Um pouco de tudo.Montes Claros, Minas e mais.Notícia,arte,gente,arquivo, política,moda, cidade,literatura, música,cinema,dicas, atualidades, entretenimento, informação.Novos posts todo dia, a qualquer hora. ATENÇÃO: O DZAI FICOU MAIS FÁCIL. TODAS AS COBERTURAS do blog DZAI- Portal UAI, desde 2008, estão agora reunidas num ÚNICO LINK: BASTA ACESSAR: www.blogs.uai.com.br/marciavieirayellow . MEU TWITTER: twitter.com/marciayellow
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
HOJE É DIA DE....
HOJE É DIA DE...
CESARE LOMBROSO, psiquiatra e criminologista nascido em 6 de novembro, em Verona(Itália). Tornou-se conhecido pelos estudos que associavam características físicas a psicopatologia criminal. Entre as características paontadas para definir o delinquente estão:protuberância occiptal, arcos superciliares excessivos e prognatismo inferior. Havia ainda o que ele chamava de louco moral e o epiléptico, que teria tendência ao crime. Instabilidade afetiva, uso de tatuagens e insensibilidade à dor, seriam outros dos estigmas comportamentais teorizados por Lombroso.
Suas teorias foram cientificamente desacreditadas e vencidas pelas teorias que se baseiam na causa ambiental da criminalidade. Apesar disso, exerceu forte influência em criminologistas da Europa e Brasil e em intelectuais como Emile Zola e Anatole France.
Em Turim, Itália, há o Museu de Antropologia Criminal Cesare Lombroso, onde estão expostos cerca de 400 crânios e suas anomalias, estudadas pelo criminologista. A própria cabeça de Cesare está lá, conservada em uma câmara de vidro.
Assinar:
Postagens (Atom)