domingo, 8 de março de 2015

APOCALIPSE!!!! ( 5)

APOCALIPSE!!!! (5)




ACI CONVIDA.....

ACI CONVIDA.....

Para Posse da Diretoria, quando o Presidente EDÍLSON TORQUATO será reconduzido ao cargo, para o biênio 2015/2017. Na ocasião, serão homenageadas personalidades empresariais pela relevante contribuição ao desenvolvimento socioeconômico de Montes Claros.


AGRADECENDO II: SICOOB

AGRADECENDO II - SICOOB CREDINOR


Ao Presidente  SICOOB CREDINOR, DARIO COLARES MOREIRA, demais membros da diretoria e à TÂNIA MIRANDA, JÚNIA REBELLO  e VANDA, que integram a equipe da instituição com muita dedicação, pelo envio de uma linda agenda personalizada. Obrigada pela gentileza e carinho!

DARIO ladeado pelos diretores

 


JÚNIA  e TÂNIA

VANDA

REGISTRANDO e AGRADECENDO....

REGISTRANDO e AGRADECENDO...

ao Presidente do MAX-MIN CLUBE, CHARLES CALDEIRA, pelo convite para Café da Manhã neste domingo, 08. Impossibilitados de comparecer, deixamos registrado aqui o nosso agradecimento e carinho à CHARLES  e demais diretores, desejando sempre sucesso e vitórias em sua gestão.
CHARLES CALDEIRA ladeado pelos vice-diretores do clube





TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO


 
Dia oito de março é dia de gritar: “Abaixo a intimidação!”

Mara Narciso
Para José Geraldo Mendonça Júnior, Penninha Júnior

            Nasci com lábio leporino operado aos 30 dias de vida, canhota (meu avô era canhoto), magrela aos 14 anos e levemente acima do peso aos 16, carreguei por todos esses anos insultos e humilhações do meu irmão, que sempre me alcunhou de aleijada, trocada, garnizé, quando magra e vaca leiteira, quando gordinha. Isso vai muito além do bullying, e tem por intenção ridicularizar a pessoa, fazer com que se sinta humilhada, complexada, com o amor-próprio destruído, e não consiga levantar a cabeça para fazer nada. Mas é possível tomar uma atitude para sair do jugo de um tirano. O dia do enfrentamento precisa acontecer. E para isso é necessário coragem. Avancei para cima, derrubei a porta, o furei com uma caneta e levei um murro no olho. Esse foi o preço para nunca mais ser insultada.
            Uma costureira prima da minha mãe tinha treze filhos. O marido batia nela, e atacava as empregadas que trabalhavam na casa. Um dia ela bateu nele com um pau de lenha. Nunca mais ele a machucou. Quem sofre intimidações permanentes sabe como é difícil deixar para lá, não se sentir enfraquecido, reunir forças para abater o oponente, que pode ser um irmão, o chefe ou o marido, este o intimidador mais comum. Uma criança, um cão, uma pessoa portadora de deficiência pode sofrer com olhares, gestos ou palavras. A intimidação traumatiza e a psicanálise ajuda de forma exuberante.
            O intimidador inicia o seu cerco quando percebe a vulnerabilidade de quem é fraco. Quer ver medo nos olhos da vítima, e esta, pelos atos repetidos, se mostra tímida, com apreensão ou pavor. Algumas vivem apavoradas, sem apetite e sono. A intimidada muda de comportamento diante do algoz. Não é preciso que ele diga nada. A presença do criminoso faz a pessoa perseguida empalidecer ou enrubescer, emudecer e tremer. Até que um dia a libertação chega, nem sempre de forma civilizada, às vezes em furiosa explosão.
É crime e dá de um a três anos de detenção e multa para quem intimidar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar ou expor alguém a sofrimento físico ou moral, de forma reiterada. Tal opressão, mais ligada às escolas, ocorre em todos os lugares. A denominação muda, conforme o tipo de agressão, podendo ser bullying, assédio ou constrangimento ilegal, mas a crueldade é a tônica, especialmente se a vítima é portadora de deficiência. Nesses casos, a reação poderá vir selvagem, com a lei tomando o lado do agressor inicial. É preciso que não se veja esses insultos como coisa normal e nem que se possa ignorá-los. As mulheres são os alvos mais frequentes.
O Dia Internacional da Mulher, o qual nós brasileiras do século XXI, livres e autônomas não gostamos, mas sabemos que neste instante há mulheres sendo espancadas, humilhadas, queimadas, envenenadas, estupradas, apedrejadas até a morte (punição de infieis e vítimas de estupro), outras tendo sua genitália externa amputada e costurada ainda crianças, algumas levando puxões de cabelo e pancadas em público, ou servindo de escravas sexuais em todo o mundo.
Neste um dia que nos coloca em situação de inferioridade, deixando nua a nossa condição de fêmeas, acorda nossas consciências de que há mulheres em situações que envergonham a humanidade. Muitas precisam de ajuda para sair do jugo de pais que as molestam, de maridos que as ameaçam, de chefes que causam constrangimentos de toda natureza. Que vigore a nova lei contra a intimidação, que faça par com a Lei Maria da Penha, para que o gênero feminino se realize de forma integral. Que brilhe em todos os desejos humanos, seja social, financeiro, materno, familiar, afetivo ou sexual, e que não sejam tratadas como mulheres, por serem mulheres, e sim por serem humanas, independentemente do gênero.
E não nos venham com discursos açucarados para tentar nos sensibilizar, como se todas as mulheres fossem anjos, pois não são, assim como nem todas são de cristal. Algumas têm a força de gigantes. As mulheres não são boas porque são mulheres, nem fracas por esse motivo. Há as boas e as más, as fortes e as fracas, há mães que são mães e outras que são madrastas. E a partir de hoje, as que querem sexo não sejam discriminadas por quererem sexo, e as que não o querem possam ser respeitadas por não o desejarem. Abaixo os estereótipos de insultos à mulher em seus vários calibres. E que o respeito possa ocorrer em todos os quadrantes.
07 de março de 2015

