sexta-feira, 20 de março de 2015

HONDA PIRÂMIDE CONVIDA.....

HONDA PIRÂMIDE CONVIDA...


PAPO FILOSÓFICO!!!!

PAPO FILOSÓFICO!!!






LINHA FÉRREA: SEMÁFORO SERÁ INSTALADO

INDICAÇÃO DO VEREADOR DIU ANDRADE É ATENDIDA E SEMÁFORO NO CRUZAMENTO DA LINHA FÉRREA COM A AVENIDA GERALDO ATAYDE SERÁ INSTALADO


O vereador Diu Andrade, PSL, comemorou a provação de um requerimento de sua autoria que solicita a instalação de um semáforo sincronizado no cruzamento que passa sobre a linha férrea com a Avenida Geraldo Athayde, considerada perigosa pelos motoristas, próximo ao parque de Exposições, no bairro Alto São João.
O requerimento foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e a prefeitura, através da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (McTrans), em parceria com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) executará o serviço nos próximos dias. A obra será custeada pela FCA e a MCTrans entrará com a mão de obra.
O vereador Diu Andrade, afirmou que a sinalização é uma reivindicação antiga dos moradores da região.
"Como parlamentar e radialista, escuto essas queixas quase que diariamente, porque o cruzamento é muito perigoso e com grande fluxo de carros e as crianças enfrentavam dificuldade para atravessar. Um risco iminente de acidentes. No local já ocorreram vários e graves acidentes", afirmou.

Fernando Daymon
Assessoria de Imprensa do Vereador

AUDIÊNCIA PÚBLICA discute PMSB

Audiência Pública discute Plano de Saneamento Básico do Município

Texto e Fotos: Márcia Vieira



O auditório do Centro Cultural Hermes de Paula recebeu na noite desta quarta-feira (18) mais de 300 pessoas interessadas em sugerir e conhecer o Plano de Saneamento Básico do Município (PMSB), em evento promovido pela Prefeitura de Montes Claros.
O PMSB foi apresentado pelos representantes da SERENCO (Serviços de Engenharia Consultiva), empresa contratada pelo município, via licitação, para a elaboração do plano, atendendo a uma exigência da Lei Federal 11.4445/2007, que prevê adequações de todos os municípios brasileiros, nos seguintes itens: Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário; Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas; e Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos.
O público participante fez questionamentos durante o evento e também por escrito, a fim de contribuir com o modelo final do documento, que será entregue pela empresa ao município no dia 30 de maio.
O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, destacou que “a cidade terá avanços nos serviços de água e esgoto, que são componentes necessários, mas outras melhorias virão”. Ele explicou que o edital para a contratação da empresa que irá prestar os serviços de fornecimento de água tratada e esgotamento sanitário na cidade será elaborado com base no PMSB. “A empresa vencedora passará a contribuir também com royalties, que habitualmente giram em torno dos 2%, mas que conseguimos fazer chegar aos 6%, ou seja, esta receita vai para o município. Os cálculos foram feitos sem aumento no valor da tarifa. Além disso, a licitação permitirá que dois parâmetros sejam levados em conta: o técnico e o financeiro”, avaliou.
“Queremos o melhor para Montes Claros e sempre é tempo. Teremos uma cidade limpa, organizada, e tratamento de resíduos sólidos de maneira adequada”, finalizou Muniz.

NOITE LITERÁRIA CÂNDIDO CANELA

NOITE LITERÁRIA CÂNDIDO CANELA






2015: NÚMERO de TRABALHADORES ADMITIDOS JÁ É RECORDE

Número de trabalhadores admitidos
em M. Claros em 2015 já é recorde

Texto: Attilio Faggi Jr.

