quarta-feira, 23 de março de 2016

JOGOS OLÍMPICOS 2016: PASSAGEM da TOCHA MOBILIZA MONTES CLAROS

Jogos Olímpicos 2016

Passagem da Tocha Olímpica mobiliza montes-clarenses

Texto: Bruno Albernaz
Fotos: Divulgação e Arquivo Pessoal



A passagem da Tocha Olímpica por Montes Claros contagia todos os montes-clarenses. O espírito olímpico toma conta da cidade e a Secretaria Municipal de Esportes já iniciou os preparativos para a cerimônia da passagem do símbolo olímpico pela "Princesa do Norte". 

Voluntários estão sendo selecionados para ajudar no trecho de 17,6 Km que a tocha irá percorrer pelas principais ruas e avenidas de Montes Claros. Uma grande festa está sendo programada e durante algumas horas Montes Claros vai poder mostrar ao mundo o melhor da sua cultura, da sua culinária e da sua arte.

O evento, que será realizado em maio, já mobiliza membros da crítica esportiva da cidade, atletas e ex-atletas. Um deles é Denarte Dávila, atleta que atuou durante vários anos pelo Ateneu e é um dos principais símbolos do nosso esporte. Para o desportista a passagem da tocha olímpica por Montes Claros será um grande evento para toda a região. “A Olimpíada é um evento muito importante e a passagem da tocha terá grande relevância não só para Montes Claros, mas para todo o Norte de Minas”, afirma.

O desportista destaca ainda a relevância do papel social que o esporte exerce sobre os jovens. “Certamente isso será reforçado. O esporte é uma ferramenta importante de incentivo para jovens e as Olimpíadas irão consolidar este apoio”, acredita Denarte.

Revezamento da Tocha – A Tocha Olímpica será acesa em maio na cidade grega de Olímpia, berço dos jogos mundiais. Após percorrer algumas cidades gregas por uma semana, ela vem para o Brasil, onde irá percorrer 300 cidades, sendo conduzida, durante 90 dias, por cerca de 12 mil pessoas. Serão 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trajeto.  



INSCRIÇÕES para OBMEP TERMINAM EM 01/04

Inscrições para OBMEP acabam no dia 1º de abril

Texto: Attilio Faggi Jr.

Com o objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da matemática, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) realiza anualmente a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o país podem se inscrever através do site da OBMEP, mas o prazo está chegando ao fim: acaba no dia primeiro de abril. Em 2016, a OBMEP está em sua 12 ª edição e 31 escolas de Montes Claros já se inscreveram. Pergunte ao seu professor se sua escola está inscrita!
Em 2015, a OBMEP teve a participação de 47.580 escolas localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros. Um total de 17.972.333 alunos participaram da 1ª fase, quando os estudantes realizam provas de múltipla escolha que são aplicadas em suas próprias escolas. Na 2ª fase, acontece a aplicação de prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas, aqueles que obtiveram as maiores notas.

PREFEITURA COMEMORA DIA MUNDIAL da ÁGUA

PREFEITURA COMEMORA DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Texto: ASCOM
Fotos: Fábio Marçal



A Prefeitura de Montes Claros, através Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou hoje, 22, no Parque Municipal Milton Prates, uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial da Água. Muitas crianças compareceram ao local e, ao mesmo tempo em que se divertiam, também aprendiam lições que iam do uso consciente da água à medidas de prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.


Diversos órgãos, como a Cemig e a Copasa, colaboraram para a realização do evento. A empresa têxtil Coteminas, em parceria com a Prefeitura, disponibilizou mudas para que os alunos da rede municipal fizessem o plantio no parque, contribuindo para a preservação ambiental. O stand da SME se destacou por ensinar aos presentes uma maneira de se confeccionar repelente de insetos caseiro. 


Leandro da Costa é aluno da Escola Municipal Professora Ilda Carvalho Mendes, e garante fazer sua parte quanto à economia de água: "a gente não é nada sem a água. Na minha casa mesmo, meu pai costumava deixar a torneira aberta enquanto escovava os dentes e eu falei com ele que isso não podia acontecer, porque gastava muita água". 


O DIA MUNDIAL DA ÁGUA


O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência Internacional sobre Água e Meio Ambiente. Desta forma, a data ficou destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

RURAL FAZ REIVINDICAÇÕES AO GOVERNO do ESTADO

Rural apresenta reivindicações da classe ao Governo do Estado

O Norte de Minas atravessa um prolongado período de estiagem, já no seu quarto ano, mesmo com chuvas concentradas e irregulares, a exemplo do mês de janeiro deste ano.  Esse fenômeno climático, reconhecido pelos Decretos de Emergência do Governo Federal e Institutos de Meteorologia, acarretou uma drástica  redução dos rebanhos, lavouras perdidas, falta generalizada  de água, com muitos rios, córregos, pequenas barragens e mesmo poços tubulares  ainda sem a necessária recomposição hídrica.

