quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Da SÉRIE: ARQUIVO-ENTREVISTAS-MEU REGISTROS

Da SÉRIE: ARQUIVO:-ENTREVISTAS-MEUS REGISTROS

ENTREVISTANDO o MINISTRO GILMAR MENDES


IGAM ATUALIZA CADASTROS de USUÁRIOS de ÁGUA

Igam recebe informações para atualização de cadastro de usuários de água

 
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) está atualizando o cadastro dos usuários das águas superficiais ou subterrâneas do Estado neste início de ano. A medida é válida para pessoa física ou jurídica, pública ou privada e que estão sujeitos à cobrança pelo uso dos recursos hídricos, de acordo com a Lei Estadual 13.199 de 1999. Os usuários que possuem equipamento para medição de vazões devem informar a previsão de vazões a serem medidas no exercício corrente e as vazões efetivamente medidas no exercício anterior.

Os dados devem ser fornecidos por meio da Declaração Anual de Uso do Recurso Hídrico (DAURH), de 1º a 31 de janeiro, conforme disposto da Resolução Conjunta SEF/Semad/Igam 4179 de 2009. A cobrança pelo uso do recurso hídrico é baseada nas informações prestadas no Cadastro Nacional de usuários de Recursos Hídricos (CNARH) até o dia 31 de janeiro de cada ano.

Para alteração dos dados no CNARH, o usuário deve acessar o endereço eletrônico http://cnarh.ana.gov.br/frmDeclLogin.aspx?ReturnUrl=%2fdeclaracao%2ffrmDeclAlt.aspx, e inserir o número do CNARH e a senha. Caso não possua senha de acesso envie um e-mail para cadastro.igam@meioambiente.mg.gov.br.

Mais informações podem ser esclarecidas por meio do e-mail: cobranca.agua@meioambiente.mg.gov.br ou pelo endereço eletrônico www.igam.mg.gov.br/gestao-das-aguas/cobranca-pelo-uso-de-recursos-hidricos.

Cobrança pelo uso dos recursos hídricos

A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos é um instrumento econômico de gestão das águas prevista na Política Estadual de Recursos Hídricos e instituída pela Lei Estadual 13.199/1999. Em Minas Gerais a cobrança foi regulamenta pelo Decreto 40.046 de 2005.

Além de da racionalização do uso de recursos hídricos, a cobrança objetiva arrecadar recursos para aplicação em projetos, de programas e intervenções previstos no Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica em que foram gerados.

A Cobrança somente se inicia após a aprovação pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) dos mecanismos e valores propostos pelo Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH), bem como pela assinatura do Contrato de Gestão entre o Igam e a Agência de Bacia ou entidade a ela equiparada.

As Agências de Bacia (AGBs) ou entidades equiparadas são instituídas mediante solicitação do CBH e autorização do CERH, cabendo a ela aplicar os recursos arrecadados com a Cobrança nas ações previstas no Plano de Recursos Hídricos da bacia e conforme as diretrizes estabelecidas no plano de aplicação, ambos aprovados pelo CBH.

Ascom/Sisema

CACHAÇA CLAUDIONOR: HERDEIRAS BUSCAM MODERNIDADE

Herdeiras da cachaça Claudionor buscam modernidade e mantêm tradição da aguardente de três gerações

Parceria com o Sebrae Minas buscou qualificar a produção e a divulgação da marca da empresa nacionalmente


O município de Januária, no Norte de Minas, se destaca na produção de cachaça artesanal. Uma das marcas mais conhecidas é a quase centenária aguardente Claudionor, que tem sua presença fortalecida no mercado por meio de uma parceria com o Sebrae Minas.
A cachaça Claudionor faz parte do Programa Origem Minas, uma iniciativa do Sebrae Minas e da Faemg que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação do agronegócio no estado. De acordo com Úrsula Carneiro, uma das herdeiras e diretora da empresa fabricante da aguardente, são produzidas em torno de 80 a 90 mil litros por ano. Essa produção atende o mercado nacional, principalmente São Paulo, Minas e Bahia. Até ficar no ponto para ser comercializada, a cachaça é envelhecida por dois anos em dornas feitas com madeira de amburana.
 Úrsula administra a empresa com a sua irmã, Lícia Carneiro. As duas empresárias são netas do criador da marca, Claudionor. Hoje, quem vê as proprietárias do empreendimento se preocuparem com a modernidade, não imagina como tudo começou em 1925 e como o negócio sobreviveu a três gerações. “Naquela época, as bebidas produzidas na região não tinham nomes e todas eram chamadas simplesmente de ‘cachaças de Januária’. Porém, muita gente sempre dizia que queria a ‘Cachaça do Claudionor’. Daí, surgiu o nome”, explica Úrsula.
Ao longo dos anos, o rótulo permaneceu o mesmo, mas muita coisa mudou na administração da empresa. Úrsula Carneiro relata que a produção artesanal iniciada pelo seu avô passou para o pai dela. “Com a morte do nosso pai, coube a nós duas assumirmos o negócio em 2012. Sabemos que é um grande desafio, mas mantemos a tradição e os segredos da tradicional bebida que vem marcando décadas”, comemora Úrsula. 
A empresária conta que não herdou apenas dos homens da família o gosto pelo negócio. “Na verdade, a minha avó, Joventina Carneiro, foi peça fundamental para o sucesso da cachaça. Grande parte das ideias e da visão de empreendedorismo foi dela. Mas, como naquela época mulher não apareceria nos negócios, meu avô executava as ações e levava a fama”, brinca a herdeira.

