quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MEDIAÇÃO SANITÁRIA: MP prevê nova pactuação

Mediação Sanitária


MP prevê nova pactuação entre município e hospitais

Texto e Fotos: Márcia Vieira




Na tarde desta quarta-feira, 18, a Câmara Municipal de Montes Claros foi palco de debate mediado pelo Ministério Público e que teve a participação de representantes da área de Saúde do município, prestadores de serviços, COMSEMS e outros.

O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, apresentou a proposta de orçamento globalizado para os hospitais e a criação de outra sede da macrorregional de Saúde em cidade vizinha, já que Montes Claros tem alta demanda que vem de toda a região norte. “O ônus de sermos uma cidade polo é que não temos aqui uma cidade número dois, a exemplo de outras regiões, como o sul do estado e o Triângulo Mineiro”, declarou.

Quanto ao repasse de verbas aos hospitais, segundo o prefeito, ele está diretamente ligado ao cumprimento do que foi pactuado em encontros anteriores e que, descumprido o acordo, não há como efetuar o pagamento.



De acordo com o mediador do debate, o promotor de justiça Gilmar de Assis, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), o médico é um profissional autônomo que tem a liberdade de ir e vir, entretanto, não é possível encarar as entidades filantrópicas e sem fins lucrativos numa relação privada. “As unidades de saúde são muito bem subvencionadas por recursos públicos. Cerca de 80 a 90% de todos os equipamentos, insumos e medicamentos foram adquiridos por recursos públicos, por meio de programas ou verbas parlamentares. Deste modo, entendemos que não é razoável um profissional de saúde deixar de prestar serviço ao SUS e fazê-lo apenas ao setor privado e aos planos de saúde utilizando-se destes equipamentos”, destacou o promotor, complementando que a atitude geraria improbidade administrativa aos hospitais, cabendo a estas instituições o ressarcimento por essa utilização indevida, de acordo com o que prevê a lei federal para entidades filantrópicas, que determina uma oferta de no mínimo 60% do atendimento para o SUS.

Depois de amplo debate, onde as partes tiveram oportunidade de relatar situações e anseios, o mediador deixou explícito que há problemas a serem resolvidos, mas que a partir da proposta da nova pactuação, haverá consenso. “Não tenho dúvida de que vamos sair daqui com o espírito desarmado e com propostas deliberativas que sinalizam para a solução, com a criação de uma comissão de mediação sanitária plural, constituída por diferentes atores sociais”, finalizou.

ANTÔNIO OLINTO:comunidade rural reúne moradores em evento festivo

ANTÔNIO OLINTO:
 
Comunidade Rural reúne moradores em evento festivo
 
Texto e Fotos: Márcia Vieira
 
 
 
A noite de sábado foi especial para os moradores da comunidade  de Antônio Olinto, zona rural de Montes Claros. A associação local promoveu festa de homenagens aos pais e com o evento arrecadou fundos para investir em projetos da própria comunidade.
 
Este tem sido o foco de Eliene Soares, Presidente da associação:  “fizemos o primeiro evento e foi um sucesso. Em seguida, promovemos o 2°, que teve a presença de cerca de 500 pessoas. E este já é o nosso 3° baile dançante, ocasião em que resolvemos homenagear pessoas do local e com a venda dos ingressos, criar oportunidade para arrecadar fundos em prol do nosso povo.”
 
Atualmente, a associação conta com 98 membros e muitos deles estão inseridos na agricultura familiar, o que propicia o cultivo e venda de produtos na área urbana. Além disso, segundo contou Eliene, as pessoas que vivem na região tem a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes, organizados pelo grupo de moradores.
 
Entre as melhorias efetuadas recentemente em favor da comunidade pela administração municipal, está a recuperação da estrada que dá acesso à localidade.  A chefe de gabinete Raquel Muniz participou do evento e destacou a união dos moradores como essencial a obtenção de resultados: “se não fosse a união de vocês, não existiriam as reivindicações, assim como não existiria essa festa que vocês promovem. Já resolvemos a questão das estradas e é assim que a gente vai caminhando. Esperamos  por vocês para discutirmos o melhor caminho para a associação e para Montes Claros”.
 
A festa foi animada por Marcelinho dos Teclados, que cantou e divertiu os presentes mesclando canções modernas às tradicionais. Nas barracas, comidas típicas e caldos aqueceram os visitantes e garantiram a alegria dos moradores de Antônio Olinto, nome que nasceu em homenagem a um engenheiro morto durante construção da ponte local, história contada por Samuel Soares, um dos mais antigos moradores e mais animados durante a festa. “Fui criado aqui e não pretendo sair. Tenho tudo que preciso neste local”, declarou.

