quinta-feira, 31 de julho de 2014

FOTOS da TARDE...

FOTOS da TARDE...






FOTOS: DAYANE

FLASHES...PELAS RUAS de MONTES CLAROS

FLASHES PELAS RUAS DE MONTES CLAROS...

CRISTÓVÃO

MÍLTON

VANDÃO
CARLOS

ALDO e FABIANO



COLETIVA PREFEITURA nesta SEXTA-FEIRA, 01/08

COLETIVA PREFEITURA:

O Prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, convida para coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 01 de agosto de 2014, às 9h00, na Sala de Reuniões do Gabinete, no 3º andar da sede da Prefeitura.
ASSUNTO: TAXA  de COLETA  de LIXO

SERVIÇOS URBANOS: CAPINA E COLETA PELA CIDADE..

Serviços Urbanos
Limpeza e capina estão sendo executadas em várias partes da cidade

Texto: André Senna
Foto: Wilson Medeiros



Trabalhos de capina estão sendo feitos em diversas partes da cidade pela Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), principalmente nos trevos, para melhorar a visão dos motoristas e levar maior segurança ao trânsito de veículos e pedestres. 
A Prefeitura também realiza trabalho de limpeza pesada pela cidade. O objetivo é beneficiar os moradores, retirando o lixo e o entulho e afastando animais peçonhentos. A colaboração da população é fundamental para que os locais onde está executada a limpeza permaneçam limpos. É preciso dar destinação correta ao lixo e aos entulhos, e denunciar a ação de pessoas que estão descartando estes materiais de maneira incorreta.

Para solicitar os serviços relacionados à Secretaria a população deve ligar no telefone 3229-3434.

ESCOLA MÓVEL SESI-SENAI: TRÊS ANOS de ATUAÇÃO



Escola Móvel SESI-SENAI completa três anos de atuação

Neste período, o programa rodou 157 municípios mineiros e atendeu 18.849 pessoas




No dia 25 de julho a Escola Móvel SESI / SENAI, uma ferramenta de educação e inclusão social do Sistema Fiemg que atende municípios que não possuem unidades do Sesi  e do Senai, completou três anos de atuação e neste período percorreu, nada mais, nada menos, do que 158.092,00 km em todo o Estado. Muitas foram as cidades visitadas e muitas também foram as vidas modificadas. Ao todo, 18.849 pessoas foram capacitadas em 157 municípios mineiros. Aqui no Norte de Minas, a Escola Móvel já esteve nos municípios de Janaúba, Porteirinha, Espinosa, Capitão Enéas, Buritizeiro e Patis onde formou quase mil alunos. Em agosto, a Escola Móvel volta à região para atender demanda por formação de mão de obra qualificada no município de Engenheiro Navarro.
 Com o Programa Escola Móvel SESI / SENAI, as pessoas que não têm acesso a unidades das instituições nos municípios onde moram, agora podem participar de cursos gratuitos em diversas áreas. São 40 alunos por curso e a unidade móvel fica cerca de 30 dias em cada cidade, sempre em parceira com a prefeitura local.
São oferecidos, principalmente, cursos na área de formação, como os de iniciação profissional em costura, pedreiro de alvenaria, bombeiro hidráulico, mecânica de motos, panificação e eletricista predial.  Além disso, a Escola Móvel SESI / SENAI também oferece cursos de educação continuada, como meio ambiente e sustentabilidade, atendimento ao cliente, auxiliar administrativo básico, secretariado e outros temas de interesse geral, dentre os quais, as oficinas de artesanato.
O presidente da Fiemg Regional Norte, Adauto Marques Batista, explica que essa é uma nova porta que se abre para o conhecimento, para a formação humana e profissional de centenas de pessoas dos municípios que, de outra maneira, não teriam acesso a um curso profissionalizante. “A prefeitura que quiser a Escola Móvel SESI / SENAI em seu município deve procurar a sede da Fiemg Regional Norte e se informar”, acrescenta Adauto.