Investindo no mundo digital
Visando incrementar o negócio e reforçar a divulgação da bebida artesanal produzida na cidade desde 1925, a cachaça contou com uma consultoria de marketing do Sebrae Minas em 2015. Por meio do Sebraetec, uma iniciativa do Sebrae que oferece conhecimento em inovação e tecnologia para micro e pequenas empresas, a empresa iniciou a construção de um website que apresenta a história, o processo de fabricação, vendas e curiosidades sobre o produto, que já recebeu vários prêmios de qualidade.
“Hoje em dia é essencial ter um bom site e confiamos nesta parceria com o Sebrae. Quem já conhece ou quem deseja conhecer a nossa cachaça poderá ter informações seguras, uma fonte de pesquisa da nossa própria empresa”, afirma Úrsula Carneiro, uma das herdeiras e diretora da empresa fabricante da aguardente.
De acordo com a analista do Sebrae Aline Magalhães, a instituição contribui para que a marca ganhe um ar de modernidade mantendo a tradição. “Oferecemos suporte aos profissionais do segmento e contribuímos com soluções para fortalecer ainda mais esse produto. A qualidade da aguardente produzida é inquestionável. Cabe nós contribuir para que a marca se solidifique cada vez mais”, destaca.

Premiada
O sucesso da cachaça Claudionor pode ser comprovado em várias revistas especializadas. Em 2007, ficou em quinto lugar no ranking das melhores cachaças do país; em 2009, subiu para terceiro e repetiu o feito em 2011.No ano seguinte, foi eleita a segunda melhor pelo ranking da revista Vip. Atualmente, figura entre as 50 melhores do II Ranking da revista Cúpula da Cachaça.





AMANTES DO CAFÉ....

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5 Benefícios do café expresso que você provavelmente desconhece
Publicado em
cafe-expresso-4

1 – Melhora a memória a longo prazo
2 – Aumenta a atenção
3 – Diminui o risco de diabetes
4 – Reduz o risco de acidente vascular cerebral
5 – Ajuda a perder peso

Publicado em

HOJE É DIA DE...

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Lembrar o compositor HUMBERTO TEIXEIRA, que ficou muito conhecido como parceiro do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Teixeira, que além de compositor foi deputado federal e advogado, nasceu em 05/01/1915 e faleceu em 1979. Uma das canções mais conhecidas  da parceria com GONZAGÃO  é a clássica ASA BRANCA. A atriz Denise Dumont, filha de Teixeira, produziu um documentário sobre o pai: "O Homem que Engarrafa Nuvens". Para lembrá-lo, duas, das muitas canções de autoria da dupla HUMBERTO TEIXEIRA e LUIZ GONZAGA:







UNIMONTES COMUNICA....

UNIMONTES COMUNICA...

A adaptação profissional à modernidade tridimensional é a proposta dos cursos de Tecnologia em Impressão 3D, que terão início na próxima segunda-feira  - 9 de janeiro -, na Unimontes. A capacitação é financiada pela Fapemig e reunirá 15 alunos, entre professores e servidores.

CONTATO PARA ENTREVISTAS
Alcino Moura Júnior
Diretor de TI - Unimontes
(38) 3229-8301
(38) 9842-0160


Ascom - Assessoria de Comunicação Social

FÉRIAS com DIVERSÃO GARANTIDA no MOC SHOPPING

Férias com diversão garantida no Montes Claros Shopping
 



Neste mês de janeiro, o Montes Claros Shopping conta com variadas opções para as crianças que acabaram de entrar de férias.
 
