terça-feira, 7 de maio de 2013

ADIVINHE E CONCORRA -100 salgados do SPLENDORE

ADIVINHE E CONCORRA...

DE QUEM SÃO ESSES OLHOS? 
Façam suas apostas na nova promoção. Acerte os nomes e concorra a um cento (100) de salgado do BUFFET SPLENDORE.
 Preste atenção às dicas e aos olhos, claro!

DICA 1:Parecem olhos de uma pessoa só, mas são duas

DICA 2: Amigas inseparáveis, os maridos também são amigos e sentam-se sempre juntos em eventos, os dois casais. Os dois maridos pertencem a uma mesma entidade de classe, sendo que , uma delas, é primeira-dama da entidade. 


DICA 3: A foto foi tirada em evento recente de jornalista social da cidade, durante o dia. O álbum com fotos deste evento está no blog DZAI no endereço de n° 7: www.dzai.com.br/marciavieirayellow7/mypage/foto

 L,á tem uma foto onde aparecem os dois casais.

PARTICIPEM e CONCORRAM  a um cento de salgado do BUFFET SPLENDORE:



RESPOSTAS para o email: 
 marciavieirayellow@yahoo.com.br
ou pelo telefone  (38) 9157-6799

PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ QUINTA-FEIRA, 09/05


SAÚDE:PREFEITURA COBRA MELHORIAS

Saúde

Prefeitura cobra melhora no atendimento à população


Na próxima semana será realizada reunião decisiva entre representantes da Prefeitura e diretores de hospitais conveniados de Montes Claros, visando consenso nas ações a serem desenvolvidas para a prestação de serviço de melhor qualidade à população. O município cobra maior empenho e medidas enérgicas por parte dos hospitais para melhorar o atendimento e as instituições alegam dificuldades diversas, cobrando repasse de verbas públicas, oriundas de convênios envolvendo os governos estadual e federal.

O prefeito Ruy Muniz, na tarde de segunda-feira, 6, apresentou proposta aos diretores dos hospitais, em reunião coordenada pelo Conselho Maçônico de Segurança Pública (Convenorte), pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pela Associação Comercial e Industrial (ACI). No documento, que está sendo analisado pelos representantes das instituições de saúde, o município se compromete a liberar imediatamente metade da verba retida, da ordem de R$ 16 milhões, e outra parcela num prazo de até noventa dias, desde que os hospitais cumpram exigências contratuais para amenizar a situação atual, considerada crítica e com sérias consequências para a população.


O chefe do Executivo destacou que a administração se pautará pela defesa dos interesses comunitários e frisou que em visitas a unidades de saúde pôde constatar diversas irregularidades como “internações em corredores”, ausência de plantonistas nos prontos-socorros e déficit de leitos, principalmente psiquiátricos.

Os representantes dos hospitais foram unânimes em afirmar que as unidades passam por dificuldades financeiras. Entretanto, se dispuseram a empreender ações para solucionar os problemas. Todos alegaram deficiência no quadro de pessoal e na estrutura para atender à demanda que, além de Montes Claros, compreende mais cerca de 90 cidades do Norte de Minas e até mesmo sul da Bahia.

O promotor público Paulo Vinícius Cabrera destacou a importância do encontro realizado nesta segunda-feira para encontrar uma solução consensual para os problemas enfrentados pela população. “Escutamos os dois lados e sabemos que a população está prejudicada. O setor de saúde precisa melhorar”, enfatizou o promotor, esperando que as soluções apareçam, em breve.

Texto: Pedro Neto
Fotos: Márcia Vieira

ÓPERA em MONTES CLAROS: NESTA TERÇA,07


Unimontes:

Duas sessões no primeiro dia do
Espetáculo “Suor Angelica”, nesta terça

Será nesta terça-feira (7/05), o primeiro dia de apresentações do espetáculo “Suor Angelica”, produção do Núcleo de Ópera da Universidade Estadual de Montes Claros. Conforme programação haverá duas sessões, às 19 e 21 horas, no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula. O evento faz parte das comemorações pelos 25 anos de atividades deste estilo musical no município.

Para acesso ao Centro Cultural, os integrantes do Núcleo de Ópera e convidados realizam uma campanha em prol do Lar das Velhinhas. O público acompanhará o espetáculo mediante a doação de alimentos não-perecíveis, fraldas geriátricas e itens de higiene pessoal para aquela casa de saúde. Na quarta-feira (8), serão mais duas apresentações nos mesmos horários.

“Suor Angelica” é uma obra do italiano Giácomo Puccini e conta a história de uma princesa que se engravidou fora do matrimônio e, como penitência foi enviada por sua família a um convento. Enclausurada, a criança faleceu sem que ela soubesse. Angélica tira a própria vida.