O governo federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) relativos ao primeiro bimestre deste ano, na última quarta-feira, 18. De acordo com o estudo, o Brasil teve uma redução em seu mercado de trabalho de exatamente 80.732 vagas, enquanto que Minas Gerais teve uma diminuição de 11.366 postos no período.
Em Montes Claros, ao contrário do que vem acontecendo no país e no estado, foi constatada uma ampliação do mercado de trabalho de 747 vagas. Os 6.683 profissionais admitidos no primeiro bimestre de 2015, por sua vez, foram recorde, em Montes Claros, se comparados com todos os outros anos deste século. Entre 2001 e 2005, não se ultrapassou os 2.956 trabalhadores admitidos de 2005; de 2006 a 2009, 2008 foi o ano de maior sucesso com 3.706 empregados no primeiro bimestre; de 2010 para cá, é a segunda vez que passa-se dos 6.000 empregados (em 2014, foram 6.131).
As informações do CAGED estão disponíveis, sem a necessidade de realização de cadastro ou utilização de senha, no site do MTE, através do linkhttp://portal.mte.gov.br/caged_mensal/principal.htm.

"EU SOU FUNORTE"- NETE FREITAS

EU SOU FUNORTE - Enizanete Maria de Freitas
“É importante reconhecermos que o importante é o produto, o que tem por dentro, pouco vai adiantar o exterior bonito se o conteúdo deixa a desejar”

Profissional reconhecida pelo seu trabalho na área da beleza em Montes Claros, Enizanete Maria de Freitas é egressa do curso de Estética e Cosmética da Funorte/Fasi. Natural de Mato Verde, a empresária que é proprietária de uma rede de salões de beleza na cidade, concluiu sua graduação em 2014. Mãe de dois filhos, Enizanete, mais conhecida como “Nete”, também é terapeuta capilar e cosmetóloga.
Segundo Enizanete, a escolha pela graduação em Estética e Cosmética da Funorte/Fasi deve-se ao fato do curso estar ligado à sua profissão, além de ser pioneiro na região e de da Funorte ser uma faculdade conceituada. “O bom profissional, no mercado competitivo deve estar em constante busca do conhecimento como forma de aperfeiçoamento profissional e melhoria na qualidade do serviço/produto”, afirma.
Para a empresária, a Funorte apresenta em seus quadros de profissionais, professores éticos e bem preparados, e isso se reflete na qualidade do ensino. “Além disso, há um aporte para melhoria da qualidade do ensino, a existência de laboratórios de qualidade, o que, sem dúvida, contribuiu para a construção do aprendizado”, diz.
As teorias e práticas vivenciadas durante o curso foram muito importantes para o crescimento profissional da terapeuta capilar. “O conhecimento com embasamento científico nos proporciona entender mais profundamente os diversos procedimentos elaborados. Além de tudo isso, o curso abriu novos campos do conhecimento, nos quais, me possibilitou explorar outros segmentos de mercado”, enfatiza Nete.
Além do conhecimento, no período em que esteve na Funorte/Fasi, a cosmetóloga vivenciou diversos momentos marcantes. “As melhores lembranças focam no trabalho em equipe, uma vez que possibilitou estreitar relações interpessoais, fortalecendo a amizade e expandindo o conhecimento”, fala Nete.
No cotidiano da sua profissão, Nete afirma que existem muitos desafios a serem superados. “O empresariado que honra com seus compromissos e obrigações jurídicas, tributárias, sanitárias e trabalhistas tem a árdua missão de se manter no mercado, com qualidade de serviços e preços. Isso, às vezes é um dificultador, pois, há outros empreendedores não qualificados que atuam clandestinamente no mercado, com preços irregulares e sem o cumprimento das normas do ramo. Aliado a isso, observamos o excessivo rigor e desigualdade na fiscalização na medida em que os pequenos estabelecimentos não são ou raramente são fiscalizados”, pondera.
Proprietária de uma rede de Salões de beleza, Nete é apaixonada pela profissão que exerce. “Fazer o que se gosta, apesar dos percalços, é prazeroso, e isto afeta diretamente na qualidade do serviço e no desenvolvimento do trabalho. Amar a profissão é um dos passos para o sucesso. Administro meus estabelecimentos com muito amor e dedicação as duas unidades”, afirma.
Com uma grande experiência no mercado, a empresária diz que a área da beleza e um setor em expansão. “É importante compreender a extensão do conceito de beleza, ele extrapola a aparência pessoal e interfere diretamente na autoestima. Hoje, o bem estar pessoal é um nicho de mercado crescente em todos os segmentos e essa relação beleza e autoestima, faz com que também esse segmento apresente uma curva ascendente”, analisa.
Pioneira e bem sucedida na carreira, Enizanete diz que não recorda se já sofreu preconceito por ser uma mulher de destaque no mercado de trabalho montesclarense. “Não me lembro que tenha sido vítima de algum preconceito. É importante que cada um tenha a dimensão exata de seu sucesso e saiba lidar com pessoas possuidoras de sentimentos hostis, causado principalmente por suas frustrações. No meu caso, se aconteceu ou se acontecer, o melhor é seguir em frente, do que ficar desperdiçando tempo precioso com algo que em nada pode me acrescentar”, acredita.
Em uma sociedade em que a beleza é tão apreciada e julgada, Nete diz que a principal dica que pode dar em relação ao assunto é que as pessoas se amem em todos os sentidos, quer seja pela sua aparência física, ou qualquer outra característica. “É importante reconhecermos que o importante é o produto, o que tem por dentro, pouco vai adiantar o exterior bonito se o conteúdo deixa a desejar. A valorização é pessoal, faz parte da autoestima, os profissionais da beleza só vão potencializar aquilo de bom que já existe em cada um”, pondera.
Para o futuro, a empresária e cosmetóloga buscar crescer ainda mais. “Como todo empresário meus planos são expandir meus negócios com a finalidade de melhorar a autoestima das pessoas, procurando ser referência de beleza através de uma linha própria de cosméticos e uma rede maior de salões (consultórios) de beleza”, finaliza.
* Coluna publicada semanalmente com histórias de ex-alunos da Rede Funorte/Soebras. Entrevista realizada por Samuel Evangelista

