segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

PARABÉNS, PAI !!!

PARABÉNS, PAI!!!!

"...Parabéns, parabéns, querido

eu não posso te esquecer
hoje é seu aniversário
que saudade de você.."








HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE....

Festejar a cantora nigeriana SADE ADU, nascida em 16/01/1959. Para homenageá-la, o seu mais conhecido sucesso no Brasil: Smooth Operator. A música fez parte da trilha da novela "A Gata Comeu", de 1985, atualmente reprisada pelo Canal Viva. Um registro interessante é que a música de Sade só entrou na segunda tiragem do disco, substituindo "Crazy For You", de Madonna, que não havia sido liberada pela gravadora. Deste modo, existem no mercado duas trilhas internacionais da novela. Mas qualquer uma delas vale a pena, pois ambas as músicas, de Madonna ou de Sade, são lindas, além do restante da trilha que traz ainda Freddie Mercury, Jim Diamond, Mick Jagger, Gleen Frey, Bryan Adams, entre outros.






TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO

TEXTO CONVIDADO MARA NARCISO


Caderno de descobertas/ Mara Narciso

A revista Manchete tinha uma seção que se chamava “Criança diz cada uma”, de Pedro Block. E diz mesmo. Achei um caderno, que não consultei em 2004, quando escrevi a história do meu filho Fernando Narciso Silveira em “Segurando a Hiperatividade”, pois não me lembrava dele. Anotei no período de dezembro de 1987 e outubro de 1988 as estripulias do menino, desde o nascimento. Lendo-o descubro que contei uma mentira sobre ele ter aprendido a ler sozinho, em agosto de 1987, aos 3 anos e 5 meses. Estranhamente, no caderno, eu não menciono o momento da leitura milagrosa.

Depois do trabalho, passei na UNIMED para pegar as novas carteirinhas. Chegando a casa, joguei os três cartões sobre a cama. Fernando veio me receber e, impulsivo, agarrou o objeto e pela primeira vez leu “Montes Claros”. Estas duas palavras com quatro sílabas de três letras cada uma estavam ao lado da logomarca Unimed, que ele não leu. Ninguém se sentou com ele para ensiná-lo a ler, isso é fato, mas menti ao dizer que tudo seria fruto da televisão. Na verdade, foram perguntas dele e respostas nossas. Alinhavo agora fragmentos da memória do caderno.

Quando meu casamento tinha seis anos e três meses, nasceu Fernando, em 1º de março de 1984. Muitas marcas ficaram da sua tumultuada infância, cuja hiperatividade o dicionário não tem palavras para medir. Ainda não andava, então era colocado no chiqueirinho, em frente à televisão. Em 1985 tinha a novela “Um Sonho a Mais”, cujo tema era “Whisky a Go-Go”, com o Roupa Nova. Os convidados se desmancham no salão, dançando o twist, enquanto meu menino ficava de pé, e, segurando na grade, sacudia o quadril dentro da calça enxuta, rindo as gargalhadas, fazendo tremer o cercado com sua animação incontinenti.

No domingo, eu colocava Fernando no bercinho de lona ao lado da pia, para lavar as panelas. Tomei um susto ao ouvir subitamente um cantor mirim cantando alto e afinado: “chora coração!!”, verso da música de Wando na novela Roque Santeiro, que já acabava, ocasião em que ele tinha 1 ano e 10 meses. Tempos depois, eu tentava me lembrar dos três apelidos que o personagem Sinhozinho Malta dizia, quando se referia ao seu arquirrival Roque: - Carcará Sanguinolento, Sujeitinho e...- Dito Cujo- completou Fernando, com suas assombrosas memória e dispersão, que faz pensar que ele habita outro mundo.

Roberto Carlos cantava “E o café esfriando na mesa”, e aos dois anos mal completados Fernando: na casa de Roberto Carlos não tem garrafa térmica?

No início da Campanha Eleitoral de 1986, os repórteres perguntavam às pessoas na rua, sobre em quem votariam para governador de São Paulo. Fernando fechava a mão imitando um microfone e a colocava diante das nossas bocas, fazia a pergunta do voto, nós respondíamos e depois perguntava a si mesmo dizendo: Simões. Este era o candidato mais fraco e esquecido. Pois era o voto de Fernando, que emendava os outros: Quércia, Maluf, Suplicy, Antônio Hermírio. Dias depois, durante o almoço, Flávio e eu comentávamos sobre política. Eu dizia: Ulisses Guimarães deverá presidir a Assembléia Nacional Constituinte, ainda mais sendo presidente do PMDB... Newton Cardoso também é do PMDB, disse Fernando.

