domingo, 22 de novembro de 2015

PELAS RUAS da CIDADE......Edifício PEDRO MONTES CLAROS

PELAS RUAS da CIDADE....

Edifício PEDRO MONTES CLAROS

Fotos:Márcia Vieira  
Texto informativo: Raphael Reys

Na esquina das Ruas Presidente Vargas/Dr. Veloso, resiste ao tempo um dos primeiros prédios de Montes Claros. Quem nos conta uma breve história deste prédio, é o escritor RAPHAEL REYS:  
"Sinval Amorim filho construiu o prédio de dois andares no estilo art decó, nas confluências das ruas Doutor Veloso e XV, hoje Presidente Vargas. Para tal apanhou na Caixa Econômica um financiamento conhecido na época como Primeiro Empréstimo.
No alto do casarão rococó, em baixo relevo, o nome do patriarca da família Amorim: Edifício Pedro Montes Claros. Sinval projetou a construção do prédio visando criar um espaço para a instalação de uma agencia do Banco do Brasil em nossa cidade. O mestre de obras contratado foi o Joel Horizontino.

Com suas idas e vindas a Capital Federal, Rio de Janeiro, projetou o espaço necessário e incentivou a vinda do considerado na época, o maior banco rural do mundo. No prédio ficaram instalados além da agência bancária, o gerente, o contador e irmãos do Sinval." (Raphael Reys)






Nota: "PELAS RUAS  da CIDADE" é um trabalho informal deste blog, feito a quatro mãos com a finalidade de resgatar e deixar registrado um pouco da história de Montes Claros. As fotos de nossa autoria contam com um breve resumo do local, cujas informações são gentilmente registradas e cedidas pela "memória de elefante" do escritor RAPHAEL REYS. Mais fotos vocês encontram no álbum de mesmo nome da nossa página no PINTEREST (www.pinterest.com/marciayellow) e DZAI (www.dzai.com.br/marciavieirayellow11/mypage/foto )

ILUSTRANDO....Pelas BARBAS do PROFETA!

ILUSTRANDO.....

"PELAS BARBAS do PROFETA!": expressão árabe que exprime espanto ou exaltação. Ao longo da história tem sido atribuído aos homens com barba, sabedoria e certo status social. Para os árabes  muçulmanos a expressão tem um significado especial, já que o profeta mencionado é Maomé, o fundador do islamismo. No Brasil, a expressão ficou famosa na boca do narrador esportivo Sílvio Luiz.


.

PAPO FILOSÓFICO.....

PAPO FILOSÓFICO....

(Foto: Inês)




RECADO/ CONVITE do SYMPHRA

RECADO/CONVITE  do SYMPHRA

Assunto: Convite Especial - Homenagem ao Jornalista Jadir Barroso
 
Repasso. O Jadir era figura amena, papo excelente.
O livro ficou pronto três dias depois que ele morreu, por causa de um câncer.
Daí, o Mercado Comum decidiu lançar o livro em homenagem ao velho Jadir, de São José do Jacuri.
A gente se vê lá, no lançamento.


Vide abaixo o nosso convite em homenagem ao
amigo Jornalista Jadir Barroso – diretor de
Redação de MercadoComum, falecido no
dia 27 de outubro.
Contamos com a sua presença.
Esse convite é também extensível a todos os
amigos próximos a ele, a quem pedimos retransmitir
esta mensagem, caso constem de sua rede de contatos.
Contamos com a sua presença.
Abraços Especiais,

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira

 

HOJE TAMBÉM É DIA DE...

(Foto: www.rickrozoff.wordpress.com)
HOJE TAMBÉM É DIA DE....

Lembrar o escritor francês ANDRÉ GIDE, nascido em  22/11/1969. Homossexual, Gide buscava, por meio de sua obra, manter a honestidade intelectual  e combater os preconceitos homofóbicos da sua época. Ganhou o Nobel de Literatura em 1947.


"A sinceridade do meu prazer é o mais importante dos meus guias.”

 “As coisas pertencem a quem sabe desfrutá-las.”
 
“A arte é a recaída de um fervor.”
 
 “Na vida, nada se resolve, tudo continua. Permanecemos na incerteza; e chegaremos ao fim sem sabermos com o que podemos contar.” 
 
 “Cada um quer apoderar-se daquilo que só pertence a todos.”

“Em verdade, da felicidade que alça voo à custa da miséria eu não quero. Uma riqueza que priva alguém de alguma coisa, eu não quero... Se minha roupa desnuda outrem, andarei nu.”
 
 “Que a importância esteja no teu olhar, não naquilo que olhas.”

“É melhor ser odiado pelo que você é do que ser amado pelo que você não é.”
 
“Um bom mestre tem sempre esta preocupação: ensinar o aluno a desenvencilhar-se sozinho.”

 


HOJE É DIA DE...

HOJE É DIA DE...

(Foto: www.biography.com)
Lembrar a escritora britânica GEORGE ELIOT, pseudônimo usado por MARY ANN EVANS, nascida em 22/11/1819.O pseudônimo masculino foi escolhido para fugir de preconceitos e estereótipos sobre a escrita feminina, mas outro motivo seria a preservação da sua vida íntima, já que manteve um relacionamento  por mais de 20 anos com um homem casado.Seus trabalhos relatam a busca pelo sentido da vida

“A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz.”

 “Abençoado quem se abstém de falar, nos poupando da evidência de que não tem nada a dizer.”

“Que solidão é mais solitária que a desconfiança?”

“Não existe desespero tão absoluto quanto aquele que surge nos primeiros momentos de nosso primeiro grande sofrimento, quando não conhecemos ainda o que é ter sofrido e ser curado, ter se desesperado e recuperado a esperança.”

“O caráter não é esculpido em mármore, não é algo sólido e inalterável. É algo vivo e mutável, e pode tornar-se doente, como se torna doente o nosso corpo.”

“Os nossos atos determinam-nos tanto como nós determinamos os nossos atos.”

“Quando chega a morte, não é da nossa ternura que nos arrependemos: é da nossa severidade.”