DISTRIBUIDORA de COMBUSTÍVEIS ANUNCIA AMPLIAÇÃO em MONTES CLAROS

Distribuidora de combustíveis anuncia ampliação em Montes Claros
Texto: Daniel Moraes
Fotos: Wilson Medeiros

Na noite desta terça-feira, 17, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Reinaldo Landulfo Teixeira, acompanhado de sua equipe, esteve reunido com Kleber Faria Mascarenhas, gerente jurídico da Ipiranga Produtos de Petróleo S/A, e outros representantes da empresa, em um encontro realizado na sede da Administração Municipal.
Durante o encontro os representantes da distribuidora de combustíveis anunciaram que a Ipiranga irá ampliar sua base de distribuição em Montes Claros, que atende a 62 municípios da região. Os investimentos serão da ordem de R$ 10 milhões, e incluem a construção de uma reservatório de 1 milhão de metros cúbicos e a ampliação das plataformas ferroviária e rodoviária. Além da geração de diversos empregos, a ampliação irá significar o aumento da arrecadação do município, em impostos como ICMS e ISS.
Para o secretário Reinaldo, o anúncio demonstra que Montes Claros continua atrativa para os investidores, “pela sua localidade estratégica e pela gestão pública séria, que traz credibilidade para o município. A previsão de crescimento da Ipiranga para este ano, em Montes Claros, é de 8%, o que mostra como Montes Claros está na contramão da situação econômica nacional”.

A expectativa da empresa é iniciar as obras em breve.

