segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

RAQUEL MUNIZ: TRAJE ELEGANTE e COMENTADO!

 RAQUEL MUNIZ: 
            Traje elegante e comentado!

(Foto: SIL MAMELUQUE)

RAQUEL MUNIZ BRILHOU  na HOMENAGEM A SEU POVO durante posse na Câmara Federal, neste domingo, 01/02. E continua brilhando e despertando comentários, assim como aconteceu durante entrevista para um canal de TV na semana que passou. Naquela ocasião, RAQUEL MUNIZ vestiu um terno clássico e classudo, com direito a gravata, porque não? Mulheres usam gravata. Eu já usei várias vezes, com camisa branca e calça alfaiataria. Claro que soa estranho para quem acha que moda é aquilo que está sendo vendido pela maioria das lojas e colocado em exposição nas vitrines sem o menor constrangimento. 

O excesso, as estamparias de mau gosto, as medidas sem medida, o encontro de decote, comprimento, fenda, brilho, renda, bordado, transparência, tecido ruim, tudo junto numa mesma peça, acreditem! Isso tudo sem levar em conta o tipo físico. Ou seja, "está usando, vou usar", mesmo que àquilo claramente não tenha sido feito para "todos" os tipos. Como se não bastasse, vem os arremates: brincos espalhafatosos, maquiagens exageradas, calçados que vão desde unkle boots a sandálias drag queen ou adornadas com spikes e lantejoulas, passando pelas botas usadas sem moderação com roupas que JAMAIS poderiam ser usadas com este tipo de calçado. Quer dizer, poder pode, não é? Hoje tudo pode....Uma profusão de coisas difíceis até de explicar. Só mesmo vendo pra crer. E ver, enxergar não está difícil. É o que está aí, nas ruas, nas festas, em todos os lugares. Obviamente, alguns lugares são mais propícios. Incrível como casam perfeitamente o ambiente e o figurino. De olhos fechados conseguimos saber o que encontrar em alguns ambientes. Mas considerando que o mercado da moda está excessivo na cafonice, até em "mares nunca dantes navegados" é possível ver o ruim aparecer.


E antes que digam que qualidade está ligada à preço, afirmo:  é claro que não! Há peças de grife com qualidade péssima e roupas sem grife de qualidade superior. Questão de olho. Uma mulher elegante sabe a diferença entre uma e outra coisa. Uma mulher não elegante pode até vestir Armani (se ele deixar, é claro. Armani não é Cavalli) dos pés à cabeça, que nunca estará Cate Blanchet. Será sempre algo como uma Solange Gomes, Viviane Araújo ou Geisy Arruda. 


Certa vez, numa entrega de prêmio BNB, no auditório da Sociedade Rural, uma premiação que contemplava pessoas muito simples e em sua maioria, moradoras da zona rural, havia uma senhora da qual nunca me esqueci. Ela usava saia longa e blusa, sandálias havaianas e turbante na cabeça. Tudo muito simples e lindo. A capacidade que ela teve de misturar e harmonizar as peças, tecido, cores e proporções, era uma coisa difícil de não ser observada. Bom gosto é uma coisa que já nasce com a pessoa. Não depende de classe social, cor e afins. É tão nítido!


Bem, pra sair do lugar comum sem resvalar para a breguice dominante, é necessário, além do bom gosto, segurança. E quer algo mais ofensivo do que ser seguro? Nestes casos, é comum aparecer um ou outro pra dizer o indizível. Gostar ou não é questão de opinião. Agora, convenhamos, pra denominar disso ou daquilo, é necessário entender do assunto, saber o que está dizendo. Não basta emaranhar letras, copiar frases vistas em sites que deram notícias e produzir material daninho disfarçado de opinativo, usando expressões do mundo da moda sem ao menos saber onde e em que situações elas se encaixam.

Pois bem, depois do terno clássico na TV, foi a vez do terno da posse, desta vez com saia. E na cabeça RAQUEL MUNIZ ostentou o adereço dos catopês, o chamado capacete. Levou ao congresso um pedacinho da Festa de Agosto, a mais tradicional da região, que nasceu outrora e ainda permanece como representação maior da nossa cultura, não obstante as alterações sofridas ao longo dos anos. Brilhou. Aplaudida por quem possui olhar refinado.  O terno sustentou o adereço e Raquel sustentou, com muita elegância, os dois. Ela carrega a roupa, e não o contrário. Diga-se se passagem, é uma mulher que sabe se vestir com qualidade, discrição, e tem uma postura invejável. Ao contrário de algumas lulus, Raquel repete roupas, entra e sai de qualquer lugar com maestria, fala sobre qualquer tema e é bastante segura em todas as suas falas. Enfim, é uma mulher de personalidade, de gosto apurado, onde as ousadias cabem bem!  Nota 10, nota 2010!

