiente, sobretudo as sub-bacias hidrográficas em uma região tão carente de água. Vocês são os guardiões das nossas sub-bacias. Portanto, utilizem bem os recursos, produzam, gerem emprego e renda – destacou a presidente, dirigindo-se aos presidentes das entidades beneficiadas pelas emendas de Raquel Muniz.

Fotos: Márcia Vieira
ALTO RIO PARDO
Durante a solenidade, a prefeita de São João do Paraíso, Mônica Mendes, reivindicou de Kênia Marcelino gestões para que o Alto Rio Pardo seja incluso nas ações da Codevasf, bandeira também defendida pelo mandato da deputada Raquel Muniz.

- Precisamos dessa inclusão. Somos 17 municípios que têm potenciais naturais que precisam ser utilizados. A situação hoje é muito difícil sem o apoio da Codevasf, caracterizada principalmente pela falta de água – disse ela, informando que em muitos municípios nem mesmo a distribuição de água por caminhões-pipa foi mantida, além da desativação de vários poços artesianos.

- A situação ficou ainda mais complicada e a presença da Codevasf é extremamente importante para que possamos superar estes e outros problemas – sublinhou.

Ao fim da solenidade, a presidente da Codevasf, que ainda visitaria as cidades de Nova Porteirinha e Jequitai, recebeu das mãos do ex-prefeito Ruy Muniz, que também participou do evento, uma cesta com vários produtos típicos da região.

Fonte: onorte.net

9 COISAS.....

9 Coisas que você jurava que eram verdade, mas não são

Publicado em


1 – Cães transpiram pela saliva

A transpiração serve para controlar a temperatura do corpo. Então, para resfriá-lo o cão bota para fora o ar quente e úmido, enquanto respira o ar frio através daquele jeito ofegante de respirar.
2 – Álcool mata seus neurônios
Em alcoólatras, as células não são mortas, somente danificadas. O consumo intenso durante longos períodos pode danificar as conexões entre as células cerebrais e a forma como o seu corpo funciona, provocando atrofia ou encolhimento cerebral.

3 – Os Vikings usavam capacetes com chifres

Esses guerreiros começaram a ser retratados com o capacete a partir do século 19, quando uma ópera de Wagner os representou dessa maneira, enquanto a civilização nórdica existiu muito antes disso e não há registros do acessório em documentos históricos.

4 – Escravos construíram as piramides

Descobertas recentes apontaram que os trabalhadores das piramides eram trabalhadores livres e bem respeitados, pois foram enterrados ao lado da piramide do faraó. Se fossem escravos, eles não poderiam ter construído suas tumbas naquele local.

5 – Van Gogh cortou sua orelha por amor

Para começar, o pintor cortou apenas um pedaço da orelha, durante um surto psicótico na presença do amigo Paul Gaunguin. Van Gogh o ameaçou com uma faca e após cortar o pedaço da própria orelha e enrolou o pedaço em um pano. Momentos depois, o pintor entregou o “presentinho” para uma prostituta desconhecida nas proximidades de um Bordel. A prostituta, assustada, avisou a polícia, que conseguiu encontrar Van Gogh a tempo de socorrê-lo e evitar sua morte por hemorragia.

6 – Usar lâmina para remover os pelos os deixam mais grossos

Esse é um grande mito causado justamente pela impressão. Quando usamos a lâmina, cortamos o pelo rente a pele, justamente na parte em que ele é mais grosso. Assim, quando os pelos começam a crescer, temos a sensação de que ele está mais grosso do que anteriormente.

7 – Morcegos são cegos

Morcegos não só conseguem ver como conseguem também se ecolocalizar, ou seja, conseguem saber o que está próximo através de emissão de ondas ultrassônicas, no ar ou na água, e análise ou cronometragem do tempo gasto para essas ondas serem emitidas, refletirem no alvo e voltarem à fonte sobre a forma de eco (ondas refletidas).

8 – Acordar um sonâmbulo pode matá-lo

É verdade que acordar um sonâmbulo pode ser um tanto quanto perigoso, visto que a pessoa está fora de si e pode se tornar imprevisível e até mesmo violenta quando for acordada de maneira brusca. Mas, que acordá-lo pode causar um choque tão intenso capaz de levar a morte é uma crença totalmente falsa.