PLANO DIRETOR: REUNIÃO ABORDA TEMAS ESSENCIAIS

Reunião Setorial do Plano Diretor aborda os temas Macrozoneamento, Uso e Ocupação do Solo, Regulação Urbana e Posturas Municipais

Fotos: Wilson Medeiros


Foi realizada na última terça-feira, 17, mais uma reunião de atualização do Plano Diretor de Montes Claros. Com o tema “Macrozoneamento, Uso e Ocupação do Solo, Regulação Urbana e Posturas Municipais”, o encontro contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Jason Neto, do secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Gestão de Energia, Guilherme Veloso, do diretor de Estruturação e Regulação Urbana, José Elias Rabelo, do diretor de Projetos, João Guimarães, e de Flávio Rocha Silveira e José Marcelo, do setor de Aprovação de Projetos, além da equipe de coordenação do Plano Diretor, representada por Jefferson Tolentino, Anny Sá, Josefa Ferreira da Cruz e Amanda Rafaela (Prefeitura), Antônio Carlos Moreira (Faculdades Pitágoras), Mariana Barreto (Faculdades Santo Agostinho), Maria Aparecida Chaves (Faculdades FUNORTE) e Marcos Esdras (UNIMONTES).

Questões envolvendo delimitação do perímetro urbano na sede do município e distritos, ocupação e uso territorial, restrições para construção em áreas de interesse ambiental e urbanístico, vazios urbanos, áreas comerciais em bairros, área central, entre outras, foram amplamente discutidas.

Na oportunidade, ficou evidente a necessidade de atualização da Lei de Uso e Ocupação do Solo e do Código de Posturas, frente à nova realidade do município e seu desenvolvimento econômico e social.

PLANO DIRETOR – O Plano Diretor Municipal é um instrumento de planejamento estratégico que define diretrizes sobre ocupação e uso do solo e melhoria da qualidade de vida da população. O Plano Diretor que vigora em Montes Claros foi feito ainda no ano de 2001. Como parte do processo de elaboração do novo plano estão sendo realizadas as reuniões setoriais, que contam com a participação das diversas secretarias municipais e têm como objetivo discutir as diversas atividades desempenhadas pelas mesmas, analisando a situação atual das políticas públicas, infraestrutura existente, serviços prestados, demandas reprimidas e, ainda, apresentando propostas para melhorar a qualidade de vida da população.

DECRETO CRIA CONSELHO de ÉTICA na ADMINISTRAÇÃO

Decreto cria Conselho de Ética na administração municipal

Texto: Attilio Faggi Jr.

Com o Decreto Municipal nº 3.263, de 13 de março de 2015, fica criado a partir de agora o Conselho Municipal de Ética Pública. Vinculado diretamente à Controladoria Geral do Município, o conselho abrangerá as atribuições da Comissão de Ética competindo-lhe zelar pelo cumprimento dos princípios éticos na Administração Pública Municipal assim como os pilares da Administração Pública que são a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Também competirá ao conselho receber denúncias relativas a atos praticados por integrantes da Administração Municipal, direta ou indireta que importem infrações éticas e proceder a sua apuração; instaurar, de ofício, processo e sindicância sobre fato ou ato lesivo de princípio ou regra de ética pública; e decidir sobre questões relativas à aplicação que envolvam condutas de integrantes da Administração Municipal, entre outras ações.
A elaboração de normas correlatas à sua área de atuação e a resposta de consultas de autoridades e demais agentes públicos também são competências do Conselho de Ética que deverá determinar à Corregedoria Municipal o processamento de denúncias recebidas que para serem apuradas as possíveis infrações disciplinares.
O Conselho Municipal de Ética Pública será composto por três membros titulares, e três suplentes, escolhidos entre os servidores municipais efetivos designados pelo Chefe do Poder Executivo Municipal para exercício de mandato de dois anos, admitida uma única recondução.

UNIMONTES COMUNICA....

UNIMONTES COMUNICA

Com ações nas áreas de justiça, esporte, lazer e cultura, a Unimontes é parceira da Polícia Militar na realização da Ação Cívico Social. As intervenções acontecerão nos dias 21 e 28 de março em dois bairros de Montes Claros que ainda apresentam elevados riscos sociais: Conjunto Habitacional Monte Sião e Bairro Ciro dos Anjos.

Ascom - Assessoria de Comunicação Social
(38) 3229 8112 | (38) 3229 8113