ALMG em PIRAPORA: COMBATE AO CRACK

ALMG  em PIRAPORA

Em audiência pública, Pirapora define medidas para prevenir e combater o consumo de crack e outras drogas



A reabertura do Posto do Polícia Rodoviária Federal na BR-365, a união de esforços para implantação de comunidades terapêuticas para tratamento de dependentes químicos e de centros de atendimento psicossocial em Pirapora e Buritizeiro, além da realização de um curso de capacitação para profissionais que trabalham na prevenção e tratamento, e a reforma da lancha da Polícia Civil foram as principais demandas levantadas durante a audiência pública realizada pela Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada terça-feira (17/09) em Pirapora.

 O autor do requerimento da reunião, deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), que atendeu a sugestão da vereadora Djuliana Vieira, lembrou que em toda a região existem apenas seis comunidades terapêuticas aptas a receber recursos públicos para o trabalho, e destacou a importância da união de esforços para concretizar as reivindicações apresentadas durante o encontro, que teve grande participação popular e de autoridades do município.

Os participantes da audiência pública também concordaram que a solução para o combate às drogas depende da união de esforços entre poder público e sociedade. “É um problema de todos nós”, resumiu Vanderlei Miranda, presidente da Comissão.
Tadeu Martins Leite defendeu um trabalho de médio a longo prazo que envolva políticas que alcancem desde o combate ao tráfico até o tratamento do usuário, com atenção especial à prevenção. “É preciso pensar em políticas de educação, saúde, cultura e lazer para tirar os jovens da rua”, exemplificou. A vereadora de Pirapora Dju Vieira, que solicitou a audiência pública, emendou que a cidade é rica em manifestações culturais, que poderiam ser usadas para o desenvolvimento social do município.

Do Executivo estadual, o deputado Tadeu Martins Leite vai solicitar a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS-AD) que ainda não existe em Pirapora. Por emenda parlamentar, ele também vai promover cursos de inglês e informática para capacitar 300 jovens da cidade. Segundo o superintendente de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, já existe a autorização para a instalação do CAPS-AD, e a prefeitura está finalizando a documentação.

O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, admitiu que o combate às drogas é o maior desafio de todas as políticas públicas. Ele disse que o crescimento do uso do crack nos últimos 15 anos trouxe novos e mais complexos desafios ao poder público.

“Mudou o perfil do dependente. O crack traz profundos impactos na saúde e na educação”, afirmou. Segundo Benevides, o índice de mortes pelo crack é mais devastador que qualquer guerra: 40% dos dependentes vão a óbito em função da droga.

Texto: Assessoria Dep. Tadeu Martins Leite(Luís Alberto Caldeira
Foto:Raila Melo (ALMG)
Mais notícias no site: www.tadeumartinsleite.com.br

SANTO AGOSTINHO: AÇÃO SOLIDÁRIA VAI ATÉ O DIA 20

Ação solidária Faculdades Santo Agostinho 

Últimos dias para acadêmicos participarem do Concurso Cultural e ajudar instituições carentes da cidade

Termina no próximo dia 20/09, o Concurso Cultural de Recepção aos Acadêmicos das Faculdades Santo Agostinho do segundo semestre de 2013. Com o tema “Presenteie Uma Criança!”, a instituição espera contar com a participação de calouros e veteranos em uma disputa sadia, com respeito ao próximo e cunho social.

O objetivo do Concurso Cultural é arrecadar brinquedos e kit’s escolares que serão doados às crianças atendidas pelo Centro Paula Elizabeth e do Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Montes Claros, durante a Semana da Criança, que ocorrerá no mês de outubro. Os acadêmicos que doarem receberão cupons para concorrem a um Ipad.

“Este ano nossos Concursos Culturais durante a recepção dos acadêmicos visaram ações solidárias. No primeiro semestre recebemos doação de alimentos e roupas para as vítimas das fortes chuvas de janeiro. Agora, vamos levar nosso carinho e alegrar as crianças assistidas pelo Centro Paula Elizabeth e pelo Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Montes Claros”, explica Tatiana Campos Rocha, coordenadora de Comunicação de Marketing das Faculdades Santo Agostinho.

O kit escolar é composto por um caderno, um lápis, uma borracha, um apontador, uma caixa de lápis de cor e uma caixa de giz de cera. Cada kit escolar doado vale três cupons para o acadêmico concorrer ao Ipad. Cada brinquedo dá direito a um cupom. Lembrando que o brinquedo que for doado deve ser educativo e que estimule a paz.

As doações podem ser entregues nos Campi da Instituição (JK e Montes Claros Shopping) até o dia 20 de setembro. Outras informações pelo telefone: (38) 3690-3690.

Texto: Assessoria Santo Agostinho(Wesley Gonçalves)

TURISMO: GAL informa

 TURISMO

GAL BERNARDO INFORMA: