segunda-feira, 12 de agosto de 2019

TEXTO CONVIDADO: LUCIANO MEIRA

TEXTO CONVIDADO : LUCIANO MEIRA

A bola vazia do esporte montes-clarense..

Luciano Meira ( * )

Na cidade da ilusão, enquanto a mentira circula com os ventos nas mais variadas direções, deparo-me com a área que era do esporte, oculta pelo “muro da vergonha”, construído para evitar olhares analíticos. Ali jaz a Praça de Esportes.

O Prefeito transformou o local, que já foi um dos maiores celeiros de atletas de Minas Gerais, em ponto de estacionamento de veículos. Fez o tal muro para que não se enxergue o abandono da Praça de Esportes. Uma reforma no telhado do Ginásio Darcy Ribeiro já demorou mais tempo do que foi gasto em sua construção.

Em 1980 criamos a Secretaria de Esportes de Montes Claros, que contava com seis funcionários (hoje 25), e fizemos os maiores eventos esportivos já realizados na cidade: Olimpíada de Bairros, Olimpíada Universitária, Olimpíada Operária, Jogos Universitários e Interbairros. Reestruturamos o futebol Amador e o Varzeano, que participou de competições das Federações do Esporte Especializado em nível Estadual.

Construímos 17 quadras poliesportivas pela cidade, com o apoio da Matsulfur. A maioria dos eventos que realizávamos tinha o apoio do comércio, com uma mínima contrapartida da Prefeitura. Não tínhamos as duas faculdades de Educação Física, existentes hoje, mas os educadores físicos incentivavam as lideranças esportivas na formação das suas equipes. Fomos o exemplo de eficiência esportiva que a atual administração poderia tomar como referência.

Na área esportiva, o feito alegado como grande da atual administração foi a criação da Superintendência dos Ginásios e Campos subordinada à Secretaria de Esportes.

A Supermoc cuidou do aumento da arrecadação dos tributos, principal objetivo da atual administração, que, desinteressada no assunto, enterrou em cova rasa o esporte local. Acabou com as equipes de esporte especializado, impedindo a cidade de participar e brilhar, como já fez em outros tempos, nas competições em nível estadual e nacional. Com o fim do futebol Amador e Varzeano, a Prefeitura realiza um campeonato de futebol inexpressivo, com participação de poucos times.

As quadras poliesportivas abandonadas nos bairros viraram ponto de drogas. O descaso com o esporte teve como consequência o crescimento da criminalidade na cidade. Os jovens, sem incentivo para o bem são levados para o caminho errado, da perdição e da droga, reafirmando o ditado popular “corpo são, mente sã”.

Atividades mais simples como as Ruas de Lazer deixaram de existir na cidade, por comodidade dos gestores.

Numa prestação de contas junto ao Ministério dos Esportes, o Prefeito foi obrigado a construir dois campos: João Botelho e Canelas, que sobrevivem com o incentivo dos desportistas.

Se visitarmos a menor cidade do Norte de Minas, lá encontraremos uma estrutura esportiva funcionando melhor do que a existente hoje em Montes Claros.

Nossa cidade tem 160 mil jovens entre 15 e 21 anos, e todos sabem que a prática esportiva contribuiria para a formação emocional e física deles. Entendendo essa importância, porque o Prefeito não tem um Plano de Atividades para o esporte montes-clarense?

A cidade foi transformada numa “Montes Claros Já Teve”, onde saudosistas se reúnem em festa, para se lembrarem e aplaudirem as glórias passadas, mas não cobram do Prefeito uma reestruturação do esporte local.

Na visão estreita do Prefeito, o esporte é um sucesso, e, dentro dessa convicção descansa em paz, pois os vereadores, num silêncio cúmplice, se preparam para disputar o novo campeonato da cidade, alcunhado providencialmente de “Montes Claros ‘Purrinha’ Clube”. Lamentável.

( * ) Diretor e Consultor da LD Consultoria

MOC SHOPPING: NOVA DATA DO MAMAÇO

Nova data do Mamaço no Montes Claros Shopping Center

Comunicamos o ADIAMENTO do Mamaço, que seria realizado no dia 10 de agosto, sábado, no Montes Claros Shopping.

A nova data do evento será no dia 24 de agosto, mantendo a mesma finalidade inicial de mobilizar o público para a importância da amamentação.