A produção é do Núcleo de Ópera e do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez (CELF), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes e da Companhia de Ópera do Espírito Santo (com colaboração direta no figurino). A direção artística é de Francisco Mayrink (Palácio das Artes), com coordenação da professora Maristela Cardoso e assessoria de Christiane Franco, Mel Callado e Roberto Mont’Sá – todos da Unimontes.

No acompanhamento musical, teclado e piano digital com André Dutra e Simone Santos e vários tipos de percussões, com Elisângela Costa. O elenco é composto por professores, acadêmicos, egressos, cantores líricos do CELF e voluntários. São 35 pessoas, entre cantores, músicos, produtores, diretores, cenógrafos e figurinistas.

Além da data comemorativa pelos 25 anos de Ópera em Montes Claros e da campanha social em prol do Lar das Velhinhas, o evento presta homenagem ao mês das Mães, celebrado em maio.

Texto: Ascom Unimontes
Foto: Christiano Jilvan

COPA 2014: ASSEMBLÉIA DEBATE

Assembleia debate bebida alcoólica e meia-entrada durante Copa do Mundo em Minas Gerais



A Assembleia Legislativa de Minas promove nesta quarta-feira (08/05), às 14 horas, reunião conjunta das comissões de Esporte, Lazer e Juventude e Extraordinária da Copa do Mundo para debate do Projeto de Lei nº 3.685/2013, de autoria do governador Antonio Anastasia, que dispõe sobre medidas relativas à Copa das Confederações FIFA de 2013, que começa em junho, e à Copa do Mundo de 2014, no que tange às obras de infraestrutura nos aeroportos e rodovias, assim como a gestão do estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).

A audiência vem de encontro à iniciativa do deputado estadual Tadeu Martins Leite (PMDB), membro efetivo das duas comissões, que se posiciona contra a venda e consumo de bebidas alcoólicas no interior do Mineirão durante a realização dos dois eventos esportivos, conforme prevê o Projeto de Lei do Governo do Estado.  O comportamento está banido desde 2007 por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, corroborado pelo Ministério Público. O parlamentar também luta para que seja assegurado o ingresso com desconto de 50% para estudantes e pessoas acima de 60 anos de idade.

“Voltar a venda da bebida alcoólica é um desrespeito com a nossa população e com os torcedores, principalmente agora quando estamos fortalecendo a Lei Seca. Além disso, poderá abrir um precedente perigoso para que o consumo seja liberado também depois da Copa”, ponderou. “Está estatisticamente comprovado que, depois da proibição, a violência diminuiu nos estádios e as famílias passaram a participar mais. Esta não é uma discussão sobre Copa, mas de ordem pública. O debate é importante para que possamos fazer um grande evento em Minas Gerais”, completou o deputado.

Tadeu Martins Leite é autor de emendas ao PL 3.685 que vetam o consumo de bebida alcoólica no estádio durante a Copa e garante ainda a meia entrada para estudantes, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos de idade e participantes de programas de transferência de renda do Governo Federal.

Para a audiência pública, foram convidados: José Maria Marin, Presidente da Confederação Brasileira de Futebol e Presidente do Comitê Organizador Local; Tiago Nascimento de Lacerda, Secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo; Cel. PM Márcio Martins Sant'Ana, Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais; José Antônio Baeta de Melo Cançado, Procurador de Justiça e Coordenador do Grupo de Atuação Especial para acompanhamento das atividades relativas à Copa do Mundo de 2014 no âmbito do Estado de Minas Gerais; Cel. PM Antônio Leandro Bettoni Silva, Assessor Extraordinário para a Copa do Mundo da Polícia Militar; Camillo Fraga Reis, Secretário Municipal Extraordinário para a Copa do Mundo da Prefeitura de Belo Horizonte; Edson Antenor Lima Paula, Promotor de Justiça da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e Procon do Ministério Público do Estado.

Texto/Foto: Luís Alberto Caldeira (Assessoria Dep. Tadeuzinho)

COMIDA di BUTECO: VENCEDORES SERÃO CONHECIDOS NA QUARTA-FEIRA


COMIDA DI BUTECO 2013

VENCEDORES SERÃO CONHECIDOS NA QUARTA-FEIRA 


Depois de 17 dias (12/05 a 28/05) em que 13 bares de Montes Claros mostraram a população os melhores petisco participantes da edição do Comida di Buteco 2013, chegou a hora de conhecermos os grandes vencedores.
Com o slogan: “Buteco. A verdadeira Rede social”, os amantes da culinária de raiz puderam experimentar e ainda ajudar os jurados na escolha dos melhores pratos que estavam concorrendo ao Comida di Buteco.
Este ano, em todo o Brasil 400 petiscos, participaram do maior concurso de culinária raiz onde a lingüiça e/ou mandioca foram os convidados especiais. O concurso foi realizado simultaneamente nas 16 cidades participantes, além da unificação dos ingredientes especiais. 
O concurso marca mais uma vez o período de abril/maio como a temporada oficial do Comida di Buteco. Em Montes Claros, 13 butecos, estão na disputa, sendo alguns já conhecidos, e outros que estão participando pela primeira vez.