Em decorrência disso, os prejuízos são incalculáveis. Muitos produtores rurais foram obrigados a vender seus rebanhos, reduzir  sua produção de leite, além da perder lavouras inteiras. Aspectos que afetaram ainda  a capacidade de pagamento desses produtores,  que necessitam inclusive de novos recursos para retomarem suas atividades.

Por causa desses agravantes, sobretudo, para o homem do campo da região Norte do Estado, o Presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto apresentou uma Carta de Intenções ao vice-governador Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, também produtor rural e conhecedor dos desafios da produção mineira e o  Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Tadeu Martins Leite.

Reivindicações

A audiência foi realizada, nesta segunda-feira (21), na Cidade Administrativa, na Capital Mineira.

"Hoje pedimos que apoio para o Governo do Estado lute ao lado do produto para que os agentes financeiros prorroguem as dívidas vencidas e  vincendas  em 2016, 2017 e 2018, por no mínimo 10 anos, equalizando as taxas de juros para 3,5% a.a.. Para continuarmos com nossas atividades precisamos também da abertura de uma nova linha de crédito, rápida e sem burocracia e com taxas diferenciadas, 7% a.a. e carência, para serem realizados novos investimentos na recuperação das pastagens e recursos hídricos, campos forrageiros irrigados, máquinas e equipamentos,  recomposição dos rebanhos, energia elétrica, correção de solo e retenção de matrizes", descreveu Osmani.

Demanda Estrutural

O Presidente da Rural, que representou os anseios da classe, pediu atenção especial para que as Superintendências Regionais de Regularização Ambiental – SUPRAMs, sejam dotadas de pessoal qualificado e suficiente para dar maior agilidade aos pedidos de licenciamentos  ambientais e outorgas d’água, simplificando os procedimentos,   atualmente processos morosos e extremamente burocratizados.

Medida Provisória 707

A Medida Provisória 707 (MP 707), que altera os artigos 8º e 9º da Lei nº 12.844, de 19 de julho de 2013, suspendendo até o dia 31 de dezembro deste ano o encaminhamento das operações de crédito rural para inscrição em dívida ativa e para cobrança judicial ainda prorroga o prazo de enquadramento da referida Lei, garantindo assim um novo ânimo ao homem do campo foi outro ponto de destaque no encontro em BH.

A MP 707 objetiva permitir que os agricultores tenham tempo adicional para melhorar sua condição financeira, sem, contudo, terem suas dívidas enviadas para cobrança judicial ou inscritas na Dívida Ativa da União, o que dificultaria ainda mais a sua permanência na atividade.

Para Osmani, é necessária a união de todos as lideranças para que o homem do campo não tenha novos obstáculos pela frente. No documento entregue ao Governo, foi solicitado às autoridades empenho para mobilizar a Bancada Mineira.

"Nosso objetivo é que os Deputados Mineiros apoiem a Bancada Nordestina nos pleitos da MP 707/2015, que está em tramitação no Congresso Nacional, na fase de relatoria, para que sejam adotadas emendas que irão atender também o Norte de Minas Gerais", disse Osmani.

O vice-governador se comprometeu a apoiar a luta da classe rural não só no Governo de Minas, mas também a buscar apoio no Congresso Nacional.

 "Conheço a situação do Norte de Minas, devido à seca que atinge os Municípios da área da Sudene, desde 2011, e prejudica a produção e geração de renda para o homem do campo, por isso, vamos trabalhar para reverter essa quadro", garantiu o vice-governador Antônio Eustáquio Andrade Ferreira.

Tadeu Martins Leite, atento à reivindicação, se comprometeu em apoiar todo o processo da MP 707.

"Sabemos que a edição da MP 707 é uma conquista importante, mas ainda há muito o que fazer e como deputado do Norte de Minas e secretário de desenvolvimento regional, é meu dever unir esforços em busca de uma legislação mais justa, que resolva esta questão da dívida rural de maneira definitiva e favoreça o desenvolvimento do setor" afirmou o Secretário Tadeu Martins Leite.

Audiência Pública

O Parque de Exposições João Alencar Athayde será palco no dia 04 de abril de uma audiência sobre a MP 707. O evento está sendo realizado em todo Nordeste pela Bancada da Câmara Federal, que lidera movimento sobre a Medida.