9 – Adão e Eva comeram uma maçã

Segundo o livro do Gênesis, Eva colhe uma maçã, morde-a e oferece a fruta para Adão e assim o primeiro casal do mundo cai em pecado. Porém, não existe nenhuma referência a essa fruta na Bíblia. Na versão original do texto só existe referência ao “fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal”. O mito da maçã foi sendo criado aos poucos, no decorrer das traduções que foram feitas ao longo do tempo.


SOLIDARIEDADE com GOSTINHO de CAFÉ com LEITE

Solidariedade com gostinho de café com leite
 
Voluntários realizam ação em prol de pessoas que buscam tratamento médico em Montes Claros
A equipe da Sancoop serve o lanche todas as semanas para quem desejar se alimentar


Montes Claros é uma cidade polo no que se refere à saúde, para onde são direcionados vários pacientes para tratamento médico. Muitos vêm de outras cidades, precisando passar várias horas até o retorno para o local de origem. Desta forma, foi idealizado o Café Solidário, uma ação dos colaboradores da SANCOOP – Cooperativa do Trabalho de Médicos e Profissionais da área de saúde do Norte de Minas – que serve café, leite e pão para aqueles que ficam nas imediações do maior hospital do Norte de Minas, bem próximo à cooperativa, esperando os chamados “Carros da Saúde”, todas as semanas.
 O lanche é preparado pelos funcionários da empresa

Os  pacientes chegam pela manhã e retornam para suas cidades no final da tarde. Em muitos casos, após o tratamento médico, passam o dia inteiro sem nenhum alimento, porque não têm dinheiro. A ideia do Café Solidário foi apresentada pela Gerente da Sancoop, Tânia Maia, e os colaboradores logo aderiram ao projeto. “A semente do trabalho social já havia sido plantada em outras iniciativas da Cooperativa, mas não em ações que exigiam que eles fossem à rua fazer a ação”, conta.
As segundas-feiras se tornaram mais especiais para a Sancoop, pois é o dia da semana escolhido para saírem às ruas, em torno da cooperativa. Organizados em grupos de quatro pessoas, por escala de seus setores, oferecem o lanche das 15h, com café, pão com manteiga e leite.
Tudo o que é servido é doação dos funcionários e a Sancoop dobra a quantidade cedida. A adesão é unânime, sendo doado o total de 100 pães, quatro garrafas de café, duas caixas de leite e duas de café com leite pronto. “Participar do projeto ‘Café Solidário’ é algo que tem despertado em mim uma enorme satisfação. Ver o sorriso estampado no rosto de quem recebe um pão e um café, e ouvir um ‘muito obrigado’, é extremamente gratificante”, diz Vanilda Rocha, funcionária da Sancoop.
     Um gesto tão pequeno, tão simples para quem faz, mas que pode fazer a diferença no dia daquele que recebe. Vanilda destaca que “durante o percurso da doação, é possível fazer muitas reflexões, do quão pequenos são os nossos problemas diante das dificuldades daquelas pessoas que tem que aguardar na rua a volta para casa nos “carros da saúde”, sem ao menos o dinheiro para um lanche”. A funcionária da Sancoop lembra que a cada final da ação, é preenchida por uma grande alegria. “Sinto que servindo ao próximo, esse bem volta para mim em forma de paz no coração”.
Mudança de paradigma
O projeto “Café Solidário” não é, necessariamente, em função dos princípios do cooperativismo, mas sim por uma questão de cidadania, tanto que as pessoas que recebem a doação não ficam sabendo que a equipe é de funcionários da Sancoop. Reinaldo Pimenta de Pádua, é Diretor Presidente da cooperativa, ele frisa que “o voluntariado tornou a equipe mais unida e motivada, além do comprometimento das pessoas que vão às ruas doar o lanche. Elas se preparam para isso e voltam com uma experiência de vida que reflete no crescimento pessoal”.
No ambiente de trabalho, a ação solidária mudou o olhar de todos. “Nos tornamos pessoas mais humanas e realistas diante das dificuldades apresentadas pelas pessoas que recebem as doações. Aprendemos a valorizar aquilo que temos no nosso cotidiano, como um simples lanche da tarde”, reflete Tânia. 
A Sancoop espera sensibilizar outras empresas para que possam também fazer parte deste e de outros projetos. Além do “Café Solidário”, a cooperativa é posto de recolhimento de pilhas e baterias usadas, com a Operação Recarga Verde. O material é altamente poluente e precisa de descarte especial. A Sancoop está localizada na rua Cel. Pires, 176, Centro. Outras informações pelo telefone (38) 2101-2101.


