segunda-feira, 3 de junho de 2019

CODEVASF PRESENTE NA EXPÔ JANAÚBA

Codevasf marca presença na 38ª Expô Janaúba

Uma vitrine das ações promovidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), principalmente no Norte de Minas Gerais, será apresentada no estande da empresa durante a 38ª Exposição Agropecuária Regional de Janaúba (Expô Janaúba), que começa nesta sexta-feira (31) e vai até o dia 09 de junho, no Parque de Exposições Waldir Nunes da Silva, em Janaúba (MG).
Neste ano, o destaque no estande da Companhia será a apresentação das ações da empresa no apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), Projeto Amanhã e a estruturação das atividades produtivas da agricultura familiar com equipamentos e máquinas agrícolas.
No espaço também estarão expostas maquetes e fotografias e exibidos filmes com os resultados de outras ações que a empresa desenvolve no estado principalmente na área de revitalização da bacia hidrográfica do São Francisco, como a recuperação de áreas degradadas, construção de barraginhas, reflorestamento ciliar e de topo, além de ações de saneamento básico em vários municípios mineiros.   
Para Rodrigo Rodrigues, superintendente regional da Codevas em Minas Gerais,  é gratificante não apenas acompanhar a realização do evento, mas também participar como expositor, tendo em vista o trabalho que a empresa promove para o desenvolvimento  da região. “A arrancada do agronegócio em todo o Norte de Minas, não apenas em Janaúba, teve início com a atuação da Codevasf. Passamos de uma região basicamente pecuarista para uma das maiores produtores de frutas de Minas Gerais", enfatiza o Rodrigues.
Desde 1978, a Codevasf atua no município de Janaúba onde implantou os  perímetros irrigados Gorutuba e Lagoa Grande, além do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do Gorutuba. No município, a empresa construiu a barragem do Bico da Pedra, fonte hídrica dos perímetros irrigados e para consumo humano das cidades de Janaúba e Nova  Porteirinha.

Sobre a Expô Janaúba


O evento, considerado um dos mais importantes da região, é realizado anualmente. Com dez dias de duração, a mostra sempre reúne um significativo número de empresários do agronegócio e grandes pecuaristas de diversas partes do estado. Os organizadores calculam que mais de 250 mil pessoas passarão pelo parque de exposições atraídas pela extensa programação que inclui shows de artistas de renome nacional, leilão de animais, entre outras atrações.

Waldemiro Miranda
Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional
CODEVASF - 1ª/SR






ESTADO OFERECE CURSOS GRATUITOS de DIREITOS HUMANOS

Estado oferece cursos gratuitos de direitos humanos

Capacitação a distância, que já qualificou mais de 6 mil pessoas, aborda temas como direito da mulher, criança e adolescente, étnico racial e comunidades tradicionais

Está disponível o calendário/2019 dos cursos oferecidos pela Subsecretaria de Direitos Humanos, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). A capacitação é gratuita e a distância. Podem se inscrever gestores públicos estaduais e municipais, profissionais das áreas de Assistência Social e Psicologia, estudantes universitários e sociedade civil em geral.

As temáticas são diversificadas, abordando, por exemplo, o direito da pessoa idosa, da criança e do adolescente, da mulher, dos cidadãos, da pessoa deficiente, direito étnico e racial e comunidades tradicionais. Cada curso tem carga horária de 60 horas e é divido em quatro módulos.

O calendário está disponível no endereço eletrônico www.direitoshumanos.mg.gov.br/pagina/programas-e-servicos/cursos-e-capacitacoes. As inscrições são abertas mensalmente para cada tema específico.

Conteúdo diferenciado

Os cursos são realizados pela plataforma on-line, por meio da Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH), que propõe uma formação continuada e já capacitou cerca de 6 mil pessoas em todo estado.

A bibliotecária Maria das Graças de Paula, de Belo Horizonte, recebeu a certificação. Ela, que escolheu a temática “Cidadão em Situação de Rua”, ficou impressionada com o conteúdo e suporte técnico do curso. “O material é bem embasado e esclarecedor, contendo livros e legislações nacionais e internacionais sobre direitos humanos e o tema estudado. Tudo isso está lá disponível e gratuitamente”, enfatiza. 