Crédito das fotos: Gil Leonardi / Imprensa MG

TEXTO CONVIDADO: HAMÍLTON TRINDADE

TEXTO CONVIDADO: HAMÍLTON TRINDADE

Visionários e idealizadores


Loquaz por que sábio. Darcy Ribeiro. Conhecedor de gente. De povos. Falando de um Brasil, pátria gigante de extensão territorial, de uma só língua, de um só idioma. Falando de um povo que conheceu como ninguém. Dos recônditos dos indígenas selvagens ao coração pulsante de Brasília, Distrito Federal. Das crianças das periferias do Rio de Janeiro e dos CIEPS, que lhes daria educação, ensino e cidadania.  Do palco para o maior show do mundo, o Sambódromo. Também escola e vida. Do sítio Tira Teima de Montes Claros, do irmão Mário Ribeiro e D. Jacy e da sobrinhada Ribeiro, onde chegava e sentava ora na sala dos sofás de descanso ora no espaço gourmet perto da ducha onde Mário chamava todos e todas e as autoridades visitantes para o banho nú. Coisa da simplicidade e da falta de cerimônia do homem bondade e felicidade, Marão de todos nós. Convivi com Darcy Ribeiro e lhe ouvi e, de quando em vez, me colocava em antagonismo em posições e colocações da educação, mais para provocá-lo e aprender mais com ele do que de me arvorar de entendido ou de opiniões contrárias as dele. Discordamos nos enfoques dos CIEPS, porque eu preferia casas escolas mais similares ao modus vivendi das famílias e das crianças. Darcy queria os CIEPS até pela sua construção revolucionária, rápida e em blocos séries. Assim sempre nos entendíamos e eu ficava ouvindo aquele homem que conhecia tudo e o ser humano como ninguém, na sua rara e irrequieta singularidade e simplicidade de um gigante visionário e idealizador de um Brasil, de brasileiros cidadãos e libertos pela educação. Pensava grande demais, para criar universidades aqui e ali e multiplicar conhecimentos. Gênio de muitas mulheres em convivência pacífica e até harmônica entre elas e todas a amá-lo como ser humano raro. Fui me despedir dele, no Rio de Janeiro, por ocasião do seu encantamento, junto aos amigos mais próximos e uma multidão de sábios, professores e políticos e das ex-mulheres todas. Convivi com os Ribeiro e convivo menos um pouco hoje, mais fui filho e irmão, e fui com muita honra, por muitas vezes, motorista de Jacy e Marão para férias em Prado, Porto Seguro e em outros lugares. Fui secretário de Marão também. Foram momentos de muita grandeza. Mas volto ao visionário Darcy Ribeiro que nos deixou o legado de brasilidade e de homem do mundo nos seus multiplicados escritos e livros e gravações de voz forte e rápida que, vez e outra, retumba em canais educativos e outros. Escrevi tudo isso para dizer que nesta Montes Claros outro visionário surge e será reconhecido como tal, também no ramo da educação, nas suas escolas por todo o Brasil de milhares e milhares de alunos, mas também na sua gestão como Prefeito de Montes Claros. Irrequieto como Darcy. Inteligente como Darcy. Visionário e idealizador como Darcy Ribeiro. Pragmático, decidido e resolutivo, qualidades próprias e suas. Enxerga além do asfalto que melhora vida e saúde. Visualiza a felicidade das crianças além das escolas e de tudo que as fazem mais cidadãs. Vislumbra a Montes Claros mais futurista do que as transformações urbanistas e de mobilidade urbana, de BRTs e outros tantos, da Cidade Administrativa e de todas as intervenções. Pensa uma Montes Claros inteira, sistêmica no seu crescimento, e maiúscula com a sua população tendo caminhos próprios para o desempenho pleno da cidadania e da dignidade. Uma Montes Claros unida e coesa sem a pequenez das discórdias e do passado, com a honesta prestação de serviços públicos de qualidade e de retorno à população. Um gestor visionário que compra brigas necessárias para ditar o rumo, a direção e a ordem, que colocam Montes Claros no caminho certo. Este é Ruy, não como ou igual Darcy, de outro tempo e de outro Brasil. Mas um Ruy Muniz de hoje, visionário e idealizador. Para Minas e para o Brasil. Escrevendo a história da gestão moderna e inovadora, à procura da perfeição, compromissada com o correto, a tolerância zero com a corrupção como prática e atitude diuturnas, e com a gestão eficiente e eficaz dos recursos públicos para uma Montes Claros, que jamais retrocederá ao passado, exceto para as reverências e gratidão. Montes Claros com Ruy Muniz olha pra frente de verdade. Olha maior.

Hamilton Trindade - educador e professor


UNIMONTES COMUNICA....

UNIMONTES COMUNICA....


Com recursos da ordem de R$ 1,3 milhão, liberados pelo Governo de Minas Gerais, os prédios e espaços do campus-sede da Unimontes recebem uma série de obras – e adaptações – na implantação do sistema de prevenção e combate a incêndios e do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (raios). O Corpo de Bombeiros é parceiro nos trabalhos.


CONTATO PARA ENTREVISTAS
Guilherme Guimarães
Setor de Engenharia e projetos
(38) 9 9986-1057

Ascom - Assessoria de Comunicação Social
(38) 3229 8112 | (38) 3229 8113 
FOTOS: Davidson Dias | Ascom Unimontes