quinta-feira, 24 de agosto de 2017

McDONALD's VAI LIMITAR ANTIBIÓTICOS EM FRANGOS



Finanças 

McDonald's limitará uso de antibióticos em frangos

Fonte: Yahoo Notícias
A rede de fast-food McDonald's anunciou que começará a limitar, em nível global, o uso de antibióticos em frangos a partir de 2018, no âmbito dos esforços para conter a resistência a esses medicamentos, assim como o surgimento de superbactérias.

A decisão complementa o movimento iniciado pela rede no mercado americano em 2016 e se aplica a drogas que também são usadas na medicina humana, chamadas de Antimicrobianos da Mais Alta Prioridade Criticamente Importante (HPCIA, na sigla em inglês) pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Começando em 2018, vamos implementar uma nova política de antibióticos para criação de frango nos mercados ao redor do mundo", informou a empresa em nota divulgada na quarta-feira.

Em 2018, os HPCIAs serão eliminados da criação de aves no Brasil, Canadá, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos e Europa. A exceção será para o antibiótico colistina na Europa. Essa política incluirá Austrália e Rússia até o final de 2019, quando a colistina na Europa for gradualmente eliminada.

A medida deve estar totalmente implementada até janeiro de 2027, embora a rede afirme que "nosso objetivo é ter essa política adotada antes dessa data".

Por décadas, os cientistas apontam uma ligação entre o uso de antibióticos em animais e a diminuição da eficácia dessas drogas na medicina humana.

De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, os CDCs, pelo menos dois milhões de pessoas são infectadas no país com bactérias resistentes a antibióticos todos os anos, levando a cerca de 23 mil óbitos. Estimativas apontam que, em algumas décadas, as superbactérias serão mais letais do que câncer.

MOC VÔLEI: EQUIPE DESFALCADA VAI ENFRENTAR CRUZEIRO

No sacrifício, Montes Claros viaja para enfrentar Cruzeiro
  
Nove estão com virose e equipe fica desfalcada em quatro jogadores na estreia no Mineiro

Texto e fotos: Ascom Montes Claros Vôlei

O MONTES CLAROS VÔLEI vai para a estreia contra o Sada/Cruzeiro nesta sexta-feira, às 20h, no Ginásio do Riacho, em Contagem com um desfalque de 04 jogadores.
Dos 15 jogadores, 09 pegaram uma virose, sendo que 04 deles não tiveram condições de viajar para o primeiro jogo do Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei.
MONTES CLAROS VÔLEI viajou apenas com 11 jogadores. A virose foi contraída por jogadores, entre eles o oposto Lorena, o líbero Alan, o central Bruno e o ponteiro Luan que vão viajaram e vão desfalcar a equipe nesta primeira partida. 
Membros da Comissão Técnica também contraíram a virose. Ela começou a afetar os jogadores durante a viagem para os dois amistosos contra o Juiz de Fora Vôlei (JFV) na semana passada e que serviram como preparatório para a estreia no Campeonato Mineiro. 
O médico da equipe, Dr. Michel Dias Lopes explicou que os atletas tiveram uma infecção causado por um vírus que não se consegue determinar qual seria. A maioria dos atletas e membros da comissão está com sintomas mais leves e outros mais fortes, o que impossibilitou de viajarem para Contagem.
“O prazo para recuperação é de algo de uma semana. Estamos dando todo o suporte clínico e tratamento e acompanhado de perto para estarem se recuperando o mais rápido possível. Os que não contraíram podem vir a ter já que a contaminação pode ocorrer de pessoa por pessoa, pelo contato entre eles ao pegar na mão, entre outros meios”, detalhou o médico.
O preparador físico da equipe Gabriel Azzi explica que a virose afetou em cheio quase que toda a equipe, bem como parte da comissão técnica. “A virose debilitou muito os atletas, causando febre, dor de garganta, alguns com diarreia, desidratação. Isso tudo debilita o corpo, deixa o atleta fraco. A ideia agora é hidratar, alimentar bem e repouso até o jogo. Até o auxiliar técnico, o supervisor e a mim também. E os que não pegaram, podem ainda manifestar a virose”, explicou o preparador físico.
O técnico Chico dos Santos também avalia o quanto essa virose irá influenciar na partida contra o Cruzeiro. “Claro que se você vai fazer um jogo sem todos jogadores, a gente fica em desvantagem e não coma  nossa força máxima. Estaremos apenas com 11 jogadores em quadra diante do Cruzeiro. Mas, faz parte, pois não era uma coisa que queríamos que acontecesse, mas aconteceu. Mas, o que acho importante é que os jogadores que estão treinando, estão bem confiantes e podem até surpreender. É o que esperamos”, disse o técnico.
O oposto Lorena, uma das grandes esperanças do MONTES CLAROS VÔLEI, foi um dos primeiros a contrair a virose. Ele não treinou a semana inteira e vai desfalcar a equipe em Contagem.
“Não consegui viajar com a equipe.Preciso me recuperar , não tive condições de jogo,  e nem pude treinar a semana inteira. Fico muito triste por não ter conseguido viajar e poder ajudar meus companheiros. Mas agora é me recuperar para o jogo contra o próprio Sada/Cruzeiro aqui em nossos domínios no próximo dia 02 de setembro. Até lá, já estarei 100%”, completou o jogador.
Para o gestor do MOC VÔLEI Andrey Souza, a equipe vai jogar no sacrifico contra o Sada/Cruzeiro, mesmo sabendo que o ideal seria ter a equipe completa para este grade duelo.
“Pensando na competição, no próprio calendário, no planejamento e organização para a temporada, iremos jogar no sacrifício sim, enfrentar este problema momentâneo de cabeça erguida e buscar o melhor resultado possível, mesmo com todas as condições adversas para este jogo”, finalizou o gestor.