Nota: O capacete usado por Raquel Muniz durante sua posse, foi um trabalho feito com esmero e carinho por Danielle Chaves, especialmente para esta ocasião, conforme postado ontem neste blog. Danielle é responsável pela confecção de muitos dos trabalhos vistos durante as Festas de Agosto.




PAVIMENTAÇÃO: ASFALTO chega ao VILLAGE do LAGO I

PAVIMENTAÇÃO
Asfalto chega ao Village do Lago I 
Texto e Fotos: Márcia Vieira




Na quinta-feira, 29, foi anunciado que mais um bairro de Montes Claros será contemplado com o asfalto. Desta vez é o Village do Lago I, onde os moradores se reuniram na rua do Ó para receber a boa notícia.
Durante a assinatura da ordem de serviço, o prefeito Ruy Muniz declarou: “qualquer governante que queira fazer bem feito tem que olhar para quem mais precisa. O asfalto é uma medida essencial, pois a partir da pavimentação muitas coisas acontecem, entre elas, a circulação do transporte coletivo, que facilita em muito a vida dos moradores”.
Fátima Morgado e Laura Toledo são amigas, moram há mais de 15 anos no bairro e vibraram com a novidade. “O asfalto era um sonho, esperamos há muitos anos por isso e agora chegou a nossa hora”, disseram.

CONFERÊNCIA do IDOSO: CIDADE SE PREPARA

Cidade se prepara para a IV Conferência Municipal do Idoso
 
Texto: Attilio Faggi Jr.

Criado em 13 de maio de 2002, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) representou um avanço importante na política de promoção dos direitos das pessoas idosas no Brasil. Destaca-se, entre outras medidas, a criação do Estatuto do Idoso (lei federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003), instrumento que assegura direitos especiais e institui programas de promoção da qualidade de vida desta parcela da população.
 
Desta forma, a realização da Conferência Municipal do Idoso de Montes Claros é de extrema importância para a discussão das necessidades dos idosos e de soluções de problemas que afetam a população com mais de 60 anos. Prevista para acontecer no mês de maio, com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades”, a quarta edição da Conferência escolherá os delegados do poder público e da sociedade civil que irão representar Montes Claros na Conferência Estadual, que acontece em agosto, na cidade de Belo Horizonte.
 
A reunião preparativa para a Conferência Municipal acontecerá no dia 9 de fevereiro, a partir das 14 horas, na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura de Montes Claros. Mais informações podem ser obtidas pelo 3229-3532.
 

Do TWITTER da BIA ANDRADE.....

Do TWITTER da BIA ANDRADE:
 
Pense nisso...






Mais FIEMG

Mais FIEMG....

FIEMG CONVIDA....

FIEMG convida para a Palestra sobre a Instrução Normativa RFB nº 1.515/2014.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, através da sua Regional Norte em Montes Claros, realiza no próximo dia 5 de fevereiro, quinta-feira uma videoconferência para esclarecer questões introduzidas pela Instrução Normativa RFB nº 1.515/2014, que redisciplinou as normas para a determinação e o pagamento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, da Contribuição Social sobre o Lucro, da contribuição para o PIS-Pasep e Cofins no que se refere à adoção inicial  e alterações na legislação tributária introduzidas pela Lei nº 12.973/2014.
O evento está marcado para as 8h30, com abertura feita pelo Dr. Milton Cláudio Amorim Rebouças – Membro do Conselho de Assuntos Tributários da FIEMG. Os palestrantes serão os advogados Ana Carolina Moreira Garcia, Cristiano Augusto Ganz Viotti e Frederico de Almeida Fonseca, do escritório RV&LC Advogados.
Público-alvo: Empresários, contadores, administradores, advogados estudantes e demais interessados na matéria.
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3221-0200.

