DO TIÃO MARTINS....
O TIÃO MARTINS, de quem sou fiel amiga e leitora, postou em seu blog ( http://tiaomartinsbh.com/blog/ ) uma bela crônica em 16/02. Abaixo segue um trecho. Acesse a página e veja toda a crônica, que fala de artistas e sua identidade. Fiquei curosa, porque o Rubens Pontes deixou de lado o meu favorito: VAN GOGH. Claro que comentei e o Rubens delicadamente respondeu ao questionamento e definiu o artista dos girassois, da noite estrelada, do homem triste, dos campos de trigo e tantas obras mais.
Ainda sobre arte e artistas
Por Tião Martins
"No mundo inteiro, são poucos os artistas plásticos contemporâneos cuja obra você reconhece logo no primeiro olhar. Ao contrário dos clássicos, com seus temas, obsessões, cores e técnicas facilmente identificáveis, a maioria dos contemporâneos experimenta de tudo e salta de uma temática para outra como quem troca de camisa. Muitos copiam as técnicas alheias, sem…"
COMENTÁRIO:
Tião, daria tudo pra saber como o Rubens perceberia o Van Gogh. Ficou faltando. Longe de mim avaliar a arte com tanta sabedoria, mas penso que o holandês também se faz perceber de imediato. Eu diria que neste caso, do Van Gogh, algo como uma vivacidade e ao mesmo tempo uma tristeza infinita rondando a luz. E sempre amarelo e/ou laranja, que eu adoro!
Bjo.
Márcia
Bjo.
Márcia
RUBENS RESPONDE....
Veja, Márcia Yellow, você fala num dos maiores mestres da pintura, de todos os tempos. E cita o amarelo com propriedade, cor predominante em quase todas as telas do artista.
Para no entanto não fugir ao tom divertido empregado pelo também mestre Tião Martins, poucos pintores serão tão facilmente identificados pela suas telas como Van Gogh. Se você estiver diante de um trabalho exposto em galeria respeitável , no qual preponderam um ritmo alucinante de pinceladas apressadas, curtas, e curvas espirais que parecem atingidas por um furacão, fortemente marcado pelas cores cruas e fortes… poderá será um Van Gogh.
Somente Botero, com suas gordas e sensuais mulheres, será tão facilmente identificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.