Nágila Almeida
Assessoria de Comunicação
Whatsapp (38) 99128 0404 - Tim 
 (38) 99805 0404 -Vivo

COMBATE ao STRESS: CARDIOLOGISTA DÁ DICAS

CARDIOLOGISTA ORIENTA COMO COMBATER
O ESTRESSE E EVITAR PROBLEMAS CARDÍACOS
Cardiologista orienta prática de atividades físicas, boa alimentação e mudança nos hábitos de vida para manter o estresse longe do coração


Estresse. Palavra comum no nosso dia a dia e que, infelizmente, atinge, em algum momento, praticamente todas as pessoas, independentemente da idade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população. Porcentagem alta e que merece nossa atenção, já que este estímulo psicológico pode prejudicar o funcionamento do nosso corpo e prejudicar nossa saúde.

Segundo o cardiologista Gustavo Albuquerque, responsável pelo setor de hemodinâmica do Hospital Dilson Godinho, entre os problemas à saúde, o estresse é um fator de risco cardiovascular importante. Para o especialista, pessoas que vivem em estado de estresse constante, têm risco de ter doenças do coração diversas, desde obstruções até arritmias.

“Nossa mente tem um poder muito grande. O estresse faz parte de uma doença mental que pode afetar todo nosso organismo e o coração é muito sensível a isso. Neste caso, o estresse pode levar à hipertensão, a aterosclerose, fator gerador do infarto, e ainda ser fator iniciador de algumas arritmias do coração. O estresse pode causar danos importantes a longo prazo”, afirma.

Hábitos de vida
            O dia as vezes parece curto para resolver tanta coisa: trabalho, escola, responsabilidades em casa, filhos, entre outros. Tudo isso, junto, são fatores que podem desencadear o estresse. Mas, ter um tempo para respirar fundo é essencial para que todas estas atividades possam ser feitas sem prejuízos à saúde.

“Muitas vezes não é fácil modificar. Na medida do possível, devemos valorizar o estresse. A gente está vivendo um período, uma época, política, social e econômica muito conturbada e isso leva uma preocupação maior da população em geral. Estamos em um ritmo mais acelerado de trabalho, estresse emocional, etc., isso não é bom para a saúde”, destaca Gustavo.

O cardiologista dá algumas dicas de como manter a saúde em dia, cuidar do coração, mesmo em períodos que exigem tanto do nosso corpo, da nossa paciência.

“É preciso combater o estresse. Saber lidar melhor com os problemas, faz toda diferença e começar a dar valor para as coisas mais simples, para a família, amigos. Também é importante manter atividade física regular. É uma forma de relaxar, descarregar energia. O estresse dá uma descarga de adrenalina constante, o que é ruim no nosso dia a dia. Além do que, os bons hábitos alimentares também são importantes. Quando a pessoa está estressada é comum ter distúrbios alimentares. Uma dieta balanceada, parar nos horários corretos para se alimentar com calma, definir estes horários da alimentação fazem toda diferença para aliviar o impacto do dia a dia, do estresse, na nossa saúde. Mudar um pouco o comportamento e manter hábitos saudáveis fazem à diferença”, finaliza.


FOTO: DIVULGAÇÃO

M.Claros/MG, 27/01/2017
 
Assessoria de Comunicação do Hospital Dilson Godinho
(38) 3229-4089

www.hospitaldilsongodinho.com.br

FELI PATROCÍNIO DÁ O RECADO !

