quinta-feira, 27 de abril de 2017

SAÚDE: FALTA de HIGIENE e ATENDIMENTO PRECÁRIO

Falta de higiene e atendimento precário nas unidades de saúde


Márcia Vieira
Repórter

P/ O NORTE

Toda semana cidadãos montes-clarenses têm se deparado com situações adversas nas unidades de saúde de Montes Claros. Além da falta de medicamentos, a maioria dos PSFs está com a estrutura física e atendimento humano reduzido e ineficiente.


No PSF do bairro Monte Carmelo I/Santa Lúcia, a cidadã I. F. passou toda a tarde esperando por um simples exame de prevenção. Depois de conversar com um ginecologista, foi pedido que ela aguardasse por uma maca para concluir o exame.



- Além da sujeira, a demora no atendimento é fora do comum. Estou aqui desde as 13h, passo de sala em sala e nada de atendimento. Isso porque o posto não tem praticamente ninguém para atendimento - reclama a paciente, que só conseguiu ser chamada por volta das 17h.



FALTA DE HIGIENE
O vereador Idelfonso, que chegou a visitar a unidade de saúde e registrar em imagens a situação, mais uma vez veio a público para lamentar o ocorrido e pedir ao prefeito que “tome consciência” dos diversos problemas que acometem o município, especialmente “numa área tão sensível”. 



- Não é possível que esta situação perdure. O PSF tinha que estar ao menos limpo, já que se trata de saúde. Mas, não. O mato, a sujeira e o descaso saltam aos olhos. O ambiente não tem o mínimo de higiene - afirmou.



A reportagem de O Norte esteve no local e constatou a falta de cuidados com o espaço físico (veja fotos). No chão da sala de espera do PSF, os carrapatos rastejavam próximo aos pés dos pacientes. 


Ao redor do prédio, os carros dos funcionários estavam estacionados dentro do mato. Atrás da unidade, lençóis sujos utilizados em procedimentos médicos estavam jogados no chão, aumentando o risco de infecções. 



I.F., desolada com o descaso que se encontra o posto, apelou para a responsabilidade do atual gestor em relação aos problemas que a unidade enfrenta. 



- Passados seis meses, nada aconteceu. Daqui a pouco lá se vão quatro anos e nada acontecerá. Gostaria que o prefeito destinasse atendimento de qualidade a toda população - disse.



COBRANÇA INDEVIDA
L.F.S., moradora do Carmelo, relata que está decepcionada com o atendimento no PSF do bairro e denuncia que para fazer exames, está sendo cobrada uma taxa no valor de 20 reais.



- Até uma prevenção que fazemos lá a gente tem que pagar. Já pra fazer outros exames, leva de seis meses a um ano para conseguir. Eu creio que já passou da hora do prefeito fazer alguma coisa. O povo está revoltado - finaliza



A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, mas os responsáveis não estavam no local e até o fechamento da edição não houve retorno.

SHOW É CANCELADO e REDES APONTAM DESCASO da PREFEITURA

Show é cancelado e redes apontam descaso da prefeitura 

Márcia Vieira
Repórter
P/ O Norte



Montes Claros receberia nesta sexta-feira 28, grandes nomes da música brasileira. O show, intitulado “Encontro Marcado”, reuniria de uma só vez a banda mineira 14 Bis e os músicos Flávio Venturini e a dupla Sá e Guarabyra. Marcado para acontecer no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, que em 2014 chegou a receber o cantor Roberto Carlos, o evento foi cancelado.

Faltando apenas dois dias para a realização do show, a entidade filantrópica organizadora do evento emitiu nota à imprensa, nesta quarta-feira 26, alegando que a mobilização marcada para acontecer em todo o país no próximo dia 28, mesma data marcada para o show, seria o motivo do cancelamento.

PORÉM
As redes sociais apontam como motivo a falta de estrutura do espaço. A prefeitura anunciou em meios de comunicação que seria a responsável pelo apoio logístico.  Já uma rádio, de propriedade do prefeito, teria exclusividade sobre o evento, como foi veiculado. Para os internautas, o motivo alegado seria apenas para amenizar a situação do município, que tem pecado pela falta de organização em todos os setores.

Dirceu G. está com voo marcado para este sexta-feira e garante que a companhia aérea não cancelou nenhum voo. 

- Se eu posso ir, eles também poderiam vir. A paralisação não parece ser o motivo real do cancelamento do show. Parece mais desculpa da prefeitura que não conseguiu cumprir com a parte prometida – afirmou.

O Norte foi até o ginásio poliesportivo e constatou que a reação das redes pode ter procedência, já que o entorno do local está coberto por lixo e sujeira.

