Espírito NOVEMBRO AZUL....
Um pouco de tudo.Montes Claros, Minas e mais.Notícia,arte,gente,arquivo, política,moda, cidade,literatura, música,cinema,dicas, atualidades, entretenimento, informação.Novos posts todo dia, a qualquer hora. ATENÇÃO: O DZAI FICOU MAIS FÁCIL. TODAS AS COBERTURAS do blog DZAI- Portal UAI, desde 2008, estão agora reunidas num ÚNICO LINK: BASTA ACESSAR: www.blogs.uai.com.br/marciavieirayellow . MEU TWITTER: twitter.com/marciayellow
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
SAÚDE: AGÊNCIA AMPLIA COBERTURA DO PET/CT
Agência Nacional de Saúde amplia cobertura do exame PET/CT por convênios
Desde 2010, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vem ampliando a cobertura mínima obrigatória das operadoras de planos de saúde, em relação ao exame de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET/CT). O procedimento é frequentemente utilizado principalmente por oncologistas na detecção de metástases. Antes, os planos de saúde cobriam o exame somente em casos de câncer do pulmão, linfoma e câncer colo-retal. Atualmente, são oito as indicações obrigatórias que podem ser custeadas pelos convênios.
O novo rol de procedimentos da ANS beneficiará cerca de 44 milhões de beneficiários de planos de saúde e já está em vigor. O exame gera imagens metabólicas e anatômicas de todo o corpo do paciente para reconstruir em três dimensões um retrato fiel do organismo capaz de identificar as alterações precoces que possam indicar a existência de um tumor. Em 30% dos casos, após a realização do PET/CT, o médico muda o procedimento que vinha sendo empregado, segundo dados da ANS.
Especialista em Medicina Nuclear, Dra. Isabela Silvério pontua que o exame PET/CT é o que há de mais moderno em imagens na avaliação do paciente com câncer. Relata, ainda, sua importância na decisão terapêutica que além de beneficiar o paciente em relação ao tempo e sucesso do tratamento, reflete também em economia para o sistema de saúde. “Os tratamentos quimioterápicos e radioterápicos são caros e algumas vezes o paciente não responde a certa droga, e esperar o término de todas as sessões posterga a oportunidade da mudança da medicação precocemente, o que gera desgaste do paciente e aumento dos custos”. O exame PET/CT, apesar de caro (cada exame custa em torno de 3.500 reais), resulta em economia para o sistema de saúde, uma vez que proporciona a melhor decisão terapêutica e sua alteração precoce.
“Durante muitos anos, a medicina tenta provar para as operadoras de planos de saúde a grande importância para os pacientes e economia que o exame gera para o sistema de saúde. O exame PET/CT tem muitas outras indicações comprovadas que ainda precisam ser liberadas,” garante Dra. Isabela. Em Montes Claros, as clínicas Ressonar e IMED, do Grupo Ressonar, são hoje umas das poucas clínicas no Estado de Minas que tem convênios com as operadoras de planos de saúde para a cobertura do PET/CT, resultado de investimento de quase dez anos na realização do exame.
Segundo o rol de procedimentos e eventos em saúde 2014 – ANS na Resolução Normativa - RN Nº 338, os convênios estão obrigados a custear o exame PET/CT nas seguintes situações: portadores de câncer pulmonar; linfomas; câncer colo-retal; nódulo pulmonar solitário; câncer de mama metastático; casos de câncer de cabeça e pescoço; esôfago; melanomas; substancialmente nos casos em que outro exame de imagem não for suficientemente esclarecedor.
“O PET/CT propicia diagnósticos e a identificação do estágio do câncer de forma mais segura. Ele também define melhor alterações no curso e após a terapêutica em relação aos exames convencionais, indicando se são alterações benignas residuais ou persistência do tumor. É, portanto, um método eficaz no controle e acompanhamento da evolução da doença”, garante Dra. Silvério.
Com a atualização do rol de procedimentos da ANS, a expectativa dos especialistas é que o exame se popularize e que sejam incluídas novas modalidades para maior sensibilidade e especificidade na detecção de metástases. Fica clara que a detecção precisa e a caracterização correta de um tumor pode definir o sucesso no tratamento. “O exame feito pelo aparelho PET/CT é um método de imagem não invasivo seguro, com indicação firme para o estadiamento e restadiamento no câncer, que beneficia o paciente a partir do momento em que o médico oncologista define o melhor tratamento baseado nas informações mais fiéis”, conclui. Mais informações sobre o rol de procedimentos autorizados para o exame em (38) 3218 7575.
Texto/Foto: Mosaico comunicação
Texto/Foto: Mosaico comunicação
FEC COMUNICA....
FEC COMUNICA
"Prezados Jornalistas, boa tarde!
A equipe do Funorte Esporte Clube chegou de viagem na última quinta de manhã, após realizar duas partidas fora de casa, contra Nacional e Uberaba.
Os jogadores ganharam folga na quinta e retomam as atividades hoje, dia 28, com treino às 16h no CT Aymorés, e amanhã (sábado), às 9h da manhã, também no CT Aymorés.
A próxima partida do time é no domingo, 17h, no Estádio José Maria Melo, contra o Betinense.
Agradecemos a parceria."
Att,
Cid Bruno
Assessoria de Comunicação Funorte
MAIS EDUCAÇÃO APRESENTA RESULTADOS
Programa Mais Educação apresenta resultados
Texto: Ascom
Fotos: Christian Bertoline
Para encerrar o mês de novembro, foi realizada, no dia 20 de novembro, na Escola Municipal Arthur Fagundes a 1° Mostra de Atividades do Programa Mais Educação.