A plataforma também ajudou o professor Alan Gustavo Aquino, de Montes Claros, no Norte de Minas, a aumentar os conhecimentos sobre “Direitos Étnicos e Raciais”. Ele faz questão de compartilhar a experiência: “A capacitação me deu embasamento técnico para lidar com questões do dia a dia do trabalho e ampliou o meu olhar sobre as populações ribeirinhas e quilombolas “, disse.

O professor destaca o fato de a ferramenta de ensino possibilitar o acesso, de quem mora em cidades distantes, a um conteúdo diferenciado. Alan cita a qualidade do material, as vídeo-aulas com especialistas da área, além das reflexões que são feitas nos grupos de discussão.

Impacto nas políticas públicas

Segundo a diretora de Política de Promoção em Direitos Humanos, Luisa De-Lazzari, os cursos   visam, principalmente, a formação do público do interior do estado. “Pela trajetória da educação em direitos humanos em Minas, observou-se que a oferta ficava localizada na Região Metropolitana. Então a plataforma on-line permite a ampliação para o interior”, observa De-Lazzari.

O subsecretário de Direitos Humanos, Tiago Horta, ressalta o compromisso do Estado em promover e consolidar a política de educação em direitos humanos em Minas Gerais. “Com a capacitação dos diversos profissionais que atuam na área de direitos humanos, servidores públicos e sociedade civil, a subsecretaria espera impactar, na prática, as políticas públicas dos municípios das diversas regiões mineiras “pontua.

SEGOV - Governo de Minas - Central de Imprensa

SALÃO da ORQUÍDEA COMEÇA DIA 14

Montes Claros recebe primeiro salão da Orquídea Cattleya Walkeriana
Evento terá exposição e venda de orquídeas, cactus e suculentas entre os dias 14 e 16 de junho, no Ibituruna Shopping
A beleza da exótica orquídea Cattleya walkeriana, considerada por muitos cultivadores, como a mais perfeita entre as espécies, e quase uma unanimidade entre os orquidófilos, será o destaque do 1º Salão da Cattleya walkeriana, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de junho, no Ibituruna Shopping,
O Salão terá, ainda, a exposição e venda de outras espécies de orquídeas, cactus e suculentas, com preços populares, e está sendo organizado pela Sociedade Orquidófila Norte Mineira (SONM).
A floricultura, entendida como o conjunto de atividades produtivas e comerciais relacionadas ao mercado de espécies vegetais cultivadas com finalidades ornamentais, é um dos mais dinâmicos e promissores segmentos da agricultura brasileira.
O orquidófilo Fábio Campos Borborema, da comissão organizadora do 1º Salão da Cattleya walkeriana, destaca como uma oportunidade para os amantes de orquídeas, além de trocar experiências, mostrar as variações de cruzamentos da espécie, oportunizar a venda de mudas e plantas para um público cada vez mais exigente e de ótimo bom gosto por plantas ornamentais. “Este Salão será uma oportunidade para que os cultivadores e orquidófilos exponham suas plantas, comercializem os estoques e se interajam entre si, com troca de experiências sobre cultivo, adubação, entre outras coisas e muito mais”, destacou Borborema.
O nome walkeriana é uma homenagem a Edward Walker, colega e assistente do médico e botânico George Gardner, que realizou uma expedição pelo Brasil que durou cinco anos (1835/1841). A nova espécie foi encontrada próximo ao rio São Francisco, em Minas Gerais, em 1839.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), a região Sudeste do Brasil concentra a maior parcela dos produtores de vendas de flores, com 53,3% do total, seguido da região Sul e Nordeste, que juntas são responsáveis por cerca de 40%, colocando o Brasil entre os 15 maiores do mundo.
O país conta, atualmente, com 8.250 mil produtores de flores e plantas, segundo a Ibraflor. Juntos, eles cultivam mais de 350 espécies e mais de 3.5 mil variedades.
O mercado de flores, de acordo com a Ibraflor, é uma importante engrenagem na economia brasileira, responsável por 199.100 empregos diretos, dos quais 78.700 (39,53%) relativos à produção, 8.400 (4,2%) à distribuição, 105.500 (53%) no varejo e 6.500 (3,25%) em outras funções, em maior parte como apoio.
Ainda de acordo com a Ibraflor, a floricultura comercial brasileira cresceu nos últimos anos, com faturamento de R$ 7,9 bi em 2018 e crescimento de 9%. Em 2017, este número foi de 7,3 bi e também crescimento de 9%. Em 2016, o crescimento do setor foi de 8% e faturamento de 6,7 bi.  