Bares participantes 2013 e premiação

Bar da Tia Dalva Prato: “Sacanagem da Tia Dalva”; Bar do Mangueira “Iguarias de Buteco”; Bar do Chacal “Trem Gostoso”; Bar do Jhonny “Linguiça Primavera”; Bar do Soró “Mistinha”; Budegas “Mineiro Traído”; Cantina do Léo “Pra Sentar e Butecar”; Pampulhas Bar “Mineirinho”; Petiscu's “Linguicinha à moda contemporânea”; Quintal Bar “Lampião e Maria Bonita”; Ser Tão Ibituruna “Colosso do cangaço”; Thon Bar “Linguicinha navegante” e Universo do Beijú “Panela caipira de Minas”.
 
A Hellmann’s premia os três primeiros colocados. Para o primeiro lugar R$ 3 mil; o 2º colocado com R$ 2 mil e 3º lugar com R$ 1 mil. Já o Doritos premia somente o primeiro lugar com R$ 1.500,00.

Participação de Montes Claros nos anos anteriores

O concurso foi criado em 2000 e está na sua 7ª edição em Montes Claros. Em 2012 os vencedores foram: 1º Lugar: Thon Bar, com o prato “Costelinha Romeu e Julieta”; 2º Lugar: Bar do Mangueira com a “Delícia Mineira” e 3º Lugar: Universo do Beijú com “Telhão”.

Em 2011 o 1º Lugar foi para a Cantina do Léo com “Rabo de Quenga - Rabada com angu de milho verde”; 2º Lugar: Elton's Bar com “Delícia do Norte”; 3º Lugar: Bar dos Amigos com “Panqueca dos Amigos”; 4º Lugar: Bar do Mangueira com o petisco “Junto e Misturado” e em 5º Lugar: Bar do Ambrosio com “Moela à Dois”.

Já na edição de 2010, o 1º Lugar ficou para o Bar Barracão com o “Bar Barracão’; em 2º Lugar o Elton's Bar com o “Escondidinho de Bacalhau - Bacalhau frito no azeite e alho, com molho rosê de acompanhamento”; e em 3º Lugar o Bar do Mangueira com “Bolinho Surpresa - Bolo de mandioca recheado com peixe, frango e carne. As três opções dentro de uma porção”.

Em 2007, o 1º Lugar foi para o Bar do Divino com o petisco “Cangote Suado – Pescoço de peru cozido com cenoura e batata, servidos com farofa”; o 2º Lugar ficou com Bar do Chacal com “Costela no bafo – costela assada com mandioca”; em 3º Lugar o Elton's Bar com “Fígado acebolado com jiló”; e em 4º Lugar Bar do Alex: “com Adão e Eva – costela cozida com mandioca”.
Em 2006, o 1º Lugar foi para Bar Cantina do Léo com “Canela Pequi Te Quero – Ossobuco com purê de mandioca e lascas de pequi, pimenta biquinho”; em 2º Lugar o Kentura Kente I com “Escondidinho Mineiro – escondidinho de carne 

de sol com purê de mandioca” e em 3º Lugar Curralzim do Boi com o “Troperim do Boi – feijão tropeiro com feijão de corda”.
E em 2005, o primeiro ano em que Montes Claros entrou no circuito Comida di Buteco, o 1º Lugar foi para o Bar Cantina do Léo “Língua de boi ao molho madeira”; 2º Lugar para o Kentura Kente I com ‘Cabrito com batatas” e em 3º Lugar o Bar do Orlando com o petisco “Carne apertada da Dona Oswanda –Maçã de peito apertado, refogada c/ manteiga alho e cebola”.

Os votos
Os votos para a escolha do melhor petisco vêm de um corpo de jurados e do público que visitam os botecos e votam no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 0 a 10, a Higiene, o Atendimento, a Temperatura da Bebida e o Petisco (que leva 70% da nota). O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.
Em 2012 o Comida di Buteco superou todos os números nos seus indicadores: 3.3 milhões de pessoas circularam nos botecos; 3.600 empregos diretos gerados, 37 mil turistas participaram do concurso, 374 mil tira-gostos vendidos e quase meio milhão de votos apurados. A meta para Montes Claros era chegar aos 10 mil votos nesta edição. Mas os valores e vencedores só serão conhecidos na quarta-feira, a noite, em um evento fechado para imprensa, bares participantes, jurados e convidados.

Informações/foto: Wesley Gonçalves(Assessoria do evento)