De 16 de janeiro a 3 de fevereiro, acontece a Play Férias Geek, colônia de férias que o shopping realiza em parceria com a Mexa-se Gestão Esportiva e Lazer.  Outras opções de lazer que o shopping oferece nessas férias são o complexo de brinquedos infláveis, as estreias de filmes no Cinemais e a emoção e adrenalina na pista de kart indoor.

 
 
Play Férias Geek
 
O Montes Claros Shopping e a Mexa-se Gestão Esportiva e Lazer promovem, no período de 16 de janeiro a 3 de fevereiro, a Play Férias Geek,  para crianças de 4 a 12 anos.
 
Na programação, diversão, lazer e entretenimento para os baixinhos, com oficina de culinária e de massinha de modelar, games, circuito de gincanas, sessão de cinema e festa de encerramento à fantasia.
 
A colônia acontece das 13h30 às 17h30 na Praça do Cinema. As atividades são acompanhadas por monitores experientes, todos educadores físicos.
 
As inscrições para a Play Férias Geek podem ser feitas na loja Tutti Bambini (unidade shopping).  A inscrição será efetivada após a entrega da ficha preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis da criança e pagamento da taxa. Para participar da atividade, o valor cobrado é R$ 170,00 para os cinco dias, com lanche diário, camiseta e squeeze inclusos.
 
As atividades serão realizadas no período vespertino em 3 turmas: a primeira de 16 a 20 de janeiro, a segunda de 23 a 27 de janeiro e a terceira de 30 de janeiro a 3 de fevereiro.  Mais informações pelos telefones (38) 99188-8949 ou 98414-5060 e no site do Montes Claros Shopping.
 
Emoção e adrenalina na pista de kart indoor
 
Crianças a partir de sete anos e com altura mínima de 1,40m podem apostar corrida na pista de kart do Montes Claros Shopping. Não é necessário experiência. Antes de ir para pista, todos passam por uma aula onde são informadas as regras da corrida, bandeiras e noções básicas de pilotagem.
 
As corridas podem ser de quatro voltas, 5, 10, 15 ou 20 minutos, com possibilidade de reserva de horário pelo telefone (38)99958-4382. Grupos a partir de 5 pilotos ganham desconto.
 
 
Adrenalina Kart Indoor está localizado no estacionamento sul e funciona todos os dias, das 14 às 22 horas. Baterias de 5 minutos custam R$ 20,00; de 10 minutos, R$ 35,00; 15 minutos, R$ 45,00 e de 20 minutos, R$ 55,00. Reservas de horários para as corridas devem ser feitas por celular ou whats no número (43) 9108-5558.
 
 
Praça central repleta de brinquedos
 
Do dia 10 de janeiro até o dia 28 de fevereiro, de segunda a domingo, das 10 às 22 horas, os clientes poderão deixar os filhos desfrutarem do Drive Car Centro de Diversões, complexo de lazer na praça central, que envolverá brinquedos infláveis como tobogã, balão bolha, castelo de bolinhas, jacaré inflável, trampolim, além do Space Play, um pula-pula em formato de foguete que chama muito a atenção das crianças.
 
 
As estreias mais esperadas no cinema
 
No Cinemais, o mês de janeiro vai ser repleto de estreias aguardadas pelo público. E ainda tem a Promoção Mais, válida de segunda a quarta-feira (exceto feriados), com ingressos a preços promocionais.
 
“Moana, um mar de aventuras”, animação musical da Disney, estreia no dia 5 de janeiro e conta a história de Moana, a filha querida do chefe de uma tribo polinésia, escolhida pelo próprio oceano para reunir uma relíquia mística a uma deusa. Ela zarpa em busca de Maui, um semideus lendário e espera salvar seu povo.
 
No dia 12 estreia “Eu fico loko”, que conta a história de Christian Figueiredo, um dos maiores youtubers do Brasil. Filme de comédia brasileiro adaptado do livro de mesmo nome escrito por Christian Figueiredo.
 
Também no dia 12, é a vez do filme “Assassin’s Creed”, filme de de ação e aventura baseada na franquia de jogos eletrônicos homônima criada pela Ubisoft e dirigido por Justin Kurzel e estrelado por Michael Fassbender, Marion Cotillard, Jeremy Irons, Michael K. Williams, Ariane Labed e Brendan Gleeson.
 
Informações: (38) 3214-3300
 
>Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa – (38) 99966-0966