Jornalista Wesley Gonçalves
Fotos: Eugênio José Cardoso


UNIMONTES COMUNICA....


UNIMONTES COMUNICA...

Oitenta equipes de polos de Estratégia Saúde da Família (ESF), em Montes Claros, serão capacitadas pela equipe do Centro “Mais Vida” de Referência em Atenção à Saúde do Idoso “Eny Faria de Oliveira” (Crasi), vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes). Os trabalhos começam nesta quinta-feira, dia 6 de junho, com o treinamento das equipes do Bairro Cintra. As Secretarias de Estado e Municipal de Saúde são parceiras.

CONTATO ENTREVISTAS
Ely Carlos Pereira de Jesus
Coordenador administrativo
(38) 3224-8035



Jornalista Wesley GonçalvesAssessoria e Comunicação
Foto: Wesley Gonçalves

TEXTO CONVIDADO: LUCIANO MEIRA

TEXTO CONVIDADO: 
LUCIANO MEIRA

Investidor Fotocopia

Luciano Meira (*)

Nos períodos de dificuldade econômica, todos precisam, mas os empreendedores precisam muito mais ficar de olho nos fatos. Costumam se deparar com grande número de pontos comerciais fechados e a preocupante placa de “aluga-se”, a marca do mau tempo no comércio.

Quando pretende empreender, é natural que o investidor queira saber quem será seu consumidor final. Precisa conhecer os produtos comercializados, entender de estoque, e organização interna, porque somente assim, terá confiança no seu negócio.

Para vender bem, após o consumidor ser conhecido, o vendedor focará no consumo dos produtos, sabendo a movimentação do mercado, para garantir boa aceitação popular da sua marca.

Em Montes Claros, muitos casos de insucesso das micro e pequenas empresas são consequências do “investidor fotocópia”, aquele que não se preocupa com o consumidor, e sim, com o aparente bom faturamento do concorrente. Ao menor sinal de boa venda, copia o negócio do outro, sem lhe adicionar nada.

A ganância para ter um resultado financeiro rápido leva o investidor que copia, a não conhecer o mercado, que poderá estar saturado. Nos últimos dez anos, em Montes Claros, muitas iniciativas de vendas no varejo começarem bem e, em pouco tempo, encerrarem suas atividades.

Foram muitos casos de fracasso, como máquinas de sorvete na rua, milk shakes (2008 a 2009), açaí, hamburgueria, pamonha e salgados, que tiveram um pique de vendas, um verdadeiro boom, quando as empresas começaram, e de um momento para outro, acontecer a derrocada. Havia demanda, porém a oferta era excessiva, com a respectiva saturação. 

No momento, o foco do “investidor fotocópia” é o segmento de bijuterias, que infestou o comércio, estabelecendo-se em pontos bons e de aluguel “salgado”. Com a existência de lojas próximas e do mesmo ramo, surgem promoções, numa guerra para angariar clientes.

O objetivo não é fidelizar o consumidor, e sim apenas vender, pois estes comerciantes não usam da inovação, não agregam valor aos seus produtos, e, mesmo sem margem segura de lucro, dão descontos como válvula para compensar a inexistência dos já citados atributos comerciais. Como as bijuterias são produtos importados, os compradores acreditam fazer um bom negócio.