Na oportunidade, os alunos apresentaram atividades artísticas e culturais, com diversos temas. Entre eles, o tema da consciência negra foi desenvolvido por meio de trabalhos que reforçam a miscigenação do povo brasileiro e suas raízes africanas, com destaque para o Desfile da Beleza Negra.
A fanfarra da escola alegrou os presentes e abriu caminho para manifestações da cultura popular, como a Catira. O tom mais contemporâneo ficou com a dança dos anos 80.
Segundo a coordenadora do Programa Mais Educação na instituição, Sônia Maria Souza, a 1° Mostra foi resultado de vários projetos desenvolvidos durante o ano letivo, em especial “A Semana para a vida”.
O Programa Mais Educação oferece atividades complementares curriculares em contraturno, a fim de colaborar para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem por meio do contato com os conhecimentos, equipamentos sociais e culturais existentes na escola.
HOJE É DIA DE.......
HOJE É DIA DE...
De festejar um dos grandes nomes da música brasileira e que este blog AMAAAAAA..
Com vocês, BENITO di PAULA:
De festejar um dos grandes nomes da música brasileira e que este blog AMAAAAAA..
Com vocês, BENITO di PAULA:
PEDRO e suas PRECIOSIDADES....
PEDRO e suas PRECIOSIDADES....
Dia desses o colega PEDRO NETO apareceu com objetos preciosos à tiracolo. E este blog, que adora antiguidades, não resistiu e deu o flagrante. Vejam só:
Bem, o resultado está na foto abaixo. PEDRO preparava-se para apresentação de trabalho ao lado dos colegas, que aparecem com ele na foto, e os objetos eram parte da trama:
PREFEITURA CONVIDA: COLETIVA
PREFEITURA CONVIDA...
COLETIVA
Caro colega,
COLETIVA
Caro colega,
Você e seu prestigiado veículo de comunicação estão convidados para uma Coletiva de Imprensa que será realizada nesta segunda-feira, 1º de dezembro, às 10 horas, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Montes Claros.
Entre os assuntos abordados, estarão os avanços do município na área da Saúde, incluindo o recente reconhecimento no Prêmio Brasil Sorridente.
Contamos com sua valiosa presença,
PLANO DIRETOR: CULTURA RECEBE REUNIÃO
Secretaria de Cultura recebe reunião setorial do Plano Diretor
Fotos: Silvana Mameluque
A sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Juventude recebeu, no dia 18 de novembro, a 3ª Reunião Setorial do Plano Diretor da cidade de Montes Claros.
No encontro foram abordados os seguintes temas: “Aspectos gerais das políticas públicas municipais para o desenvolvimento das atividades voltadas para as práticas de esporte e lazer"; "Infraestrutura atual e projetos propostos"; "Atividades culturais, eventos e infraestrutura existente e proposta"; "Patrimônio histórico e cultural – prédios e áreastombados e de interesse para tombamento"; "Situação de preservação e conservação dos prédios tombados"; "Aplicabilidade do conceito de transmissão do direito de construir para prédios tombados"; entre outros assuntos relacionados.
Participaram da reunião o secretário municipal de Cultura, Carlos Muniz, e sua assessoria; o diretor da Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer, Rogério Santana, e sua equipe técnica; a equipe de coordenação de atualização do Plano Diretor de Montes Claros, representada por Jefferson Tolentino e Anny Sá, ambos da Prefeitura, o professor Antônio Carlos Moreira (Faculdades Pitágoras), o professor Marcos Esdras (Unimontes) e o professor Oscar Rennó (Faculdades Santo Agostinho), além de diversos técnicos e professores dessas instituições parceiras.
PLANO DIRETOR – O Plano Diretor Municipal é um instrumento de planejamento estratégico que define diretrizes sobre ocupação e uso do solo e melhoria da qualidade de vida da população. O Plano Diretor que vigora em Montes Claros foi feito ainda no ano de 2001. Como parte do processo de elaboração do novo estão sendo realizadas as reuniões setoriais, que contam com a participação das diversas secretarias municipais e têm como objetivo discutir as diversas atividades desempenhadas pelas mesmas, analisando a situação atual das políticas públicas, infraestrutura existente, serviços prestados, demandas reprimidas e, ainda, apresentando propostas para melhorar a qualidade de vida da população.
PRÊMIO BRASIL SORRIDENTE: M. CLAROS tem a MELHOR SAÚDE BUCAL
Prêmio Brasil Sorridente
Montes Claros tem a melhor Saúde Bucal de Minas
Texto: Daniel Moraes
Foto: Caio Pimenta
A cidade de Montes Claros foi contemplada com o Prêmio Brasil Sorridente 2014, por ter tido o melhor desempenho na área de Saúde Bucal em todo o estado de Minas Gerais ao longo de 2013, entre os municípios com mais de 300 mil habitantes. Além disso, a Saúde Bucal de Montes Claros foi considerada a sétima melhor do país, entre as cidades com mais de 300 mil habitantes.
O Prêmio Brasil Sorridente avalia a implantação e efetivação das políticas públicas de Saúde Bucal, através da análise de diversos critérios como: cobertura das equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família; acesso e qualidade aos usuários do SUS; e melhoria dos índices estipulados pela Política Nacional de Saúde Bucal.
Os municípios são avaliados pelos conselhos Regional e Federal de Odontologia, e o prêmio é concedido pelo Ministério da Saúde.
Segundo Marinilza Soares Mota Sales, coordenadora municipal de Saúde Bucal de Montes Claros, o prêmio é um incentivo na busca de mais melhorias para o serviço prestado pela rede pública na cidade. “Agradeço ao apoio da Secretaria de Saúde, aos investimentos e ao atendimento às nossas solicitações, além do respeito à classe odontológica”, disse.
Assinar:
Postagens (Atom)