LÂMPADAS LED: MAIS LUZ E ECONOMIA para o MUNICÍPIO

Iluminação de LED

Novas lâmpadas vão trazer mais iluminação e economia para o município


Texto: Daniel Moraes


Fotos: Márcia Vieira e DUX3





Uma nova luz vai brilhar nas ruas de Montes Claros. São as lâmpadas LED, que apresentam várias vantagens em relação às lâmpadas tradicionalmente utilizadas na iluminação pública (de vapor de sódio ou de mercúrio): além de durarem cerca de 10 vezes mais, fornecem o dobro da luminosidade, por um terço do consumo de energia. Além disso, são ecologicamente corretas (feitas com material reciclável, como alumínio e plástico), não liberam radiação infravermelha nem ultravioleta e não necessitam de reatores nem de ignitores.

Na semana passada dois quarteirões na rua São Marcos tiveram as luminárias convencionais totalmente substituídas pelas de LED, com a participação de funcionários da empresa vencedora da licitação para o fornecimento das lâmpadas e na presença do secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Gestão de Energia, Guilherme Veloso, do secretário de Obras, Jason Neto, e do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz.




O teste foi um sucesso, e as medições mostraram que as lâmpadas LED fornecem uma luz de cor neutra, duas vezes mais forte que as tradicionais, e que não agride os olhos nem causa efeito “neblina”.



Como o teste de campo demonstrou que as lâmpadas atendem às exigências do edital, a Prefeitura dará início à substituição dos pontos de iluminação ainda no primeiro semestre deste ano. O objetivo é que, até o final de 2015, 20 mil dos 45 mil pontos de iluminação pública do município sejam substituídos pelas luminárias de LED.

   

O fornecedor (DUX3) assegura que as lâmpadas chegarão aos 12 anos de uso ainda com qualidade de iluminação e em pleno funcionamento, e fornece garantia integral de 5 anos.

RUY MUNIZ FALA: MUDANÇAS na ESURB

ENTREVISTA – RUY MUNIZ

Prefeito esclarece mudanças na ESURB
Prefeito RUY MUNIZ (Foto:Márcia Vieira)

Texto: Daniel Moraes


A partir desta segunda-feira, 2 de fevereiro, a Prefeitura de Montes Claros assume integralmente a limpeza urbana do município, que antes era dividida com a ESURB (Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização). Até esta data, a Prefeitura, via Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), realizava a varrição, capina e coleta de entulho, enquanto a ESURB se encarregava da coleta de lixo domiciliar em todo o município. Para esclarecer um pouco mais a nova situação, fizemos uma entrevista com o prefeito Ruy Muniz.

Pergunta: Porque a Prefeitura resolveu assumir integralmente a coleta de lixo?
Ruy Muniz: A administração municipal, em entendimento com a diretoria da ESURB, decidiu unir o setor de limpeza pública de Montes Claros em um único órgão: a Secretaria de Serviços Urbanos. A varrição, a capina, a coleta de lixo e a destinação final do lixo no aterro sanitário ficarão todos sob a responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos.

Estamos fazendo isso para melhorar a limpeza. O grande desafio da nossa gestão, agora que as obras já deslancharam, que a casa já está organizada, que estamos pagando bem as pessoas, agora a limpeza é o nosso desafio. Queremos a cidade limpa, a zona rural limpa. Vamos colocar tudo sob a supervisão da Secretaria de Serviços Urbanos, para que a cidade seja um brinco, seja exemplo também na limpeza.

Hoje a ESURB não está tendo condições operacionais de desempenhar este serviço, que fica 30% mais caro para a Prefeitura. Então, a Prefeitura vai ter mais eficiência, vai ter uma economia. Com esta economia que vamos fazer, vamos pagar melhor o pessoal da limpeza.


P: E a ESURB, qual vai ser a função dela a partir de agora?
RM: A ESURB vai devolver os caminhões da Prefeitura e o espaço no bairro Santa Rita II, onde se concentravam os funcionários e o maquinário. A ESURB não vai fazer mais o serviço de limpeza, vai ficar focada nas atividades de aplicar o asfalto novo, fazer tapa-buraco, iluminação pública e edificações.

P: O que vai acontecer com os funcionários da ESURB que agora vão integrar os quadros da Prefeitura?
RM: As pessoas que trabalham na ESURB, que faziam o trabalho da limpeza, vão ter quatro possibilidades:

1 – Os operacionais da limpeza - garis, motoristas, pessoal da oficina – terão os contratos de trabalho suspensos. Não é rescisão, é suspensão do contrato de trabalho, como a CLT e o Estatuto da ESURB (Artigo 21, Inciso 3) prevê, que o contrato pode ser suspenso por 2 anos, renovável por mais 2.