No Natal de 1986, meu filho estava obcecado por tratores, e reconhecia todas as marcas pela imagem nas revistas, sem ver a logomarca: Ford, Caterpillar, Massey-Ferguson, Agrale, Clarck-Michigan, Valmet, CBT, Fiatallis. Eu me esforçava para ampliar-lhe os assuntos. Vi que o comercial das Lojas Arapuã o interessava, especialmente o pica-pau símbolo, chamado Arapinha, que tinha na roupa a letra “A”. Então, eu desenhei o Arapinha, e ao ser informado sobre o que era aquele símbolo, mostrou encantamento. A Rede Manchete era simbolizada pela letra “M”. Foi quando ele ganhou duas camisetas com essa letra no peito. Apontando para si, vestido com uma delas, falou: “M” de Manchetinha, mamãe? Em fevereiro do ano seguinte, com quase três anos, numa viagem a Natal, ao passarmos por Aracaju, começamos uma brincadeira: Aracajá, Aracajé, Aracaji, Aracajó e Aracaju, momento em que Fernando descobriu as vogais.

A sua memória visual impressionava e conhecia todas as marcas, parecendo ler. Nesta época, perguntava o nome das letras, como se escreve isso ou aquilo, por exemplo: como se escreve chá? C-H-A. Porque não é com “x”? Então aconteceu, deixando de lado os tratores. Ler e escrever eram muito mais interessantes.


UNIMONTES COMUNICA.....

UNIMONTES COMUNICA.....

O Banco de Instrumental Odontológica, projeto de extensão da Unimontes, recebe inscrições de alunos que têm interesse no empréstimo de instrumentos para as aulas práticas e o atendimento clínico no âmbito do curso de Odontologia. Em geral, são assistidos os universitários que ingressaram na instituição pelo sistema de reserva de vagas.


CONTATO PARA ENTREVISTAS
Professora Mânia Coelho
Coordenadora
(38) 9 9162-6589

Pablo Vinicyus Ferreira
Equipe de Empréstimos
(38) 9 99167-8106


Ascom - Assessoria de Comunicação Social
Foto: Arquivo Ascom


CÂMARA DEFINE COMISSÕES LEGISLATIVAS....

CÂMARA  DEFINE COMISSÕES LEGISLATIVAS

Câmara define representantes das Comissões Legislativas

Nesta semana os vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros definiram os membros que farão parte das Comissões Legislativas permanentes. Ao todo são 13 comissões fixas e três temporárias, que se pronunciam por solicitação da Mesa Diretora da Câmara, com objetivo de analisar a relevância dos projetos e, consequentemente, emitir pareceres técnicos sobre a demanda solicitada. 
Confira a matéria completa no site: http://www.cmmoc.mg.gov.br/

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Montes Claros-MG

CODEMC INFORMA...

CODEMC INFORMA...

Início dos encontros

Boa tarde, Prezadas e Prezados!

O CODEMC coordenara o debate sobre a revisão da Comunicação Social em Montes Claros que ocorre por diversos meios, como, outdoors, panfletos e praças.

O primeiro encontro será no dia 26 de janeiro, quinta-feira, às 19:00 no auditório do CREA-MG - Avenida Norival Guilherme Vieira , 70, Ibituruna. Para a oportunidade o Conselho convidou 4 profissionais da cidade para abordar com tema na perspectiva jurídicaurbanísticadesigner e empresarial.

Todos estão convidados à participar e contribuir para a construção da cidade que desejamos vier.

As vagas são limitadas devido ao tamanho do espaço. Assim, para inscrições nesse primeiro encontro acesse AQUI.

Para mais informações, acesse a página do CODEMC clicando AQUI.

Atenciosamente,

Fernando Henrique Toledo Rodrigues
Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros - CODEMC
+55 38 9 8406-2305

PLANTÃO SAMU INFORMA..

SAMU INFORMA:
Segunda-Feira, 16 de janeiro de 2017 (06h do dia 13/12 às 6h do dia 16/01)__
As unidades do SAMU receberam neste final de semana 1964 chamados, destes, 499 foram trotes. Foram realizados 283 atendimentos em toda Macro Norte, 120 deles em Montes Claros. Foram 166 casos clínicos, 46 acidentes de trânsito,35 destes envolvendo moto, 11 atendimentos psiquiátricos, 11 quedas de própria altura, 12 atendimentos à gestantes, 8 em trabalho de parto, 3 pessoas atendidas por agressão, 8 pessoas feridas por arma de fogo e4 pessoas feridas por arma branca. Em Montes Claros, 69 atendimentos clínicos, 28 acidentes de trânsito, destes 19 envolvendo moto, 1atendimento psiquiátrico, 5 atendimentos a pessoas que sofreram queda de própria altura, 3 gestantes atendidas pelo SAMU, 2atendimentos por agressão, no total foram 93 atendimentos por trauma que o SAMU realizou neste final de semana. Neste momento até o fechamento do relatório, nenhuma ocorrência de trânsito em andamento. ASCOM SAMU


Viviane Carvalho
Assessora de Comunicação do SAMU Macro Norte