Jornalista Wesley GonçalvesAssessoria e Comunicação

UNIMONTES COMUNICA...

 UNIMONTES COMUNICA...
 O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, foi empossado como integrante do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A solenidade aconteceu nesta terça-feira, em Belo Horizonte. A vigência do mandato é de 4 anos.

FOTO: Ascom | Fapemig

SEBRAE MINAS e PARCEIROS REALIZAM INOVAÇÃO e EMPREENDEDORISMO

Sebrae Minas e parceiros realizam 2ª Semana de Inovação e Empreendedorismo de Montes Claros

Evento realizado entre os dias 28 e 31 de agosto, será voltado para empreendedores e terá atividades de gestão, tecnologia e inovação

Estão abertas as inscrições para a 2ª Semana de Inovação e Empreendedorismo de Montes Claros. O evento promovido pelo Sebrae Minas em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), Minas UP e outros apoiadores e instituições de ensino, irá abordar temáticas com foco em inovação, tecnologia e empreendedorismo. Toda comunidade está convidada, principalmente empreendedores, acadêmicos, professores e pesquisadores.

Cada curso tem um investimento de R$10, ou um passaporte de R$25 que garante participação em toda a programação. Ao se inscreverem, os interessados devem escolher quais dos temas desejam participar, uma vez que alguns acontecem simultaneamente.

O evento acontece de 28 a 31 de agosto. O acesso às informações gerais e as inscrições podem ser feitos no Posto de atendimento do Sebrae (32247350) ou pelo site www.sympla.com.br.

Durante quatro dias de evento, diferentes instituições da cidade receberão atividades como palestras, cursos, oficinas mesa redonda e jogos empresariais.
A abertura será segunda-feira, 28 de agosto, às 19h, no Espaço OAB com a presença de dois nomes conhecidos e importantes quando o assunto é empreendedorismo. João Kepler, é escritor, investidor, palestrante e um dos maiores incentivadores do ecossistema empreendedor no Brasil. A segunda palestra será com Edmar Ferreira, CEO da Rock Content, empresa líder em marketing de conteúdo no Brasil, e uma das mais importantes do San Pedro Valley, em Belo Horizonte.

A programação acontece na Unimontes, Cepeag, Facit, Campus da UFMG, Faculdades Pitágoras, Faculdades Santo Agostinho, Fasi, Instituto Federal do Norte de Minas, Auditório da Amams e Funorte. Um dos destaques da programação serão os minicursos que utilizarão ferramentas nas quais os participantes terão atividades rápidas que ensinam como impulsionar seus negócios, como o Canvas que elabora o planejamento estratégico de negócios novos ou existentes.