CONVITE II: Encontro História e Literatura

CONVITE II
I Encontro História e Literatura
Cidade e Escritores Regionais



CONVITE I: LANÇAMENTO LIVRO

CONVITE I

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MONTES CLAROS
ACADEMIA MONTESCLARENSE DE LETRAS
ACADEMIA FEMININA DE LETRAS DE MONTES CLAROS
ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DO NORTE DE MINAS
ACADEMIA DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES DO SÃO FRANCISCO

CONVIDAM...

Lançamento do livro “CHICO PITOMA & MANÉ JUCA”, um resumo sobre as atividades da dupla caipira de Montes Claros, formada por Cândido Canela e Antônio Rodrigues. Haverá uma pequena demonstração sobre o tema do livro e apresentação de poemas de Cândido Canela, pelo casal Dóris Araújo e Sebastião Abiceu.

LOCAL: Ateliê Galeria Felicidade Patrocínio
ENDEREÇO: Rua São José, nº 293-A – Bairro Santo Expedito;
DIA: 22 de março de 2015 (domingo);
HORÁRIO: 19h30min

SAMU: PARTO de EMERGÊNCIA

Milagre da vida
Socorristas do Samu realizam parto de emergência no bairro
Delfino Magalhães, em Montes Claros


Uma das maiores alegrias do socorrista do Samu é quando realiza um parto de emergência e a criança nasce saudável e mamãe e bebê ficam bem.