Os operacionais vão ser contratados pela Prefeitura com os mesmos vencimentos dos que trabalham na Secretaria de Serviços Urbanos, e vamos dar uma gratificação para repor possíveis perdas. O mesmo vamos fazer com os funcionários da SSU, para termos um nivelamento de salário por cima, para que não haja prejuízo para quem vem da ESURB e haja ganho pra quem já trabalha na SSU. Os funcionários da ESURB vão vir para a Prefeitura continuar a prestação do serviço aqui, sob a mesma chefia. Vão trabalhar no mesmo local, fazendo o mesmo trabalho.

2 – Os funcionários da ESURB que não estão operacionais vão fazer uma “readaptação”. Os que estão sem condições de trabalhar na limpeza vão ser deslocados para trabalhar como vigias, cuidar de praças, e outras funções dentro do mesmo nível. Ou mesmo trabalhar como motoristas das máquinas e dos carros da ESURB.

3 – Para os que não quiserem vir para a Prefeitura e nem continuar na ESURB, poderemos negociar um acordo de fim de contrato de trabalho.

4 – Quem não se satisfizer com nenhuma destas três opções anteriores pode pleitear seus direito na justiça e a ESURB vai responder na Justiça do Trabalho pela sua responsabilidade. Não vamos causar prejuízo para ninguém.

P: E no futuro, o que vai acontecer?
RM: Na hora em que organizarmos mais a ESURB, podemos voltar este serviço para a ESURB e as pessoas voltarão a trabalhar com carteira assinada.

P: Então, os funcionários da ESURB podem ficar tranquilos?

RM: Se o funcionário for mandado embora, ou da Prefeitura ou da ESURB, ele vai receber todos os seus direitos. Nenhum funcionário da ESURB vai ser lesado, ninguém vai ser prejudicado. Não estamos mandando ninguém embora, estamos fazendo uma mudança operacional, garantindo o emprego nas mesmas condições, para melhorar a eficiência do serviço.

HOJE É DIA DE....


Lembrar o escritor JAMES JOYCE, nascido em Dublin(Irlanda), em 02/02/1882. Joyce é um dos autores de maior relevância do século XX. A sua obra mais conhecida é o romance Ulisses, cujo protagonista, Leopold Bloom, tem um dia totalmente dedicado à ele naquele país, instituído pelos amantes da literatura, o chamado Bloomsday, comemorado em 16 de junho. 

HOJE É DIA DE.....



As ações dos homens são os melhores intérpretes dos seus 
pensamentos.” 


As gentes não sabem quão perigosas podem ser as canções de amor” 
EM BH.... CAFÉ  com LETRAS....

É hoje: jazz com Rafa Castro

[segunda, dia 2, às 20h, no Café com Letras Liberdade]
Pianista e acordeonista, Rafa Castro tem se destacado no cenário mineiro como um dos grandes nomes de sua geração. Vencedor do Prêmio BDMG, ele já se apresentou ao lado de artistas como Carlos Malta, Márcio Bahia, o grupo Darandinos e Túlio Mourão.

Promoção livraria /// Literatura Africana

[até dia 05 de fevereiro, no Café com Letras Savassi]
Muito mais rica e diversa do que se pensa, a Literatura Africana Contemporânea equilibra-se, resumidamente, em dois pilares: o discurso claro e belo e o conteúdo poltíco-social pulsante. Entre alguns nomes conhecidos estão: Mia Couto, Pepetela, Ondjaki, Nadine Gordimer e Naguib Mahfouz. 

Se você  ainda não leu nenhum desses autores, aí vai um incentivo: todos os livros deles estão com 15% de desconto. Aproveite!



Jazz com Samy Erick Quinteto

[domingo, dia 08, às 19h, no Café com Letras Savassi]
Figura cativa nos shows e festivais de Minas Gerais, o guitarrista já se apresentou no Savassi Jazz Festival (2010 a 2013), entre outros. A música na vida de Samy Erick começou de forma autodidata. Mais informações aqui.


Café com Letras Savassi

Rua Antônio de Albuquerque, 781

Funcionamento: segunda a quinta , das 12h à 0h; sexta e sábado, das 12h à 1h e, no domingo 

das 17h às 23h.

Telefone: (31) 3225 9973

Café com Letras Liberdade

Centro Cultural Banco do Brasil - Praça da Liberdade, 450

Funcionamento: segunda, das 10h às 21h; quarta a sexta, das 10h às 21h; sábado e 

domingo, das 9h às 21h.

Telefone: (31) 8492 1167