Outra atividade que chama atenção são as oficinas de Jogos Empresariais: Engenharia de Produção – um desafio prático na indústria, em que o participante aprende jogando.

De acordo com o analista do Sebrae Walmath Magalhães, um dos objetivos do evento é integrar universidades e empresas. “Essa é uma grande oportunidade para disseminar a cultura da inovação e tecnologia entre as faculdades e as empresas para que as ações cheguem ao mercado por meio de seus cursos de engenharia e administração. O Sebrae faz essa ponte entre faculdades e empresas buscando o crescimento do empreendedorismo na região”, enfatiza.
SERVIÇO:

2ª Semana de Inovação e Empreendedorismo
Data:  28 a 31 de agosto
Horário de abertura: 19h
Local da abertura: Espaço OAB Eventos – Montes Claros
Locais onde haverá programação: Unimontes, Cepeag, Facit, Campus da UFMG, Faculdades Pitágoras, Faculdades Santo Agostinho, Fasi, Instituto Federal do Norte de Minas, Auditório da Amams e Funorte
Inscrições: Posto de atendimento do Sebrae (38 3224 7350) ou pelo site www.sympla.com.br

Confira a programação completa no site www.sidmoc.com.br

AMAMS: MINISTÉRIO E SECRETARIA APRESENTAM PROGRAMA ÁGUA DOCE

AMAMS recebe Ministério do Meio Ambiente e Secretaria de Cidades para apresentar o Programa Água Doce aos municípios da região.

Nesta sexta-feira o Ministério do Meio Ambiente apresenta na AMAMS em Montes Claros, o Programa Água Doce, com a finalidade de melhorar a qualidade e de diminuir o nível de sal da água que é retirada de poços artesianos nas cidades da região. O diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso a Água, Renato Saraiva Ferreira, coordenador nacional do PAD participa do evento, irá discutir o problema das águas salinas e salobras no semiárido mineiro. Ele estará acompanhado de Glória Stephanie Gomes, coordenadora estadual do PAD, do secretário estadual das Cidades, Carlos Murta, além de técnicos do Ministério do Meio Ambiente.
 
O presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, esclarece que existem muitos municípios que dependem de poços artesianos para o abastecimento de água, mas a água retirada apresenta um alto teor de salinidade e por isso, esse programa apresentado pela equipe do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria das Cidades veio em boa hora, pois dá uma expectativa de solução. Os levantamentos técnicos mostram que 37 municípios do semiárido mineiro apresentam altos índices de sal na água. No último dia 02 de agosto, José Reis esteve com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, onde ficou ajustado uma parceria ente a AMAMS e o DNOCS, com a doação de uma perfuratriz à associação que será utilizada na perfuração de poços artesianos na regi&a tilde;o.
 
A AMAMS recebeu a demanda do prefeito de Mamonas, Idalino Celestino Carvalho, que tem 22 comunidades rurais abastecidas com água de poço artesiano, que apresenta indicadores de salinidade. São mais de 7.000 pessoas dependendo da ajuda. O prefeito de Catuti, José Barbosa Zinga, também apresentou o mesmo problema. Por sinal, ele esteve e Belo Horizonte, acompanhado do presidente José Reis, com o secretário Carlos Murta, acertando a realização do Encontro Estadual do Programa Água Doce.
 
O Ministério do Meio Ambiente explica que o Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas, prioritariamente com as populações de baixa renda do semiárido. O sistema de dessalinização é composto por poço tubular profundo, bomba do poço, reservatório de água bruta, abrigo de alvenaria, chafariz, dessalinizador, reservatório de água potável e reservatório de tanques de contenção do concentrado.
 
Os municípios a serem atendidos são Águas Vermelhas, Capitão Enéias, Catuti, Comercinho, Espinosa, Francisco Sá, Itaobim, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Manga, Mato Verde, Monte Azul, Montes Claros, Ninheira, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, São João das Missões, São João do Paraíso, Serranópolis de Minas, Taiobeiras, Varzelândia e Verdelândia, no Norte de Minas, enquanto no Vale do Jequitinhonha são Almenara, Araçuaí, Felisburgo, Francisco Badaró, Itinga, Jacinto, Jequitinhonha, Jordânia, Rubim e Salto da Divisa.
 
Montes Claros, 24 de Julho de 2017.
  Ascom | AMAMS