terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

DO TIÃO MARTINS.....

DO TIÃO MARTINS....


O TIÃO MARTINS, de quem sou fiel amiga e leitora, postou em seu blog ( http://tiaomartinsbh.com/blog/ ) uma bela crônica em 16/02. Abaixo segue um trecho. Acesse a página e veja toda a crônica, que fala de artistas e sua identidade. Fiquei curosa, porque o Rubens Pontes deixou de lado o meu favorito: VAN GOGH. Claro que comentei e o Rubens delicadamente respondeu ao questionamento e definiu o artista dos girassois, da noite estrelada, do homem triste, dos campos de trigo e tantas obras mais.

Ainda sobre arte e artistas


Por Tião Martins

"No mundo inteiro, são poucos os artistas plásticos contemporâneos cuja obra você reconhece logo no primeiro olhar. Ao contrário dos clássicos, com seus temas, obsessões, cores e técnicas facilmente identificáveis, a maioria dos contemporâneos experimenta de tudo e salta de uma temática para outra como quem troca de camisa. Muitos copiam as técnicas alheias, sem…"

COMENTÁRIO:

Tião, daria tudo pra saber como o Rubens perceberia o Van Gogh. Ficou faltando. Longe de mim avaliar a arte com tanta sabedoria, mas penso que o holandês também se faz perceber de imediato. Eu diria que neste caso, do Van Gogh, algo como uma vivacidade e ao mesmo tempo uma tristeza infinita rondando a luz. E sempre amarelo e/ou laranja, que eu adoro!
Bjo.
Márcia

RUBENS RESPONDE....

Veja, Márcia Yellow, você fala num dos maiores mestres da pintura, de todos os tempos. E cita o amarelo com propriedade, cor predominante em quase todas as telas do artista.

Para no entanto não fugir ao tom divertido empregado pelo também mestre Tião Martins, poucos pintores serão tão facilmente identificados pela suas telas como Van Gogh. Se você estiver diante de um trabalho exposto em galeria respeitável , no qual preponderam um ritmo alucinante de pinceladas apressadas, curtas, e curvas espirais que parecem atingidas por um furacão, fortemente marcado pelas cores cruas e fortes… poderá será um Van Gogh.
Somente Botero, com suas gordas e sensuais mulheres, será tão facilmente identificado.

FOTOGRAFIA: HENRI CARTIER BRESSON

FOTOGRAFIA

DEU NO ESTADÃO, em 14/02/14

Exposição mapeia influências na obra de Henri Cartier-Bresson

Retrospectiva inaugurada no Centre Pompidou, em Paris, mostra todas as facetas do fotógrafo


14 de fevereiro de 2014 | 20h 16

Sheila Leirner - Paris - Especial para o Estado de S.Paulo


Além de ser uma exposição grandiosa de obras originais, a retrospectiva inédita Henri Cartier-Bresson, inaugurada na última semana no Centro Pompidou, a primeira na Europa após o desaparecimento do mestre, tem três grandes méritos. Primeiro, é a revelação comovente das inúmeras e desconhecidas facetas de um percurso de 70 anos, totalmente oposta às aproximações “unificadoras” que tentaram colocá-lo até agora dentro de uma mesma entidade estilística. Segundo, restitui a “aura” da fotografia como objeto exclusivo, questionando a ideia benjaminiana da reprodutibilidade técnica. Por último, constitui a perfeita demonstração do que é, e não é, a fotografia enquanto arte, em nossos dias.

“Entrevista? Não, eu não dou entrevistas, você pode fazer uma crítica do meu trabalho, se quiser, mas não me interessa o lado anedótico das conversas.” Quando, a despeito destas primeiras palavras que ouvi dele em 1996, consegui convencê-lo a conceder uma exclusiva para a série Encontros Notáveis do Caderno 2, eu não imaginava quem era de fato Henri Cartier-Bresson. Assim como ainda não fazia ideia dos seus deslocamentos estéticos e vivenciais, oito anos depois, quando ele faleceu e escrevi o seu necrológio, também para oCaderno 2.

RECEBENDO NOTÍCIAS....MARCELO FURTADO...

RECEBENDO NOTÍCIAS.....

do amigo MARCELO FURTADO...


O amigo e leitor deste blog MARCELO FURTADO, pai da minha amiga super querida GISELLE, que atualmente mora no Recife, veio daquela terra e adotou Montes Claros. Aqui construiu sua vida familiar e profissional. 

Ocupou a Superintendência da SUDENE em Montes Claros  e aposentou-se como professor de Economia da UNIMONTES, além de pertencer e colaborar com as entidades classistas da cidade. MARCELO no momento dedica-se ao seu consultório de psicologia clínica, localizado no Bairro Morada do Sol. 

Talentoso em tudo que faz, certamente é mais uma tarefa a ser desempenhada com rigor. Agradecemos ao amigo , que foi apresentado a este espaço por outro querido, o ZÉ GERALDO GOMES, pelo carinho, atenção e lindos emails. Sucesso! 

Para quem deseja fazer uma visita, o consultório do Dr. Marcelo fica à Rua Sebastião Duarte, 75, Morada do Sol. Ou pelo telefone (38)3221-4282

 

MAX-MIN: EM CLIMA FESTIVO DIRETORIA toma POSSE

Em clima festivo, nova diretoria e conselho deliberativo do Max Min Clube tomam posse


 
Na noite do dia 14 de fevereiro, sexta-feira, foi realizado evento festivo do Max Min com solenidade de posse da nova diretoria para o triênio 2014/2016. O evento foi realizado nas quadras de peteca do clube.
 
Diante de um salão lotado, a nova diretoria e o conselho deliberativo foram saudados por sócios, autoridades, imprensa e convidados que prestigiaram a cerimônia, anfitrionados pelo presidente Charles Caldeira, que recebeu os convidados num clima de muita alegria e confraternização.
 