C. A. disse em sua página na internet “Montes Claros está uma vergonha”. 

- Desconfio que o show tenha sido cancelado porque o bairro onde fica o ginásio está completamente abandonado. Basta ir até lá para ver. Buracos e muita sujeira. O lixão à beira do ginásio traz um odor insuportável. Se o evento acontecesse aqui, a gente ia passar mais vergonha ainda.

Já Beatriz S. escreveu que “o show pede algo mais aconchegante”. 

- O ginásio é desconfortável e inadequado para este tipo de show. Faltou organização.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura que até o fechamento da edição também não se pronunciou sobre o assunto. (MV)

CÂMARA HOMENAGEIA ACADEMIA de LETRAS

Câmara homenageia Academia de Letras Montesclarense 

Texto: Christine Antonini


Na noite da última quarta-feira (26/04), a Câmara de Vereadores, através de iniciativa do Parlamentar Marcos Nem (PSD), entregou Placa Alferes José Lopes de Carvalho à Academia Montesclarense de Letras em comemoração aos 50 anos de sua fundação.

A Academia Montesclarense de Letras comemora em 2017, nada menos que meio século - a instituição foi criada por Alfredo Marques Vianna de Goes, em 1966, com objetivo principal de criar e difundir as artes em todas as suas modalidades, produzindo trabalhos de mérito nas áreas artísticas de literatura, música, canto, pintura, desenho, fotografia, arquitetura, escultura, teatro.

A Placa Alferes José Lopes de Carvalho é a segunda maior comenda da Casa Legislativa, entregue para pessoas ou instituições que prestam relevantes trabalhos para Montes Claros. “Temos que reconhecer o trabalho que o órgão fez e faz para nossa cultura, além de valorizar nossos escritores, possibilita a continuação de toda uma geração”, ressaltou Marcos Nem.

Durante o cinquentenário são vários os registros voltados para a valorização da cultura e dos escritores. A instituição trabalha para congregar os intelectuais que se dedicam às letras e difundir a literatura. “Acredito que, além da enorme produção de livros, temos levado o nome de Montes Claros aos mais longínquos rincões do país e do planeta. 

Os livros dos escritores da Academia têm contribuído para escrever a história de nossa amada cidade, além de levar beleza, conhecimento e entretenimento aos seus leitores”, pontua a presidente da Academia Montesclarense de Letras, Maria Luiza Silveira.
--
Christine Antonini

Equipe Ascom - Pérola Santiago e Carlos Castro Jr. 

FASA ENCERRA SEMANA da ARQUITETURA e URBANISMO


SEMANA DA 

ARQUITETURA E 

URBANISMO É 

FINALIZADA COM CHAVE

 DE OURO

Evento recebe hoje João Gabriel Rosa do Estúdio 41 do 

Paraná e Fred Barboza da CODHAB/DF


            Hoje(27), a partir das 19h, a Semana ARQ URB da FASA MOC, que ocorre desde dia 25, irá receber João Gabriel Rosa, do Estúdio 41, escritório de arquitetura localizado em Curitiba, que nasceu da colaboração de jovens profissionais interessados na discussão dos problemas da arquitetura e da cidade.
            A relevância desse grupo está nos trabalhos já realizados. Eles assinam o Projeto vencedor do concurso internacional para a reconstrução da base brasileira no polo sul, Estação Antártica Comandante Ferraz.
            Segundo Andrea Vilella, Coordenadora de Arquitetura das Faculdades Santo Agostinho, o escritório Estúdio 41 é destaque na Arquitetura contemporânea. “Uma arquitetura especial, construída coletivamente e representativa da produção dessa equipe”, que como eles próprios afirmam, um escritório que busca clientes dispostos a usufruir da arquitetura contemporânea como uma maneira de qualificar a própria vida
            Outro destaque será Fred Barboza, Arquiteto e Urbanista da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB/DF), onde atua pela Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.




CIMAMS DISPONIBILIZA PORTAL da TRANSPARÊNCIA

CIMAMS DISPONIBILIZA GRATUITAMENTE PORTAL DA TRANSPARÊNCIA AOS MUNICÍPIOS

Os municípios do Norte de Minas serão beneficiados por um Portal da Transparência sem   custo aos cofres públicos. A doação está sendo feita pelo CIMAMS - Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPEMG), através da Controladoria de Defesa do Patrimônio Público, participa como parceiro durante todo o processo.  A entrega dos Portais aos municípios será realizada na próxima sexta-feira 28/04, às 14 horas, no auditório da 11ª OAB – Montes Claros, durante reunião de interesse da administração municipal, dentre eles o processo de aproximação do MPEMG e o município. 

O Consórcio entende que o momento é de contenção de despesas e que algumas prefeituras estão enfrentado dificuldades financeiras em desenvolver  um portal, por isso resolveu fazer esta doação que vai possibilitar melhoria e avanço na gestão municipal.