Nesta semana, a equipe Bravo da base do Samu de Montes Claros, composta pelo técnico em Enfermagem, Jonatan Ferreira de Jesus, e o condutor socorrista, Mauro Sérgio Campos, acompanhados estagiária, acadêmica de Medicina, Érika, ajudou a gestante Emanuelle Cristine, de 20 anos, a trazer à luz a pequena Rebeca, no bairro Delfino Magalhães, em Montes Claros
Após o trabalho de parto, ambas foram encaminhadas para o hospital universitário Clemente de Faria, estáveis e felizes. “É uma alegria indescritível quando o bebê nasce e tudo termina bem. Sou grato a Deus pela oportunidade de realizar esse trabalho”, agradece Mauro Sérgio.

Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte

II SEMANA do AUTISMO: ANDA planeja PROGRAMAÇÃO

 II Semana do Autismo
Anda reúne representantes de instituições parceiras para planejar programação


Entre os dias 30 de Março e 02 de Abril, a Associação Norte-Mineira de Apoio ao Autista (ANDA) realizará a II Semana do Autismo. O evento acontecerá em locais estratégicos, dentre eles o Montes Claros Shopping, Câmara Municipal de Montes Claros, sede da instituição, entre outros.
E para discutir a participação de outras instituições ligadas à pessoa com deficiência, a ANDA realizou na manhã de sexta-feira, 06, uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação – Setor de Inclusão –, escolas especiais como Centro Pedagógico Capelo Gaivota, Vovó Clarice, Escola Estadual de Educação Especial Abdias Dias de Souza, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, acadêmicos de Medicina das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP/MOC), Centro de Pesquisa TEA Comviver, Coordenadoria da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS –, Superintendência Regional de Educação, Fundação Fé e Alegria, diretoria da ANDA, voluntários, estimuladores, pais de autista e com o vereador André Ricardo, que na ocasião, representou a Mesa Diretora da atual gestão do Legislativo, na qual é o vice-presidente, além de representante da Comissão de Educação da Câmara Municipal.
O objetivo do evento é mobilizar, sensibilizar e difundir conhecimento a respeito do Autismo para a sociedade em geral, levando informações atuais para todos os tipos de público. Tais como: o que é Autismo?; Diagnóstico Precoce; Como lidar com o Autismo? Inclusão e Autismo; Direito dos Autistas; Apresentar as duas Leis Municipais: Lei Nº 4.743, de 30 de dezembro de 2014, que dispõe sobre o reconhecimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA – como pessoa com Deficiência nos termos da Lei Federal Nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012 e também a Lei Nº 4.742, de 30 de dezembro de 2014, que institui a Semana de Conscientização sobre o Autismo na Rede Municipal de Ensino de Montes Claros, etc.
O público estimado é de aproximadamente 2 mil pessoas (Familiares, estagiários, monitores, professor de apoio, auxiliar de docência, Professores regentes, Psicólogos, Psicopedagogos, Médicos, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Educador Físico, Estudantes de Graduação, Assistentes sociais, etc).
Para o presidente da ANDA, Wander Luciano Cardoso a intenção da II Semana DO Autismo é despertar a sensibilidade nas pessoas, mostrando a importância da inclusão. Dentro da programação várias atividades serão desenvolvidas para levar conhecimento e reafirmar o saber do mundo Autista.
“Estamos preparando uma programação bastante variada e com grandes parceiros como o Montes Claros Shopping, a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Superintendência Regional de Ensino, entre outros. Estamos muito felizes com essas parcerias. A nossa programação vai ressaltar a valorização do Autista, os seus direitos e deveres do Estado e Município”, destacou o presidente.
Já o vereador André Ricardo disse que o pai tem direito de escolher onde vai colocar o filho. “Seja em escola especial ou escola regular. A criança é sujeito de direito”, explicou.
Outras informações sobre a II Semana do Autismo podem ser obtidas pelo e-mail:anda.moc@hotmail.com. Ainda pelos telefones: (38) 3224-5747 / 9143-9932 (Falar com Felipe Amaral – Diretor da ANDA).

Texto:Wesley Gonçalves
Foto: Brunella Abreu