SHOPPING a CÉU ABERTO GARANTE BONS RESULTADOS

 Projeto Shopping a Céu Aberto no Quarteirão garante bons resultados em Montes Claros

Lojistas comemoram conquistas do ano passado. Parceria com Sebrae Minas continua em 2017

Comerciantes do Quarteirão do Povo (Centro de Montes Claros) e o Sebrae Minas comemoram o aumento das vendas e outros bons resultados alcançados por meio do projeto “Shopping a Céu Aberto”. Firmada há cerca de um ano, com a adesão de 17 lojistas dos setores de confecções, calçados, joalheria, perfumaria e outros, a parceria permite que os comerciantes atraiam clientes e ofereçam maior conforto e agilidade durante as compras. 

O objetivo principal do projeto é dinamizar o comércio a partir de melhorias na infraestrutura e revitalização do espaço físico das lojas, da gestão de negócios, marketing e do bom atendimento.

Ao longo de 2016, a parceria com o Sebrae Minas ofereceu aos comerciantes cursos de planejamento de marketing, gestão e atendimentos para empresários e colaboradores, além de viagens técnicas. Em novembro passado, lojistas integrantes da Associação do Quarteirão do Povo, que compõem o “Shopping a Céu Aberto”, participaram em Florianópolis de um Benchmarking (processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais).  

A capital catarinense é referência no assunto, permitindo aos empresários adquirir aprendizado e experiência que estão contribuindo para o aperfeiçoamento do projeto. Ações de marketing como a Black Week e campanha especifica para o período natalino, como decoração do espaço, também contribuíram para grande movimento no centro de compras.

De acordo como os comerciantes do Quarteirão do Povo, após as intervenções, houve aumento nas vendas e, principalmente, uma grande visibilidade para as lojas, como explica Leonardo Mendel, proprietário da loja de confecções Mães e Filhos. “Tivemos uma grande receptividade por parte dos clientes e uma consequente elevação nas vendas. Posso dizer que, mesmo com a crise, nossas vendas no natal superaram as expectativas. Acredito que essas ações no quarteirão contribuíram para esse bom movimento. Esperamos que neste ano de 2017, essa parceria com a Associação e com o Sebrae continue e que os comerciantes fiquem cada mais vez mais fortalecidos”, afirma.

Para Rosane Coelho, proprietária da Joalheria Coelho, uma das mais tradicionais da cidade, as mudanças implantadas no Quarteirão do Povo deram uma injeção de ânimo nos comerciantes do local. “Nos sentimos mais motivados e mais unidos. Vamos trabalhar pela continuidade dessas ações. O treinamento oferecido aos nossos funcionários foi fundamental para que eles se atualizassem e melhorassem o atendimento. O Quarteirão foi renovado e ganhou visibilidade, o que repercutiu nas nossas vendas”, observa.

O Consultor de Marketing do Sebrae Minas Gilmar Chagas, um dos responsáveis pelas ações desenvolvidas, ressalta a evolução do projeto. “Levamos todas orientações aos empresários do Quarteirão do Povo e eles as colocaram em prática. Ao longo do ano de 2016, oferecemos todo o respaldo necessário, e, aos poucos, eles se uniram. Hoje, já conseguem conduzir as decisões de forma mais independente”, garante. Em 2017, o Sebrae continuará dando suporte com campanhas promocionais em datas comemorativas, capacitação da equipe de vendas e cursos com a metodologia Boot Camp (programa de imersão com ênfase na prática de mercado), para que o projeto continue produzindo resultados positivos.


EMATER-MG PROMOVE TREINAMENTO SOBRE APICULTURA

Emater-MG promove treinamento sobre apicultura em Olhos- d'Água

A Emater-MG promoveu na última sexta-feira, 27 de janeiro, um treinamento sobre apicultura na comunidade Santa Maria, no município Olhos-d'Água, Norte de Minas. O objetivo foi preparar os apicultores para atenderem a demanda do mercado relacionada aos produtos derivados do mel.