O gerente de esportes e cultura do Max Min Clube, Rubem Ribeiro conduziu a Cerimônia de Posse do novo presidente. José Hermes Malveira Costa, saudou os convidados em nome do Conselho Deliberativo. Em nome dos vice-presidentes e dos diretores que assumem nesta gestão, o vice-presidente Pedro Almeida destacou o espírito de união que conduzirá os trabalhos da nova equipe.
 
Despedindo-se da gestão 2011/2013, o ex-presidente Gualter Pereira agradeceu e saudou a nova diretoria. “Cultivamos em nossa gestão o espírito de integração, cultivado como investimento e marca de excelência.”
 





Charles Caldeira, em seu pronunciamento como novo presidente disse que o objetivo é alcançar os objetivos que o clube merece e os associados anseiam. “Assumir a Presidência do Max Min Clube, cuja história de 50 anos se confunde com a de seus sócios, traz em si uma responsabilidade muito grande, mas responsabilidade é o combustível que molda os grandes feitos e os grandes momentos na vida e isto só se torna possível quando existe envolvimento”, finalizou o presidente.
 
O evento festivo recebeu decoração suntuosa com a assinatura de Vanilda Versiani, animação da Banda Life e serviço do Buffet Duca & Nazareth


Texto: Ana Maria Barbosa
Fotos: Márcia Vieira

ACOMPANHE ESTA SEMANA A COBERTURA COMPLETA DA FESTA PELO BLOG DZAI- PORTAL UAI:

HOJE É DIA.DE....

HOJE É DIA DE.....


Festejar JOHN TRAVOLTA, cantor, ator e dançarino. Travolta dispensa apresentações. Vamos ao que interessa: a música. No filme GREASE, ele atuou e interpretou algumas canções ao lado de Olívia Newton John. E aqui estão as que mais gostamos, pela ordem:

 



OLHO DE GATO apresenta "os Saltimbancos" em escola MUNICIPAIS

Grupo Olho de Gato apresenta espetáculo “Os Saltimbancos” em Escolas Municipais de Montes Claros.


O Grupo Teatral Olho de Gato realiza nesta semana a última das apresentações previstas no projeto “Saltimbancos na Trilha da Escola”. Contemplado na primeira edição/2013 do edital da Lei 3.830 – Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Montes Claros. Algumas escolas como E. M. Jair de Oliveira, E. M. Profª Neide Melo Franco, Cemei São Marcos, E. M. Drº Alfredo Coutinho e Centro de Convívio Curumim receberam os Saltimbancos, a próxima escola contemplada com a apresentação será a E. M. Eunice Carneiro no sábado (22/02) as 10h da manhã.

        O Grupo “Olho de Gato” entende a prática teatral no espaço de educação escolar como condição primordial para a formação de espectadores.
 Oportunizar a apreciação de um espetáculo cênico na escola, é contribuir para ampliação do repertório cultural individual e coletivo de crianças, jovens e educadores;  bem como  difundir a  produção da linguagem  artística teatral  e o desenvolvimento das potencialidades dos artistas locais .
O teatro ainda é uma arte de difícil acesso ao povo montesclarense, sua oferta não favorece o ir, o ver e o apreciar a todos os públicos.  Apresentar em escolas de diferentes regiões da cidade democratiza, amplia e multiplica a cultura teatral.
 É de suma importância frisar também que, para construir uma sociedade cujo povo tenha autonomia cultural e intelectual, precisa-se garantir a oferta permanente de espetáculos gratuitos ou a baixo custo, necessariamente aliados a um amplo programa de educação/mediação artística – antes e depois dos espetáculos.
Ver e gostar de teatro enquanto cultura implica num processo de aprendizagem e familiarização com a linguagem que só se dá pela experiência ativa e constante.

Texto/Foto: Kiko Ferreira

UNIMONTES: AULAS GRATUITAS de piano, canto, violão e teoria da música

UNIMONTES

Curso de Extensão oferece aulas gratuitas em Piano, Violão, Canto e Teoria da Música

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oferece vagas para o Curso de Extensão em Música (CEM) com aulas gratuitas para Piano, Violão, Canto e Teoria Musical. As turmas serão formadas apenas para o período da tarde.

As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (21/02), na sede do departamento de Artes: sala 47, prédio 2 do campus-sede, somente das 14 às 17 horas. Podem participar adolescentes acima dos 14 anos e adultos que cursam ou já tenham concluído o ensino médio, além de professores da rede pública e egressos do curso de Artes/Música da Unimontes.

EXTENSÃO

O curso é um projeto de extensão inserido no Programa “Música, Cultura e Sociedade”, coordenado pelo Departamento de Artes. A capacitação também está aberta aos profissionais de outros segmentos da universidade que já tenham ligação com a música e, ainda, pessoas da comunidade.

As atividades serão desenvolvidas durante dois anos. O ensino de Piano, Violão e Canto será ministrado com um módulo a cada semestre. Ao final dos períodos modulares será apresentada uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de graduação em Artes/Música e pelos alunos do curso de extensão em Música.

TOTAL DE VAGAS

A professora Elizabeth Alves Meira é coordenadora do curso e explica que o número de vagas varia de acordo com a área: Piano (6), Violão (9) e Canto (15). As atividades serão desenvolvidas por acadêmicos do curso de Artes/Música supervisionados por professores que coordenam as respectivas áreas.

SERVIÇO
Curso de Extensão em Música (CEM)
Inscrições: até 21 de fevereiro
Horário: somente à tarde – 14 às 17 horas
Local: departamento de Artes, sala 47, térreo, prédio 2, campus-sede

Mais informações: (038) 3229-8241


Texto: Assessoria UNIMONTES