CHACREIROS: AUDIÊNCIA debate regularização

Audiência Pública debate regularização de chacreiros
 
Texto: ASCOM
Foto: Wilson Medeiros
 
A legalização dos chacreiros em Montes Claros foi tema de Audiência Pública realizada na manhã desta quinta-feira, 30, na Câmara Municipal. Proposta pelo vereador Diu Andrade (PSL), a Audiência contou com a presença de representantes do Executivo, de órgãos de fiscalização agrária, de cartórios de registro de imóveis, da Polícia Militar de Meio Ambiente, além dos vereadores da casa.

Os debates giraram em torno da regularização tanto dos que atuam na venda de terras na zona rural do município quanto dos que já adquiriram essas terras e não podem registrá-las. O grande problema apresentado pelos convidados foi a dificuldade imposta pela Lei Federal 6.766/79, que prevê o limite mínimo de 20 mil m² para a venda de chácaras nos arredores dos limites urbanos.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Jason Neto, explicou que a venda abaixo do limite permitido tem sido uma questão cultural na região há mais de 50 anos. Jason anunciou que um projeto já está pronto para regularizar a situação das pessoas que já venderam ou compraram terras abaixo deste limite.

“O projeto de Lei para regulamentar esta situação já está na Procuradoria do município e em breve deverá dar entrada na Câmara. Não posso garantir que iremos regularizar todos os chacreamentos, mas será feito um esforço para legalizar boa parte daqueles que já foram feitos. O projeto ainda impõe regras para que os chacreamentos que surjam já possam ser criados de forma legal”, explicou o secretário.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Edvaldo Marques, ressaltou a importância da regularização dessas terras para que os moradores de chácaras ilegais possam ter acesso aos serviços de energia, abastecimento, educação e segurança.

A estimativa é que existam cinquenta chacreamentos irregulares na zona rural de Montes Claros. O vereador Diu Andrade destacou a questão da má distribuição de terras no país.

“Para aqueles que conseguem comprar mais de 20 mil m², meus parabéns. Mas há pessoas que não têm dinheiro para tanto e podem comprar uma área menor. A vida dessas pessoas é que temos que regularizar, para dar um pouco de dignidade a elas”, afirmou.

SAMU realiza TREINAMENTO para FUNCIONÁRIOS

SAMU realiza treinamento para funcionários administrativos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Norte de Minas está realizando treinamento para os profissionais que atuam no como técnico administrativo da instituição. De acordo com Ubiratam Correia, coordenador do Núcleo e Educação Permanente, mesmo não trabalhando diretamente como socorrista, é importante que o corpo técnico administrativo conheça a essência do serviço, tanto administrativo quanto operacional.
 
Durante o treinamento, os instrutores apresentam noções básicas de primeiros socorros, segurança de cena, retirada de capacete e contenção de hemorragias e fraturas em caso de acidente. “O curso prepara os funcionários para prestar os primeiros socorros com propriedade, tornando-os aptos a agir em uma situação de acidente até a chegada do socorro”, explica Ubiratam.
Segundo o enfermeiro, a atuação do setor administrativo impacta diretamente no trabalho dos socorristas e é importante que os funcionários conheçam suas especificidades, contribuindo para torná-la ainda mais dinâmica e com melhor resposta.
 
Os cursos são realizados periodicamente, na sede operativa do SAMU, em Montes Claros.
 
Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação
CISRUN / SAMU Macro Norte

FENICS TRAZ ESPAÇOS INÉDITOS

Muito mais que negócios, a 19ª FENICS traz espaços inéditos

Muito mais negocial, nesta edição expositores terão produtos com preços especiais durante a feira














Serão quatro dias de intensa programção, a 19ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros – FENICS -, acontecerá de 04 a 07 de setembro, e promete surpreender aos visitantes com grandes novidades. A realizadora da feira, a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros destaca a importância dos expositores fecharem muitos negócios durante o evento, para tanto lança novos espaços com venda direta ao visitante.
São mais de 250 estandes, em 6 mil m², sendo 12 mil m² de área total coberta, 30 mil m² de estacionamento, num total de 100 mil m² de feira, o que a caracteriza como a maior feira coberta do interior do Estado. Empresas de tecnologia, dos setores de construção civil, moda, beleza, automotivos, turismo, saúde, educação, artesanato, alimentação e cultura. Quanto mais multissetorial, maiores as chances de ampliar os negócios.