O treinamento foi dividido em duas etapas. Na parte teórica o coordenador técnico da Emater-MG, Fernando Mendes, apresentou assuntos específicos da apicultura e os princípios básicos que devem ser trabalhados na atividade. Também falou sobre os equipamentos necessários que o apicultor deve usar, além de demonstrar os benefícios do mel.

Na outra etapa, o coordenador apresentou o preparo da colmeia, a inserção da cera alveolada e a captura do enxame. "O município possui um grande potencial para trabalhar com apicultura devido as grandes áreas florestadas e sua mata nativa. O interesse dos agricultores em investir na atividade também é fundamental para o  desenvolvimento do novo empreendimento", afirma.

O presidente da Associação de Apicultores de Olhos-d'Água, Raul Oliveira, ressaltou a importância do treinamento. "Foi uma oportunidade de aumentar os nossos conhecimentos e engrandecer a apicultura no município. Estamos ansiosos com os resultados que a atividade tende a trazer", comenta.

Ainda de acordo com Fernando Mendes, os apicultores aproveitaram o momento para programarem ações que devem ser desenvolvidas pela associação, como aquisição de colmeias e equipamentos para uso no trabalho.


Assessoria de Comunicação Emater-MG
Estagiária: Andreza Lima
Unidade Regional Montes Claros
Tel.: 38 3223-2130

MEIO AMBIENTE FIEMG CONVIDA.....

MEIO AMBIENTE FIEMG CONVIDA...

A Atualização da ISO 14.001:2015
Novos caminhos para os sistemas de gestão ambiental

O Sistema FIEMG convida para o debate sobre as principais mudanças e atualizações no Sistema de Gestão Ambiental ABNT NBR ISO 14001.

Data: 16 de fevereiro

Local: Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG – Av. José Cândido da Silveira, 2000 – Horto. Belo Horizonte – MG.

Programação

14h - 14h20 

ABERTURA
Marcos Bartasson Tannus
Gerente Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente
Wagner Soares Costa
Gerente de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais 


14h20 – 15h 
Meio Ambiente e as Normatizações Internacionais
Haroldo Mattos de Lemos
Presidente do Conselho Técnico da ABNT e Vice Presidente do Comitê Técnico 207 da ISO 
15h – 16h 
A Nova Versão da ISO 14.001:2015
Lisiane Emilia Grams Metz
Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI UNIDO/UNEP 


16h – 16h30 
Estudo de Caso: UNITEC SEMICONDUTORES – Certificação ISO 14.001:2015
Marcos Martins
Gerente gestor da área de Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente das Unitec 
16h30 – 17h 
Debate
Wagner Soares Costa

Gerente de Meio Ambiente do Sistema FIEMG 

Inscrições: 
https://www.sympla.com.br/forum-de-producao-e-consumo-sustentaveis-a-nova-versao-da-iso-14001__112437
Informações: (31) 3263-4504


Breno Aguiar de Paula  | Analista Ambiental
GMA - Gerência de Meio Ambiente
SDI - Superintendência de Desenvolvimento Industrial
Sistema FIEMG

PLANTÃO SAMU INFORMA...

SAMU INFORMA: Quarta-Feira, 01 de Fevereiro de 2017 (6h do dia 31/01 às 6h do dia 01/02)
As unidades do SAMU Macro Norte receberam 1573 ligações. Foram realizados 80atendimentos em toda Macro Norte, 28 deles em Montes Claros. Foram 49 casos clínicos, 13 acidentes de trânsito, 4 envolvendo moto, 6 atendimentos psiquiátricos, 6 pessoas sofreram queda de própria altura,  3atendimentos por agressão. Um total de 25 traumas. Em Montes Claros, 12 atendimentos clínicos, 7 acidentes de trânsito, 6 envolvendo moto, 2 atendimentos psiquiátricos, 1 pessoa sofreu queda de própria altura ,  no total foram 14 atendimentos por trauma em Montes Claros.Neste momento até o fechamento do relatório, nenhuma ocorrência de trânsito em andamento. 

Viviane Carvalho 
Assessora de Comunicação SAMU  Macro Norte 38 9 9944 0311- 
ASCOM SAMU