quarta-feira, 3 de abril de 2013

PARABÉNS PRA...

PARABENS PRA....
                    
                                Padre FÁBIO DE MELO



(Foto:Arquivo Márcia Vieira)

SAÚDE: MONTES CLAROS seguirá resolução


SAÚDE/ NOTÍCIA/ SAÚDE
 
 Urgência e emergência
 Atendimento em Montes Claros seguirá resolução do Governo de Minas Gerais

Empenhada em assegurar um atendimento cada vez melhor à população montes-clarense, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, está cobrando dos hospitais da cidade que seja cumprida a Portaria nº 2607, de 7 de dezembro de 2010, da Secretaria de Estado de Saúde, que dispõe, entre outros assuntos, sobre as condições para promoção, proteção, recuperação, organização e funcionamento dos serviços de saúde.



De acordo com o gerente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde Frederico Willer, a Secretaria Municipal de Saúde, reavaliou ao fim do contrato que existia em 2012, mas que não vinha sendo honrado pela Administração Municipal anterior, e constatou que o Hospital Universitário Clemente Faria e a Santa Casa já disponibilizam ortopedista e cirurgião de plantão, o que seria capaz de atender a demanda de urgência e emergência do município. “A demanda maior é clínica”, explica Willer. “Santa Casa e Hospital Universitário já disponibilizam ortopedista e cirurgião de plantão, o que atende a demanda de urgência e emergência”, justifica a não continuidade do contrato, a partir de 1ºde abril, com o Hospital Aroldo Tourinho, para atendimentos de urgência e emergência em ortopedia.
 
“Desta maneira, a partir de abril, o Hospital Aroldo Tourinho vai manter os serviços de urgência/emergência, normalmente, com plantão de clínica médica e cardiologia conforme a resolução nº 2.607 da Secretaria de Estado de Saúde. Com isso, o atendimento de ortopedia e cirurgia ficará em atendimento ambulatorial suprindo cirurgias eletivas de ortopedia e cirurgia geral que são demandas reprimidas no município”, declara o gerente de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde.

Vantagens

Entre as vantagens  da mudança ,para a população, pode-se destacar a ampliação do atendimento ambulatorial que irá garantir o acesso de pacientes que não tinham atendimento, anteriormente. “A alteração não prejudica o atendimento de urgência e emergência que continua na Santa Casa e no Hospital Universitário. A alteração potencializa os hospitais Dílson de Quadros e Aroldo Tourinho no atendimento de clinica médica no intuito de desafogar a Santa Casa e o Hospital Universitário deixando esses prontos-socorros mais disponíveis para atendimento de politraumatizados e pacientes clínicos de mais gravidade”, explica Frederico Willer.

Os recursos que, antes, custeavam urgência e emergência, com verbas dos governos federal e estadual, poderão ser empregados na ampliação da cobertura da atenção primária, na ampliação dos serviços prestados no Alpheu de Quadros e na implantação do transporte sanitário e transporte da saúde no município.

Texto: Attilio Faggi Jr.
Fotos: Fábio Marçal

PROTEÇÃO A BIODIVERSIDADE

Meio ambiente


Montes Claros recebe Oficina do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade



Nesta quarta e quinta-feira, 03 e 04 de abril, a partir das 8 horas, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza, em Montes Claros, a IV Oficina Regional para elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. O objetivo do plano é elaborar um instrumento de gestão pública, apontando as particularidades e propondo diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade. A IV oficina acontece no Bonjuá Hotel Fazenda, localizado na BR 251, Km 518, na zona rural de Montes Claros, a partir das 8h.

Foram convidados representantes de ONGs, universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais. O secretário municipal de Meio Ambiente, Edvaldo Araújo, e o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, confirmaram presença. Eles participarão das discussões sobre as propostas, diretrizes e programas apresentados nas oficinas que serão reunidos no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013. Após a conclusão, o Plano será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).


O Plano está sendo construído em três etapas. Na primeira, foi traçado um panorama da biodiversidade do Estado e na segunda foram levantadas as questões transversais, desafios e oportunidades das ações desenvolvidas em cada Secretaria de Estado. Todas as 19 secretarias foram ouvidas e puderam contribuir, diagnosticando em suas atividades os impactos positivos e negativos de suas ações, que têm interface com a biodiversidade. Na terceira e última etapa estão sendo levantadas, por meio de oficinas, as proposições de diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade em Minas Gerais. As oficinas contam com o envolvimento de diversos setores da sociedade.

Até o final do primeiro semestre de 2013 serão realizadas dez oficinas em todo o Estado. As três primeiras aconteceram em Divinópolis, Caetanópolis e Diamantina. A definição dos locais das atividades leva em conta as bacias hidrográficas do Estado.

A elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do IEF. Os documentos elaborados até o momento estão disponíveis no site do IEF, no endereço www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/plano-estadual-de-protecao-a-biodiversidade

Fonte: Ascom/Sisema - Adaptado / ASCOM Prefeitura de Montes Claros
Fotos: Fábio Marçal

ESTADÃO: GOOGLE: PRIVACIDADE EM XEQUE

DEU NO ESTADÃO, em 02/04/13

"Reguladores europeus investigam práticas de privacidade do Google"

Agência Estado 

Stefânia Akel

Seis reguladores europeus privados iniciaram investigações paralelas sobre a forma com que o Google lida com os dados pessoais de seus usuários. A ação pode levar a milhões de dólares em multas para a companhia.

Reguladores da França, Alemanha, Itália, Holanda, Reino Unido e Espanha já abriram investigações. Na França, as multas podem chegar a 300 mil euros (US$ 385 mil); no Reino Unido, a 500 mil libras esterlinas (US$ 758 mil); e na Itália, a multa máxima é de 1,2 milhão de euros.

Uma porta-voz do Google afirmou que a política de privacidade da companhia “respeita a lei europeia” e acrescentou que a empresa está “completamente engajada” com a proteção de dados e continuará assim.

(As informações são da Dow Jones)