Em 2014, novos Espaços chegaram para somar aos já existentes. A Feira da Pesca, com o know-how da Expopesca, a Feira de Educação e Formatura e o Espaço para Out Let – By Lê Turano, passam a fazer parte da história da FENICS.  “Apostamos no poder da venda de varejo, estimulando os expositores a levar novidades na mostra para vendas a média prazo e o estoque como diferencial para vendas imediatas”, diz Edilson Torquato, presidente da ACI.
A FENICS é um ciclo, os negócios começam na feira e se estendem ao longo ano. Temos a tradição de levar mais de 60 mil pessoas ao Parque de Exposições e de projetar cerca de 100 milhões em negócios. “Nosso desafio é realizar mais um evento grandioso, superando a expectativa dos expositores e do público”, completa Kelington Mendes, coordenador da Feira.
O layout dos estandes é um diferencial na Feira, o arrojamento da decoração, corredores mais largos e Espaço tematizados facilitam o visitante circular por todos os ambientes. Outra novidade será o valor da entrada, seis reais, com direito à meia-entrada.
A FENICS é uma iniciativa da ACI, mas pertence a toda cidade, visto que seu foco é proporcionar oportunidades de negócios para as empresas participantes e movimentar a economia regional. Para ser acessível a pequenas, micro e grandes empresas, a ACI busca estratégias que possibilitem o menor custo para o expositor e mais negócios para todos.
“A feira é uma iniciativa da entidade, mas pertence a toda sociedade, visto que seu foco é proporcionar oportunidades de negócios para as empresas participantes e movimentar a economia regional”, ressalta Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI. A FENICS tem o apoio da Alpargatas, Prefeitura de Montes Claros, Hipolabor, Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste A&C, Sociedade Rural, Sicoob Credinosso, Banco do Brasil e FIEMG. Mais informações pelo site www.fenics.com.br ou (38) 2101 3300.

Texto e Foto: Nágila Almeida

FUNORTE VENCE AMISTOSO EM FRANCISCO SÁ



 Funorte jogou hoje contra a Seleção de 

Francisco Sá (MG)
Américo Borges


Montes Claros (MG)-30/07/2014 - O Funorte Esporte Clube fez hoje um jogo amistoso com o objetivo de preparar o time para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. A delegação viajou para Francisco Sá (MG) no início da tarde. O jogo teve início às 16h. O adversário foi a Seleção local.
O F.E.C. venceu a partida por 3x0, com gols do atacante Flávio Torres, que marcou duas vezes e também do Zagueiro ícaro, que anotou uma vez. Para o Diretor do Futebol do Formigão, Odair Borges, o time fez um bom jogo. “Foi um bom jogo. O time está mais solto. Ainda estamos aprimorando a parte física e jogamos desfalcados, pois temos jogadores lesionados, mas mesmo assim o jogo foi bom”, airma.
A pré-temporada é de suma importância para um time de futebol. É o momento em que o treinador pode observar a equipe, perceber como cada jogador está, fisicamente, psicologicamente, além de definir as funções táticas e aprimorar  o rimo dos atletas. A diretoria do clube buscou realizar um trabalho eficaz de preparação do grupo. Segundo o diretor Administrativo do Funorte, Cláudio Teixeira, os jogos amistosos são imprescindíveis para a sequência do time. “O objetivo dos amistosos é promover o entrosamento dos jogadores. O grupo ganha ritmo de jogo para entrar forte no campeonato. E o nosso treinador pode aproveitar para observar como os jogares se comportam dentro de campo”, afirma.
O grupo está treinando forte a mais de um mês. A diretoria busca montar um grupo forte para o Campeonato Mineiro. Este foi o segundo jogo amistoso da equipe. O primeiro amistoso realizado foi contra a Seleção de Janaúba (MG). O FEC venceu por 2x1, com gols do atacante Léo Andrade e do zagueiro Rodrigo Sena. Segundo o Diretor de Futebol Odair Borges, o F.E.C está em negociações para realizar mais jogos amistosos. “Nós marcamos com a equipe de Januária, mas o jogo foi cancelado. Estamos tentando mais três jogos que, se confirmados, serão contra o Junior do Atlético Mineiro, do Cruzeiro e o profissional do América Mineiro”, diz.