Lembrar o cantor/compositor francês SERGE GAINSBOURG, falecido em 02/03/1991. O cantor ficou bastante conhecido pela parceria apaixonada e criativa que desenvolveu com a sua mulher, Jane Birkin, e que resultou na polêmica canção "Je T'aime Moi Non Plus" . A canção em que ambos sussurram, foi proibida em alguns países por ser considerada altamente erótica. Este blog adora o criativo casal e vai homenagear SG com esta música linda e controversa.
Um pouco de tudo.Montes Claros, Minas e mais.Notícia,arte,gente,arquivo, política,moda, cidade,literatura, música,cinema,dicas, atualidades, entretenimento, informação.Novos posts todo dia, a qualquer hora. ATENÇÃO: O DZAI FICOU MAIS FÁCIL. TODAS AS COBERTURAS do blog DZAI- Portal UAI, desde 2008, estão agora reunidas num ÚNICO LINK: BASTA ACESSAR: www.blogs.uai.com.br/marciavieirayellow . MEU TWITTER: twitter.com/marciayellow
quarta-feira, 2 de março de 2016
CEREST PREPARA CAMPANHA CONTRA DESCARTE INCORRETO DE SERINGAS
CEREST prepara campanha contra o descarte incorreto de seringas
Texto: Eduardo Brasil
Fotos: CEREST
Desde o início do ano, o CEREST – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, em Montes Claros, que realiza trabalhos alinhados aos da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando suas ações. Uma delas é a vacinação do trabalhador que atua em canteiros de obras, como a realizada em fevereiro e que beneficiou mais de 60 funcionários da empresa Hipolabor.
“A vacinação ocorre de acordo com o interesse das empresas, que na maioria das vezes fazem o pedido durante a realização de suas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat)”, informa Jeter Liano, técnico de Segurança do Trabalho.
Segundo ele, a vacinação é aplicada contra o tétano ou hepatite, mas também pode ser específica para alguns setores, de acordo com os riscos que o local de trabalho e os produtos manuseados podem oferecer à saúde do trabalhador.
“A vacinação permite, a partir de ações simples e de baixo custo, promover a saúde dos trabalhadores e diminuir sua ausência na empresa. Essas ações são feitas com segurança total, sempre em parceria com outros setores da Saúde como as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental”, completa a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento, que tem realizado seguidas reuniões com técnicos do órgão, com a participação de representantes sindicais, acadêmicos de enfermagem e pós-graduandos em Engenharia de Segurança, buscando dimensionar ainda mais as suas atividades.
“Nessas reuniões também são proferidas palestras que tornam nossos técnicos ainda mais capacitados, como a proferida pelo médico do trabalho, do CEREST, Leonardo Reis, sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e de Atestados de Saúde Ocupacional.”
AÇÕES
Entre as próximas ações do CEREST, em parceria com a secretaria municipal de Saúde, está a Semana Para Consciência do Descarte Seguro de Seringas, cuja data oficial ainda está sendo definida. O objetivo é chamar a atenção para o perigo que o descarte de seringas – ou de outros materiais que podem ser nocivos à saúde humana –, feito sem nenhum critério de segurança, significa para a saúde de todos.
“Esse descarte incorreto pode ocorrer não apenas em unidades de saúde, mas também, com muita frequência inclusive, em ambientes domésticos, por pessoas que fazem uso de insulina para tratamento do diabetes, por exemplo. Muitas pessoas descartam as seringas em lixos comuns”, alerta a secretária.
Responsável pela saúde do trabalhador da microrregional de Montes Claros/Bocaiuva, que abrange 11 municípios do Norte de Minas, a sede do CEREST em Montes Claros fica na Rua Cassimiro de Abreu, 54, no Bairro Santo Expedito. No local são acolhidos trabalhadores para atendimento clínico especializado, por médicos do trabalho, e ministrados Cursos de Educação e Vigilância Permanente em Saúde do Trabalhador, com a participação de sindicatos de todas as categorias.
As ações do CEREST são bancadas com recursos oriundos de parceria do município de Montes Claros com a Renast – Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.
PLANTÃO SAMU INFORMA...
PLANTÃO SAMU INFORMA...
SAMU INFORMA: Quarta-feira, 02 de Março de 2016 (6h do dia 01/03 às 6h do dia 02/03)
SAMU INFORMA: Quarta-feira, 02 de Março de 2016 (6h do dia 01/03 às 6h do dia 02/03)
As unidades do SAMU fizeram 181 atendimentos em toda
Macro Norte. 39 deles em Montes Claros. Foram 101
casos clínicos, 13 acidentes de trânsito, 7 atendimentos
psiquiátricos, 4 atendimentos à gestantes, 10 pessoas
sofreram queda de própria altura, 1 pessoa ferida por
arma branca e 1 por arma de fogo. Em Montes Claros, 39
atendimentos clínicos, 10 acidentes de trânsito, 6 quedas
de moto, 4 colisões, 4 atendimentos psiquiátricos e 2
atendimentos à gestantes.
Viviane Carvalho
Jornalista
Assessora de Comunicação do SAMU Macro Norte
Assessora de Comunicação do SAMU Macro Norte
ICMS/MG: FIEMG PROMOVE PALESTRA....
ICMS/MG: FIEMG PROMOVE PALESTRA
FIEMG promove palestra sobre as Alterações no Regulamento do ICMS/MG
Em virtude das recentes mudanças na
legislação do ICMS/MG decorrentes das alterações promovidas pelo Decreto Lei
46919 e 46920 de 28/12/2015, resoluções 4677, 4855 e 4856 e Emenda
Constitucional 87/2015, dentre outros, muitos empresários enfrentam
dificuldades nas operações normais do dia-a-dia dos seus negócios. As mudanças provocaram
grande impacto nas operações e transações comerciais com mercadorias realizadas
pelas empresas mineiras.
Para sanar essas dúvidas e orientar os
empresários, gestores, contadores e profissionais da área tributária e fiscal
das indústrias a FIEMG Regional Norte, em parceria com o escritório de
advocacia VM & S Advogados de Belo Horizonte, estará realizando na
próxima quinta-feira (03 de março), a palestra: ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO DO
ICMS/MG. O objetivo é apresentar as alterações no
Regulamento do ICMS/MG referente às operações interestaduais (EC 87/2015),
relativamente ao imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna do
Estado destinatário e a alíquota interestadual nas operações e prestações
interestaduais ao consumidor final não contribuinte do ICMS.
Serão abordados ainda os
temas: Operações Internas; Operações Interestaduais;
Alíquotas Interestaduais X Internas; Diferencial de alíquota na aquisição de
mercadorias para uso e consumo e ativo imobilizado; Conceito de contribuinte do
ICMS; e Alterações no Regulamento do ICMS/MG.
O palestrante é Rodrigo
Oliveira, especialista em Auditoria Interna e Externa pela
UFMG. Bacharel em Direito pela Faculdade Pitágoras. Palestrante de temas
tributários. Advogado da área de direito tributário do escritório Veríssimo,
Moreira & Simas Advogados de Belo Horizonte.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no
site: www.fiemg.com.br/regionais
no ícone Eventos ou pelo telefone (38) 3221-0200.
Serviço:
Data: 03/03/2016
Local:
Auditório da FIEMG Regional Norte
Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 1489 – Vila
Brasília
Horário:
8h30 às 11h00
INSCRIÇÕES
GRATUITAS – VAGAS LIMITADAS
Rosangela Silveira | Analista de Comunicação e de Integração
Sistema FIEMG - Regional Norte
FEIRA LIVRE EM GUARACIAMA É EXEMPLO
Feira livre em Guaraciama é exemplo de sustentabilidade
Agricultores são capacitados para oferecer produtos com segurança alimentar
Todas as sextas-feiras, a feira livre é a atração principal em Guaraciama, no Norte de Minas. A Praça da Igreja São João Batista, local onde é realizada a feira, torna-se um lugar agradável para lazer, encontros e um bom papo. O diferencial dos produtos oferecidos é o modo de produção, com boas práticas sustentáveis.
A feira, realizada há dez anos, passou em 2013 por uma reforma para melhorar o atendimento ao público, por meio da parceria da Emater-MG com a Vallourec e a secretaria municipal de Agricultura. Em 2015, a Emater-MG iniciou um trabalho de capacitação que visava trazer melhorias na gestão, de forma a oferecer à população de Guaraciama acesso a alimentos seguros e respeitando os limites culturais, ambientais, econômicos, sociais e sustentáveis.
Segundo a Extensionista de Bem Estar Social da Emater-MG, Andréa Nogueira, é muito importante que as pessoas conheçam os produtos que são ofertados na feira. E por isso, a Emater-MG trabalha com os agricultores técnicas sustentáveis para que eles não utilizem agrotóxicos, que os alimentos não sejam contaminados, proporcionando melhores condições e métodos de produção.
“Através das capacitações que realizamos no município, trabalhamos práticas na produção, manipulação, fabricação e higiene que devem ser aplicadas nos produtos ofertados, proporcionando aos clientes mais segurança alimentar. Além disso, também são trabalhadas técnicas para se ter uma boa gestão/organização, produção programada e planejamento financeiro”, disse a extensionista.
Entre os produtos que são oferecidos estão hortaliças, frutas, frango caipira, frutos do cerrado, caldo de cana e entre outros. O agricultor Antonio Carlos Cardoso, que participa da feira há quase dez anos, consegue uma renda semanal de aproximadamente 150 reais. Nas quartas-feiras, ele participa de outra feira, no município de Bocaiúva.
“Com a feira livre de Guaraciama consigo tirar o sustento da minha família e me alimentar com saúde, pois não faço uso de agrotóxicos. Os meus clientes já chegam e sempre me procuram. Sempre trago os alimentos embalados e com etiqueta de preços, para manter mais organizado”, finaliza o agricultor.
Assessoria de Comunicação Emater-MG
Estagiária: Andreza Lima
Unidade Regional Montes Claros
Tel.: 38 3223-2130
Estagiária: Andreza Lima
Unidade Regional Montes Claros
Tel.: 38 3223-2130
Assinar:
Postagens (Atom)