Nos colocamos à disposição de todos para mais informações, através do telefone (38) 99966-0966.


Ana Maria Barbosa
Assessora de Imprensa
Montes Claros Shopping

PIRAPORA: IFNMG OFERTA VAGAS GRATUITAS

Campus Pirapora oferta 680 vagas para cursos técnicos gratuitos; inscrições até 13/08

Os cursos ofertados são: Agropecuária, Informática para a Internet, Secretaria Escolar, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos

O IFNMG-Campus Pirapora divulgou o Edital n.º 59/2019, que trata do 1º Processo Seletivo de 2019 do IFNMG para reserva de vagas para cursos técnicos à distância de nível médio, nas modalidades Concomitante/Subsequente do Campus Pirapora e Polos Avançados Buritizeiro, Corinto, Jequitaí, São Romão e Várzea da Palma. Os cursos ofertados são: Agropecuária, Informática para a Internet, Secretaria Escolar, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos.
Os cursos serão ofertados na modalidade a distância, com momentos presenciais intensivos semanais obrigatórios para estudos e avaliações, podendo ser agendados outros momentos presenciais para atividades como: aulas práticas, dia de campo, seminários, etc., conforme a necessidade de cada curso, o Curso Técnico em Agropecuária terá calendário e metodologia compatível com o perfil dos alunos selecionados.
O Processo Seletivo do IFNMG, de classificação de candidatos ao Curso Técnico de Nível Médio, acontecerá em apenas uma etapa, mediante avaliação curricular do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Como se inscrever
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 13/08/2019. Para realizar a inscrição, é imprescindível o número do CPF do candidato. Deve-se proceder da seguinte maneira:
I) Acessar o portal eletrônicohttp://www.polopirapora.com.br, no prazo estabelecido no cronograma deste edital.
II) Clicar em“Faça aqui sua Inscrição”, preenchendo integralmente a ficha de inscrição, devendo observar as instruções disponíveis neste edital, bem como conferir todos os dados preenchidos na ficha de inscrição.
Há sistema de reserva de vagas.



Coordenação de Comunicação/Reitoria 
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

EMPREENDEDORES EM SC PARA MISSÃO TÉCNICA

Empreendedores de inovação do Norte de Minas participam de missão técnica em Santa Catarina

Comitiva estará na Startup Summit de Florianópolis, uma das maiores feiras do setor no País

Uma comitiva, formada por empreendedores e executivos dos segmentos de inovação e tecnologia do Norte de Minas e por representantes do Sebrae Minas, viaja nesta terça-feira (13) para Florianópolis (SC), onde participam da Startup Summit. A feira de negócio de startups reúne o ecossistema nacional de tecnologia, com grandes nomes do empreendedorismo nacional, e sete trilhas paralelas de conteúdo, com o objetivo de conectar os empreendedores. Mais de 100 palestrantes estão confirmados no evento, que irá debater os desafios do setor para mais de 3,5 mil participantes.
 Além da participação na feira, os empreendedores e representantes do setor de inovação de Montes Claros, Januária, Janaúba e Pirapora farão visitas técnicas em empresas que são referência nacional em tecnologia. A assistente Samira Melo e o consultor Pedro Viana representam a regional Norte do Sebrae Minas na missão. “É um evento repleto de referências de mercado, de novas tendências e uma grande oportunidade para fazermos benchmarking e trazer essas novidades para nossa região", destaca Samira Melo.
 Diego Geovane Silva, agente de inovação da Faculdade Vale do Gorutuba (Favag), em Janaúba, e um dos integrantes da comitiva, espera trazer conhecimento para a região. “É uma oportunidade ímpar para fazer network e conectar pessoas do setor, até mesmo do âmbito internacional e representar nossa região. Vamos absorver e trazer metodologias e conhecimento para aplicá-las aqui”, ressalta.
 “Teremos a oportunidade de ver de perto o que está acontecendo no Brasil e no mundo no setor de inovação, trocar ideias, saber como essas novidades estão sendo aplicadas e assim podermos adaptá-las aqui na região“, ressalta o empreendedor do setor de inovação em Pirapora, Lucas Miranda.
 O Startup Summit será realizado nos dias 15 e 16 de agosto, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, na rodovia SC-401, Km 01, S/N - Trevo de Canasvieiras - Florianópolis.

Cida Santana
Assessoria de Imprensa
Regional Norte
Montes Claros/MG