terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ARQUIVO de SAUDADE: BOB DRUMMOND

ARQUIVO DE SAUDADE....


Eu e o escritor ROBERTO DRUMMOND em Junho de 2001. O meu exemplar de HILDA FURACÃO,  é autografado duas vezes por ele. A primeira, em 1996 e a segunda, em 2001, pouco antes do seu falecimento. O livro virou minissérie da Globo, com Ana Paula Arósio no papel título.

Nota: Post dedicado ao amigo BRENO MILAGRES, que lança documentário contando um pouco de ROBERTO, de quem foi grande amigo.
 


COLETIVA SAMU- CONVITE


Logo Urg Emerg

CONVITE COLETIVA SAMU

O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN), Warmillon Fonseca Braga, convida para um café e entrevista coletiva na manhã de sexta-feira, dia 22 de fevereiro, às 8h30, na sede administrativa do SAMU, no bairro Alto São João, em Montes Claros.
Durante a coletiva, o presidente apresentará um balanço da gestão 2011-2012 do SAMU Macro Norte, falará sobre o processo de sucessão da presidência do Cisrun e anunciará o planejamento previsto para 2013.
 
Data: 22 de fevereiro – sexta-feira
Horário: 8h30 horas
Local: Sede Administrativa do SAMU
Praça Itapetinga, 27 – Alto São João
 Montes Claros – Minas Gerais

NOTA de ESCLARECIMENTO-PREFEITURA de M. CLAROS

NOTA DE ESCLARECIMENTO -PREFEITURA DE M. CLAROS
ABASTECIMENTO DE ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS
Em relação ao abastecimento de água nas comunidades rurais de Montes Claros, a Prefeitura informa que, de acordo com a nova política instituída por esta administração, cada comunidade ficará responsável pela gestão do seu serviço.
A Secretaria de Agricultura Familiar foi encarregada de levantar os gastos necessários para cada comunidade com este serviço. A partir disso, a Prefeitura repassará às associações uma verba para que cada comunidade fique responsável pelo seu serviço de abastecimento de água. Será responsabilidade delas o pagamento da energia elétrica, contratação/pagamento de operador de poço e manutenção das bombas. Os recursos serão repassados mensalmente.
Atualmente, existem em Montes Claros  200 poços artesianos atendendo a comunidades rurais. 

Nota/texto: ASCOM- Prefeitura de Montes Claros
ESSENCIAIS / ESSENCIAIS/ ESSENCIAIS- em 19/02/13

*AURÉLIO VIDAL e GUIA NORTE MG convidam para entrega do Troféu Imprensa do Norte de Minas. O evento acontece nesta sexta-feira, 22, no auditório da AMAMS, às 20h.ESSENCIAL  a presença do quarto poder. 

*MIGUEL DE DUCHO manda avisar que agora, além dos matinais montes-clarenses, conta também com exemplares do LE MONDE. Uma boa para colecionadores. E dá outro aviso ESSENCIAL: O preço não está salgado, está adequado: cerca de 12,00.

*DAVID CROSLAND GUIMARÃES chegou de viagem e já passeia sua simpatia pelas ruas montes-clarenses com novo visual. Quem ainda não viu, poderá conferir na posse de Edílson Torquato pela ACI, na próxima segunda-feira, 25. ESSENCIAL  conferir!

*ARTHUR JUNIOR  preparando com carinho sua próxima festa:  PLUNCT, PLACT, ZUM. O local escolhido desta vez, é o auditório da OAB, e o dia, 15 de março. Vale lembrar que o repertório musical é de ótima qualidade. Nada atual, nem massificado. São músicas dos anos 80, a chamada década perdida, marcante e ESSENCIAL, que aguçou os ouvidos e deixou muita saudade!



TADEUZINHO e FUNDAÇÃO DÍLSON GODINHO: NOVOS EQUIPAMENTOS

NOTÍCIA / NOTÍCIA / NOTÍCIA

DEPUTADO TADEU MARTINS LEITE VIABILIZA  EQUIPAMENTOS PARA FUNDAÇÃO DÍLSON GODINHO


A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho de Montes Claros foi contemplada com uma verba de R$ 120 mil proveniente de uma emenda parlamentar do deputado estadual Tadeu Martins Leite. O valor será utilizado para custear a aquisição de novos equipamentos para controle de acesso aos setores de radiologia e quimioterapia, o que deverá proporcionar mais conforto e comodidade no atendimento aos pacientes.

  
o superintendente da Fundação, Antônio César dos Santos, falou sobre a importância da emenda o que, segundo ele, "permitirá que melhoremos o atendimento dos pacientes do SUS”, afirmou.

A Fundação Dilson Godinho, foi criada em 1995 e tem por objetivo prestar assistência integral à saúde daqueles que necessitarem de seus serviços, principalmente na área de Oncologia e Nefrologia. No ano de 2006 a Fundação ampliou ainda mais suas atividades ao assumir os serviços em saúde de um hospital, criando o Hospital Dilson Godinho.


 Com a liberação dessa emenda, a população de Montes Claros e de todo o norte de Minas poderá contar com um hospital mais equipado e preparado para prestar seus serviços. A intenção, segundo o deputado Tadeu Martins Leite, é trabalhar muito a fim de proporcionar mais qualidade de vida à sociedade. “É um esforço para melhorar o atendimento à população carente, que depende dos serviços públicos para se tratar. Trata-se de mais uma importante conquista alcançada, fruto de um antigo anseio do povo norte mineiro, uma vez que a saúde é hoje, especialmente na região, prioridade dentre todos os outros quesitos”, disse.

 O deputado lembrou ainda sobre a grande demanda de pessoas do sul da Bahia que procuram por atendimento em Montes Claros. “ Devido ao grande fluxo de pessoas vindas também do sul da Bahia, temos que qualificar os serviços prestados nos hospitais de Montes Claros”. Segundo o parlamentar, até o final deste ano, outros setores da saúde também serão beneficiados

Texto/Informações: Assessoria Deputado Tadeu Martins Leite
Foto: arquivo Márcia Vieira

UNIMONTES promove OFICINAS



UNIMONTES / NOTÍCIA / UNIMONTES

Com duas oficinas,Unimontes aborda a atenção aos usuários de crack

A Universidade Estadual de Montes Claros realiza na próxima sexta-feira (22) e no sábado (23/02), as oficinas de capacitação sobre abordagem a usuários de drogas como parte do Programa de Qualificação para Saúde Mental – Crack –, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde. A oferta é de 80 vagas para servidores públicos municipais e estaduais das Redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de profissionais de nível médio que atuam em hospitais do Norte de Minas.

No âmbito da Unimontes, a iniciativa é coordenada pelo departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva, com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) e a Superintendência Regional de Saúde.

As oficinas relacionadas para esta semana são: 1) “Atualização em Projeto Terapêutico e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras drogas”, dirigida aos profissionais das redes SUS e SUAS; e 2) “Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e Outras Drogas” para os profissionais de nível médio que já atuam nos hospitais regionais.

PRAZO – As inscrições podem ser feitas pessoalmente, na sala 104 do prédio 6 do campus-sede, em Montes Claros, de 9 às 12 horas – até o primeiro dia do evento. Quanto às vagas, são 40 para cada oficina.

Os trabalhos relativos ao Programa de Qualificação para Saúde Mental tiveram início em setembro de 2012 e se estendem até agosto de 2013, através das oficinas temáticas. A professora Aparecida Rosângela Silveira é a coordenadora dos trabalhos.

Mais informações pelos telefones (38) 3229-8283, somente pela manhã, no departamento de Saúde Mental e Coletiva; e 3218-3506, na Superintendência Regional de Saúde. As aulas serão realizadas de 18 às 22 horas (na sexta-feira) e de 8 às 12 horas (no sábado), no prédio 6 do campus-sede, em Montes Claros.

SERVIÇO

Oficinas do Programa de Qualificação para Saúde Mental
DATAS: 22 e 23 de fevereiro
LOCAL: prédio 6, campus-sede
HORÁRIOS: 19 às 22 horas (sexta - dia 22)
8 às 12 horas (sábado - dia 23)
INSCRIÇÕES: Até o dia 22/02

Texto/Informações: ASCOM UNIMONTES

VOCÊ CONHECE a banda FICTION FACTORY?

MÚSICA/CHANSON/MUSIC/SONG/MUZICO/MUSIK
 
VOCÊ CONHECE O FICTION FACTORY?

Fiction Factory é uma banda britânica criada em 1983. Kebin Patterson(vocalista), Chic Medley (guitarrista),Mike Ogietree (baterista), Eddie Jordan (tecladista) e Graham McGregor (baixista) formavam a banda de estilo pop e baladas melancólicas, cujo maior sucesso é a música “Feels Like Heaven”, de 1984. O grupo, que acabou em 1987, chegou a se reunir para única apresentação em festival, em 2011.

Nota: dedico este post a Marconi Teixeira, que me apresentou a esta música nos anos 80


LIVRO- CONVITE LANÇAMENTO

CONVITE/ LIVRO/CONVITE/LIVRO/CONVITE

Maria Ruth das Graças Veloso Pinto (Ruth Graça), lança livro no próximo dia 27 de fevereiro de 2013

O título? FAZENDO HISTÓRIA
O horário? 20h
O local: AUTOMÓVEL CLUBE  de MONTES CLAROS



 NOTÍCIA / NOTÍCIA / NOTÍCIA
Valorização Profissional

Carroças já circulam emplacadas


Carroceiro há 23 anos em Montes Claros, Gilson Gonçalves chegou à Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb) cedo. Queria ser um dos primeiros a emplacar, gratuitamente, a sua carroça, se cadastrar para receber carteirinha de carroceiro e ter direito a muitos outros benefícios que serão oferecidos pela prefeitura de Montes Claros aos profissionais parceiros. Para ele, a ação inédita, realizada pelo poder público mostra a seriedade da administração e, sobretudo, o respeito pela classe que é responsável por recolher 70% dos entulhos da cidade.

-O emplacamento das carroças vai facilitar o nosso trabalho, pois a população vai ficar mais segura em relação ao nosso serviço. Além disso, vai ser mais fácil identificar o carroceiro que age certo daquele que estiver jogando o lixo em áreas proibidas, avalia.

Esse também é o pensamento dos mais de 40 carroceiros que trouxeram suas carroças para emplacamento e também os animais para que fossem ferrados (a hidrogênio). Cada carroça recebe 2 placas, o cavalo é ferrado e tem o sangue colhido para avaliação veterinária. A análise sanguínea, para saber sobre a saúde do animal, será feita pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Os carroceiros estão sendo cadastrados para que possam receber suas carteirinhas e posteriormente se tornarem membros da associação que será criada para fortalecer a classe.

Para Floriano Mota, que agora é o carroceiro 001 de Montes Claros, a ação desenvolvida pela prefeitura é importante para a valorização da classe, já que vai garantir mais assistência e melhores condições de trabalho a eles, mas é importante também para cidade.

- Agora vamos trabalhar mais satisfeitos, pois, temos a certeza de que a administração municipal vê em nós um parceiro e não mais os “causadores” da sujeira da cidade. Todos vão ganhar com isso, inclusive a população que vai saber quem é quem, afirmou.

Parceria em prol da cidade

E é isso que, segundo o presidente da Esurb, Leonardo Andrade, a administração quer: ter os carroceiros como parceiros para fazer de Montes Claros uma cidade limpa e organizada.

- Com o emplacamento das carroças vamos melhorar as condições de trabalho para os bons profissionais e retirar os maus profissionais de circulação.  Os benefícios mútuos são muitos. A cidade fica limpa e os carroceiros vão estar assistidos, assim como os animais serão bem cuidados. Mas é preciso trabalhar corretamente e quem não fizer isto, a população poderá denunciar, basta ligar na Esurb, garantiu.

Andrade informou também que os carroceiros que não emplacarem suas carroças até o dia 28 de fevereiro terão as carroças aprendidas, emplacadas e pagarão multa. A multa também vai valer para os carroceiros que forem denunciados fazendo descartes de material irregularmente. Para estes, a primeira multa será no valor de R$300,00 (trezentos reais), o valor para reincidentes será de R$500,00 (quinhentos reais) e a tendência é um aumento de R$200,00 (duzentos reais) a cada nova multa.

Sem discriminação 

O veterinário Eugênio Teixeira, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da ong Instituto Vida Animal (IVA),  acredita que  o emplacamento representa o primeiro passo para a organização real dos carroceiros, permitindo que eles recebam outros benefícios,  como a criação de uma associação e ainda, o suporte da UFMG, IVA e Funorte que os ajudarão a cuidar dos seus animais.

-Esses profissionais são fundamentais para que possamos ter uma Montes Claros mais limpa, por isso a parceria com eles é tão importante. Agora eles passarão a ser vistos com outros olhos pela sociedade, vão ser valorizados e não discriminados e responsabilizados pela sujeira da cidade, como sempre ocorreu. Todos ganham com isso, enfatizou.

O emplacamento acontece até o dia 28 de fevereiro de 8 às 18 horas, no pátio da Esurb. Mais informações (38) 3212 1015.
Texto/Informações: ASCOM Prefeitura

EXPOSIÇÃO de ORQUÍDEAS, dias 23 e 24- Imperdível!

 IMPERDÍVEL!

É tempo de Orquídeas no Ibituruna Center

Contagem regressiva para receber a maior exposição de plantas da cidade


O Ibituruna Center Shopping sediará, nos dias 23 e 24 de fevereiro (sábado e domingo),  a 12ª Exposição Anual de Orquídeas do Norte de Minas. Evento, que tem entrada gratuita, reunirá expositores, especialistas e apaixonados por orquídeas. Espera-se um grande número de visitantes que apreciarão as cores, perfumes e formas diferentes das orquídeas. Além da bela exposição, o visitante poderá levar para casa mudas e plantas adultas cultivadas em laboratório a partir de sementes vendidas pelos orquidários comerciais. 

Uma grande estrutura será montada para enfeitar o shopping e receber todos os expositores. “Será um evento ímpar, pela primeira vez, o Ibituruna Center recebe com muito carinho esta grande exposição que irá deixar o nosso shopping ainda mais bonito” afirma a Gerente de Marketing, Marcele Antunes. A exposição contemplará vários espaços do shopping, permitindo a circulação e o fácil acesso dos visitantes.

 Aprenda a cultivar sua Orquídea
A Sociedade Orquidófila Norte Mineira (SONM) organizadora da XII Exposição Anual de Orquídeas irá ministrar um curso de noções básicas sobre cultivo de orquídeas. Uma forma de multiplicar o cultivo da planta permitindo que estas mudas possam florir anualmente. O curso acontecerá no dia 2 de março e as inscrições serão realizadas durante a exposição.

Texto/Informações e foto: Marcele Antunes- Marketing Ibituruna Center Shopping

OFICINAS de TAMBOR

Associação Baru Cultura realiza oficinas de construção 
de tambor. 
Iniciativa é uma forma de repassar conhecimento e valores da cultura regional.




Você pode ouvi-lo na música dos foliões, nas cantigas de roda, no congado, no quilombo ou em uma canção desconhecida que toca pela rua. O tambor está presente nas principais manifestações culturais do nosso povo. 
A Associação Baru Cultural está realizando desde o último sábado (16), a 1ª Oficina de Construção de Tambores da Orquestra Catrumana do Groove Solto. O projeto tem como objetivo capacitar os participantes para a fabricação de tambores, e utilizar o processo de aprendizagem na construção dos instrumentos para reafirmar e repassar valores da cultura e da música regional.
São parceiros da Associação Baru Cultural, o Centro de Agricultura Alternativa (CAA), a Articulação do Semiárido Mineiro (ASA Minas) e o Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha. A Orquestra Catrumana do Groove Solto é financiada pelo Edital de Microprojetos da Bacia do Rio São Francisco/ Funarte, do Ministério da Cultura, e foi idealizada em 2011 com o objetivo de fortalecer o sentimento de prazer e de identidade com a cultura e história local, em especial, os Caboclinhos, Marujadas e Catopês. 
As oficinas vão até o mês de abril na sede da Associação. Ao todo serão fabricados 10 tambores e outros instrumentos que farão parte do acervo da Orquestra. Na programação, além das oficinas que irão ensinar todos os passos desde a escolha do material até a finalização dos instrumentos, está uma grande apresentação com músicos e alunos da oficina em Montes Claros e em outras cidades do Norte de Minas.
  
O calendário de atividades do projeto também prevê ensaios abertos em locais públicos, pré-apresentações gratuitas que acontecerão na Praça Dr. Carlos, na feira de artesanato da Praça da Matriz, e em centros educacionais da cidade.
Para o músico Adriano Léllis, representante da Associação Baru Cultural, a Oficina é uma grande oportunidade de divulgação e fortalecimento da música regional.
“A Orquestra Catrumana de Groove Solto tem uma proposta especial para a música Norte Mineira que une conservação das raízes e experimentação sonora. Da mesma maneira, a Oficina de Construção de Tambores irá trabalhar com estes aspectos. Será uma experiência enriquecedora para os alunos, que além de aprender a construir seus instrumentos, criarão uma relação mais intima e fortalecida com a música. Também esperamos que o projeto seja enriquecedor para a população de maneira geral, que ganha pessoas capacitadas na construção de instrumentos, e que tem a oportunidade de ver e ouvir mais de perto a música que os artistas daqui estão produzindo, nas apresentações da Orquestra Catrumana.” – afirma.
Texto/Informações/foto: Priscila Almeida