Sobre o Portal da Transparência, o presidente do CIMAMS e prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal, disse que não é opção, mas regra, porque através dele será garantido o controle social, constituindo mecanismo de capacitação do cidadão e fortalecimento da gestão pública. 

“Existe uma nova mudança no cenário político, onde as pessoas estão mais participativas e interessadas em buscar informação, com números, quanto foi gasto e como foi gasto o dinheiro público. Por isso, é importante que os colegas prefeitos estejam atentos para não descumprirem a lei da transparência em seus municípios, pois podem ser enquadrados no crime de improbidade administrativa e sujeitos as perdas dos direitos políticos, suspensão dos repasses de recursos do governo federal”, informou o presidente do CIMAMS.

ENTENDA
O Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br), lançado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em novembro de 2004, constitui-se em um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira dos programas de governo, em âmbito federal. Nesse site estão disponíveis informações sobre os recursos públicos federais transferidos pelo Governo Federal a estados, municípios e Distrito Federal - para a realização descentralizada das ações do governo - e diretamente ao cidadão, bem como dados sobre os gastos realizados pelo próprio Governo Federal em compras ou contratação de obras e serviços, por exemplo.


Norte de Minas, 25 de abril de 2017

SEMANA do MICROEMPREENDEDOR em MONTES CLAROS

Semana do Microempreendedor Individual será realizada em Montes Claros e outras cidades do Norte de Minas

Ações acontecem em seis cidades e visam orientar empreendedores da região

O Brasil já soma cerca de 7 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI). Minas Gerais continua sendo o terceiro estado com maior número de formalizações, 770 mil até março de 2017. Dessas formalizações, aproximadamente 47% foram feitas por mulheres e 21% dos que viraram MEI eram empreendedores com mais de 51 anos. Além disso, dos formalizados no estado, 1.135 eram estrangeiros, sendo o maior número de portugueses, chineses e argentinos.

Para orientar esses empreendedores que querem se formalizar ou que já são MEI e buscam melhorar a gestão do seu negócio, o Sebrae promove, em todo o país, a Semana do Microempreendedor Individual, de 8 a 13 de maio.

Além de Montes Claros, no Norte de Minas haverá atendimento em Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e Rio Pardo de Minas. Os Pontos de Atendimento do Sebrae dessas cidades terão uma programação especial, com orientações gerenciais gratuitas, como palestras, oficinas, consultorias e atendimentos individuais sobre finanças, marketing e gestão. As inscrições poderão ser feitas nos Pontos de Atendimento do Sebrae ou pela Central de Relacionamento (0800 570 0800). Informações: www.sebrae.com.br/minasgerais .

Para quem ainda não é MEI, haverá um atendimento personalizado para tirar dúvidas e se formalizar gratuitamente, no próprio local. Para isso, basta que os interessados levem a documentação de consulta prévia do estabelecimento realizada na prefeitura (autorização para registrar a empresa no local desejado), além de documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF e número do recibo da Declaração de Imposto de Renda (caso não tenha feito, será necessário apresentar o título de eleitor).

Os MEI ainda poderão ter acesso a todas as informações sobre a Declaração Anual Simplificada (DASN) referente ao ano/calendário 2016, que deve ser enviada à Receita Federal até o dia 31 de maio. Eles também poderão regularizar o envio da DASN de anos anteriores.

Em Montes Claros, os atendimentos gratuitos com orientações e palestras serão realizados no Ponto de Atendimento do Sebrae de segunda a sexta-feira, na sede da instituição (Av. Mestra Fininha, 1448 – Bairro São Luiz.

Sabonetes Naturais

Quem pensa em abrir um negócio, mas está em dúvida, pode seguir o exemplo da Microempreendedora formalizada Amanda Silva Andrade. Ex-radialista, decidiu investir na produção de sabonetes artesanais e essências aromatizantes. Foi então que nasceu em Montes Claros a “Mimos Funcionais” que tem como “carros-chefes” os sabonetes naturais de “argila verde” e outro, a base de aveia, mel e própolis.  Sua linha de produção inclui ainda aromatizadores, “kits de noivas” e sabonetes decorativos. A microempreendedora conta que começou a fazer os produtos naturais há 16 anos, sem nenhum propósito comercial. “Eu fazia os sabonetes por hobbye mesmo, para dar de presente para os amigos. Mas aí as pessoas passaram a me procurar, interessadas em comprar os produtos, então vi que dava dando certo e decidi investir no negócio. Procurei o Sebrae, fiz cursos de gestão, o que me ajudou na organização financeira e o meu negócio deslanchou”, afirma.

A programação completa da Semana do MEI em outras cidades está disponível no site www.sebrae.com.br/minasgerais .

Semana do Microempreendedor Individual
De 8 a 13 de maio
Inscrições: Pontos de Atendimento do Sebrae Minas ou pela Central de Relacionamento (0800 570 0800)