Como o primeiro objetivo é copiar o ramo do outro, cria-se um ambiente de marcha à ré, com sucateamento do negócio. Somente com a inovação teremos um ambiente de transação comercial salutar e um público consumidor autêntico. Apenas a estratégia do baixo preço, obviamente compromete a lucratividade do comércio, podendo até acabar com ele.

Na lista dos insucessos do passado, existiram as lojas de um real e as empresas de empréstimo para aposentados. No segmento de salgados, da atualidade, os carrinhos ambulantes estão com os preços mais competitivos que as lojas montadas. Fazem um investimento médio de $ 120.000,00, e, com o fracasso, perdem o capital investido.

A orientação econômica junto às micro empresas, função da Prefeitura, através de uma determinação do Prefeito e seus secretários melhorariam o desempenho financeiro na cidade. Um bom gestor deveria orientar essas empresas, um gasto pequeno, considerando-se os ganhos com o crescimento e movimentação econômica. A grave omissão do poder público contribui para a falência de empresas incipientes, e o consequente sumiço do dinheiro circulante, um fantasma visto apenas no começo de cada mês.
 ( * ) Consultor e Diretor da LD Consultoria 

CASA VIVA VAI ATÉ DIA 23



 Arquitetos e decoradores mostram as tendências no CASA VIVA

O evento começa neste sábado e terá ambientes completos para visitação

A tecnologia vem se destacando em todos os setores, a arquitetura e a engenharia estão sempre inovando para surpreender neste quesito. A fim de mostrar as ideias dos especialistas que atuam no Norte de Minas, o  Projeto CASA VIVA realiza sua segunda edição no período de 01 a 23 de Junho, em Montes Claros. 
Renomados arquitetos, designers, decoradores artistas plásticos  e paisagistas recriaram espaços livremente, com foco em ambientes inovadores, sustentáveis, inspiradores e atraentes. "A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem, já dizia o saudoso Oscar Niemeyer”, cita Paula Alcântara, arquiteta e uma das organizadoras do evento. “A CASA VIVA busca valorizar a arquitetura além de proporcionar aos amantes de decoração, paisagismo e também tecnologia, várias possibilidades que temos hoje no mercado, explica.” 
Os visitantes que forem à CASA VIVA vão vivenciar ambientes diversos, como quarto, sala, jardim, biblioteca e outros. “Para os profissionais da área, na programação tem palestras, painéis, troca de conhecimento e experiências, a fim de proporcionar uma reflexão para o desenvolvimento de uma arquitetura moderna e mais consciente, adotada em cidades de hoje e do futuro”, relata o arquiteto Cristiano Coimbra, também organizador da CASA VIVA 2019.
Este ano, a CASA VIVA acontece em um novo espaço, um a casa incrível com muitos desafios e possibilidades para os profissionais participantes. “A expectativa é de superar o público visitante de 2017, quando cerca de 2 mil pessoas conferiram os espaços, em apenas 10 dias. Daí a ideia de estender a mostra para 23 dias”, explica Paula Alcântara. , sendo, atualmente, o único evento no segmento em todo o Norte de Minas.  
“Esta é a oportunidade de acadêmicos, professores, profissionais do segmento, e os amantes da arquitetura, decoração e do paisagismo conhecerem um pouco mais sobre as tendências do mercado e valorizar a criatividade e profissionalismo dos especialistas norte-mineiros”, completa. 


A CASA VIVA estará aberta ao público, a partir do dia 01, sábado, na Rua Rua Lírio Brant, 714 – Bairro Melo, de terça a sexta das 16h às 22h e aos sábados e domingos, das 10h às 22h.  

Serviço: 

VIVA A CASA VIVA com a gente!
CASA VIVA 2019 – De 01 a 23 de Junho
INGRESSOS: Venda no local. 
Terça a quinta 10,00 (inteira)
Sexta, sábado e domingo: R$ 16,00(inteira)
Público-alvo: Estudantes, professores, profissionais do mercado, público em geral, amantes da arquitetura, decoração, do paisagismo. 
INFORMAÇÕES:  Instagram: @casavivamoc


Nágila Almeida
Assessoria de Comunicação